Sebo - Antologia - por Maria Beatriz Silva (Flor de Esperança)lfredo Santos Mendes

 

40 -  

INA MELO

Ina Melo, nasceu na cidade do Recife, PE – Brasil. Graduada pela UFPE, com Especialização em Antropologia Cultural, é apaixonada pela vida, livros, vinhos e Paris. Escrever é derramar no papel sentimentos e emoções, o que faz sem maiores pretensões. Tem Contos, Crônicas e Poemas publicados em Antologias e os livros: Sonhos em Dueto e Cartas de Paris.
Blog de Ina Melo:
http://meloina.blogspot.com/

O GATO MOLHADO

Para minha neta Priscilla

                                  

 O dia amanheceu carregado de nuvens escuras. O sol escondido por trás das montanhas recusava-se a aparecer. Deitada na escuridão do quarto, Lívia não queria acordar para a realidade.

Sabia que desta vez não haveria retorno. A briga de ontem passara dos limites: de um e do outro. Quantas ofensas! Quantas mágoas! E ela que pensava amar loucamente aquele homem. Que engano! O amor é cruel e os homens mais ainda. Seria preciso usar palavras sórdidas para terminar uma relação vivida de momentos tão bonitos e prazerosos. Eles se encaixavam tão bem quando rolavam na cama fazendo amor ou sexo, agora não sabia qual o mais forte.

Decidiu levantar-se e tomar um demorado banho. Se tivesse coragem se afogaria na banheira. Assim evitaria o recomeço. Novamente só, ouvindo as cantadas indecentes dos colegas de trabalho, as piadas dos irmãos, tudo igual. Rapidamente trocou de roupa, pegou a sombrinha e saiu para tomar um café no boteco mais próximo.

Ao abrir a porta assustou-se: encolhido no batente viu um gato enorme, todo molhado. Coitadinho, pensou! Receosa tentou pegá-lo. Ele não reagiu. Abraçou-o apertando-o junto ao peito. A chuva continuava. Quando desceu a calçada, através das lentes embaçadas dos óculos, viu quatro belos olhos dourados fitando-a com ardor. O coração bateu forte. Nunca mais ficou só.

Recife/2006.

INA MELO

 

41 -  

MARIA CLEIDE DA SILVA CARDOSO PEREIRA

Maria Cleide da Silva Cardoso Pereira nasceu em Belém do Pará, em 17/02/1980. Professora de licenciada plena em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará e MBA em Consultoria Avançada em Gestão de Pessoas pela Faculdade Ideal. Atua como docente na Prefeitura Municipal de Castanhal e como instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Poetisa e revolucionária, abraça as causas sociais em prosa e versos. Por meio de sua atuação profissional, busca mobilizar pessoas para a construção de uma sociedade melhor. Divulga suas obras literárias virtualmente nos seguintes sites: Poetas del Mundo, Recanto das Letras, Mar de Poesia e O Melhor da Web.

MISERICÓRDIA



Irmã gêmea do amor, 
Nascida em humildade e ternura. 
Dádiva de Nosso Senhor,
O perdão das mágoas pela doçura.

Melhor que sacrifícios e votos vãos 
É ter mais misericórdia no coração.
Que ela possa crescer e frutificar,
Que ela faça o amor se multiplicar.

Que não haja limites para perdoar,
Que, em paz, possamos conviver. 
Que o coração seja o sagrado altar
Onde a misericórdia vai renascer.

Que saibamos o seu real valor,
Como o tesouro que guardamos no céu.
A misericórdia de Jesus Salvador
É pura como a água e doce como o mel. 

Maria Cleide da Silva Cardoso Pereira

 

42 -  

BETÂNIA MARIA RIBEIRO UCHÔA

 

Natural do estado da Bahia,  Betânia Maria Ribeiro Uchôa, mais conhecida como simplesmente Betânia Uchôa, nasceu aos 14 de novembrode 1966. Aos 05 (cinco) anos teve uma mudança em sua vida, quando seu pai resolveu mudar-se para Brasilia onde passou da infãncia a idade adulta. Escreveu seus primeiros textos ainda na infânica, em forma de peças teatrais para com os amigos brincarem de contracenar. A razão sempre em evidência em seus textos, só mais tarde a emoção veio a contrabalançar a equação dando uma visão mais humana em sua forma de se expressar. Teve sua infância voltada para as brincadeiras e a leitura, tornando sua mente um universo de cenas e sensações. Desde 2008 Betânia Uchôa se mudou para sua terra natal em companhia dos filhos e marido, onde resolveu deixar públicos seus escritos, agora de um modo maduro em toda a sua extensão. Gosta de dizer que seus textos são feitos na base dos sentimentos, seus e partilhados, onde sua observação leva sempre a querer conhecer o que se passa com o ser humano, tanto no interior como o seu exterior. Participa de algumas antologias poéticas: Antologia Alimento da Alma com coordenação de Jane Rossi, Antologia Alma Brasileira Poesia e Antologia Alma Brasileira Contos com coordenação de Sandra Stabile, Antologia Poemas à Flor da Pele 2009/2010/2011 com coordenação de Soninha Porto..
Blogs de Betânia Uchôa: http://betaniauchoa.blogspot.com/ http://betaniauchoa2.blogspot.com/
Somos parte de um universo, onde a fantasia, realidade se misturam com a poesia.
 

PASSAGEM DO TEMPO

Pelo meu olhar passaram-se os anos,
a espera do futuro, padeci e esperei;
me deixei ficar entre sonhos e enganos,
mas foi os enganos, os que mais superei.

E passei pela vida, sem sonhos ou planos
Sei que não vivi, respirei, e só, eu sei;
E quando acordei, vi apenas os danos,
danos, pela vida inteira, não amarguei.

Mas, como tudo é obra do nosso destino,
pude mudar, ver o meu mundo melhorado
posso até amar, mas não em desatino!

E, aquele alguém que vivia desiludido,
é um ser renovado, da vida um achado,
e os sonhos não mais serão perdidos.

Betânia Uchoa

 

43 -  

IZA*BEL MARQUES FERNANDEZ 

Maria Izabel Marques Fernandes (Iza*Bel Marques Fernandez) - Algarve - Portugal, é uma renomada Poetisa que conquistou vários títulos no Brasil. Seria impossível descrever em poucas linhas suas medalhas e títulos conseguidos em Portugal, Espanha e Brasil. Izabel Marques já participou de várias Antologias no Brasil, é coautora de Alimento da Alma vol. IV, V e VI, organizada por Jane Rossi, recebeu medalha de Poeta Destaque em Alimento da Alma vol. IV. Dama Comendadora de Justiça pela Soberana Ordem Príncipe da Paz, Embaixadora da Paz pelo "Circle Universel Des Ambassadeurs de La Paix" Suisse/France nº 1019. Foi homenageada algumas vezes pela Falasp ( Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo ). É membro correspondente da ABLA, Academia Boituvense de Letras e Artes, é Oficial da Sacratíssima Ordem Teocrática do Sol do Oriente. Co autora da Antologia Cristal  de Letras e Artes, organizada por Adaljiza Cuan, é coautora da Antologia Destaques na Poesia em 2011.

SALVEMOS O PLANETA



Pela Luz e Paz lutemos, lutemos
com armas só de amor e por amor,
assim creio que ainda teremos
a Terra sem gritar, e tremer de dor.

Vorazmente seu corpo abre brechas,
engolindo corpos e sangue no solo ferido,
pavor e mortes, tantas negras manchas,
tratemo-la por favor com o amor devido.

Entrelacemos nossas mãos em cada Nação,
dizendo: não à guerra e adeus aos canhões,
é urgente entregar ao Planeta sua salvação,
para que possam resistir seus pulmões,

e nele todo o SER puder continuar a viver.
 

Iza*Bel Marques Fernandez
Portugal

 

44 -  

NICE VENTURA

Artista Plástica -Medallhas , Comendas , Outorgas
Exposições Estados do Brasil e Exterior
"A cultura é uma necessidade imprescindível de toda uma vida, é uma dimensão constitutiva da existência humana, como as mãos são um atributo do homem."
Pequena amostra do Currículum Vitae ...
COMENDAS:
Recebeu em Maio de 2005 a Grande Medalha de Mérito Cultural ELISABETH KINGA , no Palácio Tiradentes. RJ. Recebeu em 26 de Agosto de 2006, Grande Medalha de Mérito Cultural J. Carlos, O GRANDE CARICATURISTA. Em 2007, recebeu a Medalha de Mérito Cultural, VALDEMAR SILVEIRA. No dia 28 de Junho de 2006, a Presidente da Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais concede a NICE VENTUA, O DIPLOMA DE COMENDADORA. Presidente da Assossiação Brasileira de Desenho e Artes Visuais, CONCEDE A NICE VENTURA O DIPLOMA E MEDALHA DE GRANDE OFICIAL. MAIO 2007. No Campo Cultural, confere, na conformidade dos seus Estatutos a NICE VENTURA, o gráu de DAMA COMENDADORA. - Conde Thiago de Menezes. Comenda Real Órdem do Mérito Cultural DOM jÕAO VI, de Portugal, pelas mãos do Presidente Conde Thiago de Menezes. Recebeu outorga no Rio de Janeiro, da Ordem do Mérito Cívico, "Maria Quitéria" da Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo. MESTRE VIRGÍLIO CASTRO- ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DA REGIÃO DOS LAGOS. COMENDA MÉRITO PRESIDENTE JUSCELINO KUBBITSCHEK, GRAU: COMENDADOR, CÓDIGO C 91. Outorga das Órdens das PALMAS ACADÊMICAS. Outorga, Mérito Cultural e Empreendedor da Aviação e Navegação Aero-Espacial"Albert Santos Dumont'.Outorga, Pero VAZ de Caminha.17/3/2009. Medalha do Mérito- Dragões Reais das Minas. Medalha Anita Garibaldi- 2009. Representante Municipal desta corte, consagratória de literatos, artistas plásticos, músicos e educadores em IGUABA GRANDE . ACADEMIAS: Nice Ventura é membro da Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos, "ALEART". Acadêmica e Patronesse Perpétua da Cadeira Número Cinco da Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande . AILA - Academia Itapirense de Letras- São Paulo. Momento da Posse de NICE VENTURA ACADEMIA " AILA" - Câmara Municipal de Itapira, SP, 08 de agosto de 2008. Academia da "Mantiqueira"FALASP- CADEIRA número 64. Em 19 de 12 de 2008. APOSSANDO, CONDE THIGO DE MENEZES. Membro Correspondente da Academia de Artes de Letras de Cabo Frio ARTPOP. Membro da Academia de Búzios ALAB...Academia de Letras Artes Buziana , RJ Em 2010 ... Membro da Academia de Arraial do Cabo. ACLAC...Academia Ciências Letras do Arraial do Cabo , RJ Em 2011

TORTURA


Noites enluaradas! Noite de sofrer...
Que invade minha alma, este sentimento
Se advinhas, quem tanto anseio ver
Oh, lua trazes este alguém,
Alivia meu sofrimento! ...


Noites de tortura. Sei onde o encontrar...
É intransponível nossos caminhos...
É tortura não poder dizer o que sinto, não o olhar
Tortura é não o beijar, fazendo- lhe carinho...


Ainda mais torturante, é pensar que esses braços,
Recordação ardente que me faz sentir,
Sejam tocados delicadamente, por outros braços.
Sofro amargamente, braços que anseio,
Como louca frenesi...


Tortura é saber o que não se passa com ele.
É sentir o que não se passa comigo...
Sou uma obsessão, a seguir à sombra dele
Vivendo sem rumo, sem destino, sem abrigo

Nice Ventura

 

45 –  

CONCEIÇÃO BENTES

Sou Maria da Conceição Bentes, bióloga, mestre em Engenharia Sanitária e Saneamento ambiental. Venho de Belém do Pará e atualmente resido em Natal (RN). Sou Membro Correspondente da Academia Brasileira de Poesia - Casa Raul de Leoni - Petropolis – RJ. Sou Poeta Del Mundo. Participei das ANTOLOGIAS "ALIMENTO DA ALMA” I e II da poeta Jane Rossi. E estou na Revista Da Academia Brasileira de Poesia - Casa Raul de Leoni. Estou no site do poeta Luiz Fernando Prôa ALMA DE POETA

SENHOR DO TEMPO


O meu amor
é o senhor do tempo
que transmuta os ponteiros
transformando segundos
em centelhas.
.
Nas
ternas madrugadas
pára o mundo
fazendo meus olhos
dançarem em cada afago
entrelaçados de promessas
na certeza do nunca
ser demasiado cedo.
.
Num gesto sem tempo
cessa meu sonho
despertando-me nas manhãs peregrinas
acenando esparsas palavras
semeadas com alento.

Conceição Bentes

  

46 –  

IVETI SPECORTE

Iveti Specorte é escritora e ama poesias. Participou de Antologias poéticas através da Shogun Arte Ltda e Crisális Editora,Rio de Janeiro-RJ, tendo recebido menção honrosa e o prêmio Raimundo Corrêa de Poesias. Destacou-se escrevendo crônicas e contos infanto juvenis, publicados no semanário Jornal do Povo de sua cidade natal, dentre eles Agora Somos Três.

MAGIA



Entre pautas e notas me envolvi.
Acarinhei o violino com tamanha suavidade
Que a sonoridade trouxe a emoção
Gotejando lágrimas de saudade.

E a tua presença, meu poeta
Preencheu o recinto e, de tão intensa
Acalentou meu coração.
Teus beijos afagaram meus lábios
Meus braços couberam nos teus
E teu sussurro rouco me encantou
Quando me falaste de amor.

A arte em movimento de mãos
que se perdem em outros mãos
num sublime momento se enlaçam e valsam.
Qual o musicista que amou a flor amante
E a agasalhou do açoite, libertando-a do algoz
Para relembrar o tom inconfundível de sua voz.

Iveti Specorte

  

47 -  

JOSÉ BONIFÁCIO DE JESUS FILHO

JOSÉ BONIFÁCIO DE JESUS FILHO, natural de Tremembé-SP, Bacharel,Professor, Escritor, Poeta e Ministro do Prosseguimento da Mensagem da Restauração - 1008 Mensagens - 20 Ago 93/27 Jun 2011. Publicações: - Almas Entrelaçadas-31 Mar 2009- Antologia Alimento da Alma - Vol II, 17 Set 2009 - XIV Bienal do Livro - Riocentro - R. Janeiro-RJ- Antologia Alimento da Alma-Vol III e IV Lançamento Casa das Rosas em Abr e Dez 2010- Antologia Paquetá, a Ilha da Poesia, Jun 2010, Rio Janeiro-RJ- Seleções Poéticas - I Congresso Nacional de Poetas Virtuais - Rio de Janeiro - 04 Set 2010-Antologia Essências- ALEART-Região dos Lagos-RJ-28 Jun 2011; -Antologia Al. Alma-Vol V- 01 Jul 2011; Mansão Fabelle-Taubaté-SP. - Antologia II - Revista de Poesias - Antônio Poeta - 2011, RJ. -Antologia Destaques na Poesia em 2011, Raymundo Nonato - Mansão Fabelle - Taubaté-SP. Títulos: - Bacharel em Administração Hospitalar, pela Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza-CE, em 28 Mai 86; - Diplomado pela Fundação Escola Nacional de Seguros – FUNENSEG – Rio de Janeiro-RJ, em 23 Jun 2004; - Consultor de Benefícios, Cadastrado pela Superintendência de Seguros Privados – SUSEP, Ministério da Fazenda, Campo Grande-MS, em 10 Ago 2004; - Membro do Programa Brasil Empreendedor, SEBRAE,/MS, Campo Grande-MS, 23 Jul 2000; Títulos Acadêmicos: - Diplomado Membro Efetivo da Academia do Grandes Poetas do Orkut, em 05 Fev 2009; - Diplomado Membro Correspondente da Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande-RJ, em 27 Mai 2009; - Diplomado Membro Efetivo da Academia de Poetas Virtuais, Cadeira 007, em 24 Jun 2009. - Diplomado Membro Efetivo da Academia Virtual Brasileira de Letras – AVBL , Cadeira 806, em 24 Jun 2009; - Diplomado Membro Correspondente da Academia Itapirense de Letras e Artes – AILA/FALASP, Itapira-SP, Cadeira 11 – Patronímica de Walter Rossi, em 27 Ago 2009; - Diplomado Membro Correspondente da Academia de Letras da Mantiqueira – Associação Cultural Arte das Águas, Águas de Lindóia-SP, Cadeira 09 – Patronímica de Américo Bologna, em 10 Set 2009; - Diplomado Destaque Brasil 2009, Coluna Destaque, pelo Colunista Social Ray Nonato, Mansão Fabelle, Taubaté-SP, em 27 Nov 2009; - Diplomado Personalidade Brasil 2010, Coluna Destaque, pelo Comendador e Colunista Social Ray Nonato, Taubaté-SP, em 25 Jun 2010. - Diplomado Destaque Brasil 2010 pelo Col Ray Nonato, 26 Nov 2010 -Diplomado Destaque Brasil 2010, ALEART, Mar 2011; - Diplomado Personalidade Brasil 2011, Ray Nonato, 01 Jul 2011. - Dia 13 Jul 2011, Diplomado Embaixador da Paz pelo CERCLE UNIVERSEL DES AMBASSADEURS DE LA PAIX SUISSE/FRANCE. Condecorações: - Medalha de Bronze - Outorgada pelo Exército Brasileiro, em 19 Mai 76; - Medalha de Prata - Outorgada pelo Exército Brasileiro, em 17 Jul 86; - Medalha Mérito Cultural Anita Garibaldi, pela FALASP, em 15 Ago 2010 - Medalha Mérito FALASP Zumbi dos Palmares, em 26 Nov 2010. - Medalha Ordem das Palmas Acadêmicas Franco-Brasileira - FALASP - 01 Jul 2011. Comunidades Culturais: - Membro do Site Recanto das Letras, em 25 Nov 2009; - Colaborador Literário do Jornal O Rebate, Colunista Marta Peres, em 27 Out 2008; - Colaborador Literário Blog Brilho da Vida, da Poetisa Carla Fabiane, Rio de Janeiro-RJ; - Membro do Blog da Academia Poética do Orkut;- Membro da Revista Literária – Portal Antônio Poeta, em 02 Ago 2009
Revista Literária - A. Poeta
http://poetajosebonifacio.blogspot.com/ http://revista-de-poesias.blogspot.com/http://revista-de-poesias2.blogspot.com/
Poeta Del Mundo
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=5778 

A CIANOSE NOS LÁBIOS

Trágica cianose nos meus lábios

Rapidamente se formou.

Ah, como o meu belo ser te amou,

Tal qual a pujança dos sábios!

Numa era de brutal devassidão,

Onde a vil imoralidade

É o fundamento da personalidade.

Ainda, há quem ame de coração!

Que instante de intensa ternura!

Pois, ao bracejar dos nossos corações,

As duas retinas se ocultaram!

Num delírio de emoções,

Embriagadas pelos êxtases sensuais da loucura,

Não viram o quanto os nossos corpos se amaram!

José Bonifácio

 

 

48 –  

ELAINE MELLO

Nome: Elaine Mello, Pseudônimo: By M&!!O, Escritora Poetisa, Residente em Rio das Ostras/RJ, Agente Cultural Autônoma e Voluntária, Realiza eventos culturais com a logomarca By M&!!O Eventos, com objetivo de divulgar os trabalhos de amigos artistas e escritores. Fundadora e Presidente da ALACRO, Academia de Letras Artes e Ciências fundada em 28 de maio de 2011 em Rio das Ostras, que atualmente encontra-se em processo de registro. Membro das Academias: FALASP, ACLAC, ABLA, AACLIG e Sócia da UBE-RJ; Participante das Antologias: DESVANECENDO EM AMOR, DESTAQUE DA POESIA, CRISTAL DAS LETRAS E ARTES, RENOVARTE, BRASÍLIA 50 ANOS, SELEÇÃO POÉTICA, POEMAS A FLOR DA PELE; Meus livros solos: Faces de M&!!O ano 2009, Cadeia dos meus Sonhos ano 2010; Medalha de Ouro (pelo primeiro lugar na categoria Poesia Livre) no concurso Erotismo com Arte de Paulo Caruso, com o texto de minha autoria "Embriagados de Amor"; Diplomas: Destaque Brasil 2009; Destaque Brasil 2010; Mulheres Maravilhosas 2011; Destaque da Poesia 2011; pela coluna destaque Raimundo Nonato.
Site do Escritor
http://www.recantodasletras.com.br/autores/bymello

Solidariedade


Só porque não posso mudar o mundo
 Não significa que não posso fazer nada.
 Só porque não posso alimentar a todos
 Não significa que devo deixar pra lá.
 Só porque não tenho dinheiro suficiente 
 Não significa que não posso ajudar.
 Não posso mudar o mundo, mas 
 posso dar algum passo.
 Não posso alimentar muitos, mas
 posso alimentar um
 Não tenho dinheiro suficiente para ajudar, mas
 posso buscar reforço, 
 quem possa unir forças.
 Se cada um fizesse por um...
 Não haveria tantos...


 (By M&!!O)

 

 

49 –  

ROSANE SILVEIRA 

Rosane Silveira nasceu na cidade de Teresópolis RJ - Brasil filha de Jadir da Silveira e  Arlene Souza da Silveira. Começou a escrever aos 39 anos, meio que por acaso, pois desde sempre se dedicou á sua carreira na área administrativa, hoje tem no seu curriculum literário participações em três Antologias Poéticas Virtuais sendo em dois livros de Poesias e um de Contos também participou da Antologia II da Revista de Poesias e da antologia I Prémio Castro Alves de Poesias foi convidada a participar do Art. Forum Mundi escrevendo para o blog Clarice Lispector e também é Cônsul de Poetas del Mundo, hoje além de escrever, faz teatro e dança formando com isso um triangulo cultural onde a alegria, o amor e o prazer pela arte se fundem.
Site
www.rosanesilveira.com.br
Blog Opine
www.rosanesilveiraopine.blogspot.com
Blog Vida em Poemas
www.rssilveira.blogspot.com

CANÇÃO DO ETERNO AMANHECER



Depois de ti, querido amor
depois que teus olhos pousaram sobre os meus
depois que tuas mãos as minhas seguraram
todos os dias, mesmo as noites são de amanhecer

O sol adentrou minha janela solitária
fazendo pra sempre morada
os pássaros aqueles que sumiram nos momentos de solidão
voltaram cantando uma bela canção

Depois de ti querido amor
tudo em mim mudou
meus olhos vislumbram um futuro bom
Só pelo prazer de segurar tua mão

Depois de ti querido amor
todos os dias ouço suaves melodias
que cantam a venturosa alegria
da canção do eterno amanhecer.

Rosane Silveira

 

 

 

50 –  

LENA FERREIRA

Lena Ferreira é o pseudônimo de Marilene Ferreira de Oliveira, professora, mãe e filha zelosa. Desde a infância usa a escrita para expressar seus sentimentos já que sentia dificuldade de se expressar com a fala. Conheceu o mundo poético-virtual há 4 anos, onde aprendeu muito e continua aprendendo ao participar das comunidades do Orkut bem como o Recanto das letras.

GUARDADOS
Lena Ferreira



Venho guardando todos os silêncios
- os suspensos, os gritantes, os diplomáticos... -
e embora seja expansiva em excesso
esforço-me para encolher sutis segredos

Medos não escorrer mais pelos dedos;
vão em vãos ocultos, alados, sonantes
sobrevoando pensamentos esguios
se acomodando ao largo de um nada

Morro horas, minutos e segundos
na tentativa de entender o vácuo imenso
que se faz toda vez em que me surge assim:
vazio de vozes, de ecos, de sussurros

...que nos era tão marcantes.

Mas o relógio ressuscita o tempo.

E vivo assim; num espaço futuro
engulo falas desertas de letras
escurecendo os fatos tão claros
adormeço, de uma vez, a razão!