Desfile da Escola de Samba do Portal CEN -
 "Cá Esperamos Nós" * 2007
Bloco nº 01
Chegada do 1º Avião

 

 

 

 

Editor: Carlos Leite Ribeiro
Formatação e Arte: Iara Melo

 

 

 

 

“RMA Rádio FM 109.6 MHz

Bom Dia !!!

Com tudo a correr pelo melhor !”

 

 

 

 

Carlos: - Bom Dia amigos ouvintes ! Aguardamos a todo o momento a ligação ao nosso colega Pinhal Dias que está no Aeroporto da Portela a aguardar a chegada do avião vindo do Rio de Janeiro e que traz a bordo os primeiros foliões para o Carnaval do “Cá Esperamos Nós”. Esta emissão seria da Iara Melo, que nos avisou que se levantou ainda com excesso de sono e que, depois de tratar do P.F. (Pátio do Frangos), virá para os Estúdios da RMA.

E vamos ouvir o saudoso Carlos Paião em “Vinho do Porto”. Você já imaginou um pequeno almoço com torradas acompanhado com vinho do Porto ? É uma delícia!

 


Primeiro a serra semeada terra a terra
Nas vertentes da promessa
Nas vertentes da promessa
Depois o verde que se ganha ou que se perde
Quando a chuva cai depressa
Quando a chuva cai depressa

E nasce o fruto quantas vezes diminuto
Como as uvas da alegria
Como as uvas da alegria
E na vindima vão as cestas até cima
Com o pão de cada dia
Com o pão de cada dia

Suor do rosto pra pisar e ver o mosto
Nos lagares do bom caminho
Nos lagares do bom caminho
Assim cuidado faz-se o sonho e fermentado
Generoso como o vinho
Generoso como o vinho

E pelo rio vai dourado o nosso brio
Nos rabelos duma vida
Nos rabelos duma vida
E para o mundo vão garrafas cá do fundo
De uma gente envaidecida
De uma gente envaidecida

Vinho do Porto
Vinho de Portugal
E vai à nossa
À nossa beira mar
À beira Porto
À vinho Porto mar
Há-de haver Porto
Para o nosso mar

Vinho do Porto
Vinho de Portugal
E vai à nossa
À nossa beira mar
À beira Porto
À vinho Porto mar
Há-de haver Porto
Para o desconforto
Para o que anda torto
Neste navegar

Por isso há festa não há gente como esta
Quando a vida nos empresta uns foguetes de ilusão
Vem a fanfarra e os miúdos, a algazarra
Vai-se o povo que se agarra pra passar a procissão
E são atletas, corredores de bicicletas
E palavras indiscretas na boca de algum rapaz
E as barracas mais os cortes nas casacas
Os conjuntos, as ressacas e outro brinde que se faz

Vinho do Porto vou servi-lo neste cálice
Alicerce da amizade em Portugal
É o conforto de um amor tomado aos tragos
Que trazemos por vontade em Portugal

Se nós quisermos entornar a pequenez
Se nós soubermos ser amigos desta vez
Não há champanhe que nos ganhe
Nem ninguém que nos apanhe
Porque o vinho é português

 

Carlos: - Finalmente a nossa colega Iara Melo chegou, com excesso de sono, e acompanhada por um seu amigo!

 

Iara: - Bom Dia ! a todos os nossos estimados ouvintes. Como o Carlos diz, hoje venho acompanhada por um grande amigo de todas as horas, o meu Bichinho Careto! Tem calma e deixa-te ficar aí quietinho. Toma estes biscoitos que depois no fim falas. É que o Bichinho Careto tem uma comunicação muito importante a anunciar. Bem, está na hora de ir-mos até ao Aeroporto da Portela de Sacavém, onde está o nosso colega Pinhal Dias…

 

Pinhal: - Bom dia a todo o vasto auditório da RMA e uma saudação aos colegas que estão nos Estúdios. O avião vindo do Rio de Janeiro (Aeroporto do Galeão – Tom Jobim), que trouxe o primeiro grupo de foliões para o desfile da Escola de Samba “Cá Esperamos Nós”, na próxima 3ª feira em Leiria, aterrou há cerca de 30 minutos. Esperamos a todo o momento pela saída … e aparece ao cimo da rampa o Artur da Távola… Artur da Távola, umas palavrinhas para a RMA; estamos em directo …

 

Távola: - Bom dia ! É com prazer e emoção que piso novamente terra lusitana, pátria de Camões, de Vasco da Gama, de Pedro Álvares Cabral e de tantos outros. Lá estaremos na linda cidade de Leiria. Nesta hora tão matutina é o que me oferece dizer. Obrigado!

 

Pinhal: - Estou a ver a Fátima Panisset. Para a RMA em directo. A “Vampira” como é conhecida …

 

Fátima: - Desculpe, a “vampira” é a outra (Fátima). Fiz uma viagem a dormir, só acordando quando o avião estava quase a sobrevoar Lisboa. E já estou a ficar apaixonada pela bela capital de Portugal.

 

Pinhal: - Ricardina, não se vá embora … em directo …

 

Ricardina: - Que bom voltar a este País onde nasci ! Que emoção ! Não posso dizer mais nada neste momento.

 

Pinhal: - A Heloisa e a Adile, fazem sinal que não querem falar. Benedita Azevedo, para a RMA em directo…

 

Benedita: - Que mais posso eu dizer que estou muito feliz de estar em Portugal. Estou ansiosa de conhecer as suas belas terras. Inté …

 

Pinhal: - As três “mocinhas” da Tijuca, a Ilka Vieira, a Marise Ribeiro, e a Schyrlei Pinheiro, estão aqui juntas. Umas palavrinhas para a RMA?

 

Marise: - Eu sou a porta-voz do trio. Fizemos boas viagem, dormimos muito, comemos bem e agora um duche no hotel para irmos visitar Lisboa !

 

Pinhal: - A sempre simpática e gentil Maria Nascimento apresta-se para nos dizer umas palavrinhas ?

 

Maria: - Funfunfunfun … Olha querido amigo Pinhal, estou mais uma vez em Portugal e em Lisboa. Sempre me emociona pisar terra lusitana. Embora algo cansada, estou ansiosa para visitar novamente Lisboa e seus monumentos. Um abraço, amigo !

 

Pinhal: - E o Reynaldo Sanchez está a tentar fugir … Reynaldo ! Fez boa viagem ?

 

Reynaldo: - A viagem foi muito boa e agradável. O pior são as dores que estou sentindo num dente … Está com um canal infectado …

 

Pinhal: - O que não deixa de ser curioso, pois, o Reynaldo é cirurgião-dentista ?...

 

Reynaldo: - Sabe, é como “em casa de ferreiro, espeto de pau” …

 

Pinhal: - E tenho aqui uma loira que traz uma tarja que diz: “Princesa dos Poetas do Rio de Janeiro”. É a Gladis Lacerda !

 

Gladis: - Olha Pinhal, sou loura mas inteligentinha ! Mais uma vez em Portugal, terra que muito amo e onde tenho muitos amigos. Bem, a viagem foi muito boa, pois passei-a a dormir. Inté …

 

Pinhal: - O pessoal está a entrar para um autocarro (ônibus) que os vai levar ao Hotel Íbis. Vamos ver … Marília … Marília Ternura, uma palavrinha para a RMA ?

 

Marília: - Estou tão feliz que nem sei o que dizer. Fiz uma viagem (que é muito longa) feliz e ansiosa para chegar a Lisboa. Que mais hei-de dizer ?...

 

Pinhal: - A entrar no autocarro, está o Luiz Poeta e o seu tradicional boné. Vamos ver … a Denise (esposa) os três filhos e netinha já estão sentados. Luiz, Luiz, abra a janela por favor. Uma palavrinhas para a RMA que está em directo ?

 

Luiz: - Irmão Pinhal, desculpa a minha pressa em entrar, que é fruto da emoção de estar em Portugal. Estou em Portugal – palavras para quê ! Estou muito feliz em estar neste País que tanto amos e onde tenho verdadeiros amigos ! Até mais logo, amigo e irmão Pinhal. Adeussss …

 

Pinhal: - E daqui do Aeroporto da Portela de Sacavém, é tudo. O autocarro já vai a caminho do hotel, onde os foliões vão poder descansar um pouco. Depois almoçar e visitar Lisboa, com o “guia turístico”, ou seja, o amigo Carlos. Vou passar a emissão para os estúdios. Iara Melo, a emissão a partir deste momento, é tua. Um Bom Dia para todo o auditório.

 

Iara: - Está caladinho Bichinho Careto, vai comendo estes biscoitos. Novamente nos estúdios da RMA, com a vossa amiga Iara Melo. O Careto tem uma comunicação para vocês, queridos ouvintes. Podes começar a falar, querido Bichinho Careto.

 

Careto: - Só falo depois de comer massa de bacalhau. Já estou enjoado de comer biscoitos e pirolitos que a Vilma me mandou. Ou como massa de bacalhau, ou … não falo mesmo nadinha…

 

Iara: - Tenho aqui outra caixa de plástico (caixas emprestadas) com massa de bacalhau, feita co capricho só para ti. Vá lá, diz o que tens a dizer:…

 

Careto: - Assim está correcto. O que eu tenho a dizer é o seguinte: ontem telefonei ao Ângelo (marido da Lígia Tomarchio) que me segredou a a Lígia está a organizar uma grande excursão para vir ao desfile da Escola de Samba de “Cá Esperamos Nós”. Partem de São Paulo SP, no Domingo à noite e chegam a Lisboa por volta das 6.20 horas da madrugada.

 

Iara: - O Ângelo não te disse quem vinha ?

 

Careto: - Não falou em nome, só me disse que vem pessoal do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, além de pessoal de São Paulo. Agora, dá-me essa massa de bacalhau, que eu estou com muita fomeeeee !!!

 

Iara: - Toma lá esfomeado ! Vamos continuar o programa, falando um pouco do que é o Carnaval:

“Origem da Palavra Carnaval - pode ter vindo do latim medieval “carnem levare”, ou “carnelevarium”, significando “tirar a carne”, festa católica final antes do começo da Quaresma, durante a qual os católicos se abstinham de comer carne.
Dez mil anos antes de Cristo, homens, mulheres e crianças reuniam-se no verão com os rostos mascarados e os corpos pintados para espantar os demónios da má colheita.
As origens do carnaval têm-se remetido nas mais antigas celebrações da humanidade, tais como as Festas Egípcias que homenageavam a deusa Isis e ao Touro Apis. Os gregos festejavam com grandiosidade nas Festas Lupercais e Saturnais a celebração da volta da primavera, que simbolizava o Renascer da Natureza. Mas num ponto todos concordavam, as grandes festas como o Carnaval estão associadas a fenómenos astronómicos e a ciclos naturais. O Carnaval caracteriza-se por festas, divertimentos públicos, bailes de máscaras e manifestações folclóricas. Na Europa, os mais famosos Carnavais foram ou são: os de Paris, Veneza, Munique e Roma, seguidos de Nápoles, Florença e Nice”.

 

Formato de Carlos Leite Ribeiro – Marinha Grande – Portugal

 

 

 

 

FORMATAÇÃO E ARTE FINAL: IARA MELO