Desfile da Escola de Samba do Portal CEN -
 "Cá Esperamos Nós" * 2007
Bloco nº 03
Chegada do 3º Avião

 

 

 

 

 

“RMA Rádio FM 109.6 KHz

A trabalhar só, só para você

Que é o melhor ouvinte do mundo !!!”

 

 

Carlos: - Passam neste momento 15 minutos das 6.00 horas da manhã. Hoje, como é dia de folga do nosso colega Pinhal Dias, que a esta hora deve de estar na Costa da Caparica a tratar de assuntos pessoais, sou eu, o Carlos, a saudar-vos e a desejar-lhes um bom e proveitoso dia.

Aguardamos a todo o momento a ligação ao Aeroporto Internacional de Lisboa (Portela de Sacavém) onde hoje, a nossa colega Iara Melo se encontrar em serviço de reportagem à espera do avião que vem do Recife e que traz um grupo de foliões. A Iara “inaugurou” hoje uma linda blusa azul celeste com uma pomba branca bordada na frente, e mais: a todos os foliões que chegarem, vai oferecer a cada um, um raminho de oliveira simbolizando a paz.

Entretanto, vamos ouvir o Mário Gil, em “Portuguesinha”:

 

 

 

 

Refrão

Portuguesinha

Vou dar-te meu coração

Seja loira ou moreninha

Seja alta ou pequenina

Tu terás minha paixão

 

Vou procurar

Em Trás-os-Montes com carinho

Na Beira Alta, Beira Baixa ou lá no Minho

No Algarve, Alentejo e Ribatejo

E dar-te um beijo

Como aqueles que eu invejo …

 

Refrão

 

Tenho que achar

Esta linda criatura

Lá no meu Porto

Ou então na Estremadura

Só tem que ser

Muito querida e muito boa

E já agora

Porque não será em Lisboa !

Refrão

 

 

 

 

Carlos: - O Mário Gil tem razão, pois há belas mulheres portuguesas, com ou sem chapéu, por todo o lado. Vamos entrar em contacto com a Iara Melo …

 

Iara: - Bom Dia a todo o nosso querido auditório ! Com ligeiro atraso, o avião que veio do Recife já aterrou e os passageiros já estão a começar a sair da alfândega.

 

Carlos: - Iara Melo, sempre tens essa linda blusa de azul celeste com a pomba branca bordada e raminhos de oliveira ?

 

Iara: - É isso tudo, Carlos. Além de estar aqui para fazer a cobertura radiofónica da chegada dos amigos que vêm do Recife, estou também em missão de paz. Acaba de aparecer no cimo da rampa da saída da alfândega, a Selma Amaral, de Arcoverde que por sinal, fica perto da minha terra, a cidade de Garanhuns. Selma, em directo para a RMA. – Fez boa viagem e quais as primeiras impressões ?

 

Selma: - A viagem, embora cansativa foi agradável e correu tudo bem. As primeiras impressões, além do prazer de estar em Portugal, nada mais lhe posso dizer por enquanto…

 

Iara: - E aproxima-se a distinta Laura Limeira. Oi …

 

Laura: - Que prazer encontrá-la aqui, Iara ! Estou muito cansada da viagem e ansiosa de chegar ao hotel para descansar um pouco … Até mais logo.

 

Iara: - E uma grande surpresa é a presença da Riv. Ainda bem que veio para assim, poder divertir-se um pouco …

 

Riv: - Eu vim, fiz esta surpresa aos amigos, não para me divertir um pouco, mas sim, para me divertir muito !

 

Iara: - Aqui junto a mim, a minha querida Fátima Cardoso, a quem os amigos, carinhosamente, lhe chamam “Vampira”. Que prazer em vê-la, Fátima !

 

Fátima: - O prazer é todo meu, minha querida Iara. É sempre um prazer quando venho a Portugal, estar com os meus amigos e amigas como a Iara ! Tenho que descansar um pouco no hotel, para depois levantar voo – ou eu não seja uma vampira !

 

Iara: - Do pessoal que vem de Fortaleza, o primeiro a sair é o Mário Santos. Mário, umas palavrinha em directo para a RMA…

 

Mário: - Pois não ! É um prazer pisar esta terra, berço de heróis, navegadores, santos e poetas. Quando digo poetas, quero referir-me a escritores. Não será o berço do Brasil, mas sim a sua nurse que lhe ensinou os primeiros passos. Mas agora, vamos ao Carnaval !

 

Iara: - Já avisto um casal, digamos, casal mel, de mãos dadas e sorrisos simpáticos. É bem um “casal simpatia”. Já nos viram e dirigem-se para cá. bemvindos, Xeres (Mercedes) e Victor Baroseiro !

 

Victor/Xeres: - Vamos falar a uma só voz: “estamos felizes por estarmos novamente em Portugal”. O mais que podemos dizer, já são “Ecos da Poesia” ! Cheirinhos a todos os ouvintes da RMA.

 

Iara: - Um curiosa personagem que aparece dentro de uma gaiola, está a fazer sensação por todo o aeroporto. É o Silvino Potêncio hahahahah … Potencio, diga-nos porque aparece dentro de uma gaiola ?...

 

Potencio: - É intuitivo ! Eu, como um grande “Gambozino” que sou e me preso, venho dentro desta gaiola para conservar o meu ser vegetal / mineral. Por cima da gaiola, está uma vela (não quer dizer que Portugal vá à vela – mas quase…) que é uma homenagem à terra que me viu nascer, lá no nordeste transmontano; Isto aqui, que parece um chouriço (ou linguiça grossa) representa uma “alheira” lá de Trás-os-Montes, também conhecida por “enchido dos judeus” pois o seu recheio é feito de aves. Por baixo desta roupa, tenho …

 

Iara: - Tudo bem, muito obrigada pelas suas explicações. Célia Lamounier, umas palavrinhas para a RMA …

 

Célia: - Não gosto muito de viajar, mas desta vez tive coragem de vir até esta terra de meus antepassados. Conto divertir-me muito no Carnaval. É tudo por agora.

 

Iara: - Outra amiga de Fortaleza que vem acompanhada pelo seu marido Jean Marie, a Lena Ommundsen ! Lena, em directo …

 

Lena: - Quer que fale em francês (avec) ou em português ?

 

Iara: - Pode ser em português, para mais estamos em Portugal !

 

Lena: - OK ! Portugal é um lindo País, um verdadeiro jardim à beira-mar plantado. É com enorme prazer que o visito e faço questão de o visitar todo. Agora, tenho que descansar. Inté …

 

Iara: - Aqui junto a mim estão os queridos amigos, o Henrique e a Elaine. Tenho o prazer em oferecer-vos um raminho de oliveira que num bico de uma pomba que tenho bordada na blusa, simboliza a paz na terra aos homens e mulheres de boa-vontade !

 

Henrique: - Muito obrigado, Iara ! Fiz uma óptima viagem, pois adormeci logo que levantámos voo e só acordei para aperta o cinto já perto de Lisboa, a minha querida e saudosa cidade…

 

Iara: - E a Elaine, fez boa viagem ?

 

Elaine: - Sim … mais ou menos. Não consegui “pregar olho” (dormir) pois o ressonar do Henrique não mo permitiu. Mas tudo bem ! Com a emoção de estar novamente em Lisboa até me esqueço que estou com muito sono e cansada. Que lindo bichinho que tem ao colo …

 

Iara: - É o meu bichinho Careto, um grande guloso de massa de bacalhau ! A Vilminha acaba de sair da alfândega. Vilmaaa !!! … Uma palavrinhas para a RMA …

 

Vilma: - Ai que coisa … não gosto nada de falar nem de me exibir. Só um momento para eu compor o cabelo e passar um pozinho pelo rosto …

 

Iara: - Mas Vilma, é só uma reportagem radiofónica e não televisiva.

 

Vilma: - Ààà … sendo assim, o que posso dizer ? Gosto muito de Lisboa, de Portugal, dos portugueses. A primeira vez que vim a Portugal, vim sozinha, mas encontrei em Lisboa, bons e queridos amigos, o que até me levou a organizar o 1º Encontro do CEN em Fortaleza. Quando cheguei, pensava que a Espanha era do outro lado do rio Tejo …

 

Iara: - Muito obrigada, Vilminha. Mónica Silveira … Mónica !!! umas palavrinhas …

 

Mónica: - Para mim, é um enorme prazer estar novamente em Portugal, País e gente que adoro de coração. Iara desculpe, mas estou atrasada para apanhar o ônibus. Já me estão a chamar. Fui a última a sair do avião, pois ao levantar-me, um brinco caiu e tive que o procurar. Até mais logo, Iara. Olhe, convido-a a almoçar comigo !

 

Iara: - E nada mais pode dizer a querida colega Mónica, que vai fazer a cobertura do desfile da Escola de Samba “Cá Esperamos Nós”. E nada mais me resta senão despedir-me de todos e passar a emissão para o Carlos que está nos estúdios. Tenham um Bom Dia !

 

Carlos: - E a emissão volta novamente aos estúdios. Amanhã, a partir da Colectividade da Moita, estaremos em contacto com os nossos queridos ouvintes, na “Noite do Fado e Baladas de Coimbra”. Entretanto, vamos falar mais um pouco do que é o Carnaval e como começou: “A origem do Carnaval é um assunto controverso. Alguns historiadores associam o começo das festas carnavalescas aos cultos feitos pelos antigos para louvar boas colheitas agrárias, dez mil anos antes de Cristo. Já outros dizem que seu início teria acontecido mais tarde, no Egipto, em homenagem à deusa Ísis e ao Touro Apis, com danças, festas e pessoas mascaradas. Há quem atribua o início do Carnaval aos gregos que festejavam a celebração da volta da primavera e aos cultos ao Deus Dionísio. E outros ainda falam da Roma Antiga com seus bacanais, saturnais e lupercais em honra aos deuses Baco, Saturno e Pã.
Hiram Araújo, em seu livro Carnaval, relata que a origem das festas carnavalescas não tem como ser precisamente estabelecida, mas que deve estar relacionada aos cultos agrários, às festas egípcias e, mais tarde ao culto a Dionísio, ritual que acontecia na Grécia, entre os anos 605 e 527 a.C.
Uma coisa, porém é comum a todos: o Carnaval tem sua história, como todas as grandes festas, ligada a fenómenos astronómicos ou da natureza. O Carnaval se caracteriza por festas, divertimentos públicos, bailes de máscaras e manifestações folclóricas.
A palavra Carnaval também apresenta diversas versões e não há unanimidade entre os estudiosos. Há quem defenda que o termo Carnaval deriva de carne vale (adeus carne!) ou de carne levamen (supressão da carne). Esta interpretação da origem etimológica da palavra remete-nos ao início do período da Quaresma que era, em sua origem, não apenas um período de reflexão espiritual como também uma época de privação de certos alimentos, dentre eles, o a carne.
Outra interpretação para a etimologia da palavra é a de que esta derive de currus navalis, expressão anterior ao Cristianismo e que significa carro naval. Esta interpretação baseia-se nas diversões próprias do começo da primavera, com cortejos marítimos ou carros alegóricos em forma de barco, tanto na Grécia como em Roma”.

 

Carlos: - E o programa de hoje chegou ao fim. Tenham um Bom Dia e desde já marcamos encontro para amanhã, na Moita, na “Noite de Fados e Baladas de Coimbra”, em honra aos foliões do Carnaval do “Cá Esperamos Nós”. Muito obrigado pela vossa atenção.

 

 

Formato de Carlos Leite Ribeiro – Marinha Grande – Portugal”

 

 

 

 

 

 FORMATAÇÃO E ARTE: IARA MELO