ALICE TOMÉ

          Alice Tomé é Socióloga, Doutora em Ciências da Educação, Professora e responsável do Programa Socrates/Erasmus do Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior, membro dos Conselhos redactoriais das revistas: Anais Universitários da UBI e de Cahiers d'Europe, Ed.du Félin/Paris. Publicou vários artigos e ainda, Portugais et Luso-Français: t.1 Double Culture et Identité; t.2, Enseignement et Langue d'Origine, Paris, l'Harmattan, 1994; Éducation au Portugal et en France, Paris, l'Harmattan, 1998, (em colaboração com Teresa Carreira). É membro da Casa do Concelho do Sabugal, da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (S.P.C.E.), da Association Internationale des Sociologues de Langue Française (A.I.S.L.F.) e da Associação Portuguesa de Sociologia (A.P.S.). É directora da Revista Anais Universitários - Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior.

 

Digam!…E, em nome da Lei…
O que é a Educação?

Digam!

Eruditos
Escritores
Pais
Educadores
Professores
Letrados…

Historiadores
Filósofos
Antropólogos,
Sociólogos
Educólogos
Politólogos, e…

Digam!
O que é a Educação?

Se é proibido
Pensar
Inovar
Circular
Tolerância zero
Temos que aceitar!…

Digam!
E, «em nome da Lei»…

Que mundo temos?
Que virtude vivemos?
Que Alma construímos?
Sem espaço nem evasão!
Onde tudo se globaliza
E o «Eu» perde a razão!…

Digam!
O que é a Educação?

Dedicada aos que fizeram do acto «educar» uma constante ARTE de viver - poesia de Alice Tomé – 2001.

----------------------

DESTINOS

Alice Tomé

A verdade !...

La Vérité ! ... H. U./Coimbra

Ai Rio Mondego

Cruel e feiticeiro!

Mataste tão cedo

Quem te amou primeiro!

Não sei se por ser Coimbra!

Coimbra, terra de Doutores!

Em Coimbra, terra douta

Morrem grandes amores!

morreu a bela Inês

morreu o belo António!

Conta de uma só vez

A verdade no relatório!

Alma que no "S.I"./cave pisa

Aí deixa suas vida!

Maldição ou armadilha!

Quem altera tua Sina?

A verdade !...

La Vérité ! ... H. U./Coimbra

 

D E S T I N O S!!! ...

Poema inédito de © Alice Tomé, (12.IX.2005/Coimbra), in Memoriam, (1943-2005), para Homenagear, António Alberto Carreira, nascido em Valongo do Côa, Sabugal, a 20 de Junho, numa família de raízes Valonguenses/Sabugalenses/Guardenses e Beirãs de há vários séculos. "Aquele sentir, abraçando a Saudade, (13.IX.2005/Seia), da família e amigos".

*Alice Tomé - Cientista Educóloga e Socióloga, Doutora em Ciências da Educação, além das publicações poéticas em várias Antologias, tem ainda várias obras publicadas, nas áreas científicas da socio-educologia e da socio-antropologia, em Portugal e no estrangeiro, tendo recentemente editado a obra colectiva «Ensino, Formação, Profissão Arte», Editorial Minerva, Lisboa, Portugal, 2005.

ISBN: 972-591-658-1. http://atome.no.sapo.pt/index.htm

 

para  Colunistas