Concurso "Procure que Encontra"...


2ª Edição/2008

16/11/2008

Organizador: Carlos Leite Ribeiro

 

PERGUNTA E CLASSIFICAÇÃO DO DIA:

 

16 de Novembro de 2008


33 ª Questão:

 

 

 


(
...)  Passou assim a infância no sertão baiano, do qual havia de guardar indelével impressão. Em 1854, porém, já estava com a família na capital. Ingressou em 1856, com o irmão mais velho, José António, no Colégio São João. Em 1858 a família comprou a quinta da Boa Vista e se mudou para lá. Nesse mesmo ano, ingressou no Ginásio Baiano, dirigido pelo afamado educador Abílio César Borges, futuro Barão de Macaúbas. Sua mãe faleceu em 1859.
No colégio, estimulado no lar por seu pai, iria encontrar uma atmosfera literária, produzida pelos outeiros, ou saraus, festas de arte, música, poesia, declamação de versos. Aos 13 anos fez os primeiros versos. No dia 9 de Setembro de 1860 teria recitado os primeiros versos em festa no Ginásio Baiano.
O pai se casou por segunda vez em 24 de Janeiro de 1862 com a viúva Maria Ramos Guimarães. No dia seguinte ao do casamento, o poeta e seu irmão José António partiram para Recife, enquanto o pai se mudava para o solar do Sodré.
Em Março, submeteu-se à prova de admissão para o ingresso na Faculdade de Direito do Recife sendo reprovado. Mas seria em Recife tribuno e poeta sempre requisitado nas sessões públicas da Faculdade, nas sociedades estudantis, na plateia dos teatros, incitado desde logo pelos aplausos e ovações, que começara a receber, e ia num crescendo de apoteose. Era um belo rapaz, de porte esbelto, tez pálida, grandes olhos vivos, negra e basta cabeleira, voz possante, dons e maneiras que impressionavam a multidão, impondo-se à admiração dos homens e arrebatando paixões às mulheres. Ocorrem então os primeiros romances, que nos fez sentir em seus versos, os mais belos poemas líricos do Brasil.
Em 1863 a actriz portuguesa Eugenia Câmara se apresentou no Teatro Santa Isabel. Influência decisiva em sua vida exerceria a actriz, vinda ao Brasil com Furtado Coelho. No dia 17 de Maio, Castro Alves publicou no primeiro número de «A Primavera» seu primeiro poema contra a escravidão: «A canção do africano». A tuberculose se manifestou e em 1863 teve uma primeira hemoptise (...).
 
- A que escritor brasileiro nos referimos ? Castro Alves

 
 


 

Classificação do Dia 16 de Novembro de 2008

 

 

Nome

Hora Chegada

Pontos

Morada

 

1º  Natália Vale

 10.19 

15 Pontos

Portugal

2º  Manuela Baptista

 10.20 

14 Pontos

Portugal

3º  Benedita Azevedo

 10.22 

13 Pontos

Brasil

4º  Paulo Bornhofen

10.22

12 Pontos

Brasil

 

5º  Sylvia Narrimann

 10.22 

11 Pontos

Brasil

6º  Amilton Monteiro

10.23

10 Pontos

Brasil

7º  Alzira Sá

10.23

09 Pontos

Brasil

8º  Ana Teresinha

10.25

08 Pontos

Brasil

 

9º   Iraí Verdan

 10.29 

07 Pontos

Brasil

10º  Silvino Potêncio

 10.32 

06 Pontos

 Brasil

11º  Debbie Villela

 10.40 

05  Pontos

Brasil

12º  Gislaine Canales

10.47

04 Pontos

 Brasil

 

13º  Tracisio Costa

 11.14 

03 Pontos

Brasil

14º  Tereza Neumann

11.28

02 Pontos

Brasil

15º  Joaquim Evónio

12.34

01 Ponto

Portugal