*** O AUTOR NOS ESPAÇOS DA CULTURA - "QUEM É QUEM ... "***

 

 
Nº 08 – Dezembro de 2009
 
Arte Final: Iara Melo
 
Editora: Alba Albarello
 
 
 


 

 

VALÉRIO SCHILLO – nasceu em 23 de janeiro de 1957, em Paulo Bento época em que era distrito de Erechim-RS, na região Alto Uruguai,  filho de Waldomiro e Olga Schillo, caçula de  uma família de sete filhos com suas atividades nas batalhas agrícolas.
 
Professor Valério Schillo casou com Bernardete Dors Schillo, em 1983, desta união nasceram três filhas, Camile, Gabriele e Carla.

 


Professor Valério, esposa Bernardete e filhas


Professor Valério era uma pessoa em cadência contingente,  agilizando  profissionais e estudantes, ampliando  na Escola  e nas Empresas.

Sempre foi um Mestre na sensibilidade colegial que é distribuir com bom senso e alcançar com calma, e as sementes plantadas  na inteligência de seus alunos.

Na prática educacional, envolver uma estável busca de métodos para crescer, educando a importância pelas atividades.

Era um Professor fascinante com motivações imaginando só acontecimentos apropriados, distinguindo o funcionamento do pensamento, além da tradição, educando a emoção.
 
 

Professor Valério Schillo


Na época que dividiu seu momento de estudo, ingressando em  1971 no mercado de trabalho como auxiliar de escritório na Indústria de Balas Peccin. Foi uma grande transformação em 1983, iniciou como gerente financeiro na Indústria de Balas Peccin.

Professor Valério Schillo assumiu a direção do INSTITUTO ANGLICANO BARÃO DO RIO BRANCO, desde 1989.

O crescimento do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco, forçou-o a desistir a Indústria de Balas Peccin para aplicar-se inteiramente à Escola.
Reconhecido em seu crescimento, não apenas em números, demonstrando a sua qualidade de ensino, como escola inteligente, enfatizando os seus objetivos com entusiasmo e comprometimento, com a participação ativa de muitos projetos, pela grande experiência na capacidade de seu trabalho.
Revelando o empenho na criação de vários cursos que estão sendo desenvolvidos na Escola, oferecendo oportunidades na cultura e na formação de alunos.

Em sua gestão foram implantados os cursos de ensino médio diurno e noturno, Técnico em Contabilidade, Informática, Eletrônica, Gestão Empresarial, Turismo, Publicidade e Propaganda, Segurança do Trabalho e Técnico Judiciário, como cursos de Pós Médio.

Foi criada a Faculdade Anglicana de Erechim, que oferece os cursos de Bacharelado e de Tencólogo.

Administrou o Instituto Anglicano Mélanie Granier da cidade de Bagé-RS.
Parceria com a Escola Vicentina Cristo Rei da cidade de Barão de Cotegipe-RS.

Incorporou a Escola Notre Dame e Faculdade de Tapejara-RS.

Em 2007 criou o Grupo de Convivência da TERCEIRA IDADE e transformou-se  em Faculdade de Experiência aberta a comunidade erechinense, oferecendo momentos lúdicos.

Isso tudo fez que instituísse na Escola a busca de objetivos norteados na FAMÍLIA, NA IGREJA E NA ESCOLA.

Em 2003 assumiu a administração do YPIRANGA FUTEBOL CLUBE, com objetivo do Clube retornar a Primeira Divisão do Futebol Gaúcho, ocorrido no ano de 2008 sagrou-se Campeão Gaúcho do Interior.


HOMENAGEM AO BATALHADOR VALÉRIO SCHILLO É PÚBLICA.

 

 

Inaugurado O Largo Valério Schillo, educador, através do Projeto Lei Legislativo de autoria do vereador Cezar Caldart que após contrato com Alba Albarello, que teve um sonho com um memorial em sua homenagem, buscou a sua idealização. Os mesmos localizaram-se em frente ao Instituto Anglicano Barão do Rio Branco.

Foi efetuado no dia 18 de dezembro de 2009, as 9 horas, com a presença de familiares, amigos de Valério, Prefeito Paulo Polis, Vice-Prefeita Ana Oliveira, vereadores, secretários municipais, estaduais, Alba Albarello do Conselho Fiscal da \legião da Cruz do Instituto Anglicano B.Rio Branco, Delegação do Ypiranga Futebol Clube, funcionários, professores e alunos do  educandário, Bispo  Episcopal  das  Igrejas, Dom  Jubal  Pereira Neves,
Diretora Terezinha S. Martarello,  Harrysson Testa.Artista Visual que fez a obra.

Vereador Caldart em seu pronunciamento destacou o Professor Valério que mostrou a sua liderança sempre com muita serenidade, paciência e visão educacional.

Dom Jubal ressaltou a vida e a simplicidade do Prof. Valério Schillo, com as ações apresentadas que dizia que o mundo só terá paz quando todas as religiões se unirem . IGREJA, FAMÍLIA E ESCOLA.
Prefeito Paulo Polis, que destacou o ato grandioso do município de Erechim.

Em nome da família Schillo, a filha do Prof. Valério, Gabriele lançou uma narração apresentando  uma homenagem ao pai, professor, amigo e idealizador dos sonhos que vieram em benefício da comunidade local e regional.
 
Professor Valério Schillo, faleceu em março de 2008.

 O largo e apresentação do largo com a presença de:

Terezinha Schillo Martarello, Dom Jubal Pereira Neves e Alba Albarello.

 

 

 

 

Fundo Musical: Voa, Liberdade

Composição: Mário Maranhão - Eunice Barbosa - Mário Marcos

Webdesigner: Iara Melo

 

 

 

 

 

 

Copyright © 2006 - 2009 -  Portal CEN - Cá Estamos Nós Web Page

Todos os Direitos Reservados