TITO OLÍVIO HENRIQUES

Nome: Tito Olívio Henriques
Data de nascimento: 23 de Março de 1931
Local onde nasceu: Freguesia de Vila Cova do Covelo – Concelho de Penalva do Castelo – Distrito de Viseu
Local onde mora: Faro – Algarve - Portugal
Home Page: http://titolivio.no.sapo.pt

Biografia: Tito Olívio Henriques nasceu no distrito de Viseu e viveu em Lisboa desde criança.
Licenciou-se em engenharia civil, em 1958, e trabalhou nas construtoras Construções Técnicas, Júlio Cismeiro, Engil, A.M. Poucochinho e na Fábrica de Cimento Tejo, tendo sido engenheiro municipal nas Câmaras de Portimão e Silves, entrando depois para os Serviços Hidráulicos, onde chegou a director de serviços e onde se reformou.
Foi Professor do ensino técnico nas Escolas de Silves e de Faro e do ensino liceal no Liceu de Faro e no Núcleo da UATI de Olhão.
Licenciou-se em Sociologia, no Instituto Superior de Ciências de Trabalho e da Empresa, em 1981, tendo vários trabalhos publicados de sociologia da educação e de sociologia política. É membro da Associação Portuguesa de Sociólogos e da respectiva Secção de   Sociologia Política.
Vive no Algarve desde 1960, onde se dedicou à prestação de diversos serviços graciosos, de carácter sócio-cultural. Foi Vice-presidente da Assembleia Geral do Cine-Clube de Faro, Presidente do Sporting Club Farense, Secretário da Comissão Distrital de Árbitros de Faro, presidiu à Comissão Administrativa do Sport Faro e Benfica, de que veio depois a ser Presidente da Assembleia Geral. Da Associação de Xadrez de Faro, que não chegou a funcionar nessa época, foi Presidente. Foi Secretário da Delegação de Faro da Cruz Vermelha Portuguesa e responsável pelas obras de restauro do Teatro Lethes, Presidente do Rotary Club de Faro e Presidente da Comissão Distrital dos Serviços à Comunidade do Distrito Rotário 1960, Presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários de Faro, Mesário da Santa Casa da Misericórdia de Faro e foi Vereador da Câmara Municipal de Faro.
A Cruz Vermelha Portuguesa, em 1973, agraciou-o com a Medalha de Louvor.
Colaborou, em verso e prosa, em jornais diários e semanários regionais, em revistas e antologias. Tem 29 livros publicados, de poesia, prosa e ensaio e, ainda, 7 na Biblioteca Virtual "Cá de Estamos Nós", de poemas e de contos. Possui mais de cem prémios literários, de Portugal e do Brasil.

 

 

 
    Entrevista a Carlos Leite  Ribeiro
     Biblioteca Virtual - Livros Eletrônicos

 

 

Registre sua opinião no

Livro de Visitas:

 

 

 

 

Clique e...

 

                              

 

 

 

 

Fundo Musical: Ser Poeta * Florbela Espanca

Resolução do Ecrã: 1024 / 768

Site criado por Iara Melo