magazine especial

 Natal

3º -Bloco Mensagens

 

 



MAGAZINE CEN











Especial Natal 3º BLOCO – MENSAGENS

Edição Especial Natal/ 2011 “Cá Estamos Nós” – Editor: Carlos Leite Ribeiro

           

Queridos Amigos (as), os meus cumprimentos e agradecimentos pela vossa Colaboração muito amiga.
Do vosso amigo, Carlos Leite Ribeiro (Fundador e responsável do “Cá Estamos Nós”.




 

 

DONZILIA DA CONCEIÇÃO RIBEIRO MARTINS
- Paredes  Portugal -

 

NATAL! NATAL! NATAL!


Nestes dias não se fala noutra coisa. São os media a querer encher o tempo, a esvaziar vazios, a vender futilidades, a esbanjar enganos e fantasias.
Natal! Tempo de paz! Qual paz?!A paz dos dias sem luz, sem dádivas, sem compreensão, sem amor? Onde vive a paz se no coração dos homens se carrega o egoísmo, o ódio, o cálice de veneno em vez de mel, a palavra oca, vazia que sai da boca balofa a estremecer a alma?
Natal não é isso, não. Natal deve ser o todos os dias o renascer do coração, a palavra amiga, o perdão, a generosidade, a humildade, o ombro como pedestal para o outro se encostar. Só esta época do ano? Para quê este engano, esta falácia? A quem pretendemos enganar? Aos outros ou a nós próprios?
Natal é erguer a taça e esquecer o brinde; é suspender o olhar a todo o tempo para fazer nascer; é ressuscitar na saudade de cada hora o escuro acendendo estrelas; é eternizar a aurora que chega cada manhã; é apanhar o sol e distribuir os fios pelos que têm frio e morrem de cansaço cada instante; é murmurar para nós que o Natal somos nós cada vez que renascemos. É também, e não só, falar a todos que os amamos.
Natal! As luzes piscam! Por que não carregar no interruptor do nosso inconsciente e fazer piscar cá para fora os silêncios que o magoam? Por que não acendemos nas palavras a consciência do erro, da angústia e nos quedamos humildes no presépio?
Natal! Cálida noite! As crianças riem com promessas de esperança. Os adultos fingem que tudo vai bem. Por que fecham o peito da alma à verdade?
 Natal! Na sonolenta luz tudo se esvai. Até o frio aquece aqueles que não têm frio! E os outros? Os que choram de verdade?
Natal, Natal; Natal, ouve-se na Televisão e nenhum eco fica no oco da palma da mão.
Olho a rua. Não vejo senão gente apressada a olhar para dentro de si.
Aqui há tempos entrei por engano num comboio que mais parecia uma prisão.
Apenas uma jovem num banco solitário daquele fechado caixote. Pedi para me abrir a porta. Fez que não ouviu! Roguei para me avisar quando chegasse à estação; Fingiu!" Valeu-me noutro compartimento pedir auxílio a uma velha senhora que sabia o que era Natal. A jovem com certeza que vai ao shoping, carrega-se de sacos de prendas vazias de valores porque ela não sabe carregar o amor num caixote de comboio onde viaja o pai natal.
Vamos repensar o natal. O natal não é quando Deus quer, é quando o homem quer. Quando no escuro acendo o sol e o luar; quando as estrelas iluminam de verdade a minha verdade; quando antes de dormir a paz beija o nosso sonho e adormeço na almofada, tranquila, a minha consciência; quando para além do sonho eu vivo o Natal na felicidade do outro; quando, esquecida de mim eu faço nascer em cada instante um novo e santo Natal em cada alma.

Feliz Natal.

 

 

 

 

JANDYRA ADAMI
- Belo Horizonte-Minas Gerais-Brasil -

 

MEU PAPAI NOEL

 

Quando eu era pequena e acreditava em Papai Noel, ocorreu, certa vez um caso que jamais me saiu da lembrança. Meu pai já estava doente e a Mãe com os encargos da casa, não tinha meios de atender o meu pedido feito a Papai Noel. Não me lembro do que pedi, pois sempre tive facilidade em esquecer os sonhos impossíveis e receber de bom grado o que me era dado.
Ao amanhecer do dia 25 de dezembro, encontrei uma caixa com um joguinho de bolas de gude, bonitinho mesmo, e uma carta de Papai Noel:
“Minha querida Jandyra Não posso levar para você o presente que me pediu. Mas, como sei que gosta muito de brincar com coisas de menino, estou deixando este jogo que, espero, seja do seu agrado.
a) Papai Noel
Fiquei boquiaberta.... Chamei minha Mãe e perguntei:
-Mãe, como foi que Papai Noel descobriu que eu gosto de brincar com coisas de meninos?
- É porque ele sabe tudo, minha filha.
- E veja, que letra bonita ele tem
- Papai Noel é como um Santo. Sempre faz as coisas para agradar a todas as crianças boazinhas...
Essa passagem jamais me saiu da lembrança. Eu não conseguia imaginar aquela descoberta de Papai Noel. Como sempre, guardei a cartinha por muitos anos e quando soube da verdade, contada por uma “ amiga da onça”, recordei-me de que, de fato, aquela letra bonita me era familiar: Era da Mãe.
Naquele tempo não havia nada unissex. Menina sempre brincava com boneca, bateria de alumínio, conjunto de xícaras, etc. E eu só brincava com meninos mesmo...
Depois de tomar conhecimento do fato, passei uma borracha em tudo. A carta continuaria sendo de Papai Noel; ele tinha a letra linda como a da minha Mãe... Ele descobriu que eu gostava do joguinho...E gostei mesmo!!! Tanto, que até hoje não me esqueci daquele Natal, quando a situação financeira era ruim, mas “nosso” Papai Noel não me deixou na mão. Aliás, esse Papai Noel fazia tudo por nós nos 365 dias do ano.
E continuou fazendo pela vida afora, até que Deus o chamou para a Vida Eterna.
Obrigada Papai Noel! Eu sempre serei grata por tudo o que fez por nós.
Jandyra Adami
Do Livro: Rosas e Espinhos

 

 


 

Registre sua opinião no

Livro de Visitas:

 



 

.......

.........

.........

...... ...

Divulgação directa para o mundo Lusófono e Núcleos espalhados pelo Mundo,Presidentes, Minitros, Senadores, Deputados e vários países; Universidades, Institutos, Liceus; Professores de vários níveis de ensino; entidades oficiais e particulares; etc.
51.172 e.mails autorizados.