Descoberta da Baía de

Todos os Santos

 

1º de Novembro de 1501

 

 

 

 

 

Trabalho e pesquisa de Carlos Leite Ribeiro

 

Formatação: Iara Melo



A costa baiana foi o primeiro ponto do Brasil a ser tocado pelos portugueses da frota de Pedro Álvares Cabral. Chegaram à Baía Cabrália a 22 de Abril de 1500, descobrindo oficialmente o Brasil.


A Baía de Todos os Santos só foi descoberta no dia 01 de Novembro de 1501, por Américo Vespúcio, ao serviço da Coroa Portuguesa.


A capitania da Baía de Todos os Santos, foi doada por D. João III a Francisco Pereira Coutinho e compreendia 50 léguas de costa, entre a foz do Rio São Francisco e a Ponta do Padrão.


O donatário e seus colonos desembarcaram em Dezembro de 1536 na baía, extremo meridional e melhor ancoradouro da capitania, no qual em torno cresceu a povoação denominada Vila do Pereira, mais tarde Vila Velha, onde ainda em 1536 foram distribuídas sesmarias. A sua política de distribuir sesmarias, espalhando umas das outras, causou desentendimentos entre os colonos que, com a acção dos silvícolas baldaram todos os esforços de colonização.


Forçado a abandonar a terra, Francisco Pereira Coutinho refugiou-se nas capitanias de Ilhéus e Porto Seguro.


Julgando pacificados os ânimos, em 1547, Caramuru tentou trazê-lo de volta. Entretanto, ocorreu o naufrágio da nau que o conduzia, sendo o donatário aprisionado e morto pelos índios da Ilha de Itaparica.
Fracassada a primeira tentativa de colonização, foi a região escolhida para sede do Governo-geral, criado em 1548.


Durante os primeiros trinta anos, Portugal não se preocupou com o povoamento do Brasil. O território baiano era visitado apenas pelos que iam buscar pau-brasil, principalmente franceses, os grandes negociadores deste produto na Europa. Em 1511, porém, já existia uma feitoria na Baía de Todos os Santos. Alguns degradados, desertores e náufragos uniram-se às belas índias e originaram as primeiras famílias baianas. Um desses náufragos foi Diogo Álvares conhecido por "Caramuru.
         

 

Trabalho e pesquisa de Carlos Leite Ribeiro – Marinha Grande – Portugal

 

 

Envie esta Página aos Amigos:

 

                                      

 

 

Por favor, assine o Livro de Visitas:

 

 

 

Todos os direitos reservados ao Portal CEN
Página criada por Iara Melo
http://www.iaramelo.com