- Nome: Cezar Ubaldo de Oliveira Araujo
- Profissão: Professor, Pedagogo-Especialista em Educação
- Quer falar um pouco da terra onde mora? Nasci e criei-me na cidade de Feira de Santana, oriunda da fazenda Olhos D'àgua de propriedade do casal de portugueses Domingos Barbosa de Araujo e Ana Brandão, conhecida como Ana Brandoa. Feira de Santana é a segunda maior cidade do Estado da Bahia, próxima da capital, Salvador, com distância de 108 km.Tem uma população nativa que se aproxima dos 700 mil habitantes e uma população flutuante de 2 milhões de pessoas /mês por ser o maior entroncamento rodoviário do Norte/Nordeste do Brasil.Está entre as cinquenta maiores cidades brasileiras,incluindo as vinte e sete capitais,dos mais de cinco mil municípios existentes no pais. Feira de Santana, tem a Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS, um pólo da Universidade Federal do Recôncavo, cinco faculdades nativas e mais de seis faculdades de outros estados, com cursos à distância e presenciais, quatro teatros, cinco museus, noventa e três escolas estaduais de ensino fundamental e médio, cinquenta escolas municipais de ensino fundamental e médio. É também conhecida como "Princesa do Sertão”, codinome dado à cidade pelo Jurista e Pensador Brasileiro,baiano de nascimento,Ruy Barbosa em visita à cidade em meados do século XIX,mesmo sendo Feira de Santana uma cidade que intermedia desde o litoral do recôncavo ao sertão da Bahia. Feira de Santana, durante muitas décadas foi apenas uma grande cidade comercial. A partir do inicio da década de 1970 deu o pontapé para o surgimento do centro Industrial do Subaé (em homenagem ao rio natural da cidade) que ao longo das décadas cresceu de forma acelerada, contribuindo para o grande desenvolvimento econômico e social do município. Assim e mais ainda é a minha cidade.
- Quando começou a escrever? Logo cedo já rabiscava alguns versos, mas só aos quatorze anos escrevi a minha primeira poesia que recebeu a aprovação do Poeta Feirense Antonio Lopes, amigo/irmão de meu pai, professor Francisco Marques Araujo, deixando-me com força bastante para continuar a escrever mais e mais.
- Teve a influência de alguém para começar a escrever? Os meus pais, Francisco Marques Araujo e Zilda Oliveira Araujo, professores, amantes da literatura,
foram os principais agentes que influenciaram-me na leitura de clássicos.
- Lembra-se do seu 1º trabalho literário?
|
PRIMEIRO TRABALHO - 'ESPERATA'
Vem,musa minha,
vem dizer-me o que sentes
quando a noite toca a melodia
que o céu compõe tão simplesmente.
Vem, musa minha,
ouvir o pranto baixinho
que como a antiga cascata
parece falar de amor.
Vem,tão calada quanto o dia
que sorri tanto à minha rosa,
vem que eu te componho,
vem musa,senhora,
dá-me tuas mãos
e minhas mãos te enxugam o rosto,
dá-me teu saber
que com ele serei eterno,
senta-te ao meu lado
que irei sentir-te,
ah,divina musa,
com o sorriso da tua paz
poderei morar-te,
poderei compor-te...
|
- Projectos Literários para 2012 / 2013? Realização de recitais, entre outros.
- Tem livro(s) impressos editados, ou por editar, e que não estão em e.book? Tenho editados os seguintes títulos;
Das Liberdades e Convicções do Homem (em parceria com o Poeta Carlos Lima);
Poemas de Bem-Querer e Outros Quereres
Antologia de Poemas Feirenses (Coordenado pelo Poeta Alberto Alves Boaventura)
- Conhece o projeto do Portal CEN, "SEBO LITERÁRIO" totalmente gratuito
Com divulgação internacional e direta, sem paralelo na Língua Portuguesa ? Estou conhecendo agora o Portal Cen,assim como o Projeto Sebo Literário
que com certeza nos oferece belos presentes.
Pode encontrar o "SEBO LITERÁRIO" no link a baixo para sua apreciação:
http://www.caestamosnos.org/sebo/sebo_autores.htm
- Se estiver interessado (a) neste projeto contate Maria Beatriz Silva pelo e.mail: luz.amor09hotmail.com
Ou indique-nos a alguém (escritor (a) ) que, manifestamente,
não tem possibilidades de mandar fazer um livro impresso ou mesmo e.book.
- Fale-nos um pouco de si, como pessoa humana? Sou um Humanista por convicção, espiritualista.
- Como Escritor (a)? Procuro tratar com a literatura como ela é para mim:
Essência da vida.
Transmitir o que há de belo e terno e através da Poesia, principalmente, conscientizar as pessoas de que ainda há tempo...
- Tem prémios literários? Oficialmente nenhum.
Mas, tenho um grandioso prêmio que é aceitação por parte de um grande número de leitores por várias partes do Brasil e de outros países, dos comentários e análises que são feitas sobre os meus escritos. Tudo somado é uma grande premiação para mim.
- Tem Home Page própria (não são consideradas outras que simplesmente tenham trabalhos seus)? Sim
http//pratoraso.wordpress.com
- Conhece bem o conteúdo (enorme) do Portal CEN - "Cá Estamos Nós"? Estou iniciando agora as minhas visitas a este portal tão significativo para a literatura luso-brasileira.
O que tenho visto tem-me deixado feliz.
- Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ? Creio que o melhor conselho para quem quer iniciar na Literatura é ler bastante, todos os estilos literários, procurar compreendê-los, interagir com o autor, discutir com ele, e escrever, muito para que tenha uma bela formação, além, é claro, de graduar-se, aprendendo mais e mais no sentido científico.
- Para terminar este trabalho, queira fazer o favor de mandar um pequeno (e original) trabalho seu (em prosa ou em verso) :
|
HOCUS POCUS
Vi,
o que séculos não verão:
o vento engravidando
a rosa matinal... |
2012
|
|
|
|