- Nome: Gilberto Centeio Lima
- Profissão: sou sindicalista e presidente do Sindicato de Industria Geral, Alimentação, Construção Civil, Agricultura, Serviços e Afins-SIACSA.
- Quer falar um pouco da terra onde mora?
Sou Cabo-verdiano, vivo na cidade da Praia, a capital da República de Cabo Verde
- Quando começou a escrever?
Começei a escrever aos vinte anos de idade, quando me encontrava a cumprir o serviço militar obrigatório.
- Teve a influência de alguém para começar a escrever?
Não tive influência nenhuma, começei sozinho a brincar com a escrita.
- Lembra-se do seu 1º trabalho literário?
Começei a escrever " Os ditos populares" em 1978, e a partir daí comecei a apaixonar pela escrita.
- Projectos Literários para 2012 / 2013?
Para 2012/2013 tenho um projeto conjunto, com o Poeta João Furtado, a edição do livro "A Terra e a Guerra Pela Paz" IIIº Volume.
- Tem livro(s) impressos editados, ou por editar, e que não estão em e.book?
Tenho um para ser editado "Os ditos populares e palavras correntes" escrito em 1978.
- Conhece o projeto do Portal CEN, "SEBO LITERÁRIO" totalmente gratuito, com divulgação internacional e direta, sem paralelo na Língua Portuguesa ?
Conheço, através do Poeta João Furtado, o qual interessei logo.
Pode encontrar o "SEBO LITERÁRIO" no link a baixo para sua apreciação:
http://www.caestamosnos.org/sebo/sebo_autores.htm
- Se estiver interessado (a) neste projeto contate Maria Beatriz Silva pelo e.mail: luz.amor09hotmail.com
Ou indique-nos a alguém (escritor (a) que, manifestamente, não tem possibilidades de mandar fazer um livro impresso ou mesmo e.book.
- Fale-nos um pouco de si, como pessoa humana?
Eu sou filho de um camponês da Ilha do Fogo, estudei na cidade da Praia e completei os estudos secundários no Mindelo e formei na unversidade-Centro Internacional do Trabalho, na area de Economia e Direito do Trabalho e Gestão do Sistema da Formação Sindical. Sou casado, mas de momento separado. Exerço as minhas atividades sindicais na cidade da Praia-sou actualmente presidente do SIACSA.
Dou bem com as pessoas, defendo a paz entre os povos e as nações. Sou contra a discriminação, violações dos direitos e contra a guerra no mundo.
- Como Escritor (a)?
Hoje me considero mais um dos que brinca com as escrituras em Cabo Verde, na valorização da nossa cultura. As minhas escrituras baseiam-se nas coisas do dia a dia, nas coisas da atualidade e tenho uma paixão forte pela poesia, pois a ela representa para mim a mais poderosa arma de combate.
- Tem prémios literários?
Ainda não...
- Tem Home Page própria (não são consideradas outras que simplesmente tenham trabalhos seus)?
Não tenho
- Conhece bem o conteúdo (enorme) do Portal CEN - "Cá Estamos Nós"?
Um pouco e espero alargar mais o conhecimento sobre o portal CEN Cá Estamos Nós.
- Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ?
Que cultive a escritura, pois ao escrever alivia os stress e alimenta a alma...
- Para terminar este trabalho, queira fazer o favor de mandar 4(quatro) pequenos (e originais) trabalhos seus (em prosa ou em verso) ?
(em anexo)
2012