GLÓRIA MARREIROS

 

GLÓRIA MARREIROS, de seu nome completo Maria da Glória Duarte Marreiros José, nasceu em Monchique, onde passou a infância e parte da sua juventude, tendo fixado residência em Portimão há mais de trinta anos. 

Filha do conhecido poeta popular monchiquense Inácio Marreiros, foi ainda na infância que a sua inspiração poética se revelou.

A sua sensibilidade apurada encontrou na prática da religião católica a satisfação de se devotar ao serviço dos outros. Foi catequista e, pelas suas qualidades de liderança e de facilidade de comunicação, desempenhou as funções de Presidente da Acção Católica em Monchique.

Em 1988 publicou o seu primeiro livro, ROCHEDO DE SOLIDÃO, que logo recebeu os maiores encómios da crítica dos jornais “Jornal de Arganil”, “Postal do Algarve”, “A Voz de Olhão”, “Algarve Região” “Folha do Domingo”etc…

Em 1991 começou a colaborar em jornais. Do Algarve, nos “Vila de Estômbar” e “Postal do Algarve”; de Lisboa, no jornal nacional “Poetas & Trovadores” e na conhecida revista “Turis Moda”, aparecendo com trabalhos seus ao lado de nomes famosos, como Dr. Alberto João Jardim, Dr. Mota Amaral, Engº Kruz Abecassis, Engº Aguiar de Carvalho, Engº Carlos Pimenta, Elísio Neves, Francisco Camilo, Dr. Barroso da Fonte e João Leal.

Tem participado em muitos Encontros de Poesia e Prosa em diversas partes do País e Estrangeiro. Poemas seus estão incluídos em diversas Antologias, entre elas, IV e V ANTOLOGIA DE POESIA PORTUGUESA Contemporânea, ANTOLOGIA DA POESIA FEMININA ALGARVIA e colectâneas, como POETA É O POVO nº 1, da Algarve em Foco Editora, POETA É O POVO nº 2, da APPA, MÃOS DADAS, da Editorial Poetas & Trovadores, COLECTÂNEA DE POESIA, do INATEL (1995), POETAS MAIÚSCULOS, do “Jornal da Amadora”, etc.

Foi autora da letra de uma das canções premiadas no III Festival da Canção Juvenil das Festas de Santa Catarina, na Praia da Rocha, tendo sido convidada no ano seguinte para fazer parte do júri desse Festival. Foi também membro do júri do VIII Festival Internacional da Canção Infantil, organizado pela Junta de Freguesia de Portimão, em 1992.

Publicou mais livros de poesia: DANÇAR NA TEMPESTADE, em 1993, EMBALAR A MÁGOA, em 1996, SILÊNCIO DO RISO (1998), TERRA DE NINGUÉM, em 2004, COLAR DE PÉROLAS, em 2006 (Prémio Literário Paul Harris-2006), EMOÇÕES EM TERRA DOCE, em 2008, e BAILADOS SECRETOS EM NOITES DE LUZ, em 2009. David Mourão Ferreira fez um elogio manuscrito num dos seus sonetos.

Deu entrevistas em rádios sobre a sua obra poética e literária obteve, por todo o País, nas modalidades de Crónica, Ensaio, Conto e Poesia mais de 850 prémios. Prefaciou vários livros e tem sido jurada em vários concursos.

É membro da Associação dos Jornalistas e Escritores do Algarve, da Academia Antero Nobre, da Associação Portuguesa de Poetas e está inscrita na Associação Portuguesa de Autores.

 

"E DEPOIS DO AMANHÃ?
ao poeta Tito Olívio

E depois do amanhã, que se aproxima
em laudes que transmitem minhas rezas,
talvez que eu veja estrelas sempre acesas
na extrema-unção do brilho que me anima…"
(Glória Marreiros)

Download p/ Windows XP - EXE     Download p/Windows VIsta - DNL

Programa gratuito necessário para a leitura de um livro virtual,
faça já o download através do link:

 

 Índice de autores