HENRIQUE LACERDA RAMALHO

 

 

Biografia

 

 Henrique R. C. Lacerda Ramalho, Sou Português, de Lisboa, Coronel de Infantaria Aposentado, depois de passar à reserva a meu pedido na promoção por escolha a coronel.

Tomei parte activa em 3 revoluções: 25Abr74 (anti-ditadura salazarista), 11Mar75 (anti-golpe da extrema direita), 25Nov75 (anti golpe do Partido Comunista).

Fiz guerra de guerrilha em Angola, onde me iniciei nos "Comandos", quer no deserto do Kalahari, quer nas florestas do Congo (3 vezes ferido em combate).

Professor das forças NATO/OTAN das cadeiras de terrorismo internacional e a de segurança (pessoal, instalações, documentos).

Professor de segurança pessoal, formado pelo MI 6 e Special Branch, em cursos para a Polícia e Forças Armadas.

Além de ter realizado a 3ª reunião da ONU em Cascais/Lisboa (pelo que tive louvor do Vice-Presidente dos EUA, único louvor até aí, das reuniões antecedentes nos EUA e Alemanha) foi responsável pela segurança de comitivas oficiais militares estrangeiras em visita a Portugal, tambem com Ceausesco / Roménia, Tito / Yuguslávia, Carluci / CIA, Kalinin / Embaixador URSS, Valentina Tereskova / astronauta, Raul Castro/Ministro Defesa Cuba, Field Marshal Carver/vice rei da Rodésia;de  reuniões em Portugal da chefia de topo da Nato, etc.

Instrutor da Polícia de Angola para o Curso de formação da segurança de PR Agostinho Neto, no Corpo de Policia de Angola; assessor de reorganização do EMGFA / Angola por 4 vezes nos anos 90 a seu convite, quando contactei José Eduardo dos Santos / PR.

Chefe do Serviço de Segurança do EMGFA / Portugal, depois, por indicação e escolha, Comandante do Aquartelamento e Segurança do MDN e EMGFA. Assessor de um governador no Brasil; etc... etc...
Não sou politico, vermelho ou direitista... mas sou militar, e como militar , os militares não mentem nem romantizam: são simples, precisos e concisos, "para militares perceberem"...

 

Índice de autores       -    E-book          Adeus meu Gatto        Solidão  

O Escritor...          A Emboscada     Aniv-2012       pesquisas_HLR

Grande Entrevista