JUÇARA REGINA VIÉGAS VALVERDE

 

Nome: Juçara Regina Viégas Valverde.
Profissão: Médica poeta e artista plástica.

Quer falar um pouco da terra onde mora?
- Fala poética em anexo um. Rio de Janeiro, Brasil.
 
Quando começou a escrever?
- Fazer rimas e pequenos poemas em bilhetes fazem parte da minha vida, mas em 2004 com a minha separação após uma convivência de 37 anos, escrever foi minha válvula de escape.

Teve a influência de alguém para começar a escrever?
- Ouvinte de poesia recordo meu avô declamando na infância.  Leitora de poesia na adolescência fiz de Gonçalves Dias na "Canção dos Tamoios" meu lema de vida.
 
Lembra-se do seu 1º trabalho literário?
- Sim, é um poema dedicado a minha mãe, em 1986, consta da dedicatória da minha tese de mestrado em Medicina – Endocrinologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil.

Foi divulgado (como)?
- Foi publicado no meu 1° livro - "Espírito do Tempo".
 
Tem livro (s) impresso (s) (editora e ano)?
- São cinco livros de poesia:
· "Espírito do Tempo", "Brechas da Vida em Linguagem Cifrada", "Ventos de Liberdade"- os três em 2007, lançados na Bienal Internacional do Livro Rio de Janeiro 2007, patrocinados pela autora;
· Coletânea do 1° Concurso de Poesia do Centro de Estudos do Hospital dos Servidores do Estado do Ministério da Saúde de 2006, em 2007 – patrocinado pelo CEA HSE/ MS.
· Coletânea do 2° Concurso de Poesia do Centro de Estudos do Hospital dos Servidores do Estado do Ministério da Saúde de 2007, em 2008 – patrocinado pelo Banco do Brasil.

Tem livro(s) eletrônico(s) (e-books), editora e ano.
- Não, mas paginas on-line.
Página individual de poesia em "Blocos On-line", Antologia On-Line: "Saciedade dos Poetas Vivos" – Digital, Volume 2 - Tema "Memórias" 2006, Volume 5 - Tema "Noturnos" 2007;
Poesia on-line em Alma de Poeta - "Poeta 3x4", 2007.

 Projetos literários para este ano de 2007/08 ?
- O livro de poesia "Fila Indiana: Índias, Indianas ou Anas" e a Coletânea do 3° Concurso de Poesia do Hospital dos Servidores do Estado do Ministério da Saúde de 2008, em 2009.

Como vão ser editados?:
- Vou patrocinar meu livro e captar patrocínio para 3ª Coletânea.
 
Fale-nos um pouco de si, como pessoa humana?
- Sou artista plástica, médica, professora assistente em Cirurgia Geral da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil com formação em Gestão Hospitalar e Saúde e Humanização. Uma gaúcha que adora o calor do carioca. Sonhadora que acha educação fundamental e deve ser baseada na cidadania, na ética e no respeito humano. Uma geminiana típica.

CERTEZAS
Serei:
água que banha o solo e canta na cascata,
chuva forte que lava e alimenta as folhagens,
por do sol que encanta o fim do dia,
coração que se enternece com risada de criança,
lágrima que escorre pela desigualdade,
som de vassoura varrendo a calçada,
cheiro de terra molhada do início da chuva,
onça que luta por seus filhotes,
poesia que transborda a alma,
cultura que divido com todos,
natureza nutrida de sonhos,
mulher alimentada pela esperança,
trabalhadora em busca de melhores dias?

Sou certeza de resistência.
Desistência?
- Jamais.
 
Como Escritor (a)?
- Em 2004 comecei a participar da Associação Profissional dos Poetas do Rio de Janeiro - APPERJ, do Grupo Poesia Simplesmente/Teatro Gláucio Gil e conhecer o movimento poético contemporâneo do Rio de Janeiro (60 eventos por mês). Foram fonte de desenvolvimento e criatividade vividos de maneira intensa e trocas constantes.
Membro:
1.Associação Profissional dos Poetas do Rio de Janeiro - APPERJ, desde 2004.
2.Centro de Literatura do Museu Histórico do Exercito e Forte de Copacabana, desde 2006,
3.Sindicato de Escritores do estado do Rio de Janeiro - SEERJ, desde 2007,
4.Academia Brasileira de Médicos Escritores - ABRAMES, desde 2007,
5.Movimento Poetas sem fronteiras, desde 2007.
6.Poetas Del Mundo, desde 2008.
Contatos:
E-mail:
jucarvalverde@gmail.com, jvalverde@hse.rj.saude.gov.br.

Para se inspirar literariamente, precisa de algum ambiente especial?
- Não, sou emoção. O cotidiano e o ser humano são inspirações constantes.
 
Tem prêmios literários?:
 - Sim,
Poeta Nota Dez de 2006 da Associação Profissional dos Poetas do Rio de Janeiro – APPERJ.
Menção Honrosa, 8º Lugar na categoria Poesia Livre no 5º Concurso Nacional "Nelson Fachinelli" de Efeméride 2006 - poesia "Pai", Casa do Poeta Riograndense - Porto Alegre/RS.
2° Lugar, Concurso de Poesia da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - Regional do Rio de Janeiro 2006 – poesia "Corpo desconhecido", SOBRAMES/RJ 2006.
Menção Honrosa na categoria Poesia Livre no XVII Concurso Nacional de Poesia da ALAP/2006 - poesia "Mordaça", Academia de Letras e Artes de Paranapuã/RJ.

Tem Home Page própria (não são consideradas outras que simplesmente tenham trabalhos seus)?
- Não, em desenvolvimento My Space.

Conhece as vantagens que os Autores do CEN têm em ter sua Home Page ou (e)  Livro (s) eletrônicos, nos nossos sites?
- Não.
 
Q
ue conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever?
- Escreva, participe de movimentos poéticos e leia muito.

Para terminar este trabalho, queira fazer o favor de mandar um pequeno (e original) trabalho seu (em prosa ou em verso)?:


 
GRITO SUFOCADO

O grito sufocado não é
pro gol do futebol,
é do povo na fila,
na porta do hospital.
A revolta estampada na face
não é adrenalina, mas sim
desespero pela falência do sistema
que oprime.
A angustia, companheira constante,
não é pela realização de seus sonhos,
mas pela realidade que nos
faz dormir acordados.
Moramos numa cidade de muitos feudos,
onde todos os dias
o sistema nos explora
e somos permissivos, aceitamos a esmola.

26 de julho de 2006


MINHA CIDADE 2

Andei por aí.
Abracei o vento.
Acolhi a chuva.
Senti o cheiro da minha cidade.
Ouvi a música das ruas
num sambinha na praça,
do cantor anônimo de passo apressado.
No centro nervoso da cidade
carros, ônibus, buzinas, gritos e apitos.
Prazerosamente
percebi o som do dia
que já ia em frente.
O ruído dos pedestres?
Música aos meus ouvidos.
Sons conhecidos,
amigos,
rotineiros,
meus companheiros.
Matei saudades.

4 de junho de 2006

 Índice de autores