JURACI DA SILVA MARTINS

 

NOME: JURACI DA SILVA MARTINS

Profissão:

Funcionária Pública Aposentada e Artista Plástica com várias exposições e mostras.
 

Quer falar um pouco da terra onde mora?

Sim. Minha terra, São Sepé, Rio Grande do Sul, é lugar de encantos mil... Natureza exuberante, fauna muito rica em espécies, solo fértil, campos verdejantes e sub solo de muitas riquezas em minérios. Tem um povo acolhedor e fraterno. E um dos seus principais pontos turísticos é a Igreja Nossa Senhora das Mercês que é tão antiga quanto o início da povoação de São Sepé.

 
Quando começou a escrever?

Aos dez anos de idade (poesias), fazendo da "escrita" o lazer mais interessante e gostoso.
 

Teve a influência de alguém para começar a escrever?

Influência de meu Pai
 

Lembra-se do seu 1º trabalho literário?

Sim, "Um poema na Praça" (Poesia)
 

Tem livro (s) impresso (s) (editora e ano)?

Sim. O primeiro livro intitulado "Clamores Silentes", foi publicado pela Editora Imprensa Universitária de Santa Maria/RS, em 2007, e "Trilha Humana", pela Editora da Câmara Brasileira de Jovens Escritores, do Rio de Janeiro/RJ, em 2010.
 

Projectos Literários para 2010 / 2011?

Sim, um livro intitulado "Tupanci, Santuário Guarani"
 

Como vão ser editados?

Por Editoras.

Tem livro(s) electrónico(s) (e-books)?

Não.
 

Fale-nos um pouco de si, como pessoa humana?

Nasci em São Sepé/RS, em 7 de agosto. Sou filha de Abílio da Costa e Silva e de Julieta P. da Silva; a segunda de uma prole de dez irmãos; casada e mãe de três filhas. Morei até os vinte e dois anos no interior do município, distrito denominado "TUPANCI", onde começou, aos treze anos, a dedicar-me aos serviços da Igreja como catequista e alfabetizadora. Fui Técnica em Enfermagem e, atualmente, estudo Teologia e Espanhol à distância. Penso que sou uma pessoa encantada com a vida de tudo e de todos; entusíasta, otimista e corajosa; por vezes, insegura; sendo, a parte espiritual, uma característica muito marcante em minha vida desde criança e, certamente, até o fim da vida neste plano.
 

Como Escritor(a)?

Fundadora e Presidente da Associação Literária Sepeense, de São Sepé/RS; Acadêmica Efetiva da AVSPE - A Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores, fundada por Efigênia Coutinho, Balneário de Camboriú/SC; Acadêmica Correspondente da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, de Porto Alegre/RS, Cadeira 05, Patrono: Joaquim de Campos Leão (Qorpo Santo); Poeta del Mundo; Delegada Cultural por São Sepé/RS, da ALPAS XXI - Associação Artística, Literária, Científica e Tecnológica "A Palavra do Século XXI", de Cruz Alta/RS; Verbete da 2ª Edição do Dicionário de Mulheres, da Historiadora Hilda Agnes Hübner Flores, de Porto Alegre/RS. Amo escrever... registrar em textos ou poesias minhas reflexões sobre Deus como autor da vida, sua criação e, em especial, a humanidade.
 

Tem prémios literários?

Em 2007, Medalha de Honra ao Mérito "Sepé Tiaraju", Troféu "Tio Lautério" e, em 2008, 1º Lugar no XX Concurso Chadayl de Cuento corto y Poesía "Antonio Apa Lucas" (Categoria Adultos – Poesia), em Montevideo/Uruguay, e Medalha Honra ao Mérito, na categoria OURO e respectivo DIPLOMA pelos destacados serviços prestados à cultura e à sociedade de São Sepé/RS.

Tem Home Page própria (não são consideradas outras que simplesmente tenham trabalhos seus)?

Não.
 

Conhece as vantagens que os Autores do CEN têm em ter seus textos publicados e Livro (s) electrónicos, nos nossos sites?

Sim. Participei das Revistas: "A Gruta da Poesia" - Setembro/2009; "A Gruta da Poesia" - Outubro/2009" e "Esplanada dos Prosadores" - Abril/ 2010.
 

Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ?

Eu aconselharia, a seguir em frente, nesse ideal tão belo de registrar sua maneira de pensar a vida, de observar e registrar os fatos, acontecimentos, para assim colaborar com a riqueza cultural, de um modo geral, colocando seus trabalhos literários a serviço do hoje e do futuro da humanidade.
 

Para terminar este trabalho, queira fazer o favor de mandar um pequeno (e original) trabalho seu (em prosa ou em verso)

 

2010

  Índice de autores -                             Anexo