LUCIENE PASSOS PIRES

 

NOME: LUCIENE PASSOS PIRES

- Profissão: ADVOGADA/ESCRITORA

- Quer falar um pouco da terra onde mora?
Resido na cidade de Caruaru, encravada no Agreste do estado de Pernambuco, fundada por José Rodrigues de Jesus em 1857. Ao longo dos anos, o meu rincão cresceu em beleza, em população (314.951 habitantes),  em desenvolvimento industrial, comercial e cultural, sendo destaque no cenário nacional e mundial. Aqui existe o MAIOR CENTRO DE ARTES FIGURATIVAS DAS AMÉRICAS, assim considerada pela UNESCO, onde a arte do barro iniciada pelo MESTRE VITALINO, mostra a face sofrida do nordestino,  sua vida simples e também o seu lado alegre. Aqui existe a FEIRA DE CARUARU, assim cantada através da música que leva esse nome cujo compositor é o caruaruense ONILDO ALMEIDA, divulgada em vários países do mundo. A terra que me serve de berço, é também a terra natal de vários expoentes da Literatura Nacional, como JOSÉ CONDÉ, CLARIBALTE PASSOS, AUSTRAGÉSILO DE ATHAYDE (ABL 1951), ÁLVARO LINS (ABL em 1955), NELSON BARBALHO e AURÉLIO DE LIMEIRA TEJO. O nosso País de Caruaru, como é carinhosamente chamada minha cidade natal, tem vários outros expoentes da Literatura que se destacam no mundo, como é o caso do escritor HUMBERTO FRANÇA, criador e presidente do MOVIMENTO LITERÁRIO FESTLATINO. O teatro também se faz presente na nossa terra, com nomes gravados no cenário nacional como JOEL PONTES DE ALBUQUERQUE FREITAS, VITAL SANTOS (recebedor do prêmio Moliere), ARGEMIRO PASCOAL, ARARY MARROCOS, PRAZERES BARBOSA. Na música, nossa cidade está representada no cenário nacional pelo maestro/compositor CLOVIS PEREIRA, expoente da música erudita brasileira e pelo pianista GIUSEPPE MASTROIANNI.  Em suas tradições folclóricas temos a festa de SÃO JOÃO, tida como o MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO que acontece por todo o mês de Junho atraindo milhares de visitantes de todo o mundo. Meu berço natal é a PRINCESINHA DO AGRESTE, com ares de rainha!

- Quando começou a escrever?
Sempre escrevi com facilidade nos tempos escolares, e posteriormente no período acadêmico quando cursei LETRAS na Faculdade de Ciências e Letras de Caruaru. Muitos trabalhos literários se perderam ao longo do tempo, mas a partir dos anos 80, comecei realmente a me dedicar.

- Teve a influência de alguém para começar a escrever?
A tendência é herança familiar: sou sobrinha do escritor caruaruense CLARIBALTE PASSOS, e prima do escritor  também caruaruense JOSÉ CONDÉ.

- Lembra-se do seu 1º trabalho literário?
Sim. Foi uma análise literária do livro O ADVOGADO DO DIABO (Morris West) que infelizmente foi extraviado, mas teve menção honrosa com nota máxima na cadeira de Literatura do curso de Letras/FAFICA.

- Tem livro (s) impresso (s) (editora e ano)?
Ainda não tenho livro impresso. Participei de Antologias:
-  Antologia “CRONISTAS, CONTISTAS E POETAS CONTEMPORÂNEOS” – Projeto Literário Delicatta V,  editada pela Scortecci Editora, e lançada na Bienal do Livro de São Paulo/2010.
- Antologia “CANTO A LA LIBERTAD” editada e lançada no Primeiro Congresso Universal de      Poesia Hispanoamericana (CULPHI) REALIZADO NA CIDADE DE Tijuana, no México – Editorial Luis Maurício Lazo Hernández - 2010.
- Antologia “MIL POEMAS A PABLO NERUDA” – Chile – 2011 (EM ELABORAÇÃO)
- Antologia UM GRITO PELO CAPIBARIBE, a ser lançada na Bienal do Livro do Recife/PE, em 2011.

- Projectos Literários para 2011 / 2012?
Meus Projetos literários para 2011/2012 estão focados em elaboração e edição do meu primeiro livro, participação em Antologias e Concursos Literários, além de participação na FLIPORTO (Olinda/PE) e no 7º Encuentro Internacional de Poesía en Chile denominado “OCTUBRE 2011: Tras las Huellas del Poeta”.
 
- Tem livro(s) electrónico(s) (e-books) ?
Não tenho e-book, mas participo de um da UNIÃO HISPANOAMERICANA DE ESCRITORES.

- Como vão ser editados?
O meu primeiro livro será editado na editora que oferecer melhor vantagem, em todos os aspectos.

- Fale-nos um pouco de si, como pessoa humana?
Sou uma pessoa simples, obstinada na perseguição dos meus objetivos, alegre (adoro carnaval e participo do BLOCO LÍRICO CONFETE E SERPENTINA, no Recife) e como tal valorizo e participo das tradições folclóricas das regiões. Tenho formação acadêmica nas faculdades de: DIREITO (ASCESS)/1973, e LETRAS na FAFICA/1992. Exerci o magistério,  mas depois ingressei na militância do Direito sendo titular da L. P. PIRES ASSESSORIA JURÍDICA.

- Como Escritor (a)?
No campo da Literatura, sou Cônsul/Caruaru, pela ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL POETAS DEL MUNDO 
Associada da UNIÃO HISPANOAMERICANA DE ESCRITORES
(http://unionhispanoamericana.ning.com/profile/lucienepassospires)
Participante de várias Antologias.
Participante do CONGRESSO UNIVERSAL DE POESIA HISPANOAMERICANA em Tijuana/México (2010).
 
- Tem prémios literários?
Não

- Tem Home Page própria (não são consideradas outras que simplesmente tenham trabalhos seus)?
Não

- Conhece as vantagens que os Autores do CEN têm em ter sua Home Page ou (e)  Livro (s) electrónicos, nos nossos sites?
Sou descendente (pela linha paterna e materna) de portugueses. Sempre tive vontade de conhecer a terra dos meus ancestrais, seus costumes, sua cultura. Para mim, a vantagem de estar no CEN é o elo com Portugal. O Portal CEN oferece a oportunidade de conhecimentos históricos, culturais, além de formar uma grande família que pode expor sua arte literária ao mundo.

- Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ?
Em primeiro lugar, dedicação exclusiva para concretização dos seus projetos. Segundo, muita leitura de autores que se identificam com o seu estilo. Terceiro: estudo da língua em toda a sua extensão pois o que se escreve fica gravado para sempre.

- Para terminar este trabalho, queira fazer o favor de mandar um pequeno (e original) trabalho seu (em prosa ou em verso) ?:



RETALHO DE RENDA

No vácuo do tempo, paro e lembro...
Do antigo casarão amarelo
Recheado de bondade, singelo...
Do sorriso de Iracema, lá dentro!
 
Sinto presente a modista, o passado...
Retalho e dedal, agulha e linha,
Alinhavo e conserto da roupa minha...
Cetim e cambraia, florido rendado.
 
Passou o tempo... partiu Iracema...
No casarão amarelo, o chorinho.
Chorando saudoso, um cavaquinho...
Na roda de samba, o amor como tema.
Finais de tardes, de sol caliente,
Na praça do casarão amarelo...
Cenário bucólico mais que belo!
No choro, na arte, Iracema presente.


 

  Índice de autores