Maria Evan Gomes
Nome: Maria Evan Gomes  
 
Profissão Pedagoga, formada em Letras com Pós-Graduação. (Professora Aposentada) - Escritora.
 
Quer falar um pouco da terra onde mora?
Fortaleza é uma cidade encantadora, localizada no litoral cearense e se destaca pelas belas praias, artesanato e seu povo hospitaleiro. Tem um clima agradável e sol por quase todo o ano. O Ceará tem praticamente duas estações: inverno e verão. O Estado é muito visitado por turistas do Brasil, bem como de todos os locais do Planeta, por sua beleza e outros atrativos. Possuímos sertão, serras e  litoral, com climas variados. Portanto, minha cidade e meu Estado são lugares de gente simples, de contradições, mas, acima de tudo, de um povo bom, trabalhador e de muita fé.
 
Quando começou a escrever? 
Desde os tempos de estudante, mas sempre escondia por ter auto-crítica bem acentuada.
Com a maturidade e aquisição de novos conhecimentos fui me tornando mais segura e flexível. Admitindo o que diz Paulo Freire “somos seres inacabados, finitos”. Portanto, estamos em permanente construção, se fazendo, se renovando, enfim num processo de crescimento. Deixei de ser perfeccionista demais e exigente comigo mesma. A partir daí, me libertei.  Hoje, escrevo poesia, conto, crônica e literatuta infantil sem aquela imensa rigidez de outrora.
 
Teve a influência de alguém para começar a escrever?
Sim. Meu pai, sempre me incentivou.  Também recebi um “empurrãozinho” dos meus professores de Literatura Brasileira e Língua Portuguesa.
 
Lembra-se do seu 1º trabalho literário?
Sim. Uma Redação sobre “Minha Vida”. Foi colocada no Jornal Mural do Colégio e muito elogiada.
 
Foi divulgado (como)?
No jornal da  Escola. Leram na reunião de Pais e Mestres, isso foi há muito tempo.
 
Tem livro (s) impresso (s) (editora e ano)?
SIM. Oito livros publicados nos anos de 2000 a 2007. Os sete primeiros foram utilizados na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, distribuídos nas suas respectivas Bibliotecas. A edição inicial contou com 7000 mil livros publicados (Mil livros de cada Título). Editora Expressão Gráfica. O oitavo lancei pela mesma Editora, através da Academia Feminina de Letras do Ceará. Em 2007, participei de uma coleção de Livros de Literatura Infantil, com a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e Secretaria de Educação Básica do Ceará, através do Projeto:” Baião das Letras” com mais 24 colegas escritores.  Essa coleção foi distribuída para todas as Escolas do Estado do Ceará. Tenho 02 livros infantis para publicar e um de poesia no prelo.
 
Tem livro(s) electrónico(s) (e-books), editora e ano.
Não.
 
Projectos literários para este ano de 2008/09? 
Publicar o Livro de Poesia “A Vida nas Asas do Tempo” e os dois infantis.
 
Como vão ser editados ?
O de Poesia será uma produção independente. Os outros em negociação com as Edições IMEPH (Instituto Meta de Educação), daqui de Fortaleza.
 
F
ale-nos um pouco de si, como pessoa humana?
Sou uma pessoa estudiosa, comprometida com a educação, responsável, flexível, acredito no novo, nas mudanças e no SER HUMANO. Gosto de me relacionar com pessoas interessantes, inteligentes e curiosas. Aprecio a arte de maneira geral: teatro, cinema, literatura, escultura, pintura, dentre outras modalidades e formas artísticas.
 
Como Escritor (a)?
Sou sonhadora e, ao mesmo tempo, tenho os pés no chão. Gosto de escrever para crianças, entrar no mundo delas, me encantar com as coisas simples e construir histórias legais. Meu outro lado, leva-me a introspecção, a reflexão e a análise de fatos da realidade com os quais escrevo meus poemas, crônicas e contos, sem perder a beleza e a estética na minha escritura.
 
Para se inspirar literariamente, precisa de algum ambiente especial ? 
Prefiro locais tranqüilos, reservados, com uma música lenta e bem baixinho para ouvir, e poder ter idéias interessantes. Às vezes, no meio da agitação sou capaz de elaborar algo, mas tenho que colocar no papel , antes que a idéia fuja.
 
Tem prémios literários?:
Sim. Fui premiada em  2º. Lugar no III Concurso Literário Professora Edith Braga – Promovido pela Associação das Escritoras e Jornalistas do Brasil - AJEB
 
Tem Home Page própria (não são consideradas outras que simplesmente tenham trabalhos seus)?
Não
 
Conhece as vantagens que os Autores do CEN têm em ter sua Home Page ou (e)  Livro (s) electrónicos, nos nossos sites?
Sim.
 
Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ?
Gostar de escrever, ler muito não só Literatura, mas outras áreas do conhecimento.
 
Para terminar este trabalho, queira fazer o favor de mandar um pequeno (e original) trabalho seu (em prosa ou em verso).
 

O Fantasma da Estrada
Evan Bessa

 
A tarde estava quente. Debaixo de um sol causticante, ela se preparava para no para chegar à casa dele. Até lá devia percorrer uns 130 quilômetros numa pista esburacada e com péssima sinalização. Na tentativa de aliviar o desconforto ligou o rádio e, para sua surpresa tocava uma música antiga. Procurou mudar de estação em busca de um som “mais maneiro” como dizem os jovens. Realmente, chegava agora aos seus ouvidos uma balada que lhe trazia inúmeras recordações. Conseguiu imprimir uma velocidade mais alta embalada pela melodia que falava de um amor perdido no tempo. Sua cabeça parecia mais leve, o ar-condicionado do carro atingia uma temperatura agradável, e a viagem passava a ter sentido mais nítido. O raciocínio, agora claro, ajudava a formatar os pensamentos que afloravam em sua mente.
 De repente, uma aragem cobre todo o carro e à sua frente surge um vulto de uma mulher desconhecida. Tivera que brecar o automóvel para não acontecer o pior. Já escurecia. A imagem da mulher se aproximava cada vez mais da condução. Uma sensação de calor volta a incomodar.   Pára, abre a porta para saber a razão de tamanha sandice. Ao se aproximar, percebe que ali estava uma ave de plumas de grande porte e bico saliente. Os olhos do animal encaravam-na com fúria. e terror. Nesse momento, um calafrio tomou conta do seu corpo e com um grito ensurdecedor fez a ave desaparecer de sua frente. O que significa isso? Com as pernas bambas, o vento em assobio e a pista com pouca luz, porque os faróis do carro estavam acesos, procura abrigo. Tateando, retorna ao veículo, quase desfalecida, tenta pôr em movimento, colocar a chave na ignição. Não consegue realizar o intento. Começa a se apavorar. O medo a domina completamente...
A essa altura já não consegue pensar em nada. Sente-se bloqueada, sem atitude, perdida...
O vento forte provoca um enorme barulho. A estrada está vazia, escura. Nenhum sinal de carro se aproximando. Confusa, cansada, resolve aguardar socorro. Alguém teria que atravessar aquela estrada, pensa. O tempo vai passando, a espera a faz adormecer profundamente.
Depois de algumas horas um caminhão de carga surge na estrada. O motorista, ao perceber que existe algo no meio da pista, desce para ver de perto aquilo tudo.
Todos estavam horrorizados com o estado do carro e da mulher no seu interior. O veículo atravessado no asfalto, manchas de sangue desenhadas com figuras irreconhecíveis na lataria e uma mulher desfalecida no banco traseiro. Com o barulho de falas, ao seu redor, acorda meio apavorada. Tenta, por alguns instantes se recompor e, com muito esforço, relata o que tinha acontecido naquela noite.
Rondava por ali um mistério! Quem poderia explicar?
O reboque demorou a chegar, para levar o carro. A mulher foi colocada no caminhão e encaminhada ao hospital. O motorista se encarregou de ir à polícia providenciar o boletim de ocorrência.
Ele, do outro lado da cidade, esperou por toda à noite, com o coração apertado e em sobressaltos. Desenganado, tinha certeza de que havia perdido o seu grande amor.
E o mistério da noite fica para ser desvendado...

 Índice de autores