Mônica Serra Silveira

 
Nome: Mônica Serra silveira

Profissão:
Jornalista

Quer falar um pouco da terra onde mora?
Minha terra é apaixonante. Tem uma orla linda, com verdes mares enfeitada de coqueiros e agora também de prédios imensos. O clima é ótimo. O céu é muito azul. As pessoas são hospitaleiras, mas estão ficando um pouco mais estressadas com o "progresso". O cearense é criativo e bem humorado. Mas ainda enfrentamos o grave problema da desigualdade social.

Quando começou a escrever?
No colégio fazia redações e gostava muito. Mas foi na PUC/RJ, onde fiz Comunicação Social, que tomei gosto pela escrita. Já gostava antes de ler, desde criança. Mas escrever foi na faculdade. Comecei fazendo contos.

Teve a influência de alguém para começar a escrever?
Profissionalmente tive o apoio do poeta Antônio Girão Barroso e outros amigos.

Lembra-se do seu 1º trabalho literário?
Fiz uma novelinha na Faculdade sobre um bebê que falava, era a linguagem dos bebês é claro, mas fazia várias observações. Algum tempo depois surgiu aquele filme com o John Travolta do bebê que falava. A primeira poesia que fiz foi após a morte do meu irmão de 21 anos, Paulo Jr. O nome era  "A Dor da Saudade".

Tem livro (s) impresso (s) (editora e ano)?
Sim. Publiquei agora o meu 10º livro. Tenho dois romances ( "Rainha da Ambição" e "Sombra do Passado"); três livros de poesias ("Janela", "Quatro Estações" e  "Versos de Amor"); 3 livros de contos ("Eu Conto", "Eu Conto -2" e "O Prêmio") e Dois livros infantis ( "O Menino do Coração de Pedra" e "As Aventuras de Tacim e do Rei Jeremias").

Tem livro(s) electrónico(s) (e-books) ?
Ainda não.

Como vão ser editados?:
Estou com um livro de contos para editar. Ainda não sei como. O último livro que publiquei "As Aventuras de tacim e do Rei Jeremias" ficou muito pobrezinho. Dei um exemplar a Rosa Alice Branco, quando fiz entrevista com ela na Bienal, mas ela falou que o importante é o conteúdo.

Fale-nos um pouco de si, como pessoa humana?
É tão difícil. A cada dia me sinto de um jeito. As vezes estou muito feliz, outras muito triste. Sou tímida, mas me relaciono muito bem com as pessoas. Tenho muitos amigos. Enfrento bem desafios. Não tenho muito talento para ganhar dinheiro. Mas em compensação sou bem criativa.

Projectos literários para o ano 2009 ?
Publicar "Párem as Máquinas", meu novo livro de contos e prosseguir com o Programa Papo Literário, que estou fazendo na TVC juntamente com outros colegas.

Como Escritor (a)?

Continuar escrevendo e buscando novos desafios.

Tem prémios literários?

Tenho dois prêmio de Menção Honrosa. Um deles num concurso de poesia em Brasília. O outro num concurso de literatura infantil da a Academia Cearense de Letras.

Tem Home Page própria (não são consideradas outras que simplesmente tenham trabalhos seus)?
Não. Sou péssima com computador.

Conhece as vantagens que os Autores do CEN têm em ter sua Home Page ou (e)  Livro (s) electrónicos, nos nossos sites?
Sei que é muito importante e pode dar muita divulgação. Vou tentar fazer uma.

Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ?
É aquele mesmo, ler muito. Ousar. Escrever com sentimento, sem se preocupar se está agradando ao público, porque se escrever realmente com sentimento, vai agradar ao público.

Para terminar este trabalho, queira fazer o favor de mandar um pequeno (e original) trabalho seu (em prosa ou em verso) ?: -
 


ABRAÇO
Abraço é mais que beijo
É corpo a corpo
Calor a calor
Cheiro a cheiro
Aperto a aperto
Desejo a desejo
Não quero largar
Nem ser largada
Quero parar o mundo
Num abraço eterno

2009

 

 Índice de autores