Maria Beatriz Silva (Flor de Esperança)

 

FOI UM SUCESSO EXTRAORDINÁRIO O

CIRCUITO CULTURAL ARTE ENTRE POVOS

 

Um grande passo foi dado para o desenvolvimento da cultura em Laje do Muriaé. O Circuito Cultural Arte Entre Povos, um evento inédito para o município aconteceu na Casa da Cultura envolvendo o Jardim de Infância Virgílio Pereira de Freitas, o Colégio Estadual Ary Parreiras e a Escola Municipal Maria Petronilha Borges de Freitas, com a participação de oficinas de artes plásticas, de canto e de dança, além de palestras.


Seguem abaixo detalhes do primeiro e grande evento realizado nos dias 04,05, e 06 de setembro de 2012, do qual participaram os trovadores argentinos Pablo Fernandes, Gabo Sequeira, o trovador Chileno Felipe Aranda, a cantora cubana Ilén de la Cruz, os artistas plásticos cubanos Adela Figueroa e Francisco Rivero e o professor e historiador gaúcho Bolívar Almeida.

 

DIA 04 DE SETEMBRO DE 2012

O Circuito Cultural Arte Entre Povos, pela primeira vez, chega a Laje do Muriaé, causando grande entusiasmo e curiosidade à população. Os integrantes do Circuito Cultural foram recebidos com grande contentamento na manhã do dia 04 na Casa da Cultura onde passaram o dia organizando as exposições e recebendo o público. Houve, às 16h30min, uma mesa-redonda no Colégio Estadual Ary Parreiras, com a participação de professores, alunos e ilustres convidados da comunidade, que ensejou importante troca de conhecimento a respeito do Brasil, da Argentina, do Chile e de Cuba. Foi um encontro magnífico! Todos tiveram participação ativa.


O professor e historiador Bolívar Almeida iniciou a palestra abordando conhecimentos sobre a América Latina na atualidade, e acrescentando apontamentos históricos, juntamente com os artistas plásticos Adela e Rivero e a cantora Ilén de la Cruz e os Trovadores Gabo Segueira, Pablo Fernadez e Felipe Aranda. Abrindo espaço para as perguntas dos participantes, as respostas pelos representantes dos países mencionados emocionou a todos, especialmente pelo entusiasmo e amor que a artista plástica cubana Adela falou sobre sua terra.

A abertura do evento na Casa da Cultura ocorreu por volta das 20h com um público de aproximadamente 300 pessoas prestigiando as atividades culturais realizadas na entidade recentemente inaugurada. Maria Beatriz convidou o professor Bolívar para fazer o discurso inicial, fazendo-o de modo magnífico. Ao após, ocorreram apresentações de teatro com a atriz lajense Lara Leal e a Cia Teatral Ludô de Itaperuna (RJ).

 

Em seguida, ocorreu uma bela coreografia com as artistas venancense Lara, Sara e Companhia, além de shows com o músico lajense Reomar Show e Companhia, terminando com a apresentação do trovador argentino Gabo Sequeira. A exposição internacional de obras de arte contou com trabalhos dos artistas lajenses Gislaine Freitas e Gilson Alberoni, da artista venancense Patrícia Machado, dos artistas cubanos Adela Figueroa e Francisco Rivero.

 

A feira de livros, por sua vez, foi organizada pelo professor e historiador Bolívar Almeida. Foi um verdadeiro intercâmbio entre os artistas locais e integrantes do Circuito Cultural. Os trovadores passaram boa parte do seu tempo em contato com jovens e crianças na Casa da Cultura, trocando conhecimentos e dando autógrafos. Estiveram presentes, no evento, ilustres convidados de Itaperuna (RJ), Miracema (RJ), Natividade (RJ), Santo Antonio de Pádua (RJ) e Patrocínio do Muriaé (MG).

 

DIA 05 DE SETEMBRO DE 2012.

O segundo dia do Circuito Cultural teve início às 9h, no Colégio Estadual Ary Pareiras, com a oficina sobre paisagem rural ministrada por Adela Figueroa. Através dessa oficina, os alunos desenvolveram trabalhos relacionados à história do município e elaboram belíssimos trabalhos retratando a nossa história, emocionando a todos. A palestra proferida pelo professor Bolívar encantou os alunos pela grandeza de conhecimento acrescentado.

 

Na escola Municipal Maria Petronilha Borges de Freitas, a oficina foi comandada pelo artista plástico Francisco Rivero, que elaborou preciosos trabalhos com proveitosa participação dos alunos. No Jardim de Infância Virgilio Pereira de Freitas, uma grande surpresa e deslumbramento com a cantora Ilén de la Cruz, que realizou oficina de dança com os pequeninos na faixa etária de 3 a 5 anos. “Nunca tinha elaborado uma oficina tão brilhante”, declarou a cantora cubana.

 

No período da tarde, todas as oficinas tiveram prosseguimento no Colégio Estadual Ary Parreiras. Após o término de cada oficina, recebemos na Casa da Cultura alguns dos participantes das citadas oficinas, cheios de entusiasmos e orgulhosos por essa integração, agradecidos e com muitos elogios aos oficineiros e com grande interesse em desenvolver vários trabalhos relacionados ao conhecimento adquirido. Felipe Aranda ofereceu para o CEAP uma oficina de violão, que despertou grande interesse dos participantes e depois de concluída, encontramos um grupo de alunos no pátio do colégio, com seus violões, colocando em prática o que absorveram dessa oficina.

 

À noite, tivemos apresentações artísticas na Casa da Cultura com a Cia de Teatro América Latina de Guaçuí (ES) e show com o trovador argentino Pablo Fernandez, com o trovador chileno Felipe Aranda e com o cantor Lucas do Nascimento, de Patrocínio do Muriaé (MG).
Estiveram presentes, na oportunidade, ilustres convidados de Itaperuna, Miracema, Santo Antonio de Pádua, Guaçuí, Porciúncula e Patrocínio do Muriaé.

 

O terceiro dia do Circuito Cultural Arte Entre Povos teve início no período da manhã com oficinas ministradas pelos artistas plásticos cubanos Adela Figueroa e Francisco Rivero, seguidas de palestra com o professor Bolívar Almeida, no Colégio Estadual Ary Parreiras.

 

À tarde, reunimos na Casa da Cultura, visitantes locais, de Itaperuna (RJ), Miracema (RJ), Santo Antonio de Pádua (RJ) e Patrocínio do Muriaé (MG). Crianças, jovens e adultos curiosos, cheios de expectativas, descobrindo o novo. Durante todo o período da tarde e da noite, o professor e historiador gaúcho Bolívar recebeu jovens e adultos que manifestavam grande interesse na leitura. O professor Bolívar não mediu esforços para ouvir e orientar sobre cada obra citada. Todos ficaram radiantes com essa interação de conhecimento. “Vocês têm a matéria prima! Estou maravilhado com a riqueza cultural deste município. Reguem o que semeamos e os frutos virão fortes”, salientou o professor gaúcho.

 

A artista plástica cubana Adela Figueroa encantou a todos confeccionando a tão famosa pulseira de couro com nomes gravados. Lembrei-me das festas de setembro em Laje do Muriaé, quando os artesões traziam essas pulseiras e a maioria das pessoas adquiriam. Há muito tempo que não via esse tipo de artesanato artístico. Muito me emocionou as palavras de Adela e os elogios que fez à Casa da Cultura e ao nosso povo. Disse ela:“se algum dia eu tivesse de escolher um lugar para morar, esse lugar seria Laje do Muriaé.”

 

À noite, tivemos apresentações artísticas na Casa da Cultura com a peça teatral encenada pela criança-artista lajense que personifica o Palhaço Pimentinha. Ele fez uma bela homenagem aos 50 anos de emancipação político-administrativa de Laje do Muriaé, emocionando o público. Seguiram-se shows com o músico lajense Valmir e alunos do PETTI e com a cantora cubana Ilén de la Cruz. Deve-se registrar aqui a apresentação do Coral Vozes e Cordas do Colégio Estadual Ary Parreias, que contou com a participação especial da cantora cubana. Ilén surpreendeu o público com o magnífico trabalho feito com o Coral nas oficinas de dança e de canto. Foi lindo, muito emocionou a todos nós.

 

O artista plástico cubano Francisco Rivero passou a tarde pintando um painel no pátio do Colégio Ary Parreiras. À noite, enquanto estava sendo apresentado o show musical na Casa da Cultura, o artista plástico Francisco Rivero terminava de pintar um painel na parte alta no exterior da Casa da Cultura,a Escola Municipal Maria Petronilha também foi agraciada com um lindo painel pintado pelo artista cubano, deixando um grande marco da passagem desses grandes artistas em Laje do Muriaé.

Estiveram presentes ilustres convidados de Itaperuna, Miracema, Santo Antonio de Pádua, Porciúncula, Natividade e Patrocínio do Muriaé.
Ainda sinto-me emocionada e deslumbrada, muito tenho a relatar, mas, por vezes, faltam palavras para expressar tamanha felicidade em ter a presença desses grandes e verdadeiros representes da arte da cultura da integração de povos em minha cidade. Foi um grande presente para todos nós pelos 50 anos de emancipação político – administrativa de uma cidade em um cantinho do Brasil tão pouco conhecida: Laje do Muriaé (RJ)
Meu eterno agradecimento a todos que direta ou indiretamente colaboraram para esse acontecimento. Aos integrantes do Circuito, minha eterna gratidão por nos ter proporcionado momentos únicos de grande valor histórico para o nosso município.
Agradeço em especial à amiga Maria Lúcia que acreditou, confiou e juntos trabalhamos desde o início na organização desse grandioso evento. Agradeço às escolas por terem cedido o espaço para as oficinas e pela grandiosa recepção aos integrantes do Circuito Cultural Arte Entre Povos.

A todos o meu muito obrigada!

Por Maria Beatriz silva
Mat. 1082 - Municipal
Categoria: Cultura
Mat. 107 - Ass. Internacional de Escritores - LITERARTE
Categoria: Literata

Apoio divulgação: Rádio Circuito Cultural
http://radiocircuitocultural.com/

Laje do Muriaé (RJ) setembro de 2012

 

3º Circuito Cultural Arte Entre Povos, em Laje do Muriaé (RJ)


Origem do Circuito: “Nasceu da tradição na recepção de artistas estrangeiros em Bom Jesus do Itabapoana/RJ, o que fez com que o município fluminense se tornasse referência regional na integração com outras culturas latino-americanas.”Em sua terceira edição, O Circuito Cultural Arte Entre Povos contou com a presença de artistas e pensadores do Brasil, Argentina, Chile e Cuba, abrangendo 13 municípios dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Organizador local: Maria Beatriz e Maria Lúcia
Colaboradores: Daniele, Ivane e Andréia
Parceiros: Colégio Estadual Ary Parreiras, Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Cultura, Água Mineral Raposo e Toke Sports.
Fotos:Edson Foto, Marco Antônio Resende e Amigos da Cultura

 

RELATÓRIOS DAS OFICINAS EM LAJE DO MURIAÉ(RJ)‏ - CIRCUITO CULTURAL ARTE ENTRE POVOS‏
ENVIADOS PELAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES:

JARDIM DE INFÂNCIA MUNICIPAL VIRGÍLIO PEREIRA DE FREITAS - OFICINA COM ILÉN DE LA CRUZ

 

 

ESCOLA MARIA PETRONILHA BORGES DE FREITAS - OFICINA COM FRANCISCO RIVIERO


Tivemos o prazer de receber em nossa escola o artista plástico Francisco Riviero no dia 05/09/2012. Pessoa de grande simpatia e muito interessada em contribuir com a nossa educação.
No primeiro momento o artista explicou como nasceu o projeto e a importância do mesmo para a educação.
Em seguida visitamos as salas de aula, onde o Francisco se apresentou; e logo as crianças se mostraram curiosas, pois perceberam que ele falava outra língua.
Imediatamente as dúvidas foram sanadas por ele. Falou de sua nacionalidade, qual era a língua por ele falada, o objetivo da sua vinda e respondeu algumas perguntas feitas pelos alunos.
Foi um momento muito rico, pois eles tiveram contato direto com uma pessoa de outra nacionalidade de costumes diferentes.
Depois desse momento nos dirigimos com os alunos para o local onde seria realizada a oficina.
Todos ficaram atentos às orientações dadas por Francisco e começaram a desenvolver seus trabalhos com muita alegria e entusiasmo.
Foram produções incríveis com muita criatividade e muitas cores.Belíssima recordação de um mural na parede interna da Escola deixou Francisco Rivero.
Essa visita além de conhecimento nos proporcionou momento de muita afetividade e alegria.
Acreditamos na humanização da educação e esse projeto vem mostrar que as diferenças servem para somar e enriquecer o universo educacional.

Por Ana Cláudia de Paula Alvim e Leila Maria Andrade.
Laje do Muriaé, 24 de setembro de 2012

 

CIEP 343 - PROFESSORA EMÍLIA DINIZ LIGIÉRO - PALESTRA "A ARTE DE LER" COM BOLÍVAR ALMEIDA

Palestra “A ARTE DE LER” - Circuito Cultural Arte Entre Povos


Os alunos do CIEP 343 participaram da palestra “A Arte de Ler” no Colégio Estadual Ary Parreiras.
Iniciou-se com a apresentação do palestrante, Bolívar, que comentou sobre a boa iniciativa do movimento cultural.
Os ouvintes acreditavam que iriam saber um pouco mais sobre leitura de livros e poesias, mas a proposta do palestrante foi uma leitura de símbolos e situações, ou seja, uma leitura de vida e das intenções que se escondem nas situações do dia-a-dia.
O discurso buscava uma posição mais crítica dos ouvintes em relação à valorização de outras culturas em detrimento da nossa. Comentou sobre o excessivo valor que damos a palavras em inglês, como se estas fossem mais expressivas que o nosso português.
Desde o início da palestra fomos levados a perceber que: nem tudo que parece é. Pensamos que a palestra era sobre leituras de livros e poesia e não era, encontramos camisas de times depositadas na mesa, que pareciam ser do grêmio e do internacional e não eram... As falas procuravam conscientizar os ouvintes sobre intenções que sustentam a mídia televisiva, os jornais, a propaganda comercial e até o mapa mundi que o palestrante disse não conferir com a realidade nos dando uma percepção que o hemisfério norte é maior que realmente é.
Enfim, o Sr. Bolívar palestrou com firme intenção de mobilizar ouvintes para terem um olhar crítico e reflexivo sobre tentativas de desculturação e dominação econômica de povos pelos países de cultura dita hegemônica.

Por Mary Borges
Laje do Muriaé, 27 de setembro de 2012

CEAP- COLÉGIO ESTADUAL ARY PARREIRAS - LAJE DO MURIAÉ (RJ)
ACOLHE OFINAS DO 3º CIRCUITO CULTURAL ARTE ENTRE POVOS
(Oficineiros: Adela, Ilén de la Cruz, Bolívar, Rivero, Felipe)


Nos dias 04, 05 e 06 de setembro, o CEAP- Colégio Estadual Ary Parreiras acolheu com o coração cheio de alegria as oficinas do 3º Circuito Cultural Arte entre Povos.
Diretores, Professores, alunos e funcionários se uniram para melhor desempenho das oficinas que foi um sucesso jamais visto em Laje do Muriaé.
Todos de forma atenciosa e com uma sensacional recepção abraçaram este Projeto que foi de grande importância para nossa escola. As oficinas foram extraordinárias.
A participação da Comunidade Escolar foi fundamental para a integração entre os artistas, Professores, alunos, pais e funcionários.
O Historiador e Professor Bolívar de Almeida ministrou uma Palestra em uma Mesa Redonda, sobre “A História e a atual conjuntura Política Econômica da América Latina”, organizada pelo Professor Marquinho Freitas, na Biblioteca do CEAP, que contou ainda com a participação de Professores, alunos do Ensino Médio e convidados ilustres de Laje do Muriaé.
As oficinas ministradas pelos Artistas Plásticos Adela Figueroa, Francisco Rivero, a Cantora Ilén de la Cruz foram sucesso na escola.
Vale registrar que o Artista Francisco Rivero deixou um belo trabalho de pintura na escola.
As refeições dos artistas foram feitas no CEAP e com muita animação, os Trovadores argentinos Gabo Sequeira, Pablo Fernandes e o trovador Chileno Felipe Aranda, tocaram, cantaram e encantaram o nosso alunado, professores e funcionários. Todos juntos em uma linda e agradável confraternização.
A Cantora Ilén de la Cruz, montou um lindo Coral com os nossos alunos e juntos fizeram uma bela apresentação na Casa da Cultura.
O Trovador Chileno Felipe Arande, realizou uma Oficina de Violão com os nossos alunos, que foi sucesso em toda a escola.
A participação dos alunos, professores e funcionários e da comunidade escolar, foi fundamental para a realização das oficinas.
Na Casa da Cultura nossos alunos tiveram a oportunidade de expor os trabalhos realizados durante as Oficinas.
A direção da escola agradece aos Artistas Cubanos, Argentinos e Chileno, bem como ao Professor e Historiador gaúcho Bolívar Almeida, por nos ter oferecido este encontro cultural de grande valor histórico para a nossa escola e município e deixa aberta a porta de nossa escola para um próximo encontro.

Por Marquinho Freitas.
Organizadores das oficinas no CEAP: Marquinho, Silvana, Marialva e Kely
Colaboradores: Diretores, professores, alunos e funcionários.
Laje do Muriaé, 11 de setembro de 2012.

 

Realização:

Assessora de Intercâmbio Cultural do Portal CEN - Cá Estamos Nós
http://www.caestamosnos.org
Flor de Esperança (Maria Beatriz)

 

Registre sua opinião no

Livro de Visitas: