Rozelene Furtado de Lima

 


- Profissão:Professora, Bibliotecaria, escritora e poeta

- Quer falar um pouco da terra onde mora?
Teresópolis-Rio de Janeiro - uma linda cidade serrana, muito procurada por turistas, fica a uma e meia da cidade do Rio de Janeiro. Tranquilidade de cidade de interior, clima bastante ameno e muito frio no inverno. A natureza é sua principal característica a variedade da fauna e flora típica da encosta atlântica brasileira. Montanhas que são verdadeiros cartões postais, conhecida como a cidade do “Dedo de Deus” que é uma das principais montanhas da Cordilheira da Serra dos Órgãos. Sedia a CBF - Confederação Brasileira de Futebol. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, situado à entrada de cidade, opções de pousadas, cachoeiras, trilhas e piscinas naturais. Ostenta o título de “capital brasileira do montanhismo”, e a prática do alpinismo e caminhadas ecológicas. Dispõe de grande variedade de rede hoteleira e gastronômica, além de se destacar em atividades como cultura de hortaliças, preparação caseira de conservas, doces e alimentos finos, artesanato regional, criação de trutas e de cavalos de raça. Tem muitas fontes de água natural. Subir a serra em noite lua cheia é tudo que um poeta precisa para inspirar-se. Orquidário Aranda - é considerado o maior orquidário comercial do País. O nome Teresópolis é uma homenagem à Imperatriz Teresa Cristina.

- Quando começou a escrever?
Na infância já escrevi meus textos em redações e pequenos poemas.

- Teve a influência de alguém para começar a escrever?
No livro escolar tinha um poema de Casemiro de Abreu “Meus Oito Anos”, decorei o poema e a partir dali procurava em livros pequenos poemas. E passei a escrever nessa época. Cadernos, diários, que foram se perdendo com o tempo.

- Lembra-se do seu 1º trabalho literário?
Um poema publicado no Jornal da cidade, depois de participar de um Festival de Poesias.

- Projectos Literários para 2012 / 2013?
Editar um livro de contos e um de poemas.

- Tem livro(s) impressos editados ou por editar e que não estão em e.book?
Tenho dois livros editados: - Banquete de Ideias que fala de memórias de família - 2 - “No Limiar Sex” – de poemas – impresso e em e-book - Um livro de contos que está pronto aguardando a possibilidade para ser editado.

- Conhece o novo projeto do Portal CEN, "SEBO LITERÁRIO"
http://www.caestamosnos.org/sebo/sebo_autores.htm
com divulgação direta Internacional, sem paralelo na Língua Portuguesa? E totalmente gratuito?
Conheci a pouco tempo e quero participar do projeto.

Se está interessado (a) neste projeto contate Carmo Vasconcelos pelo e.mail ninita.casa@netcabo.pt


Ou indique-nos a alguém (escritor (a) que, manifestamente, não tem possibilidades de mandar fazer um livro impresso ou mesmo e.book.

- Fale-nos um pouco de si, como pessoa humana?
Amo a vida, amo a natureza, defendo a liberdade dos pássaros, gosto muito de ler e a escrita para mim é um prazer que venho procurando melhorar a cada dia. Tenho fé em Deus e um respeito enorme pela família.

- Como Escritor (a)?
Rozelene Furtado de Lima -31/05/1947–Teresópolis/R.J.Brasil. Bibliotecária, Professora, Escritora, contista e poeta. Participa de mais de cem Antologias nacionais e internacionais com textos publicados em Portugal, França, Itália, Espanha, EUA,Suiça, Uruguai, Chile e Argentina. Livros: “Banquete de Idéias” de memórias; “No Limiar Sex” - de poemas. Coautora: Nous Les Femmes Du Brésil-Paris; We, Womem of 21th Century-NY; Le Grand Show des Ecrivaines Brésiliennes-Paris; Quando I Popoli S’incontrano- UCAI-Roma; Mil Poemas a Pablo Neruda/Chile; III e IV Antologia de Poetas Lusófonos–Leiria-PT; Textos na revista VARAL DO BRASIL-Brasil/Genebra; Verbete no Dicionário de Mulheres Escritoras-Hilda Flores. Mencionada no XXV e XXVII Prêmio Internazionale Di Poesia Nósside/Itália; Faz parte dos 50 poetas internacionais que integram a IV Antologia Letras de Babel-aBrace; Membro da Associação Internacional de Escritores e Acadêmicos LITERARTE; AVBL- Academia Virtual Brasileira de Letras; REBRA- Rede de Escritoras Brasileiras; Integrante de Poetas Del Mundo; Membro Correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni- ALTO-MG e do Grupo AGUIA - Amigos Unidos Incentivando as Artes. ; Artista Plástica-obras feitas com flores e folhas desidratadas e esculturas com raízes. Com obras premiadas em Salões de Arte.

- Tem prémios literários?
Selecionada em vários concursos de poesias e contos; Troféu Euro-American Women Writers INC–Recognizes The Distinguished Literary work -NY

- Tem Home Page própria (não são consideradas outras que simplesmente tenham trabalhos seus)?
Não. Está em construção.

- Conhece bem o conteúdo (enorme) do Portal CEN - "Cá Estamos Nós"?
Sim, quase todo. Estou lendo devagar para apreciar melhor

- Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ?
Que anotasse diariamente: - sentimentos, emoções e inspiração. Estudar sempre. Ler muito. Participar de grupos literários.

- Para terminar este trabalho, queira fazer o favor de mandar um pequeno trabalho seu (em prosa ou em verso)

 


No Ritmo do Passacale

Sou natureza
Tua presa
Com planícies e montanhas,
Cerrados, ilhas e lagoas.
Na sedução tu não me ganhas
Eu oferto e tu me doas
Escalas os picos, passeias no vale,
Mapeias no ritmo do passacale.
Descortinas o véu
Exibo meu céu
Nadas em mim
Exalo jasmim
Deitas nas pedras
A seiva medra
Sorves nas fontes
Gritas nos montes
Ecoa num rio de paz
Cavaleiro audaz
És minha presa
Sou tua natureza

Rozelene Furtado de Lima

2012

Índice de autores