TÂNIA REGINA DA SILVA GUIMARÃES

 

NOME: TÂNIA REGINA DA SILVA GUIMARÃES

Profissão:
Professora, Graduada em Física, Licenciatura Plena, e Pós-Graduada em Metodologia do Ensino Superior, pela PUC-RS.
 
Quer falar um pouco da terra onde mora?
Porto Alegre, soma energias, destaca-se entre colinas e planícies, à beira do Guaíba, para onde correm quatro grandes rios que depois vão formar a Lagoa dos Patos, a maior do Brasil. É acolhedora e nos oferece inúmeras opções de lazer e cultura.

Quando começou a escrever?
Até chegar a poesia, percorri um longo caminho pela pintura, o qual iniciei, em 2000, no Atelier Livre do Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre/RS, nas oficinas regulares que são oferecidas no início de cada semestre. À medida que o trabalho com a pintura foi sendo desenvolvido, senti a necessidade de acrescentar palavras, mais tarde frases. Somente no ano de 2003, no curso de verão oferecido, também no Atelier Livre, quando foi proposto para que cada um dos participantes do curso escrevesse sobre o trabalho que estava realizando naquele momento, que fiz a minha primeira poesia. De lá para cá, não parei.
 
Teve a influência de alguém para começar a escrever?
Não. Surgiu de forma natural e espontânea.
 
Lembra-se do seu 1º trabalho literário?
Sim, o Poema "Mãos". Nele, usei como arte literária vivências, lembranças, emoções e sentimentos que me revelaram um ser amante das palavras e o mundo.
 
Tem livro (s) impresso (s) (editora e ano)?
Individual, não. Tenho participado de Antologias e Coletâneas Cooperativadas Nacionais e Internacionais, assim como de E-books e Elos com Amigos.
 
Projectos Literários para 2010 / 2011?
Sim. Publicação do meu livro solo e do Projeto "Interferências Poéticas".
 
Como vão ser editados?
Impressos.
 
Tem livro(s) electrónico(s) (e-books) ?
Não.
 
Fale-nos um pouco de si, como pessoa humana?
Nasci em 19 de dezembro de 1963, em Porto Alegre/RS. Atualmente, trabalho como professora de Física no Ensino Médio na Rede Pública no Município de Gravataí e, no Estado, em Porto Alegre/RS. Gosto de apreciar as belezas naturais que a cidade oferece; autênticos cartões postais que nos transpassam muitas luzes e intensa subjetividade.

Como Escritor(a)?
Membro Efetivo da AVSPE - "Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores", fundada por Efigênia Coutinho, Balneário de Camboriú/SC; Acadêmica Efetiva e Membro do Conselho Fiscal da Academia de Artes, Ciências e Artes Castro Alves, de Porto Alegre/RS, Cadeira 25, Patrono: Heitor Villa-Lobos; Casa do Poeta Rio-Grandense – CAPORI; e Associação Gaúcha dos Escritores Independentes, de Porto Alegre/RS. No ano de 2008, participei da "Oficina de poesia vamos escrever as nossas Histórias de Trabalho?", oferecida pela Secretaria Municipal de Porto Alegre/RS, que teve como culminância, no seu término, a produção do livro "Poesia Dá Trabalho" - participação do grupo. O lançamento ocorreu na Biblioteca Josué Guimarães, Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre/RS, e, em 2010, participação especial no livro "Poesia, Uma Força Singular!", de Ilda Maria Costa Brasil, com o Poema "No Domingo...".
 
Tem prémios literários?
2º Lugar no XX Concurso Chadayl de Cuento corto y Poesía 2009 "Antonio Apa Lucas" (Categoria Adultos – Poesia), em Montevideo/Uruguay e Destaque Literário no XIV Concurso de Crônicas, Contos e Poesias, promovido pela ALPAS XXI - Associação Artística, Literária, Científica e Tecnológica "A Palavra do Século XXI", de Cruz Alta/RS
 
Tem Home Page própria (não são consideradas outras que simplesmente tenham trabalhos seus)?
Não
 
Conhece as vantagens que os Autores do CEN têm em ter seus textos publicados e Livro (s) electrónicos, nos nossos sites?
Sim. Participei da Revista "A Gruta da Poesia" - Outubro/2009.
 
Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever?
Não desanime frente a críticas. A cada produção, a descoberta e, consequentemente, conhecimento e sonho alcançados; um andar novo, repleto de mistérios e de surpresas, necessário para viver e encontrar ecos para novas aspirações.
 
Para terminar este trabalho, queira fazer o favor de mandar um pequeno (e original) trabalho seu (em prosa ou em verso) ?
 


O VENTO!

Tânia Regina da Silva Guimarães
 

Vento que sopra e que traz.
Vento que não sopra aqui; no entanto, sopra lá.
Vento que renova o frio do outono.
Vento quente do deserto da imensidão.
Vento que não para quieto,
inquieto,
arrebatador.
vento que sopra a folha,
o cabelo,
a lágrima,
a mágoa.
Vento que trás a semente,
a esperança,
a vida.
Vento que anda para todos os lados.
Vento democrático.
Vento com identidade.
Vento abstrato,
vento sem imagem,
vento sem idade.
Vento da eternidade!

***
 
MEU CANTO

Tânia Regina da Silva Guimarães

No meu canto, eu me encontro no passado;
no silêncio;
na dor;
na saudade;
no querer...
No meu canto, eu encontro o encanto no canto;
na cor;
na flor.
No meu canto, eu me encanto com o meu encontro!

2010

 Índice de autores