TITO OLÍVIO HENRIQUES

 

TITO OLÍVIO Henriques nasceu no distrito de Viseu e viveu em Lisboa desde criança.

Licenciou-se em engenharia civil, em 1958 e está reformado da Função Pública.

Foi Professor do ensino técnico nas Escolas de Silves e de Faro, do ensino liceal no Liceu de Faro e no Núcleo da UATI de Olhão. Licenciou-se em Sociologia, no Instituto Superior de Ciências de Trabalho e da Empresa, em 1981, tendo vários trabalhos publicados de sociologia da educação e de sociologia política. É membro da Associação Portuguesa de Sociólogos e da respectiva Secção de Sociologia Política.

Vive no Algarve desde 1960, onde se dedicou à prestação de diversos serviços graciosos, de carácter sócio-cultural. De entre outras funções, foi Presidente do Sporting Clube Farense, Presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários de Faro, Mesário da Santa Casa da Misericórdia de Faro e Vereador da Câmara Municipal de Faro, Presidente da Assembleia-Geral do Sport Faro e Benfica e do Conservatório Regional do Algarve, Vice-Presidente da Assembleia-Geral do Cine Clube de Faro.

A Cruz Vermelha Portuguesa, em 1973, agraciou-o com a Medalha de Louvor.

Colaborou, desde os 20 anos, em verso e prosa, em jornais diários e semanários regionais, em revistas e antologias. Tem 29 livros publicados, de poesia, prosa e ensaio e, ainda, 7 livros electrónicos. Possui mais de cem prémios literários, de Portugal e do Brasil. É membro da Sociedade Portuguesa de Autores e presidente da Assembleia-Geral da Associação dos Jornalistas e Escritores do Algarve. É membro efectivo da Academia Virtual Tó-Kandar, da Academia Brasileira Virtual de Letras, da Ordem Nacional dos Escritores do Brasil, com sede em São Paulo.

Tem publicada a Obra Poética (1951-2005).

 Índice de autores         ebooks  biografia  grandes entrevistas

A volta do guerreiro  aniversário Primavera no outono  Os medos