Francisca Isidora Gonçalves da Rocha

Semira Adler Vainsencher
psicóloga e pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco



Francisca Isidora Gonçalves da Rocha nasceu em um engenho de açúcar em Jaboatão, no dia 24 de janeiro de 1855. Junto com seu irmão, quando ainda era garota, publicou um jornalzinho para distribuí-lo com os familiares. Francisca nunca se casou.

Ela foi colaboradora dos jornais recifenses Diário de Pernambuco (1901), Correio Pernambucano (1868), e A Província da Cidade do Recife; e dos periódicos O Phanal e O Commercio, ambos do interior do Estado. Em 1902, colaborou, também, com a revista O Lyrio, dedicada às representantes do sexo feminino. A revista defendia a educação das mulheres como fator sine qua para sua atuação política e social.

Francisca foi admitida como sócia correspondente na Academia Pernambucana de Letras, em uma época em que as mulheres estavam restritas, basicamente, às atividades do espaço doméstico, e atuou como professora de ensino fundamental, na cidade de Vitória de Santo Antão.

Ao lado de outras combativas atuantes, tais como Edwiges de Sá Pereira, Leonor Porto e Maria Amélia de Queirós, lutou em prol dos direitos das mulheres. Ela integrou a imprensa feminina, cujo corpo redacional e organizacional era composto somente por mulheres, o que dava margem para ser chamada de imprensa perfumada. Com uma linguagem recatada e delicada, tal imprensa pedia permissão para ressaltar a relevância da presença feminina na construção da sociedade brasileira.

Durante anos, manteve uma coluna de crônicas no jornal A Victoria, cujo proprietário era seu irmão – o deputado Gonçalves da Rocha. As crônicas tratavam de assuntos diversos, tais como literatura, política nacional e internacional, e melhorias para Vitória de Santo Antão.

A jornalista, escritora, professora, conferencista e poetisa Francisca Isidora Gonçalves da Rocha faleceu no dia 22 de janeiro de 1918.

Fontes consultadas:

BRASILIEN Lexikon. Disponível em:

http://www.brasilienlexikon.de/index.php/f/ Acesso em: 30 ago. 2009.

Francisca Isidora Gonçalves da Rocha. Disponível em:

http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/Consulta/Autor_nav.php?autor=13549 Acesso em: 30 ago. 2009.

Francisca Isidora Gonçalves da Rocha. Disponível em:

http://www.mulher500.org.br/acervo/biografia-detalhes.asp?cod=324 Acesso em 30 ago. 2009.

FRANCISCA Isidora Gonçalves da Rocha. Disponível em:

http://literaturabrasileira.ufsc.br/Consulta/Autor.php?autor=13549 Acesso em: 30 ago. 2009.

MORAIS, Maria Luiza Nóbrega de. Presença feminina no jornalismo pernambucano: dos primórdios à regulamentação. Disponível em:

http://www.rp-bahia.com.br/biblioteca/hist-midia2005/resumos/R0156-1.pdf Acesso em: 30 ago. 2009.

RODRIGUES, Marise. Ressonâncias & memórias Maria Jacintha – dramaturga brasileira do século XX – história de uma pesquisa. Disponível em:

http://www.bdtd.ndc.uff.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1907 Acesso em: 30 ago. 2009.

SCHUMAHER, Shuma; BRAZIL, Érico Vital (Org.). Dicionário mulheres do Brasil: de 1500 até a atualidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

 

Semira Adler Vainsencher

semiraadler@gmail.com
Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco
http://semiraadlervainsencher.blogspot.com/