Nº 67 -  Novembro de 2005

EDITOR: CARLOS LEITE RIBEIRO

Uma saudação muito amiga aos novos Autores do Portal CEN - "Cá Estamos Nós". Bem-vindos à nossa grande família ! Também saudamos todos os nossos colaboradores, amigos e leitores. Bem - Hajam ! O Editor

"QUEM SOU ?..."

TEREZINHA PEREIRA

1º - a) Nome -;- Idade (o ano de nascimento é facultativo -; - b) Profissão -;- c) Morada (não publicamos endereços de e-mail) -;- d) - Quer falar um pouco da terra onde mora?:
a) - :Terezinha Pereira - 56 a (nasc. 04/11/1948)
b)- :  professora;/ escritora
c) - : R.Cap. Teixeira, 131-centro- Pará de Minas/MG- Brasil
d) - : Pará de Minas é uma cidade de cerca de 80.000 de habitantes, localizada no centro-oeste de MG, a 80km de Belo Horizonte. É uma das pricipais cidades produtoras de frangos no país. Também abriga grande quantidade de granjas de suínos e fazendas de criação de gado de corte e leiteiro.  Tem  algumas indústrias ligados ao ferro gusa, indústrias de tecidos e indústrias de produtos alimentícios. Tem um museu, uma Escola Municipal de Artes e Ofícios, uma biblioteca pública e diversas escolas de ensino médio e fundamental. Conta também com duas faculdades que oferecem 14 cursos superiores. Tem 3 escolas de línguas estrangeiras, duas escolas de música, sendo uma particular e outra estadual, uma escola de dança clássica e moderna. Tem um cinema localizado em prédio histórico, que foi, no passado a estação ferroviária local.

2º - a) Quando começou a escrever ? -;- b) Teve a influência de alguém para começar a escrever ? -;- c) Lembra-se do seu 1º trabalho literário (se puder, indique o título) -;- d) Foi divulgado (como) ?;

a) - : Comecie a escrever em 1988.
b) - : Tive a influência de meu pai, de minha professora do terceiro/quarto ano promários e de todos os autores quem me encantaram com seus textos que li, desde meus 6 anos de idade.
c) - : Acho que foi um conto, Cena Final, que depois levei para meu romance "Em confidência", editado em 2000.
d) - : Este conto, acho que não foi divulgado.

3º - a) Tem livro (s) impresso (s) (editora e ano) ? -;- b) Tem livro (s) electrónico (e-book ? (editora e ano) -;- c) Projectos literários para este ano de 2003 ? -;- d) Como vão ser editados ?:

a) - :Tenho 3 livros publicados, a saber:
"Em confidência", romance, Belo Horizonte: Mazza , 2000
"A última folha", tradução, São Paulo: Cone Sul, 2001
"Se uma pianista numa noite branca...", contos, Pará de Minas: Academia de Letras de Pará de Minas/Jornal Diário, 2004
b) - : não
c) - : Para 2005: está sendo preparada a publicação de um livro de contos, Contemplação, pela Fundação Gênesis de Pará de Minas com o apoio do Ministério da Cultura.
Para 2006, tenho a intenção de publicar um romance, que já está pronto
d) - : Ainda não sei como vai ser editado

4º - a) Fale-nos um pouco de si, como pessoa humana ? -;- b) Como Escritor (a) ? -;- c) Para se inspirar literariamente, precisa de algum ambiente especial ? -;- c) Tem prémios literários ?:

a) - : Prefiro não falar de mim, nada além de que amo a literatura, gosto muito do ser humano, em geral e procuro fazer o que posso, sendo que isto não me prejudique nem aos outros.
b) - : Deixo esta resposta para o leitor
c) - : Não preciso de ambiente especial para escreveu. Tenho que sentar e teclar. As coisas vão surgindo. Proibido é deixar para amanhã........
d) - : Sim, já obtive diversos prêmios no Brasil, em Portugal e na Itália.

5º - a) Tem Home Page própria ( não são consideradas outras que simplesmente tenham trabalhos seus) -;-b) Conhece as vantagens que os Autores do CEN têm em ter sua Home Page ou (e) Livro (s) electrónicos, nos nossos sites (preços, condições e divulgação) ? -;- c) Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ? -;- d) Para terminar este trabalho, queira fazer o favor de mandar um pequeno (e original) trabalho seu (em prosa ou em verso) ?:

a) - : Não tenho Home Page própria
b) - : Gostaria de conhecer melhor
c) - : Que lesse bastante, sempre e que nunca esperasse pela vinda da inspiração antes de pegar papel e lápis( ou qualquer outro instrumento de escrita).
d) - :

Escolha

          Era o primeiro dia de férias do marido. Eram quando aconteciam as viagens da família. Os filhos, nesse tempo, crescidos, incomodados, acompanham o casal. Viajar com pai e mãe? Os colegas viajavam em grupos........ Pelo olhar, via-se o fastio.
          Mulher minha não trabalha fora... além do necessário para o sustento da casa e dos meninos - agora com 14 e 16 anos - ela tem para se vestir e para fazer as unhas, badalejava o marido, sem nunca haver conhecido que a mulher fazia das tripas coração, para que a parca mesada que lhe lhe dava, ser bastante para os gastos domésticos e para, de quando em vez, comprar um vidrinho de esmalte, que à porta da manicure, ela nem ousava passar.
          Quando saíam de férias, ele esbanjava. Comprava pacotes de excursão via terrestre e viajavam pela costa do país. Desta vez, ele havia escolhido a costa sul, aonde não iam há uma década. Após doze horas de viagem, chegaram a primeira praia, onde pernoitariam e passariam o dia seguinte. O de 16 já estava sem nenhum sorriso, apenas adolescia. O mais novo havia encontrado um companheiro, cabelos longos, piercings espalhados pelo rosto, tatuagens nos muques bem cultivados, bom jogador de cartas... Acontece que o "bom jogador de cartas", dom que de sempre havia sido louvado pelo pai, não compensava a má apresentação física para ser amigo de seu filho mais novo. Carecia de cortar a amizade na primeira parada. Carecia.
          O primeiro dia de praia não foi o sonhado pela família, embora nada o pai deixara faltar em matéria de gastos. Comida no melhor self-service, roupas de banho nas melhores barracas beira-mar. A mulher recebeu sua quota para maiô novo, saída de praia, esteira, chapéu de sol. Guardou tudo. O marido, de jeito nenhum, perceberia que ela havia trazido as mesmas peças do ano anterior.
          Na manhã seguinte, o embarque deu-se com a agitação comum a famílias em férias. Já no ônibus, acomodados, a mulher precisou voltar para pegar uma sacola que havia deixado na recepção do hotel. Nem o motorista, nem seu auxiliar, nem o guia perceberam que ela não havia retornado. O filho mais velho, emburrado, já havia se estatelado na sua poltrona e fechado os olhos. O mais novo, nesse momento, repartia as cartas com o amigo proibido. O marido lia, confiado, a revista Esporte, sem notar que a poltrona a seu lado estava vazia.
          Primeira parada. Desce quem quiser esticar as pernas, satisfazer as suas necessidades pessoais ou mesmo conhecer a Praia do Som. Marisa! Ela já desceu? Foi um corre-corre na Praia do Som em busca de Marisa. Ninguém a via. Mas, ela não veio? Ela desceu para pegar uma sacola. Mas vocês não a esperaram, nem notaram que ela ficara para trás? Não. Ninguém mais se lembrava de nada. Marisa teria ficado na Praia do Riso? Por telefone, do hotel onde haviam se hospedado, informaram que Marisa, sim, ela havia buscado uma sacola esquecida e ........Claro. Devia ter entrado no ônibus. Devia........
          Nenhuma notícia de Marisa. Passou semana e o marido gastou os tubos com telefone - valor que não gastava ano inteiro, nem na empresa - em busca da mulher. A polícia espalhou uma foto recente dela pela costa inteira, pela Praia do Riso, pela praia do Som. Notícia alguma. A empresa já vendia menos passagem, pudera, havia deixado desaparecer uma passageira numa excursão...
          Havia sido a primeira vez que Marisa colorira seus cabelos de um tom avermelhado. Fez também um corte, já o sabia. O corte e a nova cor provocaram significativa modificação no seu semblante. Decidira tirar um mês de férias. Férias, até de sua própria imagem no espelho........ Por sorte, na recepção do hotel, ninguém percebera que ela havia entrado de novo pela porta lateral, que dava para a piscina. Nem havia visto que ela ficara por algum tempo numa das toaletes da área de lazer, metamorfoseando-se. O resto, sabia ela, garantiria com a voz.
          Fazia um mês que o marido estava de férias. Aprendera onde ficavam todos os utensílios domésticos, quando precisava fazer as compras da semana, do dia e de sempre. O de 16 lutava para lavar e passar uma porção de camisas e bermudas e outras roupas que os homens da casa trocavam três vezes por dia e o de 14 fazia o café da manhã, buscava o pão e preparava o lanche da tarde. Ainda assim, havia quinze dias que o marido contratara uma faxineira, que ele não tinha mais tempo para ler a Esporte, nem de ver televisão, para saber se haviam encontrado alguma mulher desaparecida, nem havia aprendido arrumar os lençóis macios de sua cama. Nesse trigésimo dia, um vizinho bateu à sua porta.
          Nisto. Na Praia do Riso, Marisa ria e cantava. Tinha uma voz doce e terna que havia sido calada no início de sua vida matrimonial.
          Voltando à casa do marido......... O vizinho que batera à porta, trazia um jornal com a foto de uma banda que fazia sucesso numa praia da costa sul. Olha aqui, seu Amaro, já ouviu esse nome de praia? Do Riso. Pois, olha esta foto. O cabelo da moça é curtinho, a cor é diferente, mas .........O riso. A risada, embora mais jovem........ É a sua Marisa. O de 14 se alarmou. O de 16 largou o ferro de passar. Amaro distilou seu amargor. Pode ser ela. Um filho falou pode ser minha mãe. O outro disse é a nossa mãe. Vamos até a Praia do Riso?
          Amaro foi só e voltou desacompanhado. Marisa apenas havia-lhe dito que ficava com o riso. Se o de 14 e o de 16 quisessem, poderiam fazer a opção que ela fizera entre o amargo e o mar e a alegria do cantar. Mais nada........

"QUEM SOU ?..."

Helcias Bernardo de Pádua

1º - a) Nome -;- Idade (o ano de nascimento é facultativo -; - b) Profissão -;- c) Morada (não publicamos endereços de e-mail) -;- d) - Quer falar um pouco da terra onde mora ? :

a) - : Helcias Bernardo de Pádua
b) - : Biólogo c/ especialisação em Qualidade das águas -CFBio 00683/01-D
c) - : R. Luis Dias 48 Itaim Bibi SP-SP
d) - : Paulista, paulistano, tendo trabalhos em quase todo o território nacional
 
2º - a) Quando começou a escrever ? -;- b) Teve a influência de alguém para começar a escrever ? -;- c) Lembra-se do seu 1º trabalho literário (se puder, indique o título) -;- d) Foi divulgado (como) ?;
 
a) - : desde 1982 p/ o jornal OESP-Suplemento Agrícola
b) - : Dr Samuel Murgel Branco - biólogo, ex mestre -falecido
c) - : Pesca e engodo
d) - : Divulgado pelo OESP
 
3º - a) Tem livro (s) impresso (s) (editora e ano) ? -;- b) Tem livro (s) electrónico (e-book ? (editora e ano) -;- c) Projectos literários para este ano de 2004 / 05 ? -;- d) Como vão ser editados ?:
 
a) - : 2 LIVROS - CETESB &CNPq/CETEM
b) - : não
c) - : escrever artigos p/ sites
d) - : internet - site
 
4º - a) Fale-nos um pouco de si, como pessoa humana ? -;- b) Como Escritor (a) ? -;- c) Para se inspirar literariamente, precisa de algum ambiente especial ? -;- c) Tem prémios literários ?:
 
a) - : Biólogo - ex CETESB e CNPq/CETEM
b) - : normal
c) - : Sistemas hídricos
d) - : Não
 
5º - a) Tem Home Page própria ( não são consideradas outras que simplesmente tenham trabalhos seus) -;-b) Conhece as vantagens que os Autores do CEN têm em ter sua Home Page ou (e) Livro (s) electrónicos, nos nossos sites (preços, condições e divulgação) ? -;- c) Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ? -;- d) Para terminar este trabalho, queira fazer o favor de mandar um pequeno (e original) trabalho seu (em prosa ou em verso) ?:
 
a) - :
www.pescar.com.br/helcias  

b) - :sim
c) - :escrever, escrever, escrever

"QUEM SOU ?..."

MARINA SILVA SANTOS

1º - a) Nome -;- Idade (o ano de nascimento é facultativo -; - b) Profissão -;- c) Morada (não publicamos endereços de e-mail) -;- d) - Quer falar um pouco da terra onde mora?:

a) - : Marina silva santos; 35anos; 1970
b) - : Doméstica .Sendo formada no curso do magistério.
c) - : Belo Horizonte (MG)
d) - : Capitalmineira,de clima agradável,e está em expansão.Possui vários teatros e cinemas é umacidade tranquila

2º - a) Quando começou a escrever ? -;- b) Teve a influência de alguém para começar a escrever ? -;- c) Lembra-se do seu 1º trabalho literário (se puder, indique o título) -;- d) Foi divulgado (como) ?;

a) - : Na adolescência
b) -  : Não. Quando vi já escrevia. E todos gostavam e sempre eu era escohlida para escrever os cartões de felicitações.
c) - : Não tinha nenhum até ser presenteada por Clevane pessoa Lopes,do CEN, com o e_book muito bem feito por vocês do CEN.
d) - :

3º - a) Tem livro (s) impresso (s) (editora e ano) ? -;- b) Tem livro (s) electrónico (e-book ? (editora e ano) -;- c) Projectos literários para este ano de 2003 ? -;- d) Como vão ser editados ?:

a) - : Eu,não tenho nenhum impresso, mas quero muito editar.
b) - : Eu atualmente só estou com este editado por vocês.
c) - : Projetos sempre tenho; nada concreto , esperança e sonhos
d) - : Não sei ainda.

4º - a) Fale-nos um pouco de si, como pessoa humana ? -;- b) Como Escritor (a) ? -;- c) Para se inspirar literariamente, precisa de algum ambiente especial ? -;- c) Tem prémios literários ?:

a) - : Sou perfeccionista, agitada, criativa. Sonhadora
b) - : Procuro deixar as emoçôes fluirem.Acima de tudo amo o que faço.
c) - : Prefiro os ambientes tranqüilos; mas basta que haja inspiraçâo e tudo bem, a emoçâo corre à solta com os escritos.
d) - : Não, pois comecei a publicar agora, e ainda não participei de concursos, só de saraus.

5º - a) Tem Home Page própria ( não são consideradas outras que simplesmente tenham trabalhos seus) -;-b) Conhece as vantagens que os Autores do CEN têm em ter sua Home Page ou (e) Livro (s) electrónicos, nos nossos sites (preços, condições e divulgação) ? -;- c) Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ? -;- d) Para terminar este trabalho, queira fazer o favor de mandar um pequeno (e original) trabalho seu (em prosa ou em verso) ?:

a) - : Não. Não tenho; mas gostaria muito de fazer com vocês.
b) - : Clevane, sempre comenta sobre o CEN,eu gostaria de saber mais para atuar melhor..
c) - : Lute. E graças a Deus hoje temos outros meios de publicação através da internet; e de pessoas que amam acultura em especial a literatura,agora em outro temos vocês, do CEN.

QUEM SOU ?..."

MARCELO M. TORCATO

1º - a) Nome -;- Idade (o ano de nascimento é facultativo -; - b) Profissão -;- c) Morada (não publicamos endereços de e-mail) -;- d) -Quer falar um pouco da terra onde mora?:

a) - : Marcelo M. Torcato, 33anos, 1972
b) - : Músico/ compositor/ escritor
c) - : Paulicéia, Estado de São Paulo, Brasil.
d) - : É um dos melhores lugares para pescar, distrair, descansar, bagunçar no bom sentido, e assistir ao pôr do sol.

2º - a) Quando começou a escrever ? -;- b) Teve a influência de alguém para começar a escrever ? -;- c) Lembra-se do seu 1º trabalho literário (se puder, indique o título) -;- d) Foi divulgado (como) ?;

a) - : Oficialmente: 28 de março de 1998.
b) - : Meus pais são professores, e o estímulo deles para o conhecimento foi decisivo, também não posso deixar de lembrar do Professor Egídio.
c) - : Cosmáquila: A Ave do Cosmos. Foi um concurso escolar, eu estava no primeiro colegial.
d) - : No painel da escola.

3º - a) Tem livro (s) impresso (s) (editora e ano) ? -;- b) Tem livro (s) electrónico (e-book ? (editora e ano) -;- c) Projectos literários para este ano de 2003 ? -;- d) Como vão ser editados ?:

a) - : Estou participando de uma antologia de poesias, vais ser lançado em 2006, pela editora Mar de Idéias.
b) - : não
c) - : Divulgo no site
www.usinadeletras.com.br
d) - : não sei.

4º - a) Fale-nos um pouco de si, como pessoa humana ? -;- b) Como Escritor (a) ? -;- c) Para se inspirar literariamente, precisa de algum ambiente especial ? -;- c) Tem prémios literários ?:

a) - : sou músico, compositor e escritor, sou crítico e procuro ser digno, gosto de questionar a sociedade em que vivemos.
b) - : escrevo letras de música, contos, poesias, artigos, tenco como temas: a política, a sociedade, os relacionamentos humanos, carnaval, diversão e humor.
c) - : Preciso não ter pressão, e estar estimulado por qualquer fato cotidiano.
d) - : Já participei de concursos, mas não possuo.

5º - a) Tem Home Page própria ( não são consideradas outras que simplesmente tenham trabalhos seus) -;-b) Conhece as vantagens que os Autores do CEN têm em ter sua Home Page ou (e) Livro (s) electrónicos,  nos nossos sites (preços, condições e divulgação) ? -;- c) Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ? -;- d) Para terminar este trabalho, queira fazer o favor de mandar um pequeno (e original) trabalho seu (em prosa ou em verso) ?:

a) - : Sim.
www.apademp.org.br/marcelotorca ,  www.marcelo_torca.zip.net ,  http://marcelotorca.palcomp3.com.br
, específico de literatura ainda não, mas esta questão deu-me uma boa idéia. Irei providenciar um site só de obras literárias.
b) - : não
c) - : Escreva e escreva, mesmo que seja ruim, só há evolução no momento em que se finaliza um texto e começa-se outro.
d) - :

FLORES


As flores exalam perfumes
Dos quais aspiramos
Sem ter como impedir
Aspiramos tudo que ela nos dá
Em seu cheiro e beleza
Mas também seus espinhos
E a dor
Se pudermos impedir o sofrimento
Que vem com a dor
Talvez não conheceríamos
A beleza que com a flor
Com um simples ato talvez poderíamos
Impedir muitas coisas
Mas a curiosidade maior
Que a própria sensatez
Se as flores exalam perfumes
Não é para tornar a vida melhor
Mas para sobreviver
A atração de ver
Faz acontecer
E as flores se multiplicam
De acordo com o seu agrado
Se não existem flores fedidas
Não é por uma simples coincidência
Mas a evidência
De que o agrado
Faz viver
Cada flor com seu perfume
Tem um lugar para viver
Seja em maior número
Seja em menor número
Sempre tem a quem agrada
Se somos flores
E cada um com seu perfume
Temos a quem agradar
Temos aonde viver
Temos a dor
Será que
Temos?...

Abraços Fraternais!
Marcelo Torca