Revista “Novos Autores CEN”

Edição Nº 06

 

Editor: Carlos Leite Ribeiro

 

QUEM SOU?: António Cícero da Silva 

1)
a) NOME: Antonio Cícero da Silva, 43 anos (02/12/1962);
b) PROFISSÃO: Administração;
c) MORADA: Carapicuiba/SP/Brasil;
d) Moro na região da grande São Paulo, no Sudeste do Brasil. 
2)
a) Desde cedo me interessei pela literatura, já na fase dos primeiros anos de escola.
b) Não. Apenas sempre achei muito linda arte de escrever, através de  escritores como Olavo Bilac, Fernando Pessoa, Mario de Andrade e outros,  excelentes.
c) Entre outros que passaram a serem publicados em jornais e revistas, destaco o poema: "ESTÃO ACABANDO COM NOSSAS FLORESTAS" (Jornal do Guarda  Chuva), do extinto Banco Nacional S/A, no Rio de Janeiro, em 1989.
d) Foi divulgado com a distribuição de exemplares através da rede de agencias, do Banco Nacional S/A, na época.
3)
a) Tenho dois livros impressos: Sendo um romance policial "SERVIR E PROTEGER COM LEALDADE" (Editora komedi - 2005) e um de poesia "NÓS SOMOS POESIA"  (Câmara Brasileira de Jovens Escritores - 2005);
b) Ainda não tenho livro eletrônico editado;
c) Meus projetos literários para o período de 2006/2007, é a publicação de  livros;
d) Serão impressos.
4)
a) Como pessoa humana, procuro colaborar o máximo possível, em prol do bem,  sempre cumprindo com a minha parte no que for possível e necessário. Goste  também, de fazer boas amizades, a cada dia em que se passa. Finalmente, sou  de bem com a vida.
b) Como escritor, procuro chamar a atenção do meu público para o que tenho  de melhor, sempre procurando preencher as lacunas esperadas por todos.
c) Não. Onde eu estiver, sempre consigo me inspirar, já aproveitando aos  acontecimentos e paisagens do meio.
d) Para mim, tenho vários prêmios literários. Tenho sido escolhido para  publicações em muitas seletivas.
5)
a) Tenho participação em várias home pages.
b) Pelo que entendo, os autores do CEM, têm boas condições de divulgações de  um modo geral, dos seus trabalhos literários.
c) Para o iniciante em escrever, deve manter a calma, mas com bom ânimo e  perseverança, sempre participar de Coletâneas e Antologias e principalmente  escolher o seu público alvo, além de procurar por bons sites e editoras,  para suas piblicações. d)


PREMIAÇÃO - António Cícero
 
Fui premiado
Porque mereci
Com o resultado
O prêmio eu consegui. 

Em primeiro lugar
foi o prêmio meu
Consegui alcançar
E ganhei abraços teus. 

Premiação
É símbolo vitorioso
Agita o coração
É assunto valoroso. 

Fui premiado
Que alegria
Fiquei lisonjeado
Mas muito sorria. 

Ao sermos contemplados
Ficamos contentes
E até alarmados
De maneira conscientes.
(Antonio Cícero da Silva )

«««»»»


 


"QUEM SOU ?...":
Lilia Machado



1º - a) Nome -;-: Lilia Machado  -  "nick" da Net: lilipoetisa
Idade 56 anos
b) Profissão :-;- Enfermeira
c) Morada Rio de Janeiro - Vila Isabel
d) - Quer falar um pouco da terra onde mora? Todos sabem muito sobre o Rio de Janeiro...
2º - a) Quando começou a escrever ? Há cerca de 5 anos, isto é, recomecei, já que quando jovem escrevia muito, mas dei fim a todos os meus escritos. Minha juventude coincidiu com a época do ditadura militar e tudo era "vigiado" na minha casa e no meu colégio... precisava darfim neles sob pena de ser tida como anarquista, comunista... moça de má reputação... Nesse tempo eu escrevia para mim mesma... escrivia, lia e rasgava e queimava para não correr risco de alguém ler aqueles escritos...
b) Teve a influência de alguém para começar a escrever ? NÃO! c) Lembra-se do seu 1º trabalho literário: Um texto que escrevi "malhando" os bufões... a classe dominante da época (década de 60)... Quase que este texto me rende uma "expulsão" do colégio. Não me lembro do título e nem sei qual foi o fim dele... foi entregue solenemente à diretora do meu colégio.
d) Foi divulgado (como) ?; Não foi divulgado... Ninguém tinha coragem de divulgar aquele tipo de  texto.
3º - a) Tem livro (s) impresso (s) Sim... "LADRÃO DE SOLIDÃO", editado particularmente pela autora, numa gráfica da cidade. Lançado em 2004. Esteve à venda numa banca de jornais próximo da minha casa.
b) Tem livro (s) electrónico (e-book ) Não!
c) Projectos literários para este ano de 2003 ? Em fevereiro de 2007 estarei lançando "POESIA E COISA E TAL"
d) Como vão ser editados ? A ediçaõ será por conta da autora, pois as editoras consultadas no  Rio de Janeiro  não se interessam por poesia... dizem que poesia é coisa que "não é vendável".
4º - a) Fale-nos um pouco de si, como pessoa humana : Sou romântica, humana, humilde,  solidária, envolvida com ações sociais... Não tolero mentiras e nem  "estrelismo"... falsidade ... falta de idealismo...
b) Como Escritor (a) ? Escrevo de forma a passar sempre uma mensagem. Para mim a poesia tem que ter princípio, meio e fim. Não respeito métrica, contudo procuro levar em consideração a musicalidade, cadência, entonação da poesia.
c) Para se inspirar literariamente, precisa de algum ambiente especial ? Não!
c) Tem prémios literários ?: Não. Alguém dá prêmio à quem está no anonimato?
5º - a) Tem Home Page própria -;- Não. 
b) Conhece as vantagens que os Autores do CEN têm em ter sua Home Page ou (e) Livro (s) electrónicos, nos nossos sites (preços, condições e divulgação) ? -;- Não.
c) Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ? -;- Que procurasse usar o dom que tem para envolver ações sociais... Que buscasse envolver os que estão mais próximos no processo atendendo à responsabilidade social. Que procurasse escrever sempre com o objetivo de fazer o bem ao próximo...
d) Para terminar este trabalho, queira fazer o favor de colocar um pequeno (e original) trabalho seu:

AIDS, UM OLHAR... - Lilia Machado
 
Minha pena se calou!
O que digo da sua mudez?
Eu não digo!
Ela se nega! Renega!
Se calou de vez.
 
Se calou por você de HIV!
Se calou
Pela mão afastada,
Pelo abraço não dado,
Pelo beijo negado,
Pela família isolado
E pela orfandade também.
 
Se calou por você de HIV!
Se calou em protesto
À marginalização,
À discriminação,
À condenação,
À desilusão,
À limitação.
 
Se calou por você de HIV!
 
Mas a vida continua...
Minha pena se calou!
«««»»»


 

 

“QUEM  SOU  ?: - Sueli do Espírito Santo



1º - a) Nome -;- Idade (o  ano de nascimento é facultativo -; - b) Profissão -;- c)  Morada (não publicamos endereços de e-mail) -;-  d) - Quer falar um pouco da terra onde mora ? :
a) - : Sueli do Espírito Santo, 28/03/1951
b) - : Aposentada
c) - : Santo André, SP
d) - : Nasci e cresci no ABC Paulista, região conhecida pelas grandes indústrias multinacionais e pelos movimentos trabalhistas nas décadas de 70 e 80. Está muito próxima a capital, e embora com os problemas comuns de  grande, ainda é possível viver razoavelmente bem por aqui.
2º - a) Quando começou a escrever ? -;- b) Teve a influência de alguém para começar a escrever ? -;- c) Lembra-se do seu 1º trabalho literário (se puder, indique o título) -;- d) Foi divulgado (como)  ?;
a) - : desde sempre, sem pretensões.
b) - : pelos livros, quando lia, sempre tinha vontade de ser autor.
c) - : sim, foi em abril de 2005, um poema, "O tempo sem o tempo".
d) - : sim, pela Academia Virtual de Poetas Brasileiros, num e-book chamado "Impossível". 
3º - a) Tem livro (s) impresso (s) (editora e ano)  ? -;- b) Tem livro (s) electrónico (e-book ? (editora e ano) -;- c) Projectos literários para este ano de 2006 / 07 ? -;- d) Como vão ser editados ?: 
a) - : Não tenho
b) - : Não tenho
c) - : Nenhum projeto, opto por deixar a inspiração fluir
d) - : - 
4º - a) Fale-nos um pouco de si, como pessoa humana ? -;- b) Como Escritor (a) ? -;- c) Para se inspirar literariamente, precisa de algum ambiente especial ? -;- c) Tem prémios literários ?:
a) - : Aposentada, tendo atuado como secretária executiva durante muitos anos e, mais tarde, coordenadora de projetos sociais.
Sou separada e tenho 2 filhos, Rodrigo, 20 anos e Rodolfo, 17.
Atualmente, moro em Santo André, SP.
Gosto de ler sobre diversos temas, ouvir música, ver filmes, teatro, shows e, navegar na net e principalmente, gosto de fazer novas amizades pois creio que sempre podemos aprender algo uns com os outros.
Gosto muito da área social, por isso, até o ano de 2000, fui voluntária de várias ONGs, e aprendi muito nessa vivência. Também gosto da área comportamental e também, como voluntária, fiz alguns projetos de conscientização na área saúde, da segurança, do meio-ambiente, enfim em temas que visam melhorar a qualidade de vida.
Em 2001 fiz uma grande cirurgia de aneurismas cerebrais, (um deles, raro na medicina) cheguei mesmo a ser desenganada, e já que o próprio médico que me operou (Professor Doutor da Faculdade Paulista de Medicina) se surpreendeu com o sucesso da cirurgia estou convicta de que sou testemunha de três milagres, primeiro, tinha 95% de risco de óbito, 99% de risco de seqüelas gravíssimas e a cirurgia foi a poucos milímetros do nervo ótico o que poderia comprometer a visão de forma total, enfim esse foi o fato mais importante de minha vida e desde então sou uma cristã dedicada.
b) - :
Durante 2 anos de repouso, sem metas, sem perspectivas comecei a escrever frequentemente unicamente com o objetivo de treinar a minha mente pois que percebia-a meio confusa e lenta e quando me dei conta já estava escrevendo na maior parte do meu tempo.
Nessa área não ouso dizer que sou uma escritora e/ou poetiza pois seria muito compromisso mas vou escrevendo sem grandes pretensões a não ser, quem sabe, deixar meus escritos como um legado aos meus filhos
c) - : Não, a vontade ou a inspiração vem a qualquer hora e até em qualquer lugar.
d) - : Não. 
5º - a) Tem Home Page própria ( não são consideradas outras que simplesmente tenham trabalhos seus) -;-b)  Conhece as vantagens que os Autores do CEN têm em ter sua Home Page ou (e)  Livro (s) electrónicos, nos nossos sites (preços, condições e divulgação) ? -;- c) Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ? -;- d) Para terminar este trabalho, queira fazer o favor de mandar um pequeno (e original) trabalho seu (em prosa ou em verso) ?: 
a) - : http://www.sue2001.recantodasletras.com.br e
          http://br.geocities.com/sueli_espirito_santo/index.htm
b) - : ainda não
c) - : que continue escrevendo pois somente escrevendo e escrevendo é que se aprimora.
d) - :

INSPIRAÇÃO - Sueli do Espírito Santo

Quando a noite vem quieta
junto a inspiração do poeta
que visualiza a mais bela flor
espera que as idéias saiam
que os sentimentos se esvaiam
e escreve sobre o amor

Chega mansa e suave
no verso a alma é uma ave
e no espaço quer voar
voar, voar, sem rumo
procurando um novo prumo
para pousar no verbo amar

No amar a beleza brilha
e, sonhando essa maravilha
vem a brisa, ele todo se extasia
sentindo o toque da amada
há tanto tempo desejada
surge real em sua poesia
«««»»»


 

 

"QUEM SOU ?...": Inês Marucci



1º - a) Nome -;-: Inês Marucci  -  "nick" da Net:
 Idade (18/03/52)-:
- b) Profissão :-;- Despachante aduaneira aposentada
c) Morada: Bairro Boqueirão-Santos-SP-Brasil) -;-
d) - Quer falar um pouco da terra onde mora?Cidade  portuária, Santos é uma ilha de gente humilde, hospitaleira e alegre, cuja vida é um misto de tranquilidade de cidade interiorana e  desenvolvimento de uma grande capital, a uma hora de viagem.  Sua fonte de riqueza é o  porto, o maior do Brasil e o turismo, amplamente dirigido à natureza pura de seus  passeios ecológicos, beirando a serra do mar,  verdadeiro museu contando a história do
país, atraindo brasileiros e estrangeiros durante todo o ano, graças   ao delicioso clima tropical.
 2º - a) Quando começou a escrever ?
Desde menina gosto de escrever e ler.
 b) Teve a influência de alguém para começar a escrever ?
Não sei, parece algo instintivo, feito um vício incorrígivel e perpétuo.
c) Lembra-se do seu 1º trabalho literário
Não lembro porque comecei despretensiosamente,
quase uma terapia inconsciente.
d) Foi divulgado (Nada editado até então.
3º - a) Tem livro (s) impresso (s) (editora e ano,imagem da capa, link da editora onde está exposto na web) ? -;- nada público, exceto amigos.
b) Tem livro (s) electrónico (e-book )  não.
c) Projectos literários para este ano de 2003 ?
Não planejei algo a respeito.
d) Como vão ser editados ?: O futuro dirá.
4º - a) Fale-nos um pouco de si, como pessoa humana :
Transparência é meu lema, emoção acima de tudo, mulher simples feliz com sua vida simples e sonhos grandes,hiper valorizo o amor que transforma tudo em felicidade, meu ídolo é Deus, o muso inspirador, pai e amigo eterno,que me fez numa família maravilhosa, cheia de amigos anjos.
b) Como Escritor (a) ? Nunca me analisei como escritora, embora me sinta uma pensadora escrava de papel e caneta em qualquer lugar que esteja. Rio, choro, converso e escuto meu pensar sem planos materiais. Escrever realiza e jubila a minha alma.
c) Para se inspirar literariamente, precisa de algum ambiente especial ? Natureza e sentimentos são suficientes para acordar as minhas vozes mudas interiores.
c) Tem prémios literários ?:Não
5º - a) Tem Home Page própria Não
b) Conhece as vantagens que os Autores do CEN têm em ter sua Home Page ou (e) Livro (s) electrónicos, nos nossos sites (preços, condições e divulgação) ? Não
c) Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ? Desnudem a alma e liberem toda a energia interior, de modo não somente a se sentirem felizes, mas partilhem seus  Altos momentos, semeando noutras vidas esperança   e amor.
d) Para terminar este trabalho, queira fazer o favor de colocar um pequeno (e original) trabalho seu (em prosa ou em verso) :


Andarilho do infinito - Inês Marucci
 
Crepúsculo pintado como biombo japonês
brotando brilho nas cores da aurora boreal;
peregrinando andei até a minha pequenez
de portas e janelas abertas pelo Eu divinal!
 
O estrondoso oceano subia comigo a bailar
e nos alvos braços, espalmada na espuma,
purpureava meu cristalino sempre sonhar,
Eu era o castelo das mil noites e mais uma!
 
Ou’inda além,o poderoso continente róseo,
das mil vozes de todas as épocas e espaços,
povoando fatalmente o meu peito solitário,
que se abrigava na mudez de tantos anelos!
 
Vivo cada partícula  finita de todas as coisas,
intensamente enquanto não chega o infinito,
contudo aos gritos de nostalgias candorosas
minh'alma se nutre e eu mudamente escuto!
 
Santos-SP

«««»»»


 

 

"QUEM SOU ?...": Teka Nascimento -



1º - a) Nome -;-: Teka Nascimento -  "nick" da Net: Tek@ Nascimento
 Idade (o ano de nascimento é facultativo )-: 25/09
- b) Profissão :-;- advogada
c) Morada (=cidade/bairro;não publicamos endereços de e-mail sem sua autorização) -;- Lençois Paulista-SP-BR.
d) - Quer falar um pouco da terra onde mora?(envie algumas fotos representativas sobre ela):Lençois é uma
pequena cidade do interior de SP.Resido aqui cerca de 10 anos, mas sou Paulistana. É uma cidade de cultura canaveira....gosto daqui...mas sinto falta dos grandes centros urbanos, onde nací, cresci e me formei.
2º - a) Quando começou a escrever ? -;- Sempre gostei de escrever, fui incentivada por alguns amigos a colocar
os textos na net..  isso em 2005.
 b) Teve a influência de alguém para começar a escrever ? -;- Varios amigos, não gostaria de citar nomes, pois poderia se injusta e esquecer de algum deles.
c) Lembra-se do seu 1º trabalho literário (se puder, indique o título) -;- sim...lembro-me...rsss foi um pequeno poema...dentro de uma pequena ciranda.rssss não lembro o titulo...rsss, pois não o salvei !!!
d) Foi divulgado (como) ?; por mensagem em grupos.
3º - a) Tem livro (s) impresso (s) (editora e ano,imagem da capa, link da editora onde está exposto na web) ? -;- não
 b) Tem livro (s) electrónico (e-book ) (imagem da capa,link da editora onde está exposto;ano) :-;- não
 c) Projectos literários para este ano de 2003 ? -;- não tenho projetos...escrevo quando o coração manda.
d) Como vão ser editados ?: não sei....rss
4º - a) Fale-nos um pouco de si, como pessoa humana : -;- Sou uma pessoa de facil lidar....sou alegre, amiga,tento fazer a vida menos pesada. É dificil falar de nós , é o momento onde as palavras desaparecem......Sou casada, tenho um filho lindo de 25 anos, tb. advogado....sou encantada por ele...rssss. Procuro ser virtualmente, o que sou na real....amiga de verdade, sincera, alegre...evito transmitir as pessoas, tristeza, pessimismo.... Não gosto de brigas e confusões... sou sempre pela PAZ!
b) Como Escritor (a) ? -;- Não sou escritora nem poetiza, sempre digo isso aos amigos....só escrevo com o coração.
c) Para se inspirar literariamente, precisa de algum ambiente especial ? -;- Não....escrevo assim.....qdo sinto necessidade.
c) Tem prémios literários ?:Não
5º - a) Tem Home Page própria ( não são consideradas outras que simplesmente tenham trabalhos seus;caso tenha,envie um banner 248 x 38 pixeis e respectivo link) -;- não
b) Conhece as vantagens que os Autores do CEN têm em ter sua Home Page ou (e) Livro (s) electrónicos, nos nossos sites (preços, condições e divulgação) ? -;- Não...nunca  pensei nisso.
c) Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ? -;- Conselho?....que escreva com o sentimento, com o coração...só isso.
d) Para terminar este trabalho, queira fazer o favor de colocar um pequeno (e original) trabalho seu (em prosa ou em verso) :

 

Amigos... Teka Nascimento
São anjos que são enviados para tornar a vida, mais alegre e leve. Nas asas desse anjos, nos transportamos,nos e chegamos mais perto de Deus.
É por tanto,é que sempre peço a Deus, que mantenham meus amigos, bem pertinho de mim, para que essa jornada dificil que é viver.....se torne leve e possamos flutuar juntos.
Amo meus amigos.
beijos
Tek@ Nascimento

«««»»»


 

 

"QUEM SOU ?...": Théo Drummond


1º - a) Nome: Théo Drummond
      Idade: 81 anos
     b) Profissão: Publicitário, (na ativa,felizmente).
     c) Morada: Botafogo - Rio de Janeiro - Brasil   
d) - Quer falar um pouco da terra onde mora?:  È uma cidade maravilhosa, sob o ponto de vista de belezas naturais, mas que atravessa uma fase violenta, na sua história.
2º - a) Quando começou a escrever ?: Estava com 11 anos, e como desde os 07 lia todos os livros que conseguia, pude        conhecer os poetas brasileiros, grandes sonetistas como, por exemplo, Olavo Bilac. Aos 11 comecei a escrever poesias e fiz um soneto decassílabo que chamei de "Lembrança". Por morarmos na mesma rua, mostrei-o a um senhor que era então 
presidente da Academia Carioca de Letras. Para minha surpreza, gostou muito e me incentivou a continuar a fazer poesias. Foi este o primeiro de uma série interminável, que me acompanha até agora.
b) Teve a influência de alguém para começar a escrever ?: Sim, a de Olavo Bilac, Cruz e Souza, Augusto dos Anjos e, mais modernamente, Vinicius de Morais. Mas a grande influência foram as palavras de incentivo que recebi do presidente da     
Academia Carioca de Letras
  c) Lembra-se do seu 1º trabalho literário?: Foi o soneto Lembrança, já mencionado.
 d) Foi divulgado ? Sim, no primeiro livro de poesias que foi editado em 1990 ("Tempo de Poesia") Também fará parte de um outro livro que está no prelo cujo título é "100 SONETOS"
  3º - a) Tem livro (s) impresso (s),  De poesias (sonetos, redondilhas etc):
      "Tempo de Poesia"(1990) - "Palavras de Outono"(1992) - "Vôo de Nuvem"(1993) - "Versos Antigos"(1995) - "Calador de Estrelas"(1997) -  "As Pegadas de Deus"(1998) -  "Vrindavan"(1999) - "Dedetize sua Vida"(2000)
      De prosa:(prosa lírica e contos):
      "Palavras de Observante"(2002) - "Os Velhos Precisam Morrer"(2003) - "A Formiga e Eu"(2004) - "Alfred e sua Tara"(2005) -  "Palavras de Observante-II"(2006)
      No prelo:
       "A paulista que Bin Laden Matou" -  "100 Sonetos"
     
      A partir do ano 2000, a editora é a Caravansarai. O livro "Palavras de  Observante-II", foi editado pelo Armazem Digital. Alguns livros estão expostos no site da Caravansarai www.caravansarai.com.bt
contato@caravansarai.com.br
      
 b) Tem livro (s) electrónico (e-book ) (imagem da capa,link da editora onde está exposto;ano) ?. Sim, "Palavras de Observante - II" editado pelo Armazem Digital www.armazemdigital.art.br
 c) Projectos literários para este ano de 2006 ?
d) Como vão ser editados ?:

4º - a) Fale-nos um pouco de si, como pessoa humana : Sou, como já disse num poema, um homem simples, que, sempre procurou viver quietamente, sem fazer, conscientemente, mal a ninguém.
b) Como Escritor (a) ?: -  Sinto-me feliz por escrever. É uma forma de fazer amigos embnora a maioria dos leitores não me conheçam, físicamente.
c) Para se inspirar literariamente, precisa de algum ambiente especial ? Só preciso de paz e de silêncio.  
c) Tem prémios literários ?: Alguns. Mas o maior deles é o de receber  cartas, e-mails, telefonemas de inúmeras pessoas que não conheço pessoalmente, para falar sobre o que tenho escrito.
5º - a) Tem Home Page própria ( não são consideradas outras que simplesmente tenham trabalhos seus;caso tenha,envie um banner 248 x 38 pixeis e respectivo link) -;-  http://www.theodrummond.com.br/blog/
b) Conhece as vantagens que os Autores do CEN têm em ter sua Home Page ou (e) Livro (s) electrónicos, nos nossos sites (preços, condições e divulgação) ? : Não, mas gostaria de conhecer.
c) Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ?: Que não desistisse nunca, mesmo que escrevesse apenas para si mesma.    
d) Para terminar este trabalho, queira fazer o favor de colocar um pequeno (e original) trabalho seu (em prosa ou em verso) :

MINIMAMENTE - Théo Drummond
 
Não foi o amor que me ligou a ti.
E assim, ao compreender, subitamente,
nem fiquei triste já que percebi
que se te quis, te quis minimamente.
 
Pois na verdade, então, consciente, vi quão pouco tempo o tempo ilude a gente.
E foi, neste momento, que senti
a verdade que estava à nossa frente.
 
E logo tu, sentindo a solidão,
tentaste que meu peito indiferente
fosse atingido em pleno coração.
 
E pude ver, no teu esforço ingente,
que querias criar uma paixão
no que era um te querer, minimamente.
(Théo Drummond)

«««»»»