SEBO LITERÁRIO

 

 

Isabel Cristina Silva Vargas

 

 

 
TRABALHO DIDÁCTICO
ARTIGO MONOGRÁFICO
ANÁLISE DO DISCURSO
Pág. 6 de 11 Pág.
 

 

 

O Cristianismo


O Cristianismo é, na atualidade, a religião com maior número de adeptos, espalhando-se por vários continentes (Europa, Ásia, América, Oceania, Parte da África). Tem como fundamento a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo (reconhecido como filho de Deus) o que está nos evangelhos contidos no Novo Testamento.
  A Bíblia é o livro de ensinamentos a ser seguido. Nela estão incluídos, além do Novo Testamento, que relata a vida de Jesus contada por seus apóstolos, o Antigo Testamento que é seguido pelos judeus, pois o Cristianismo surgiu como uma seita do Judaísmo.
  O Cristianismo propaga a existência de um único Deus, que existe como três pessoas eternas (Santíssima Trindade) distintas e indivisíveis: Pai, Filho e Espírito Santo. Os seus atributos mais importantes são a onisciência, onipresença e onipotência, seguidos do amor. Reconhece o valor e a importância dos atributos morais de Jesus Cristo aceitos como dogma a ser seguido. Jesus é o Messias, o Salvador, que veio ao mundo para salvar o homem de seus pecados, pela morte e ressurreição.
  A maioria das religiões cristãs vê a vida após a morte envolvendo a crença da existência de Céu (para onde vai o bom), o inferno (lugar dos maus, que atentaram contra os ensinamentos divinos) e o purgatório (para aqueles que pecaram, mas se arrependeram dos pecados cometidos). A remissão dos pecados se dá pelo Batismo.
  Para os cristãos, é fundamental não pecar e o pecado se dá pela infração aos 10 mandamentos, que estão contidos no Antigo Testamento. De acordo com o cristianismo, Moisés recebeu de Deus duas tábuas de pedra, onde as quais continham os Dez Mandamentos que são:

1. Não terás outros deuses diante de mim.
2. Não farás para ti imagem de escultura, não te curvarás a elas, nem as servirás.
3. Não pronunciarás o nome do Senhor teu Deus em vão.
4. Lembra-te do dia do sábado para o santificar. Seis dias trabalharás, mas o sétimo dia é o sábado do seu Senhor teu Deus, não farás nenhuma obra.
5. Honra o teu pai e tua mãe.
6. Não matarás.
7. Não adulterarás.
8. Não furtarás.
9. Não dirás falso testemunho, não mentirás.
10. Não cobiçarás a mulher do próximo, nem a sua casa e seus bens.

  Os conceitos incorporados no que se conhece hoje como os sete pecados capitais se tratam de uma classificação de condições humanas conhecidas atualmente como vícios, o qual é muito antiga e precede ao surgimento do cristianismo, mas que foi usada mais tarde pelo catolicismo com o intuito de controlar, educar e proteger os seguidores, de forma a compreender e controlar os instintos básicos do ser humano. Não há registro dos sete pecados capitais na Bíblia Sagrada. O que foi visto como problema de saúde pelos antigos gregos, por exemplo, a depressão (melancolia), foi transformado em pecado pelos grandes pensadores da Igreja Católica. Mais tarde, a Igreja Católica classificou e seleccionou os pecados em dois tipos: os pecados que são perdoáveis sem a necessidade do sacramento da confissão, e os pecados capitais, merecedores de condenação. A melancolia não mais foi considerada pecado. Vaidade, Inveja, Ira, Preguiça, Avareza, Gula e a Luxúria são os pecados classificados pelo catolicismo como capitais. Atualmente, a Igreja Católica atualizou os pecados incluindo, como os novos pecados capitais, fazer modificação genética, poluir o meio ambiente, causar injustiça social, causar pobreza,tornar-se extremamente rico e usar drogas.
 

 

Livro de Visitas

Para pág. 7