LUCIA CHATAIGNIER

 

 

- Nome:  Lucia Chataignier (nome todo: Lucia Maria Chataignier de Arruda).

- Profissão: Psicanalista, escritora e roteirista de cinema e TV.

- Quer falar um pouco da terra onde mora? Moro no Rio de Janeiro, na Lapa, o bairro mais boêmio da cidade.

- Quando começou a escrever? Aos 9 anos.

- Teve a influência de alguém para começar a escrever? Meu avô, que me mostrava os livros de sua biblioteca (na infância) e meu marido, que sempre me incentivou e teve a paciência de ler minhas histórias.

- Lembra-se do seu 1º trabalho literário? Foi uma poesia, chamada "O Retrato".

- Tem livro (s) impresso (s) (editora e ano)? Sim.  No Rio de Janeiro: "Dupla Exposição" (Ed. Sette Letras), "Grandes Escritores do Rio de Janeiro" (Ed. Litteris), e, pela Editora Papel Virtual, um conto que ganhou o prêmio do Juri (acho que se chama "Onibus 174"; não tenho mais esse exemplar).  Na França: "Féminin Pluriel", pela Editora La Bruyère. (esses livros foram publicados entre 1994 e 2000, se não me engano)

- Projectos Literários para 2009 / 2010? Sim, estou aguardando uma resposta de uma editora para um livro de crônicas sobre o bairro onde moro, a Lapa.

- Tem livro(s) electrónico(s) (e-books) ? Não.

- Como vão ser editados?: Ainda não sei.

- Fale-nos um pouco de si, como pessoa humana? Tenho 64 anos, sou casada há 40 anos (ano que vem, faremos 50 anos de namoro), temos 3 filhos e 4 netos.  Sou feliz, otimista e amo a vida. Adoro escrever, ler, conversar com os amigos, viajar e ver filmes bons.

- Como Escritor (a)? Sou compulsiva: estou sempre escrevendo.

- Tem prémios literários? Sim.  Com "O Retrato" ganhei o Prêmio Oswaldino Marques (com 17 anos) e o (como disse acima) premio do júri no concurso "Papel Virtual".

- Tem Home Page própria (não são consideradas outras que simplesmente tenham trabalhos seus)? Não.

- Conhece as vantagens que os Autores do CEN têm em ter sua Home Page ou (e)  Livro (s) electrónicos, nos nossos sites? Tenho lido suas matérias, e gostaria de continuar recebendo as novidades!

- Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ? Leia muito todos os estilos e os bons autores.  E deixe a sua imaginação fluir!

 

  Índice de autores -              Lançamento A       Lançamento B