Mírian Warttusch

 

- Nome:
Mírian Warttusch

- Profissão:

Produtora, Atriz, Radialista, Compositora e escritora acadêmica

- Quer falar um pouco da terra onde mora?

Gosto desta ode que fiz em homenagem à cidade encantada que me viu nascer, onde vivi, cresci e onde até hoje moro pois criei raizes: 458 Anos! Ninguém pôde conter São Paulo, que viajou tão rápido e febril, nas asas de um povo que lutou para torná-la assim tão grandiosa, tão respeitada além fronteiras, a menina dos olhos do Brasil! Um passado não tão distante, carregaria a grande responsabilidade de promover o progresso e fazer da cidade de São Paulo, algo encantado!

QUE BELEZA! ISSO TUDO É SÃO PAULO!
Desde quando era menina a caminhar, passadas lentas e incertas,
Cantada e decantada foi em versos e canções, nas odes dos poetas,
Que assim fizeram de São Paulo antiga a sua musa predileta.
Essa cidade boa mostrava suas formas, crescendo e se expandindo.
Navios de escravos africanos - e os Barões do Café - estavam vindo...
Fora a cobiça, tudo era novo, tudo era encanto, tudo era lindo!

As primeiras boticas, tecelagens, pequenas lojas de armarinhos:
Nas praças o "footing" de amigos e namorados a trocar carinhos,
Imigrantes convivendo em harmonia como bons vizinhos!
Tardes de domingo, praia e campo, picnics, fotos tão antigas...
Missas, Igrejas, momentos de louvor, terços, beatas muito amigas,
Moças se preparando para o casamento a cantar cantigas.

Aqui se conheceu o dom da vida, no trabalho e no progresso
- Se promoviam encontros, garantindo parcerias de sucesso!
Nos coretos das praças, poetas em saraus a declamar seus versos -
Primeiras décadas, ruas estreitas, começo tímido ensaiado...
Belo e imponente, o Vale do Anhangabaú sendo esboçado,
A "Avenida Paulista", o referencial mais consagrado!

Semáforos atentos, pedestres apressados, negócios a caminho,
Hoje a ideia total de liberdade, de ação, de não se estar sozinho,
Sensação de embriaguez, como tivéssemos tomado um doce vinho!
Bancos, Bolsas, pregões, centros comerciais, shoppings apinhados,
Teatros, cinemas, casas de chá, de lanches, restaurantes renomados,
Galerias, museus, anúncios coloridos de neon nos prédios pendurados.

Tão real, tão nossa, tão moderna em suas estruturas,
Tão antiga em casarões - vadia em ruelas estreitas e escuras...
Cenas do dia a dia... motoqueiros expondo a vida pelas ruas.
Acolhedora, abrindo seus braços calorosos, tão convidativa,
Berço de mil amores, linda, exótica, gentil, receptiva,
Nos embala num abraço carinhoso, é mãe gentil, é chama viva!

Que beleza! Isso tudo é São Paulo!

Mírian Warttusch


- Quando começou a escrever?

Acredito que no ventre de minha mãe... rss... o verdadeiro poeta já o é de alma e coração.

- Teve a influência de alguém para começar a escrever?

Tudo para o poeta, é motivo de inspiração, mas o que determina de verdade quando nos tornamos poetas, é o momento divino em que nos encontramos conosco mesmo, dentro de nossa alma, pelo despertar dos nossos dons - o de escrever, poetar ou compor uma canção - que fluem naturalmente de nós, assim como coloquei nos versos da canção Alimento da Alma. Minha mãe era de opinião que a mulher deveria se ater às prendas domésticas, ser dona de casa, casar e ter filhos, jamais abraçando uma carreira fora do lar.
Em detrimento disso, não frequentei os bancos escolares por mais de quatro anos e sou absolutamente autodidata. Minha escola foi a vida; tive força de vontade, consegui me ilustrar e me tornar uma escritora e compositora respeitada pela qualidade e seriedade do meu trabalho. Assim, o amor à literatura foi quem me influenciou e transformou a minha vida.

 

ALIMENTO DA ALMA
Música tema para o lançamento do livro
Hoje me deitei com o luar...
Bebi do seu fascínio...
Me tornei escravo dessa luz,
Foi tudo tão divino!

O Universo se deitou comigo, em minha cama,
Eu soube o que é eternidade quando a gente ama.
Eu entendi - ah - eu entendi, toda a grandeza do poeta!
Deixei nascer em mim também, o pensador, o sábio e o profeta.

Ao acariciar estrelas, suaves enredos,
Rimas verteram por entre meus dedos.
Descobri mistérios, que eu desconhecia,
Alimentei minh'alma de luz e de poesia.
Inebriei-me de celestidade...
Me tornei poeta...
Que felicidade!


- Lembra-se do seu 1º trabalho literário?

Sim, isto aos oito anos de idade, quando deixei no livro de recordações de minha irmã, alguns ainda mal estruturados versos, exaltando-lhe a beleza, e até plagiei alguns versos: "Ledo sorriso tu tens, por entre ele a escapar, dois fios de níveas pérolas, deixando à furto brilhar!" e acho que foi nesse momento que fiquei mesmo influenciada pela beleza do que o autor desconhecido para mim, escreveu.
(se alguém souber de quem são esses versos, me diga, por favor)

- Projectos Literários para 2012 / 2013?

Programa Cultural Planeta Azul e Verde, que nasceu no ano 2000, tem em seu conteúdo vários projetos já em execução. Na área ambiental: Soldadinhos da Natureza, Reflorestar, Mãe Natureza Visita Rios Brasileiros, Pássaros Migradores, O Homem do Campo, Eu sou uma Lenda Brasileira, As Forças da Natureza, A Importância da Água e outros, contendo músicas, histórias, lendas, poesias e peças de teatro. Na área de literatura: Ode musical Sinfonia Poética em homenagem aos grandes imortais, com 38 autores exaltados até o momento. Neste ano foram publicados vários livros dos quais participei, quer seja como escritora, ou compondo as canções para os lançamentos: Eu Acredito em Palhaço, Alimento da Alma, Chuva de Emoções, As Meninas Super Poéticas, Os Melhores da Poesia Brasileira. Amplio diariamente os meus projetos, agregando-lhes novas músicas, histórias, poesias, tecendo novas parcerias, buscando novos campos de trabalho, atuando em várias áreas, disponibilizando o conteúdo de minhas obras para as faculdades, escolas, bibliotecas, empresas ou Centros Culturais.

- Tem livro(s) impressos editados, ou por editar, e que não estão em e.book?

Eu Acredito em Palhaço (35 poemas em homenagem aos palhaços brasileiros), Alimento da Alma, Chuva de Emoções, As Meninas Super Poéticas, Os Melhores da Poesia Brasileira, Cordeluxo.
No prelo a revista em quadrinhos: Mãe Natureza Visita Rios Brasileiros.

- Conhece bem o conteúdo do Portal CEN - "Cá Estamos Nós"?

Desde que ingressei para o Portal, tenho visitado muitas vezes as suas páginas o que faz crescer minha admiração por seu vasto e culturalíssimo conteúdo.

- Conhece o projeto do Portal CEN, "SEBO LITERÁRIO"?

Passei a conhecer o Portal quando fui convidada por Maria Beatriz Silva a participar com alguns trabalhos meus e fiquei realmente gratificada pelo convite e admirada por ver a extensão cultural desse fantástico site e mais quis saber sobre os autores participantes, todos com uma qualidade inegável de criação e só posso deixar aqui o meu apreço e agradecimento por ter sido honrada com o convite.
Aplaudo e parabenizo esse fantástico Portal, recomendando-o sem medo de errar:
Conheçam:
http://www.caestamosnos.org/sebo/sebo_autores.htm


- Vocês terão à sua disposição, uma divulgação internacional e direta, sem paralelo na Língua Portuguesa (sem qualquer receio de desmentido!)
- Entrem em contato com Maria Beatriz Silva pelo e.mail: luz.amor09hotmail.com, para também fazerem parte desta família literária sem precedentes na história do mundo virtual.


- Fale-nos um pouco de si, como pessoa humana

No âmbito familiar, conto com o total apôio e amor dos meus filhos - hoje homens de bem - que apesar do ciúme, me admiram como mãe exemplar, mulher empreendedora e profissional dedicada, o que me faz ainda mais feliz.
Desde a criação do meu Projeto Cultural, tenho atuado na área de educação pelo social, e só posso agradecer a Deus por me ter dado meios de continuar esse trabalho, pois mesmo sem muitos recursos, tenho conseguido através de minhas palestras e apresentações, produzir bonitos e educativos espetáculos, tendo como personagens os próprios alunos das escolas por onde passo, o que bem demonstra, que dinheiro não é tudo, o que vale é a alegria e o reconhecimento por parte daqueles a quem proporcionamos momentos educativos e alegres.

- Como Escritora

Acho que da mesma forma, consegui projeção para o meu trabalho, com muita perseverança e força de vontade, pois se esperarmos conseguir patrocínio para prosseguir, certamente não sairemos do lugar. Mas foi depois que me tornei internauta, que meu nome ganhou projeção através dos diversos sites onde divulgo o meu trabalho.
Conheci importantes autores virtuais, com quem mantenho parcerias literárias - Jenário de Fátima, Nyzardo Wanderley, Oswaldo Antônio Begiato, Jose Magno, Afonso Estebanez e outros poetas consagrados virtualmente.

- Tem prémios literários?

Sim, por trabalhos que efetuei, um dos principais, por ocasião da institucionalização do Dia da Criança, em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo; Diploma de Honra ao Mérito por minha participação no Fórum Mundial de Educação em 2004 e 2009; Comenda como patronesse das Academias Estudantis de Letras e Membro Vitalício da Academia de Letras dos
Professores da rede Municipal de Ensino no Estado de Sâo Paulo; Embaixatriz da Paz no Brasil, Cercle Universel Ambassadeurs de la Paix, France & Genève Suisse ;
Honra ao Mérito pela palestra no Fórum de Ação Cultural "A Mulher Empreendedora", USP São Paulo, Rede de Agentes Culturais, ao lado de Tatiana Belinky e Adriana Florence - formamos um trio.

- Tem Home Page própria ?

http://mirianwarttusch.blogspot.com

- Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ?

Seguir o seu próprio coração, mas procurar se atualizar culturalmente, primando pela valorização do seu idioma, saber se escreveu corretamente, se o que criou tem um bom conteúdo, passá-lo para avaliação de alguém que tenha mais experiência e possa orientá-lo e principalmente, nunca esteja satisfeito com o primeiro resultado; avalie muitas vezes, pois à cada vez que revejo um trabalho meu, sempre acho algo para corrigir. É assim que se faz um bom escritor, acho eu.

- Para terminar, mande-nos 4 trabalhos seus, em prosa ou verso.

- Poderá enviar também, (em anexo), sua Biografia, capas de livros editados, pinturas ou outras obras de arte de sua autoria. Tudo constará da sua página.


As obras expostas foram autorizadas e são de inteira responsabilidade do/a autor/a

2012

Índice de autores      Biografia        Anexo       Publicações           fotos        Lianor