Osvaldo Junior Pansera Waczuk

 

- Nome: Osvaldo Junior Pansera Waczuk


- Profissão:
Escritor, Poeta, Compositor, Filosofo, Palestrante Cultural, Educacional, Motivacional e nos níveis Superiores na área de Pedagogia, Filosofia, Ativista Cultural, Ativista Educacional, Promotor de Eventos Culturais.

- Quer falar um pouco da terra onde mora?

Tenho amor pela minha terra, campos abertos, com algumas montanhas e serras, fazem deste lugar um pedaço da Europa por ter a colonização com fortes tradições, heranças dos antepassados que saíram de longe para buscar sua felicidade no solo fértil do Sul, recanto gigante chamado de Rio Grande do Sul, lugar de gente forte e um povo hospitaleiro, com geadas e neve no inverno consegue revelar o amor de sua gente por este lugar que espanta quem pense ser fácil aqui morar, mas o que parece hostil é o que faz ser verdadeiro este sentimento gaúcho de levar o tradicionalismo pelo Brasil e pelo mundo inteiro.

- Quando começou a escrever?

Comecei a escrever poemas e versos com 9 anos de idade, gostava de expressar meus sentimentos, mas não imaginava que poderia no futuro ser um escritor e viver desta profissão que é tão linda e que completa minha existência, por isso aos poucos as pessoas foram vendo meus escritos e falando que eu escrevia muito bem e assim pude notar este dom que tenho com as palavras e fazer uso dele para ajudar as pessoas e até salvar suas vidas, motivo este eu fez eu largar o curso de medicina para viver como escritor.

- Teve a influência de alguém para começar a escrever?

Na verdade não tive influência, a escrita sempre foi uma expressão de minha fala, o que tenho em minha mente e o que esconde minha alma, sem precisar de psicólogos ou terapeutas, apenas um pedaço de papel e caneta para colocar as dores e alegrias e fazer das dúvidas aos poucos revelarem as grandes certezas.

- Lembra-se do seu 1º trabalho literário?

Meu primeiro trabalho foi o Livro “A Luz do Sul”

- Projectos Literários para 2012 / 2013?

Pretendo lançar outros livros para esse ano, com zelo e calma como a primavera e as estações acontecem cada uma em seu tempo certo e continuar com meu Projeto Sócio Cultural “Ler é Viver” defendendo a Cultura e a Educação em meu país.

- Tem livro(s) impressos editados, ou por editar, e que não estão em e.book?

Sou um romântico incurável, então escrevo sobre tudo e não me detenho a assunto, tema ou sentimento, estou com 4 livros editados e mais de 300 escritos e não publicados, ma com o tempo aos poucos todos serão bem trabalhados e lançados.
Tenho a pagina do meu livro no Facebook que é
http://www.facebook.com/pages/A-Luz-do-Sul/121853097895898

- Conhece o projeto do Portal CEN, "SEBO LITERÁRIO"?

Já tinha ouvido falar muito bem do Portal CEN, mas pela correria da vida e com meu projeto sócio cultural, não tive tempo para conhecer de perto belo trabalho que vocês realizam.
 

Pode encontrar no link em baixo:
http://www.caestamosnos.org/sebo/sebo_autores.htm
- Com divulgação internacional e direta, sem paralelo na Língua Portuguesa (sem qualquer receio de desmentido!)


- Fale-nos um pouco de si, como pessoa humana?

Sou um ser humano que pensa nos outros e muitas vezes acabo esquecendo-me por levar meu trabalho com tanto amor e empenho que muitas vezes esqueço de comer ou de guardar dinheiro para sempre viajar por todo meu país dando palestras em escolas carentes e fazendo doação de livros para incentivar a leitura e o universo a cultura.

- Como Escritor (a)?

Sou bem versátil, não escrevo forçado e sim o que venha naturalmente de minha essência, o escritor é aquele que escreve a vida das pessoas por seu trabalho e não apenas palavras e alguns livros ou vários textos bem redigidos.

- Tem prémios literários?
Sim
Prêmio Melhor Leitura de 2010 pela Editora Babel - Lisboa - Portugal
Prêmio Livro do ano de 2010 pela AGEI - RS - Brasil
Aclamado como "Livro do Ano de 2010" pelo Portal de Escritores de Coimbra - Portugal
Aclamado como Livro Mais Vendido na FLIPOÇOS 2011 – Poços de Caldas - MG - Brasil
Prêmio Internacional Interarte 2011 Maior Criatividade e Originalidade na Apresentação da Obra - Goiás - GO - Brasil
Prêmio Destaque 2011 Pela Academia Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciências – Niterói - RJ
Prêmio Literarte de Cultura 2012 – Curitiba - PR - Brasil
Prêmio Personalidade 2011 - Categoria “Arte Literária” 2012 Pela ARTPOP – Academia de Artes de Cabo Frio – RJ
Medalha Ordem do Mérito Cultural Grande Cruz Acadêmica (ASBAERJ) Academia Soberana Brasileira de Artes do Estado do Rio de Janeiro – RJ 2012
Medalha Acadêmico Imortal da (ARAMLERJ) Academia Real de Artes, Músicas e Letras Do Estado do Rio de Janeiro – RJ 2012
Medalha Personalidade 2011 - Categoria “Arte Literária” 2012 pela ARTPOP – Academia de Artes de Cabo Frio - RJ
Medalha Mérito Cultural Leonardo Da Vinci 2012 – Academia Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciências – ANBA – Niterói - RJ
Medalha Mérito Cultural Pierre Auguste Renoir 2012 – Academia Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciências – ANBA – Niterói – RJ

- Tem Home Page própria (não são consideradas outras que simplesmente tenham trabalhos seus)?

e meu Blog pessoal que é www.osvaldoescritor.blogspot.com

- Conhece bem o conteúdo (enorme) do Portal CEN - "Cá Estamos Nós"?

Estou conhecendo e me encantando com o trabalho desenvolvido por vocês, dificilmente conseguimos ver trabalhos gratuitos relacionado a cultura pelo mundo e sinto-me muito honrado em estar fazendo parte desta grande família cultural.

- Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ?

Todos nós temos alguma história em nossa vida para contar, independentemente do estilo que cada um escreva o importante é libertar a imaginação e fazer com que o seu trabalho possa ajudar e encantar a vida das outras pessoas, pois o melhor amigo que temos em toda vida é a nossa própria mente.

- Para terminar este trabalho, queira fazer o favor de mandar 4 (quatro) pequenos (e originais) trabalhos seus (em prosa ou em verso) ?
(em anexo)


- Poderá enviar também, (em anexo), sua Biografia, capas de livros editados, pinturas ou outras obras de arte de sua autoria. Tudo constará da sua página.

 

2012

As obras expostas foram autorizadas e são de inteira responsabilidade do/a autor/a

Índice de autores     Anexo        Biografia