Revista “Novos Autores CEN”

Edição Nº 07 Setembro / 2006

 

Editor: Carlos Leite Ribeiro


"QUEM SOU ?...":

 

Carlos Roberto Lemberg

1º - a) Nome: Carlos Roberto Lemberg 
      "nick" da Net: Carlos Roberto
 Idade (o ano de nascimento é facultativo )-: 11/12/1941
- b) Profissão: Administrador de Empresas (Aposentado) 
c) Morada: Cidade: Curitiba - Estado: Paraná - Bairro: Campo Comprido 
d) - Quer falar um pouco da terra onde mora? Curitiba é considerada com uma Cidade de estilo europeu, o Curitibano é muito hospitaleiro e prestativo, embora muitos digam que nós somos frios e não gostamos de fazer novas amizades, isso não é real, podemos até ser frios, mas é em virtude do clima e não do nosso temperamento.
Bem voltando a falar sobre Curitiba, temos muita área verde, bons e lindos pontos turísticos, diversos tipos de restaurantes com comidas típicas, principalmente as comidas italianas.
Bairro Champagnat - Calçadão da Rua das Flores - Centro de Convenções de Curitiba - Jardim Botânico - Ópera de Arame
2º - a) Quando começou a escrever ?  Não lembro exatamente quando, mas acho que foi em 2003, quando escrevi algumas linhas sobre a Primavera, para um Curso que estava fazendo na época.
b) Teve a influência de alguém para começar a escrever ? Tenho a grata satisfação de ter vários amigos e amigas Poetas, e
posso assim dizer que foram eles que me influenciaram, mas em particular cito as Poetisas Nadir A. D'Onofrio e Nany Schneider (que considero como sendo as minhas madrinhas) e também o Poeta Tonho França (meu padrinho poético).
c) Lembra-se do seu 1º trabalho literário: Não sei se posso considerar  primeiro trabalho poético a Poesia Primavera. 
d) Foi divulgado: Quando da realização do Curso que mencionei acima ela foi divulgado no Grupo Nosso Cantinho e também está no meu Site.
3º - a) Tem livro (s) impresso (s) ? Não. b) Tem livro (s) electrónico (e-book ) Não 
c) Projectos literários para este ano de 2006 ?  Nunca fiz projetos literários, agora é que está despertando a minha veia poética. 
d) Como vão ser editados ?:
4º - a) Fale-nos um pouco de si, como pessoa humana:  Sou uma pessoa muito emotiva, gosto muito de poder transmitir otimismo aos nossos irmãos mais necessitados de palavras de conforto espiritual, e sinto enorme prazer em poder ajudar em tudo que seja do meu conhecimento e alcance. 
b) Como Escritor (a) ? Por enquanto nada a dizer, pois ainda não me considero escritor, estou ainda nas minhas "Tentativas Poéticas".
c) Para se inspirar literariamente, precisa de algum ambiente especial ?  A inspiração aparece a qualquer momento e em qualquer lugar.
c) Tem prémios literários ?: Ainda não
5º - a) Tem Home Page própria ? O endereço do meu Site é:
http://www.crlemberg.com - http://www.crlemberg.com
b) Conhece as vantagens que os Autores do CEN têm em ter sua Home Page ou (e) Livro (s) electrónicos, nos nossos sites (preços, condições e divulgação) ?  Ainda não.
c) Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ? Que tenha o máximo entusiasmo e procure sempre escrever com a alma e o coração, para poder transmitir aos nossos irmãos mensagens conforto, alegria, sucesso, paz e muito mais muito amor.
d) Para terminar este trabalho, queira fazer o favor de colocar um pequeno (e original) trabalho seu (em prosa ou em verso) :


Senhor

Como é forte o poder da oração
 Orando pelo nosso querido irmão
 Quando emana do fundo do coração
 O Pai sempre nos estenderá a mão
 
 Com Ele teremos a benção
 E também a remissão
 E nos dará o perdão
 Dos pecados e a plena salvação
 
 Assim poderemos ter a felicidade
 De poder sentir a sensibilidade
 De um fato tornar-se realidade
 Conseguindo assim uma grande amizade
 
 E no Mundo Paz e Fraternidade
 
 Carlos R. Lemberg
 Curitiba - PR

«««»»»

 

"QUEM SOU ?...":

 Ermindo Gomes Rocio

1º - a) Nome -;-: ermindo gomes rocio  "nick" da Net: ermindo gomes rocio
 Idade (o ano de nascimento é facultativo )-: 03/12/1943
- b) Profissão :-;- engenheiro civil
c) Morada (=cidade/bairro;não publicamos endereços de e-mail sem sua autorização) -;- rua 12, casa - japiim 1 - manaus/am cep:69077-130

d) - Quer falar um pouco da terra onde mora?(envie algumas fotos representativas sobre ela):
2º - a) Quando começou a escrever ? -;- no ginasio, com mais ou menos 14 anos, eu tinha facilidade em fazer textos para as comemorações do colegio.
 b) Teve a influência de alguém para começar a escrever ? -;- não, mas sempre gostei e lia muitas poesias, principalmente Castro Alves, Boccage e outros
c) Lembra-se do seu 1º trabalho literário (se puder, indique o título) -;- foi um texto para o dia do professor -titulo: Meu Professor
d) Foi divulgado (como) ?; Foi divulgado na revista do Colegio Militar no dia da pátria.
3º - a) Tem livro (s) impresso (s) (editora e ano,imagem da capa, link da editora onde está exposto na web) ? -;- infelizmente não
b) Tem livro (s) electrónico (e-book ) (imagem da capa,link da editora onde está exposto;ano) :-;- tenho na AVBL 
c) Projectos literários para este ano de 2006 ? -;-
d) Como vão ser editados ?:
4º - a) Fale-nos um pouco de si, como pessoa humana : -;-
SOBRE O AUTOR
Corria o ano de 1880 e nesta época duas famílias distintas uma na Itália os – Rocios - e outra em Portugal os – Gomes - faziam planos de partirem para o Novo Mundo, uma terra longínqua e distante que só existia na imaginação dos mais ousados. Assim foi que em 03/03/1887 chegam ao Rio de Janeiro os irmãos Giuseppe Rocio (José Rocio) e Ernesto Rocio que fixaram na Região do Espírito Santo como lavradores e de cuja descendência nasceu meu pai Neustolino Rocio, em Aymorés/ES em 14/05/1914. Mais nebulosa é a parte materna, sabemos apenas que descendentes de Joaquim Francisco Gomes de origem portuguesa, e Maria Petronilha Rosa Damascenos (Gomes) de quem nasceu em Argirita/MG minha mãe Altiva Aparecida Gomes (Rocio) em 19/05/1918. Meu pai militar (Sargento do Exercito) e minha mãe se conheceram e se casaram em 16/10/1936 em Argirita/MG, desta união nasceram 10 filhos sendo oito vivos. Eu fui o quinto da turma nascido em Juiz de Fora/Mg em 03/12/1943, onde cresci e passei grande parte de minha infância. Estudei no Grupo Antonio Carlos (primário), fiz o Primeiro e Segundo Grau no Colégio Militar de Belo Horizonte de onde sai para prestar vestibular para o Curso de Engenharia Civil na Universidade Federal de Juiz de Fora onde formei em Setembro de 1971. Hoje, casado, dois filhos moro em Manaus/Am. Meu ramo de trabalho continua sendo a Construção Civil, mas no fundo sempre fui voltado para a leitura a qual me dedico especialmente principalmente a três assuntos: Religiosos (Espírita que procuro entender profundamente); Rosa-Cruz que me filiei em 1971 e nunca mais me afastei e ao motivo principal desta página: Poesias, Poemas e Mensagens. Achei na Internet uma fonte inesgotável sobre estes assuntos e meu desejo é repartir com vocês os amigos que encontrei colocando na minha página;
 http://planeta.terra.com.br/negocios/ermindo  os meus Poemas e os Links que visitei. Aproveito para desejar que este trabalho possa lhe ajudar a passar horas agradáveis e frutíferas
b) Como Escritor (a) ? -;-
"(...) - Procuramos riquezas, poder, como animais irracionais marcar e ampliar nosso território. Esquecemos de crescer interiormente, fazemos todas as caminhadas, mas esquecemos a mais importante: a viagem no interior de nossos corações, procurar o nosso Deus dentro de nos mesmos, viajar nos sonhos e na poesia e escrever o que sentimos. (...)" (Ermindo Gomes Rocio)
c) Para se inspirar literariamente, precisa de algum ambiente especial ? -;- não
c) Tem prémios literários ?:não
5º - a) Tem Home Page própria ( não são consideradas outras que simplesmente tenham trabalhos seus;caso tenha,envie um banner 248 x 38 pixeis e respectivo link) -;-
http://planeta.terra.com.br/negocios/ermindo
b) Conhece as vantagens que os Autores do CEN têm em ter sua Home Page ou (e) Livro (s) electrónicos, nos nossos sites (preços, condições e divulgação) ? -;- não
c) Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ? -;- persistencia
d) Para terminar este trabalho, queira fazer o favor de colocar um pequeno (e original) trabalho seu (em prosa ou em verso) :
             A VIDA E A SEMI-LUZ
  
Entro no quarto banhado pela semi-luz,
sob uma proteção translúcida de lençóis,
teu corpo esguio visualizo na contraluz,
preguiçosamente por entre os acatassois.
 
Perfumada tal um viçoso botão de rosa,
da pétala única de indeléveis fragrâncias,
flui todo amor de sua pele toda cheirosa,
convite sem palavras a apelos esponsais.
 
A  noite passa o tempo para nesta cama,
convite aos abusos, entregues a desejos
nossos corpos fervem em rubra chama,
tomam formas e contornos entre beijos.
 
Cúmplice destes desejos e soído delírio,
meu corpo vai ao teu se aconchegando,
colho em seu ventre a  brancura do lírio,
como parte de um todo ali se entregando.
 
ermindo gomes rocio

«««»»»

 

QUEM SOU ?...":

 Helder Alexandre Ferreira

  1º - a) Nome -;-:         Helder Alexandre Ferreira   Idade  (19\10\58)  - b) Profissão : Digitador burocrata  c) Morada ( Rua Professora Maria Clara, Jardim Guanabara, Fortaleza-Ce  d) - Quer falar um pouco da terra onde mora?( Fortaleza é uma cidade muito agradável apesar do calor que aqui faz. Já foi um lugar muito aconchegante, com muito verde; hoje, a especulação imobiliária vem destruindo aquele romantismo das casas. Sim, as pessoas moravam nas casas, as ruas eram feitas de casas residenciais, e a cidade era feita de pessoas. Hoje Fortaleza é feita de automóveis e concreto, muito concreto. Quase não há pessoas em Fortaleza... Não há mais o verde, separando os bairros, não há mais os bairros... A Avenida Bezerra de Menezes está inchada de asfalto, a minha cidade tem um aspecto psicológico estressante, o que tem de gente não tem nome, é tudo muito impessoal hoje em dia, eu não conheço mais os meus vizinhos, todos têm uma vida muito corrida. Apesar de tudo eu amo a minha cidade.
b) Teve a influência de alguém para começar a escrever ? Sim. O poeta Guilherme de Almeida.  c) Lembra-se do seu 1º trabalho literário ( É um soneto que fala da infância, tipo " Barquinhos de papel". Meus sonhos, que eram feitos de papel.   d) Foi divulgado (como) ? Não, mas faz parte do meu repertório, o título é Alfa Sete.
editora onde está exposto na web) ? -;-    b) Tem livro (s) electrónico (e-book ) (imagem da capa,link da editora onde está exposto;ano) :-;-    c) Projectos literários para este ano de 2003 ? Farei partre de duas Antologias, a saber, Policromia da AJEB e Antologia da ALMECE.  d) Como vão ser editados ?: Âmbas serão editadas  ante iniciativas localizadas  aqui mesmo.
b) Como Escritor (a) ? -;-   c) Para se inspirar literariamente, precisa de algum ambiente especial ? -;- Não. Escrevo mais poesias, pequenas poesias, quem precisa de ambiente especial é autor de história mal-assombrada. c) Tem prêmios literários ?: Sim. Ganhei o prêmio Dragão do Mar de poesia arte e performance em 2003. Alcancei 1º lugar no Concurso  de poesia Alberto Galeno em 2001.
is e respectivo link) -;-   b) Conhece as vantagens que os Autores do CEN têm em ter sua Home Page ou (e) Livro (s) electrónicos, nos nossos sites (preços, condições e divulgação) ? -;-   c) Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ? -;- Que fugisse enquanto é tempo (risos).. Eu diria que escrevesse sobre coisas simples,  falasse do vizinho, do homem da venda ou do pé de jambo na calçada, coisas que fazem parte de seu mundo.  d) Para terminar este trabalho, queira fazer o favor de colocar um pequeno (e original) trabalho seu (em prosa ou em verso) :
  
                                     Balada da Rua José Sombra

            Rua José Sombra do céu
            Aonde eu faço a minha ronda,
            Um só cantil não mata a sede,
            Eu sou soldado de Israel,
            Porém o céu da tua sombra
            Me faz sentir que tudo é verde
            No coração que por ti ronda
            A galopar este corcel.
  
            Eu sou soldado de Israel,
            Declaro a ti de coração,
            Vi uma escrava no tropel
            No qual tu és Napoleão,
            Nesse interím a minha vida
            É minueto lá no céu,
            Meu coração por ela ronda
            A galopar este corcel.
  
            Agora venho aqui de verde,
            Convalescer à tua sombra,
            Serei janota, anfitrião,
            Virei soldado de papel
            Pelas fileiras da paixão,
            Na bela escrava do tropel
            Por quem o meu coração ronda
            A galopar este corcel.
  
                                                1980. Ínterim: Fiz
deslocamento de sílaba tônica para manter o ritmo.

«««»»»

 


Quem ou ?...:

 

Padre Luís Rogério Carrilho

1º - a) Nome -Luis Rogério Carrilho Cruz, CSsR ..."  "nick" da Net:
 Idade  23/05/50
- b) Profissão :  Sacerdote Religioso;-
c) Morada (= Araraquara ) -;-
d) - Quer falar um pouco da terra onde mora?( Araraquara é  chamada de a Morada do Sol, nome indígena. É uma cidade grande 240 mil habitantes mais ou menos. É a cidade do Citrosuco, das meias Lupo, uma cidade onde a colonia Italiana é muito grande, uma cidade antiga, já com seus 150 anos de existencia, cidade Universitária, temos aqui a Uniara entre outras. Não conheço muito bem ainda porque faz pouco que moro aqui. Uma cidade boa, com um povo muito religioso.):
2º - a)  Recentemente, como Missionário Redentorista, tive a oportunidade de trabalhar na missão de Delfinópolis- MG; e lá encontrei-me com dois jovens deficientes que me chamaram a atenção pelo sorriso e pelo olhar, e dentro de mim, veio a ideia de fazer uma poesia mostrando o Sorriso de Deus e o Olhar de Deus .  E depois que começei, gostei e continuo a mal traçar alguns versos. Na realidade já havia feito algumas poesias antes, mas não as levava em conta, agora é que me dou conta que realmente puxei a veia poetica de minha mãe: Ondina de Aquino Carrilho Cruz, que já tem livro e site premiados na Internet.
 b)  Influência não diria mas inspiração e dom recebido de família. Posso dizer que o meu primeiro trabalho foi a poesia que fiz em homenagem a minha mãe, que está publicado no seu livro "Em Busca das borboletas" de Ondina Carrilho Cruz, que está no site http://br.geocities.com/ondina_cruz/; c) Lembra-se do seu 1º trabalho literário (se puder, indique o título) -;-
 d)  Minhas primeiras poesias estão no site da Lígia Tormachio : http://paginas.terra.com.br/arte/ligiatomarchio/ligia_amigos_pe_lula.htm
3º - a)  Não.  b) Tem livro (s) electrónico (e-book ) (imagem da capa,link da editora onde está exposto;ano) :-;-  c)  Não. 
4º - a)  Bem eu me sinto realizado na minha condição de Sacerdote Religioso, pertencente a Congregação do Santíssimo Redentor. Já tenho meus 27 anos de padre e já passei por muitas cidades evangelizando, na maioria delas como pároco ou vigário Paroquial. Trabalhei também no Seminário do Ssmo.Redentor em Sacramento- MG; e no Seminário Sto Afonso em Aparecida, na Pastoral Vocacional; Trabalhei também na Pastoral do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida; bem como no Santuário Internacional de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Roma - Itália. Sempre me considerei uma pessoal com muita facilidade para relacionar-me com o povo; sou alegre, herdeiro de um carisma muito grande na arte da comunicação através de meus pais: + José de Oliveira Cruz e minha mãe Ondina Carrilho Cruz. Minha família é uma familia grande. Somos em 10 irmãos vivos, entre 12.
Sou calmo, gosto muito de música clássica e MPB, e de Chorinho, torço para o Flamengo no Rio de Janeiro. E tudo o que faço é na perspectiva de difundir o Reino de Deus, na missão de Evangelizar os Homens mais abandonados, que é o carisma da minha Congregação.
b)  Nada ainda.
c)  Não graças a Deus, só a paz do meu quarto.
c) Tem prémios literários ?:
5º - a) Tem Home Page própria ( não são consideradas outras que simplesmente tenham trabalhos seus;caso tenha,envie um banner 248 x 38 pixeis e respectivo link) -;-
b) Conhece as vantagens que os Autores do CEN têm em ter sua Home Page ou (e) Livro (s) electrónicos, nos nossos sites (preços, condições e divulgação) ? -;-  Não 
c) Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ? -  Que fosse em frente, pois cada um tem um dom para o bem de todos ;-
d) Para terminar este trabalho, queira fazer o favor de colocar um pequeno (e original) trabalho seu (em prosa ou em verso) :
Amizade
 
A amizade é como um favo de mel
tem perfume e tem sabor
Te eleva sempre até o céu,
E revela o segredo do amor.
 
A amizade tem o perfume das flores
Faz-nos voar em todas as direções
Para sentir o alívio em nossas dores
Tudo  faz perder, para unir os corações.
 
A amizade é firme como uma rocha
Quando existe perpassa céus e terra
Pois, vai além de todas as troças
e não há distância que a enterra.
 
A amizade é como o ar, e o puro amor
não pode faltar em teus pulmões
pois é vida que supera toda dor
é vinculo que une todos os corações.
 
A amizade é como as cores
que tem diversos matizes.
E cada qual combinando com as flores
que ao recebê-las nos sentimos felizes.
 
A amizade é como o perfume
Que cabe em qualquer coração
E não importa qual seja, entra em nosso costume.
E nos faz sentir sempre mais o desejo da união.

Pe. Luis Rogério Carrilho Cruz, CSsR

«««»»»