Sebo - Antologia - por Maria Beatriz Silva (Flor de Esperança)lfredo Santos Mendes

11 -

WILSON DE JESUS COSTA

 Wilson de Jesus Costa, em 1980 publiquei o livro de contos Reflexo do anúncio luminoso pela Editora Achiamé. No entanto ainda no colégio tive publicada uma crônica no jornal interno A verdade. Com a chegada da informática passei a enviar versos para o VARALDOLUNA. Tenho um blog intitulado Blog do Poeta Wilson de Jesus Costa. Poesias publicadas nas antologias da CBJE; nas antologias Labirintos, Fantasias da ALPAS.21; nas antologias Vozes escritas e a Ponte do Clube Amigo das Letras. Participante antigo dos Talentos da Maturidade (Banco Santander). Evento mais recente o segundo lugar no III Concurso de Poesia “Prêmio Jayme Roldon” do Núcleo Artístico Cultural Professor Áureo Ramos em novembro de 2011. Tendo recebido várias menções honrosas em diversos concursos. 

MINHA REDE

Nesta manhã brilhante e ensolarada

Quando lá fora canta o sabiá e voa a cotovia

Aqui estou no vaivém da rede espichado

Vendo passar o passado por minha mente vadia

Que tanto esquece as coisas de agora

E vai mantendo vivas as alegrias de outrora.

Ontem, muito ontem, corria mundo afora

Hoje nem disfarço meu andar medroso e claudicante

Também não mais reparo nas moças que passam insinuantes

Pois meu olhar está perdido no infinito,

Cada vez da vida mais distante

Prefiro ficar relaxado em minha rede

Até as janelas da casa e da vida as deixo fechadas

Como fechado está meu coração todos os dias

Guardo os amores passados dentro do velho peito

Já fui feliz e não ligava da velocidade do tempo, eu era lascivo

Agora mal ouço o canto do sabiá e não mais vejo a cotovia...

Wilson de Jesus Costa

 

 

12 -

DINÁ FERNANDES DA SILVA

Diná Fernandes da Silva nasceu em Santa Luzia – Paraíba aos 27 de maio de 1942, é Técnica de Enfermagem, funcionária pública federal concursada pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Reside em Cabedelo – Pb , seu estado de origem.
Quem sou eu!
Sou um fragmento de cada um que nesse mundo das letras com seus olhares ladinos e observadores, transformam suas vivências e as explicitam através dos meus singelos escritos. Sou aquela que sofre de encantamento pela vida, um dia frágil, noutro forte, porém otimista! Sou aprendiz das letras, não me considero poeta, apenas expresso o que o coração sente. Não me atenho a estilos. E minha produção poética não é farta!
 

VIVER A ESTAÇÃO VERÃO

Quando desperto e sinto o abraço do sol

e o chamado do mar azul,

esqueço o sestear na rede da varanda

pra ver e viver a estação verão.

O sol, majestoso rei abre seus braços e abraça o mar

Num alegre encontro transformando o cenário da praia.

O leque dos coqueirais balouça a mercê do vento

A brisa suave bafeja calor tropical,

Há uma liberdade solta no ar!

Banhistas com suas vestes de mil cores

dão à praia um ar de aquarela,

flui aquela sensação de rejuvenescimento!

O sol é energia, o mar é vida, verão é alegria.

Crianças eufóricas constroem castelos na areia,

A família reunida desopila da rotina.

Fim de tarde, o sol vai descansar,

A noite assume o seu lugar, vem à lua prateada

A ferver os corações apaixonados

E por fim, o dia e a noite se transformam em poesia

Nasce um poema meio sol, meio lua!

Diná Fernandes

 

13 –

SIDNEI PIEDADE 

Sidnei Piedade cursou o Segundo Grau. Casado com Selma Luíza Dias Piedade  Pai de 02 filhas, avô de 03 netos. 3 Sgt PM aposentado , onde passou a escrever poesias.Continuo estudando na escola da vida e não vou desistir enquanto o Senhor assim o permitir. 

DONA DO MEU CORAÇÃO

Sem teu amor me sinto fraco, com seu amor me sinto forte e preparado... Pois  é um campo minado se explodir uma vez coração sai machucado. Seu amor pulsa em mim, sou meu eu em ti, não dá mais prá esconder... Foi Deus quem me enviou você. Seu amor é como o ar que respiro o suor que transpiro a emoção viajando nas asas da paixão sorrindo e sentindo a vida. Meu coração apaixonado não quer mais saber de esperar... Pois queria dormir meus sonhos e em teus braços acordar. Quero viver esse amor renascendo a chama desse fogo que o vento soprou, nós dois apaixonados como num filme de amor. Guardo todo meu amor no coração... Pois as horas que o tempo tem me dado são suas até morrer, sendo personagem do livro da vida e seu amor. 

Sidnei Piedade

14 -
 

DELASNIEVE MIRANDA DASPET DE SOUZA

 
Advogada e ativista das causas da Paz, Sociais, Humanas, Ambientais e Culturais Delasnieve Miranda Daspet de Souza é sul-mato-grossense de Porto Murtinho, onde nasceu e cresceu em meio a exuberante natureza que é o Pantanal do Mato Grosso do Sul, Brasil, residindo em Campo Grande-MS. Casada, tem dois filhos. É poeta. Ativista da Biopoesia. Cronista, ensaísta, palestrante, professora, educadora, faz trabalho social com menores carentes, pertence e representa várias associações e academias literárias e culturais nacionais e internacionais. Com trabalhos literários premiados nacional e internacionalmente,  publicados em vários paises, Peace Ambassador in Universal Ambassador Peace Circle - Genebra – Suíça, 2005; Sub-Secretária Geral para as Américas e Embaixadora para o Brasil de Poetas del Mundo, Santiago – Chile - 2005; Comenda Irmã Dulce pelo Instituto Brasileiro de Culturas Interancionais - 2006; Premio Gigantes do Brasil, 2006;Unesco Prizes World Poetry - Delasnieve Miranda Daspet de Souza - 2006; Ambassador for Peace – Universal Peace Federation on the International Federation for Word Peace – 2007;   - Premio da Business Professional Women International BPW – Campo Grande - MS: Troféu BPW Mulher-2007; Médaille D'Argent 2008 - Arts, Sciences, Lettres - pela Société Académique d´Éducation et d´Encouragement, Paris – França  como Poeta e Escritora; Premio Super Cap de Ouro – 2008; indicada ao premio Personalidade 2008 pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; 2008 – Indicada ao Prêmio Bertha Lutz –Mulher Cidadã. ; Medalha de Mérito da Câmara de Vereadores de Campo Grande-MS-2009; de janeiro de 2007 a janeiro de 2011 presidiu a Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – MS; Top Busines Internacional 2010;   Presidente Internacional de Poetas del  Mundo - 2010,  Grand Prix International Solenzara de Poésie – 2010, Paris - França,  e,  várias outras insígnias e láurea. Como ativista das causas sociais sempre trabalha e trabalhou pela integração das minorias – em todos os aspectos, culturais, sociais, direitos humanos, da paz e da solidariedade. É Verbete da 2ª Ed. do Dicionário de Mulheres, da Historiadora Hilda Flores, de Porto Alegre/RS;  Premio Carlos Drummond de Andrade – em Itabira – MG – setembro-2011. 19.11.11.  Recebe o   Certificat Honneur et Mérite du Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix , da França e Suécia; 23.11.11. – Recebe o Prêmio destaque Cultural do FESC/MS de 2011 – ( Fórum estadual de Cultura de MS );
Por anteprojeto de sua autoria e tramitado através da Deputada Estadual Dione Hashioca foi criado o dia da Literatura Sul-Mato-Grossense – através da Lei 3.486 de 28 de dezembro de 2007- publicado no DOE no dia 31 de dezembro de 2007, que será celebrado, anualmente,  no dia 06 de novembro.
Por anteprojeto  de sua autoria e tramitado através do Deputado Estadual Laerte  Tetila, através da lei 4.034 de 31 de maio de 2011, publicado no DOE no dia 1º de junho de 2011 foi instituído o Dia Estadual da Cultura da Paz, criado o Prêmio Paz e Cultura e adotada a Bandeira da Paz – que será celebrado, anualmente, no dia 21 de setembro.
Por anteprojeto  de sua autoria e tramitado através dos Vereadores Athayde Nery de Freitas, João Rocha e Paulo Siufi foi aprovado o  Projeto de Lei nº 7.045/11  foi instituído o Dia Municipal e será celebrado, anualmente, no dia 21 de setembro.
 Editou os seguintes livros solos:  Por um minuto ou para sempre; Em Preto e Branco; Pazeando; De Liberté em Liberte ( lançado por duas editoras, na Europa)   e  Von Frehheit zu Freiheit, e   10 Rostos da Poesia Lusófona – 2009  e 2010 lançados  na Europa;  Poesia, Sempre Poesia,  e Cantares. No prelo: PÃ. Participou em inúmeras coletâneas, nacionais e internacionais.
 

TEMPORA MUTANTUR

Delasnieve Daspet

Queria agarrar o mundo.

Acondiciona-lo.

Toma-lo como um refrigerante.

Assim esqueceria que existe

Um tempo lógico

Para que as coisas aconteçam,

Numa triste herança dos tempos.

É questão de sobrevivência

Querer ver um fato consumado.

Situações resolvidas,

Ou falar mais do que a língua.

Mas, verifico estarrecida que

Os tempos mudam!

A pressa de ontem

Já nada significa...

És um balde de água fria

Em meus medos.

Contigo fiquei sabendo

O que é  viver no pênsil...

Me mostrastes e aprendi

- A duras penas -

Que o tom da vida

É que não tem tom nenhum!

Aceitei e passei a viver melhor

Que entramos nesta relação

Sem qualquer bagagem.

Cruzamos as portas de mãos limpas,

Espero ser mais fácil

Achar a saída.

DD_Delasnieve Daspet - 24.08.02 - CGrande MS

 

15 -

FÁTIMA MOTA

Melhor definição: Gente. Profissão: Educadora. Sua obra encontra- se publicada nos livros: 501 Poetrix para ler antes do amanhecer e Fagulhas Poéticas, em Antologias da CBJE - Câmara Brasileira de Jovens Escritores,  em sites de literatura e afins. “A leitura, a escrita e a arte são raízes fincadas no belos momentos da minha infância. A escrita não me revela, nela está contida o EU observador da complexidade das relações humanas e de toda a sua beleza. Fluxo: sigo tatuando poesias no meu outro lado.”

ESPERAS

Fátima Mota


Corre a lua atrás da boca da noite
Enquanto o sol, mansamente brinca.
De se esconder, ladino
Entre sombras de concretos urbanos.

Viaja o vento em volta das flores
A brincar de esconde- esconde
Criando impressões nas folhas
Que se aventuram , buliçosas

Deitam-se as flores
Girandolas com cheiros
De antigos amores
Em tardes silenciosas.

Corta a noite, de silêncios tantos
Meu pensamento insofismável
Enquanto devotado coração espera-te
Para dividir segredos na calçada.
 

 

16 -

J ESTANISLAU FILHO

 J Estanislau Filho é autor dos seguintes livros: Nas Águas do Arrudas - poesias - Edição do Autor – 1984. Três Estações - poesias - Edição do Autor – 1987. O Comedor de Livros - poesias - Edição do Autor – 1991. Crônicas do Cotidiano Popular - Edição do Autor – 2006. Todos os Dias São Úteis - poesias - Editora O Lutador – 2009. Filhos da Terra -  crônicas - Editora O Lutador – 2009. Palavras de Amor - poesias - Editora Biblioteca 24x7 - 2010
Participações: Poetas Gerais das Minas - reunião de vinte e cinco poetas mineiros - poesias - Edição do Autor – 1984. Poetas Brasileiros de Hoje 1988 - poesias -Editora Shógun Art – 1988. Antologia Poética - poesias - Triart Editora – 1992. Antologia de Contos - Academia Dorense de Letras - contos - Casa da Cultura - 2001.
J Estanislau Filho, nascido no Estado de Minas Gerais - Brasil -, filho de lavradores. Escritor autodidata.

VIDA

agora sei que sou

rio de ternura à procura do mar

agasalhado por algas em companhia

de peixinhos dourados.

outrora barco à deriva.

com a lucidez das espadas

espantei mitologias e brinquei com meus filhos

como quem brinca com enigmas.

fui prometeu acorrentado

certo de que a rocha é corrosível.

e assim como o rio ao mar

corro e abraço o tempo

que me conduz com a fidelidade

misteriosa de um cão.

agora sei que fui

sei que sou

alimento para outras vidas.

J Estanislau Filho

 

  

17 - 

LUIZ CARLOS LEME FRANCO

 Luiz Carlos Leme Franco, professor desde 1966 e médico desde 1973, poeta com trabalhos publicados em Inglês, Espanhol, Chinês e Francês, além do Português, nos E. U. A., Paris e Brasil (três livros próprios, várias antologias e poesias avulsas em jornais e revistas em vários estados). Tem poesias no google( picasa ) e no you tube.  Premiado muitas vezes. É verbete em livro do M. E. C. e pertence a  mais de quarenta academias de letras no Brasil, Inglaterra e Itália.  Foi fundador e editor da revistas “ Poesia & Cia.” premiada nacionalmente e “Unindo o Brasil pela Trova”, bem como fundador da academia de letras de Londrina (PR) e de várias casas do poeta, ex-presidente para o Paraná da academia Municipais de Letras, da caravelas, da casa do poeta de Londrina, da casa literária lampião de gás (SP). Pertence a quatro institutos históricos e geográficos. Pertenceu a academias de letras maçônicas e clubes literários além de membros de várias instituições literárias. Julgou em muitos concursos literários e escreveu muitos prefácios e apresentações de poetas. Atual governador para o Paraná da Associação Internacional Poetas del Mundo,  tem algumas páginas literárias virtuais e escreve  em várias.

I N F I N I T O

-Eu vi o infinito

quando observei um desabrigado.

-Eu vi o espaço sem fim,

quando percebi um irmão no relento.

-Eu conheci o amor total

quando senti a traição.

-Eu visualizei o tempo-espaço

quando não pude fazer nada por quem morria.

-Eu vivi o fim dos tempos

quando fui impotente para socorrer um necessitado.

-Eu senti o princípio das coisas

quando li sobre o começo de mais guerra.

-Eu conheci o simbolismo do círculo

quando não pude ajudar um faminto.

-Eu soube da Verdade eterna

quando a Humanidade se tornou indiferente para mim.

-Eu tive as revelações

quando violentei a Natureza.

-Eu viajei sem volta

quando não ajudei um aleijado a se levantar.

-Eu morri,

Quando nada fiz para quem de mim esperava muito:

DEUS.

((luiz carlos leme franco))

 

 

18 -  

ZANY LOPES

Nome: Zany Lopes (Pseudônimo de ROSANE UCHOA CARNEIRO NETTO LOPES) Nascida em Recife em 30/08/1956, mas Olindense de coração. Casada, dois filhos, funcionária pública estadual. Participo dos sites literários: prefácio net, Usina de Letras 04 E-books, 02 antologias. Faço parte dos “Poetas del Mundo”, sob o título de Cônsul de Olinda-PE. Sou membro -AVBL, Cadeira nº 646, desde 2007. Membro do Recanto das Letras, Prefácio Net, Usina de Letra, Overmundo, Verso e Prosa. Participei de vários congressos literários em Bento Gonçalves e Rio de Janeiro.
Participo dos sites literários:
 www.prefacio.net, www.recantodasletras.com.br.
 Blog: 
www.zanylopes1.wordpress.com
http://www.poetasdelmundo.com/Poetas/2147/Zany%20Lopes%20%20[Cônsul%20-%20Olinda%20-%20PE]
www.prefacio.net
www.usinadeletras.com.br
www.recantodasletras.com.br
www.overmundo.com.br
www.versoeprosa.com.br

DIVIDA COMIGO

Vamos dividir as nossas dores
Chorar os nossos amores
Lamentar a solidão sozinhos não nos leva a nada
Vamos dividir cada pedra em nossa estrada...

Vamos dividir os nossos sofrimentos
Deixar para trás as nossas amarguras
Tentar sorrir para o mundo
Esquecer os nossos lamentos...

Venha...
Divida comigo a sua dor
Quem sabe juntos chegamos à solução
Para acabar de vez esse rancor...

Vamos somar o pouco de amor que nos restou
Vamos nos unir, dar-nos as mãos
Um ensina o outro o caminho mais curto
Para o amor novamente brotar no coração.

 Zany Lopes

 

19 –

 

JOSÉ HILTON ROSA

José Hilton Rosa, Brasileiro, nasceu em 1956, 29 de agosto. Autor de 3 livros de poesias: “Laços de sangue”; “Choro de sangue” e “Inversos”. Participou das antologias: “Associação Internacional Poetas del Mundo”, organizado pela poetisa Deslanieve Daspet; “Um canto de Amor”-Mil poemas a Pablo Neruda, organizado pelo poeta chileno Alfred Asis; “Antologia poética –Chile – Tomo I”, organizado pelo Poeta e fundador do Poetas del mundo, Luis Arias Manzo.Trabalhou 32 anos na Petrobras, hoje sua principal atividade é escrever poesias.Membro do Recanto das Letras.
www.josehiltonrosa.recantodasletras.com.br

ABANDONO DE MULHER

Cambaleando no lombo de um animal

No caminho desejado por ele

Deixando sem choro a dor do amor

Embriagado pela tristeza de deixá-la

Maldito momento insólito

Quando não sonha deter a raiva

Não esperava tão sombria decisão

Expulsá-lo como um impostor

Renegado com o tempo

A propósito de suas falsas grosserias

Deixando agora aqueles olhos rajados no rosto moreno

Triste momento de um homem que sempre a amou

Firme no seu olhar

Fez com seu dedo a indicação

Sem grito nem voz

Não quis explicação nem pedido de perdão

Seria tarde para cair de joelhos a seus pés

Seus atos tem a culpa daquela decisão

Medo de viver só, sem gratidão

Maria filha de Maria.

José Hilton Rosa


 

 

 
Para sebo Autores                                         para 3ª pág.

           

 

 

LIVRO de VISITAS