12 anos ao serviço da Cultura / Literatura Luso-Brasileira

Mensagens de Autores CEN

 

 

Tito Olívio - Faro (Portugal)

Corria o ano de 1500 quando as intrépidas naus de Pedro Álvares Cabral, contra ventos e marés, aportaram a terras dum novo e verdejante continente, até então desconhecido do homem ocidental, do outro lado do Atlântico, a que viria a ser dado o nome de Brasil, ou Brazil, como se escrevia na época. O achamento daquelas terras de prometedoras riquezas e o conhecimento de novas gentes com a pele de um chocolate avermelhado, quase nus e ornamentados de vistosas e coloridas penas de aves desconhecidas, nunca poderia ter dado ao valoroso navegador a ideia de que um dia tudo aquilo viria a ser uma das nações mais promissoras do mundo, com um povo que ainda fala a língua portuguesa.
Passaram cinco séculos e as vicissitudes da História, a que até Napoleão deu uma mãozinha, criaram um grande estado e uma florescente cultura. A vontade conjunta de brasileiros e lusitanos fez dos seus dois povos uma comunidade de irmãos, que faz inveja ao mundo.
Quase quinhentos anos (faltavam apenas dois) após a chegada de Cabral ao Brasil, um outro navegante aportou a terras de além-Atlântico, não para fazer uma descoberta, mas para estabelecer um laço de união, um elo de ligação, um fio condutor de ideias e de cultura. Foi Carlos Leite Ribeiro, um homem que passou a vida a dar-se aos outros. Os mares, agora, não eram verdes, porque a viagem se fez pelo azul infinito do céu, onde os ventos e as tempestades não impedem a livre e segura circulação, com uma velocidade nunca antes atingida.
Em 15 de Julho de 1998, o CEN - Cá Estamos Nós, mal nasceu em terras portuguesas, trepou no arco-íris e logo chegou ao Brasil, conquistando tudo e todos, cá e lá. A nau era virtual, mas a ligação que estabeleceu entre os dois povos, em amizade e cultura, é bem real, está sólida e promete ser cada vez mais forte e duradoura.
Daqui a dias, em 15 de Julho de 2010, o CEN comemorará 12 anos de uma existência rica e saudável, cuja glória assenta como uma coroa na cabeça de Carlos Leite Ribeiro. Não deve ser esquecido, numa data tão importante, o trabalho emblemático, belo e meritório da webmaster Iara Melo, sempre ao lado do criador da Página CEN. Ela brinda-nos com lindas formatações e com a sua simpatia pessoal. Dou-lhe o lugar de Princesa e deve sentar-se ao lado do Rei-Carlos.


 


 
Luiz Poeta - Rio de Janeiro RJ (Brasil)

Amados irmãos do CEN...
Artur da Távola, cujo sobrenome era Monteiro de Barros ( o mesmo do meu avô, meus tios e meus pais ) e que sempre brincava comigo dizendo que todos éramos mais que parentes, foi mais uma vez sábio e verdadeiro ao afirmar que "o Portal CEN é realmente um dos mais completos grupos literários da Cultura Luso-Brasileira"  ( tive o privilégio de ouvi-lo dizer isto em uma das suas mais brilhantes palestras realizadas - desta feita -  no Forte de Copacabana - Rio de Janeiro -  por ocasião de mais um dos nossos abençoados encontros.
Parafraseando Artur, que na ocasião também reverenciou nosso presidente, anfitrião e líder do " Cá estamos Nós,  com o seu " Ave, Carlos Leite Ribeiro", complemento informando que me sinto, dignamente, um  dos honrados cavaleiros desta ilustre távola, cuja efervescência e evolução cultural mobiliza o "PLANETA LUSOFONIA" , tornando as nossas obras literárias - indiscriminadamente  ( que foi sempre a marca registrada do CEN ), a maior fonte de  divulgação da Literatura em todos os tempos.
Estar no CEN é bendizer-se bendizendo, porque somos uma ilustre família cujo rebanho grassa, graças ao poder que Deus nos dá - a cada composição -  de transformarmos - humilde e nobremente -  dons em talento, distribuindo e recebendo emoções, lirismos e sublimidades literárias, plásticas e musicais, emolduradas pela inequívoca sensibilidade da nossa principal guerreira cujas mãos possuem a mágica do arco-íris, Iara Melo.
Ler-te, lendo-me em ti... nestas duas orações, mais do que formalidade sintática, está o que move a fraternidade: a reciprocidade.
E enquanto tu me leres e eu te ler, nossas almas estarão sobrevoando os nossos melhores silêncios.
Obrigado, CEN, por abrigar-me... obrigado, coração, por abrigar o Portal Cen  - e todos os seus ilustres membros - dentro de mim.
Deus nos abençoe, sempre.
Com carinho, estima, respeito e profunda admiração.
Luiz Poeta ( Luiz Gilberto de Barros - Marechal Hermes - Rio de Janeiro – Brasil



 


Tarcísio Ribeiro Costa - Brasília DF (Brasil)

12 anos ao serviço da Cultura/Literatura Luso-Brasileira
Portugal e Brasil unem-se, são irmãos que se amam. O Brasil foi descoberto e  colonizado por Portugal. O tempo passou mas jamais surgiu um óbice que invibializasse essa integração efetiva, afetiva e proveitosa. Mesmo que, fisicamente, o oceano no separe, nossas almas continuam sempiternas unida, numa só. Falamos o mesmo idioma, e nas nossas veias correm o mesmo sangue.
Culturalmente, nas nossas histórias (Portugal e Brasil), líderes e intelectuais e procuraram e procuram manter os laços das nossas tradições culturais e coadunar as nossas literaturas.
Faz-se mister que, com letras de ouro, seja lembrado Carlos Leite Ribeiro, um incansável pesquisador e um sensível escritor, mais do que isso, uma pessoa abnegada pela cultura e pela literatura luso-brasileira. Sinceramente, lendo-o é difícil definir qual a sua nacionalidade, se portuguesa ou brasileira, tamanho é o seu amor pelo Brasil.
Para corroborar minhas afirmativas, de forma concreta, é só conhecer o Portal CEN, criado por Carlos Leite Ribeiro há doze anos, precisamente em 15 de julho de 1998. É  um importantíssimo portal que se detém a difundir e enriquecer com pesquisas a Cultura/Literatura Luso-Brasileira.
Quero neste ensejo, de minha parte, agradecer ao Escritor Carlos Leite Ribeiro por me manter como membro efetivo do CEN - "Cá Estamos Nós" e levar a esse insígne escritor, líder e amigo os meus parabéns sinceros pelo aniversário do portal, pedindo que Deus permita que esse seu denodo perdure por muitos anos para o nosso bem e em prol da cultura luso-brasileira.
Tarcísio Ribeiro Costa
Brasília DF
 


 
Henriette Effenberger – Bragança Paulista – São Paulo - Brasil

PORTAL CEN- A PONTE LITERÁRIA ENTRE BRASIL E PORTUGAL
Há doze anos a internet estava engatinhando.
Ainda eram poucas as pessoas que tinham acesso à rede e deslumbravam o futuro sem fronteiras, como o vivemos hoje.
Nós, da ASES – Associação de Escritores de Bragança Paulista – também iniciando nossa árdua caminhada em prol da literatura – estávamos procurando parceiros que compartilhassem nossos ideais e percebemos que a internet seria o caminho.
Foi então que descobri o CEN: uma ponte literária entre o Brasil e Portugal. Mandei um e-mail comunicando um dos nossos primeiros concursos literários, o qual  foi prontamente respondido pelo jornalista Carlos Leite Ribeiro.
Lembro-me perfeitamente da emoção de todos os membros da ASES quando li a resposta do Carlos em nossa reunião mensal, colocando o que na época ainda era um site, não um portal, à nossa disposição.
A partir de então começou uma sólida amizade, laços fraternos e literários que apesar do tempo não se desfizeram e eu, não poderia de forma nenhuma deixar passar em branco o aniversário do portal CEN – a ponte literária que nos aproxima e indica que é só perseverando no caminho trilhado que se atinge o objetivo principal: divulgar a literatura e fazer da língua que nos une uma ferramenta de paz.
Henriette Effenberger – Bragança Paulista – São Paulo - Brasil


 


 
Lígia Antunes Leivas - Pelotas RS (Brasil)

Um novo aniversário do CEN !
A verdade é filha do tempo, alguém já disse.
Pois passou o tempo e a verdade foi comprovada: o Portal CEN é uma realidade valiosa dentro das 'letras' não só luso-brasileiras, mas no mundo todo!
CARLOS LEITE RIBEIRO mantém a atividade lítero-cultural em níveis dignos dos melhores aplausos. Assessorado pelo exímio trabalho da nossa querida IARA MELLO, esses dois arautos da cultura não medem esforços para divulgarem e acolherem obras e autores das mais diferentes ideologias. Literatura, história, humor... uma gama de temas que atraem os leitores em todas as horas.
No CEN estou desde 2005. Em 2006 fiz o "batismo" na confraria, quando participei do 2º Encontro do CEN, no Rio de Janeiro, no Forte Nossa Senhora de Copacabana. Conhecer pessoalmente Carlos e Iara foi confirmar a expectativa de que eles são criaturas sensacionais!!! Aquele momento em que nos deparamos lá no Hotel Apa, ficou para sempre... e de lá para cá só cresceu... E tanto cresceu, que fomos a Blumenau em 2008. De novo a ratificação de um grupo de idealistas, entre tantos nomes de alto significado, que vê na cultura a forma mais pacífica, forte, decisiva de termos de fato um mundo melhor. Se somos vaidosos??? CLARO que somos!! E BENDITA vaidade. Aliás, Jorge Amado, em seu livro "Farda, Fardão, Camisola de Dormir" já lançara a pergunta: "Haverá no coração humano sentimento mais presente do que a vaidade?"... Então, sem vaidade não se vive e muito menos se esperaria pelo dia de amanhã... mas nossa vaidade é isenta daqueles 'berloques' que não servem para nada... é uma vaidade que constrói... E é assim o CEN!
Orgulhosa de ter meus textos publicados no CEN, deixo meu agradecimento profundo e meu carinho a todos que aqui estão.
Sucesso  sempre ! ! !
Parabéns ao CEN !
Parabéns ao CARLOS, à IARA e a todos os que integram esse majestoso site!
Feliz Aniversário !!!
Lígia Antunes leivas
Pelotas, RS, BR
 


 
Ilda Maria Costa Brasil - Porto Alegre (Brasil)

Portal CEN - "Cá Estamos Nós"
15 de Julho de 1998 - 15 de Julho de 2010
12 anos ao serviço da Cultura / Literatura Luso-Brasileira
 
O Portal CEN, em suas atividades, revela-nos intenso apuro poético e narrativo. O Presidente, Sr. Carlos Leite Ribeiro, e, a Vice-Presidente, Sra. Iara Melo, trabalham com magnificência, emoções, sentimentos, imaginação, sonhos e realidade, levando-nos a percorrer caminhos mágicos, líricos e históricos fascinantes.
O Grupo que integra esta Senda Literária Luso-Brasileira demonstra, assim como seus dirigentes uma linguagem afinada, espontânea, fluente e agradável. A temática é riquíssima e diversificada, podendo ser considerada autênticos testemunhos e depoimentos de situações, valores e condutas discutíveis de alguns momentos de nossa sociedade, com muitas cores, luzes e bom senso; um Espaço Cultural Singular e Encantador! 
Carlos Leite Ribeiro e Iara Melo, em suas criações, transpassam-nos ideias e considerações como painéis vivos em que registram alegrias e tristezas através de belíssimas e expressivas imagens, aliando o Ideal Literário do Portal CEN a seus magníficos sensos observadores e fraternos, enriquecidos por impressões sensoriais e estados de alma, desafiando-nos a refletir sobre o nosso papel social, sobre nossas vivências, sobre a vida.
Portal CEN é emoções e sentimentos desenhados e expostos de um modo especial. 
Obrigada, Parabéns e Muito Sucesso.
Ilda Maria Costa Brasil - Porto Alegre/RS

PORTAL CEN - 12 ANOS
Ilda Maria Costa Brasil

Porta voz Luso-Brasileiro,
Orgulho de seus integrantes,
Rega poesia e prosa com
Talento, habilidade, arte,
Amor, sabedoria, respeito,
Liberdade e companheirismo.

Carinho, a Diretoria exala 
Em todas as atividades
Notoridade é sua meta.

Parabéns e Felicidades.



Odone  Antônio Silveira Neves - Porto Alegre RS (Brasil)

Ilustríssimo Senhor Jornalista CARLOS LEITE RIBEIRO
MD Presidente do PORTAL CEN – CÁ ESTAMOS NÓS –
É uma honra dirigir-me a Vossa Senhoria nesta modesta mensagem.
Na verdade sempre achei falta de uma entidade desta natureza, isto é, de um espaço em que pudesse acolher e retratar as escrituras quer em prosa, quer em verso dos falantes da língua dos maiores Poetas, LUIS VAZ DE CAMÕES e FERNANDO PESSOA e na prosa, do expoente máximo da literatura lusitana, Escritor Português NOBELDE LITERATURA, que há pouco, infelizmente, deixou-nos, JOSÉ SARAMAGO.
Esse Portal dá-nos a oportunidade também para conhecermos a História, a Geografia, e a cultura, dos diversos Países lusófonos e congregar seus participantes.
Para mim, particularmente, é uma dádiva pertencer a esta plêiade de escritores com os meus modestos textos em prosa e/ou verso e ter a oportunidade de conhecer a obra e vida dos grandes literatos da nossa língua.
Quero ainda enfatizar nesta mensagem a figura ímpar do Ilustre Jornalista português o qual com tanto denodo, esmero e dedicação dirige essa magnífica Entidade sem fins lucrativos em prol dos amantes das letras, congregando as pessoas em torno deste ideal, o conhecimento e as incentivando à prática da escrita e da leitura entre aqueles que têm por comum a os unir a “Última flor do Lácio”.
Aproveito o ensejo para parabenizar a Entidade e sua Diretoria na pessoa do Presidente pelo precioso trabalho que desenvolve e pelo Aniversário de 12 anos de profícua existência da mesma.

Grande Abraço.

Odone  Antônio Silveira Neves


 


 
Tchello d'Barros - (hoje em Belém do Pará - Brasil)

Vida longa ao CEN!
A maior ponte literária do mundo lusófono comemora neste 2.010 d. C., ano da graça de Nosso Senhor, seu aniversário alexandrino, como fossem uma dúzia de sílabas de um verso do decassílabo que se consolida poeticamente nessa trajetória de difusão cultural entre os países que cultivam o idioma da "Última flor do Lacio".
Para além do privilégio das colaborações desde a primeira hora, tem sido uma bela cumplicidade ter acompanhado a expansão e a impressionante somatória de talentos que chegou e continua a chegar para fortalecer essa rede de poetas e prosadores, que com suas letras, aproximam países, fortalecem relações e agregam pessoas, que é o que mais importa no universo da cultura.
Parabéns ao incansável Carlos Leite Ribeiro, a multi-talentosa Iara Melo, com sua determinação arrojada, e à todos os autores e leitores, que com sua interatividade promovem esse intercâmbio de idéias, conceitos, visões do mundo e um oceano de poesia onde navegamos todos juntos.
Abraço fraterno. Evoé!
Tchello d'Barros
(hoje em Belém do Pará - Brasil)

 



 
Eliane Arruda - Fortaleza CE (Brasil)

Sem dúvida, o CEN é um grande Portal, não apenas pelo fato de existir, mas pela forma como trata os seus usuários,
pelos textos que envia, pesquisas feitas pelo seu diretor, revistas e o trabalho artístico da Iara. Podendo, ainda, fazer jus os autores do Portal
a toda sorte de publicação literária. Nota 10 ao CEN.
ELIANE ARRUDA – CE

 



 
Ana Lucila Maranhão - Pernambuco (Brasil)

Parabéns ao Portal CEN, nas pessoas do  Carlos Ribeiro e Iara Melo, pelo que produzem e enriquece a todos nós com seus trabalhos, poesia, textos e pesquisas com muita inteligência, competência,  divulgando  a nossa arte  e cultura . 
O CEN está se tornando  um (a) adolescente, completando seu 12 anos de existência, e, vem  sendo construído com sólidos alicerces, sendo  partilhado e oportunizado à todos, principalmente aos que apreciam e cultivam a boa leitura e também  saber compor belos textos e poesia.
CEN  12 anos formando um  elo da união entre os povos lusófonos, sempre  nos eleva , divulga e emociona.
Parabéns  pelo excelente trabalho, e, também  aos seus autores, delegados, colaboradores e co- autores. Sucesso e Sucesso! Deus os abençoe com Maria, recebam o  afetuoso abraço da pernambucana: Ana Lucila Maranhão
 

 


 
Ana Paula Costa Brasil - Santana de Parnaíba/SP (Brasil)
 
O PORTAL CEN, através de seus Dirigentes, realiza um trabalho extremamente louvável. Este projeta curiosidade e interesse pela produção literária e pela leitura. Visitar o Site do Portal é aventurar-se pelo universo da fantasia e do mágico, um andar por diversos caminhos encantados.
Prezados Escritores, Sr. Carlos Leite Ribeiro e Sra. Iara Melo, Muito Obrigada, Parabéns e Felicidades!
Ana Paula Costa Brasil
Santana de Parnaíba/SP



 
Estudantes de Porto Alegre - RS (Brasil)

ANIVERSÁRIO DO PORTAL CEN - 15 DE JULHO DE 2010 - 12 ANOS
PARABÉNS E MUITO SUCESSO!

O PORTAL CEN, ao divulgar nossos poemas, oportunizou-nos conhecer valores e horizontes que só as palavras expressam. A cada mensagem, aprendizados e descobertas. Este Espaço Literário é de inegável valor e age nas emoções e nos estados profundos da alma.
Ao Sr. Carlos Leite Ribeiro e a Sra. Iara Melo, nossos cumprimentos pelo 12º Aniversário do Portal CEN. Os Senhores abriram-nos horizontes e caminhos.
Alunos Poetas da Profª Ilda Brasil
Porto Alegre / RS / Brasil

 



 
Vilma Matos - Fortaleza CE (Brasil)
Querido Carlos,
Interessante, como o tempo passa rápido, o amado PORTAL CEN, já vai completar 12 anos de existência. Isto é magnífico!!!! 
PARABÉNS A VOCÊ, AO PORTAL CEN, A IARA MELO  e a todos que participam desta conceituadíssima instituição literária!
Carinhoso abraço,
Vilma

 



 
Lucy Nazaro - Palmas PR (Brasil)

Meus parabéns, Carlos, que o sucesso continue, APESAR DOS AUSENTES!!!!  Me sinto honrada por ser lembrada sempre por vocês, apesar de minha ausência forçada. Espero um dia voltar a participar. (Quando minha saúde me permitir).
Um grande abraço. E aqui vai minha contribuição.


“Doze anos ao serviço da Cultura / Literatura Luso-Brasileira”  
Portal CEN
 
Portal CEN, ou seria Portal CEM, MIL????
Anos de histórias, lutas, desencontros e encontros
que deram certo, uniram pessoas, povos povoando um deserto.
Com a palavra, a amizade, o sonho, a realização varonil.
 
Portal CEN uma história que tem Pai e Mãe, tem filhos e netos
Tem Doze Anos de vida, mas mil anos de vivência
Tem um Carlos e uma Iara, de Portugal e do Brasil
Que o idealizaram e o tornaram mil.
 
Dois mundos que se uniram, renovaram o encontro
de mais de cinco séculos, revivem e escrevem uma nova história
repleta de ideais e de vivências reais
Reescrevendo o que será uma nova memória.
 
Salve a data natalícia e seus idealizadores! Salve os participantes, nesta data festiva, que o CEN continue a serviço da Cultura e Literatura Luso-Brasileira por muitas e muitas décadas a mais. Que Carlos e Iara continuem levando o Projeto adiante, com o sucesso que teve até aqui.
Parabéns!
Lucy Nazaro

 

 

von Trina - Lisboa (Portugal)

PORTAL CEN - "CÁ ESTAMOS NÓS"
15 DE JULHO DE 1998 - 15 JULHO DE 2010
“DOZE ANOS AO SERVIÇO DA CULTURA / LUSO-BRASILEIRA"

seja
por vontade dos deuses
mito e ritual
por sonho ou por magia
sem explicação cultural
por inspiração de um homem
carlos leite ribeiro
pelo suor humano
trabalho de uma equipa
trabalho e mais trabalho
e ainda mais trabalho
acontecem 12 anos
12 anos de cultura
serviço em português
com açúcar e canela
café linho e letras
palavras versos poemas
doces e amargos
12 anos globais
de acesso democrático
firmando manufactura
como talento de operários
reis infantes e príncipes
artesões da minha língua
nobreza da minha cultura
cavalaria do meu sentir
povos do meu pensar
von Trina


 

 


Sarita Vicencio de Barros - Bagê RS (Brasil)

Uma dúzia
 
12 trabalhos
foram os de Hércules
Dos deuses recebeu
inveja reconhecimento
No Olimpo entrou
conduzido por Zeus
12 anos
a serviço
da luso-brasileira
literatura
está o CEN
Quantos trabalhos fez?
Minimamente 12x12
Ao Olimpo conduzidos
por Carlos Ribeiro
entremos pois!



 
Glória Marreiros - Portimão (Portugal)

HOMENAGEM

"Portal Cen" é um nome que perdura.
E "Cá estamos Nós" sobre este altar
que emana o pão das letras, sem ter par,
e se oferece a todos com ternura.

Doze Anos ao Serviço da Cultura,
nestas terras daqui e de além-mar,
unindo num abraço, singular,
amor, carinho e paz, literatura.

Queria dizer tanto nesta hora,
mas a emoção que sinto canta e chora,
pedindo que por todos seja aceite.

Sentida esta homenagem para vós,
porque sois Arte e Letras, para nós,
queridos Iara Melo e Carlos Leite!

Glória Marreiros

 


Sueli Rodrigues Bittencourt - Florianópolis SC (Brasil)
  
DOZE ANOS AO SERVIÇO DA CULTURA / LITERATURA LUSO-BRASILEIRA. CÁ ESTAMOS NÓS.
Aos amigos Carlos Leite Ribeiro e Iara Melo meu especial abraço de parabéns pelo aniversário de 12 anos do seu tão brilhante trabalho!
Com este acróstico a minha homenagem:
 
PORTAL CEN – CÁ ESTAMOS NÓS
 
P  ORTAL CEN
O  CEANO VIRTUAL!
R  EVELAS AO MUNDO
T ALENTO, BELEZA, CULTURA,
A  RTE, PESQUISAS,
L  ITERATURA!
 
C  ELEBRAS TEU ANIVERSÁRIO
E  NTRE AMIGOS E ADMIRADORES
N  UM FESTIVAL DE MERECIDOS LOUVORES!
 
C  ONTOS, CRÔNICAS, PESQUISAS, POEMAS,
A  TRAVÉS DA INTERNET CRIAM ASAS... VOAM...
 
E  SPALHAM-SE AMPLAMENTE
S OBRE O MUNDO LUSÓFONO E OUTROS NÚCLEOS
T  OCANDO CORAÇÕES E MENTES
AMPLIANDO HORIZONTES
M  ULTIPLICANDO POSSIBILIDADES
O  FERECENDO ARTE
S  EMEANDO AMIZADES!
 
N  O BRASIL, COMO EM PORTUGAL, CRESCE
O  PORTAL CEN - CÁ ESTAMOS NÓS!
S  ALVE TEUS DOZE ANOS DE VALIOSA VOZ!

Sueli Bittencourt

 


Marina Cajado - São Paulo (Brasil)

CEN 12 anos
Nações unindo
Cultura espalhando
Língua portuguesa brilhando
Energia fluindo
Amigos juntando
CEN 12 anos
Uma estrela que brilha
Abrindo uma trilha
De encantamento
Cá estamos nós, a família
Que amor compartilha
Em cada momento

Meu abraço amigo e saudoso
Marisa Cajado


 


 
Alice Tomé - Lisboa (Portugal)

SAUDADE…Saudade… Saudade… do meu BRASIL!
SAUDADE…Saudade… Saudade… de PORTUGAL!

Eu vi a Saudade
Quando ainda era flor
Eu vi a Saudade
E não tinha essa cor!
(…)
Onde nasce a Saudade
E, de onde é que ela vem?!
Gente Lusa assim reza
Portugal é sua mãe
(…)
No Brasil eu aprendi
Que a Saudade tinha cor
Quando canta ou quando chora
No adeus a esse Amor
(…)
Subi na caravela
Perguntando a esse mar!
Que caminho eu seguia
Que Saudade ia saudar?!
(…)
Naveguei o Oceano
À procura da Saudade
Mas ela se esconde
No segredo da Amizade!
(…)
No Ipiranga deixei lágrimas
E…no Rio eu cantei
Saudade que nunca morre
No Brasil a encontrei
(…)
Eu vivo a Saudade
Eu vivo essa dor…
Eu vivo a Saudade
Eu vivo esse Amor
(…)


«Porque o Mundo Lusófono é uma presença viva em todos os Continentes, porque a cultura Lusa se entrelaça na amizade, dedico este Poema ao mundo Luso-Afro-Brasileiro; e, de forma muito especial, a quem este POEMA cantar…
Com muita amizade ao grupo do Portal CEN, que celebra o XII Aniversário a 15 de Julho de 2010, e, desejo muitas FELICIDADES ao seu fundador, Carlos Leite Ribeiro
© Alice Tomé, Editora no Portal CEN desde a sua fundação em 1998.
Alice Tomé é Cientista Socióloga e Educóloga, Professora Universitária, Portugal.

 


 
Helena Armond - São Paulo SP (Brasil)

Um grande mestre determinou que  arte é a imitação das coisas como as coisas deveriam ser...
outro disse que arte  é o  BELO... etc etc etc...
a melhor das que li / ouvi e que melhor me cabe é que:
ARTE É COMUNICAÇÃO.
O grande risco que corre o artista é ver o observador ou observadores... passarem indiferentes diante de suas obras.
Nada nos  escapa deste trabalho do CEN em todas as matérias que nos  envia e mais o bom gosto das formas..
Carlos é um grande comunicador que com sua excelente equipe mantém o passado o presente e planos para o futuro imediato... nas dinâmicas linhas de Arte.
Ninguém fica indiferente.
helena armond
 

 


 
 

Parabéns CEN

Gislaine Canales - Balneário Camboriú SC (Brasil)


Hoje o CEN já comemora
doze anos de eficiência,
divulgando mundo a fora
leitura, pura ciência!
 
Parabéns ao Presidente,
Carlos Leite, grande amigo,
e a Iara Melo ,presente,
que embeleza cada artigo!
 
Desse Site, fazer parte
traz grande satisfação,
pois o CEN transmite a arte
com uma grande emoção!



 


Ana Clara Ribeiro - Pelotas RS (Brasil)

APLAUSOS -

Que dos céus se esparjam brilhos
d'ouros, d'argênteos,de mil cores,
 para engalanar o Portal CEN
no festim de aniversário.
Alegrias invadem noss'alma
doze anos se passaram
 Portal cresce, ganha o mundo,
 a todos nós, enche-nos de orgulho.
Muitos são os atuantes,
sócios, amigos, colaboradores,
 mas mérito maior tem o Carlos
que não mede esforço, junto à Iara.
Somos nós simples poetas, autores,
um elo apenas na entrosa
desta rodagem 'fabulástica',
neste trabalho de destemor,
alavancado na seriedade e em amores.
Carlos, és esteio dessa família
 -PORTAL - CÁ ESTAMOS NÓS -
incentivador das lides literárias,
da pesquisa, da história, do civismo,
do vigor da Instituição.
Nesta data, uma grande festa
irradia-se em nosso coração,
 entre muitos vivas, muitos aplausos
 círios flamejantes são soprados
com carinho, respeito e gratidão.

ANA CLARA RIBEIRO
PELOTAS-RS – BRASIL

 


Aparecido Donizetti Hernandez - Brasil

SONHO OU CARMA?
Um sonho ou um carma?
Ver em prosa e verso a imaginação se expressar
em cada letra do alfabeto da Língua Portuguesa,
construído da imaginação
ou vivência da expressiva alma lusitana
que transpõe mares,
fincando sua cultura em outros continentes.
 
A semente de sua cultura,
misturada a outros conhecimentos,
cria e recria a alma de vários povos
em um único idioma
e ecléticas vicissitudes da alma cultural da Terra,
em novo transmar, não mais em caravelas como dantes,
e sim nas novas tecnologias que não tem fronteiras,
como um sonho de um homem,
que nada mais quer do que ver essa rica e singular epopéia
do conhecimento cultural fincar raízes e crescer em terra fértil,
congregando poetisas e poetas consagrados
à jovens e iniciantes criadores de frases e versos...

Versos e frases da alma da Língua Portuguesa,
que como um portal do tempo,
que é de nosso tempo,
leva nossa cultura ao mundo, mundo hoje sem fronteiras,
de doze anos do sonho do Portal CEN.
Um Sonho que hoje congrega todos nós ao mesmo sonho...
 
Parabéns aos 12 anos do Portal CEN.
 

 


 
Jorge Linhaça - Arandú SP (Brasil)


Caros amigos Carlos e Iara:
Não poderia deixar de prestar minha homenagem, com estes simples versos, aos anos de dedicação de vocês para com a literatura lusófona.
O Portal CEN tem sido um baluarte de nossa cultura e uma vitrina para escritores consagrados e iniciantes.
Parabéns por estes doze anos. Que muitos mais venham, cheios de alegrias e realizações.
Jorge Linhaça

Doze anos de trabalho e pujança
Divulgando a nossa literatura:
Um oásis de arte e d'esperança;
Uma colcha de bela tecitura

Só doze anos, ainda criança
Segu'o Portal CEN co'a mesma lisura;
Claudio Ribeiro e a eterna lembrança:
Datas e fatos em bela pintura

A Iara Melo, presente destarte
Zelo e cuidado com nosso Portal
Sempre nos brinda com tão bela arte

Gira o mundo,com ele nós vamos
Sob a batuta do Leite bestial
E que queira Deus,por mais uns cem anos
 


 

 

PORTAL CEN
(acróstico)
Juraci da Silva Martins

Circunda o planeta a voz poética
A serviço da cultura universal

És fonte de luz e vida plena
Sacrossanto relicário dos poemas
Teu seio é portal, convida e acolhe
Autores, poetas, ilustres escritores
Mostrando sentimentos e valores
Onde o vento de floridas primaveras
Sopram polens por entre os continentes

No lume dos teus dias de existência
O amor à cultura resplandece
Se expandindo na mais pura essência!


 


 
Marilene Wagner - Brasil

Parabéns Portal CEN !!!
Velho  mundo
Conheci,
Torre sem fim
Mundo de luz
Brilho de quase nada.
Tens o semblante

 caído e cheio de rugas.
Os cavalheiros medievais ainda fazem parte de ti.
Velho Mundo, sorri! não és por acaso um poço de sabedoria?
De Max ha Nietzsche.
 Minha curiosidade nativa de mundo primitivo,
Olho com os olhos de águia.
Feliz sou de além mar, conhecer a velha irmã e mãe.
De conhecer e viver em Ferragudo, tal igual ao meu lindo Cairu.


Lena Wagner
 

 



Maria Nascimento Santos Carvalho - Rio de Janeiro RJ (Brasil)

CARLOS,  meu amigo muito querido,
Almejo o que há de melhor para você, para seus familiares, para IARA e demais integrantes do PORTAL CEN “Cá Estamos Nós”.
Desculpe-me se envio a mensagem para o PORTAL CEN  quase na última hora, porque, para nós brasileiros, não se comemora aniversário antes do dia, mas compreendo que a Iara ainda tem que formatar.
Aqui se costuma dizer que comemorar antes da  data é de mau agouro, por isso, tenho deixado para enviar mensagem sempre no dia 15 de julho.
Como todos nós já sabemos, no dia 15 de julho, o PORTAL CEN estará completando 12 anos que presta relevantes serviços à comunidade, de um modo geral, uma vez que é um veículo divulgador da literatura, em  todos os gêneros, poemas, sonetos, trovas, contos, crônicas, haicais etc., além de levar a todos os recantos  do mundo  uma infinidade de  pesquisas feitas por  seu criador, Carlos Leite Ribeiro.
Mas o PORTAL CEN  não se limita apenas a publicar gêneros poéticos. Oferece outras formas de entretenimento e lazer, bem como material de pesquisa que serve para elucidar dúvidas de estudantes, bem como de qualquer internauta que pretenda estender os seus conhecimentos gerais.
Além de uma  fantástica Biblioteca Virtual, o PORTAL CEN guarda vários tesouros literários como  as colunas: Autores do PORTAL CEN, Grandes Entrevistas; Revistas; Quem Somos; Colunistas, Liga dos Amigos do Portal; Delegacias;  Recanto da Prosa e do Verso; Pesquisas de Carlos Leite Ribeiro e seu site; A Gruta da Poesia, assinada por  Iara Melo,  conceituada webmaster  e Vice- diretora  do Portal, além de poeta e muito mais atrações literárias e culturais.
Em 2004, o PORTAL CEN fez o seu I Encontro de Escritores Lusos – Brasileiros, em Fortaleza, no Ceará, que obteve um retumbante sucesso de público  e de todos o trabalhos que foram apresentados, quando compareceram vários escritores integrantes do Portal  residentes em Portugal, bem como em outros estados brasileiros.
Em 2006, foi realizado o II Encontro no Rio de Janeiro, cujos trabalhos foram apresentados no Auditório Santa Bárbara, do  Forte de Copacabana, no Posto 6, no Auditório da ABI -  Associação Brasileira de Imprensa e na Rua Barata Ribeiro, 189 – 13º Andar, no Salão de Festas em que se reúne a União Brasileira de Trovadores, e foi bastante prestigiado por integrantes do Portal  do Rio de Janeiro e de outros estados e por sócios  da UBT.
Se foi um sucesso, sou suspeita para dizer, deixo este julgamento a cargo  dos participantes do evento.
O III Encontro de Escritores lusos – brasileiros, do PORTAL CEN   foi realizado em Blumenau, em Santa Catarina,  coordenado meritoriamente pelo Ilustre Dr. Luiz Eduardo Caminha, se tornando um dos mais importantes acontecimentos culturais  e literários daquela cidade catarinense, pela repercussão positiva que alcançou.
Além do grande trabalho prestado pelo PORTAL CEN à cultura de Portugal, do Brasil e do Mundo, também foram realizados vários concursos criados e dirigidos por Carlos Leite Ribeiro, que    testavam  os conhecimentos dos internautas, com premiações de livros, Cds. etc. Também foram oferecidos muitos troféus, medalhas e diplomas   a vencedores de Concursos de Trovas, poemas, sonetos e contos, em várias edições do referido concurso.
A União Brasileira de Trovadores – Seção Rio de Janeiro, parabeniza o conceituado  PORTAL CEN “Cá Estamos Nós” pelo excelente serviço prestado  à Cultura  e lhe deseja muito e muito sucesso, com votos de que continue por muitos e muitos anos cumprindo a sua doce missão de espalhar pelo universo o que há de melhor da literatura.
Orgulhosa por pertencer ao PORTAL CEN, desde quase o início de suas  memoráveis atividades, parabenizo-o, bem como a todos os seus integrantes, queridos irmãos de sonhos,   almejando que Deus proporcione aos  Diretores Carlos Leite Ribeiro e Iara Melo muita saúde, felicidade  e forças para continuarem  a nos presentear com todo esse acervo fantástico que faz parte  do PORTAL, aplaudindo-os  pela preciosidade do serviço prestado, que há de permanecer de primeiríssima qualidade. infinitamente...
Maria Nascimento Santos Carvalho
Integrante do PORTAL CEN “Cá Estamos Nós”
e Presidenta da União Brasileira de Trovadores – RJ

 

 

A ESPERANÇA NA INTERNET
Luíza Benício
 
Seria sonhar demais
Transferir meu programa de radialista,
Jornalista e escritor
Para a Internet?
 
Meus amigos me aconselham e até se oferecem a ajudar!
Transformar a Magazine Cá Estamos Nós,
Numa Home Page?
E ainda mais que fora dos livros eu era um “0” à esquerda!
 
Mas, prometem me ajudar!
E juram que vão participar...
Já escolheram até o nome:
Claro, fui eu brincando que citei:
“Magazine “Home Page!
 
Pensam que sorriram?
-Não! – concordaram de imediato
com o novo nome para a Home Page
e foram colaboradores:
 Márcia Leite, Lynn. Asta Vonzoadas,
Bel, José Felix, Douglas Mondo.
 
Em 1998, agora com Dra. Maria do Nascimento Santos Carvalho-RJ.
Em homenagear ao nosso Programa Radiofônico,
sugeriu e foi aprovado novo nome “Magazine Cá Estamos Nós,  hospedado
no ano 2000 no site Rio Total de Irene Serra. Depois, foi para o de Kelly
Cristina  e até que em meados de 2001 ficou sob a responsabilidade do Lynn- Portal desde sua fundação Em 2002 . - Lourivaldo Perez, tendo como webmaster Henrique Lacerda e  após junho de 2006,
Ficou como webmaster do CEN Iara Melo
Continuamos assim com o nosso Portal CÁ ESTAMOS NÓS,
Seguros de que estamos contribuindo com a Cultura e o
Feliz intercâmbio com Portugal, o Brasil e demais países lusófonos!  

 



PORTAL CEN... MIL...
 
“Cá entre Nós,” devo confessar:
O portal CEN, convém,
A gente concordar.
Nos alimenta de cultura,
Tem sua postura muito popular,
Eu sempre hei de o reverenciar.
Tudo que provém da literatura,
É cultura, sabedoria,
É o nosso dia a dia.
Este portal é informativo, objetivo...
Que nos oportuniza a acessá-lo.
 
(EDILSON LEÃO)

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Copyright © - Portal CEN - Cá Estamos Nós Web Page

Todos os Direitos Reservados