Opiniões sobre o IIIº Encontro do

 

Portal CEN - "Cá Estamos Nós"

 

Blumenau - SC - Brasil

 

 

 

 

Editor: Carlos Leite Ribeiro

 

Formatação: Iara Melo

 

 

 

 

 

Blumenau também é Portugal
Não há dúvida qualquer. Queiram ou não os céticos, os xenófobos, aqueles que vivem a ilusão da raça pura, os que ainda segregam ou degredam, os que excluem ou se auto-denominam superiores, Blumenau se curva a uma doce e rica realidade: aqui também é Brasil e por mais que se tente preservar o idioma e a cultura alemã – que infelizmente está sumindo – aqui os traços do brasileirismo convivem com os desta bela e loira gente, nesta imensidão continental chamada Brasil. Não foi ao sul da Alemanha que Hermann Blumenau e todos os colonos que o seguiram se deslocaram enfrentando, muitas vezes aventuras e agruras. Não! Esta terra, chamada Blumenau, está bem ao Sul da Alemanha, em outro continente que não a velha Europa. Esta aldeia está na mais nova terra da promissão. Aquela que abriu as portas para um grande amalgamamento de raças, culturas e origens. Uma terra nova, chamada Brasil. 
Aqui, em que pese a necessária preservação da cultura trazida do Velho Mundo, tudo se mistura, para o surgir de uma outra cultura, outras tradições e, até, de uma neo-invenção das velhas. Aqui, o elemento europeu misturou-se aos índios, aos africanos, aos orientais e construiu um ser “sui generis”, cheio de jeitos e trejeitos herdados, outros adquiridos, mas sobretudo, transformados para um novo “modus vivendi”, o jeito de ser brasileiro, um “braziliengeist”.  
Aqui se dança o samba, se joga o melhor futebol do mundo, aqui se fala o alemão, o indiano, o tupi, o guarani, o mandarim, o italiano, o polish, o iidish, aqui se fala em quase todos os idiomas do planeta, mas aqui, todos se cobrem sob o manto de Camões, o manto da última flor do láscio, aqui se pratica o português que, não por acaso, também surgiu no Velho Continente. Aqui se rendem todos a esta língua, mesmo que alguns não queiram, aqui se vive Portugal. Se há um pouco de Alemanha, de Itália, da Polônia, da Coréia, China, Japão, enfim um pouco de qualquer nação, aqui há muito de Portugal. Se foram eles que nos descobriram, ou nos inventaram, não resta dúvida, aqui outros se miscigenaram para construir, com seu suor, seus hábitos, seus costumes, um novo pedaço de chão uma nova nação. 
Não há porque temer. Somos sim, filhos de Portugal, naturais, bilógicos ou enteados, mas somos filhos de Portugal e, porque não dizer, irmãos de Angola, Moçambique, Goa e outras paragens mais onde o espírito aventureiro dos navegadores se dispôs a ir. 
E isto ficou patente entre os dias 12 e 15 de Junho, nesta germânico-brasileira-portuguesa Blumenau, durante o 3º. Encontro Luso-Brasileiro de Escritores do Portal CEN, onde de um lado alguns poucos portugueses se ajuntaram a descendentes de alemães italianos, poloneses, mas todos, sem exceção, brasileirinhos da silva. 
A festa foi um sucesso. Que o digam os Matos, os Melo, os Ribeiro, os Ferreira, os Azevedo,  os Klueger, os Steil, os Heyden, os Hadlich, os Bornhofen, os Petry, os Weirich, os Barros, os Machado, os Manczak, os Leivas, que cantem os Braga, os Victor, os Oliveira, os Limeira e os Garcia, os Zunino, os Vanutti, Albarello, Tomarchio, os Nazaro, os Silva, os Martins, os Nascimento, os Brasil, os Assad, os Lamounier, os Maraci, os Canales e os Zahler, que prosem os Sachet, os Fárion, os Ennes, os Cardoso, os Coutinho, os Azevedos, os Castel-Branco, que troem os Trovão, os Gusmão, os Pimpão e os Mourão, que escrevam os Caminha, os Távola. Ufa! Enfim, que falem todos, nomes e sobrenomes e que os Santos digam amém.    
Aqui é Blumenau! Aqui a Santa, e Bela, é Catarina, Aqui é Brasil! Cá é Portugal e Acolá... Bem, acolá que seja o resto. Que venha o 4º. Encontro porque este, como os outros já fez sua história, construiu esta ponte que é lusófona, mas que, sobretudo, mostra gentes que, independente de onde venham e para onde irão são irmãos, amigos, amados, viveram e vivem a fraternidade do Portal CEN e são filhos, com nome, sobrenome, heteronome, e tudo mais, de um mesmo Pai: Deus! 
"O Senhor vos abençoe e vos guarde! O Senhor vos mostre a Sua face e conceda-vos a Sua graça! O Senhor volva o Seu rosto para vós e vos dê a Paz!!!" ( Números 6, 24-26) 
Amor, Paz e Bem, que não custa nada  ninguém!  
Luiz Eduardo Caminha


"Encontro é prestigiado por entidades literárias e por escritores de diversos locais..."
Com a devida vénia ao Portal
http://www.stmt.com.br


Além dos Acadêmicos da Academia Catarinense de Letras, Professor Celestino Sachet e escritora Urda Alice Klueger, que participaram na condição de palestrantes, o 3º. Encontro de Escritores Luso-brasileiros do Portal CEN contou com a presença de escritores da Sociedade de Escritores de Blumenau, da Academia de Letras de Blumenau, da Academia Catarinense de Letras e Artes, da Academia Sul-brasileira de Letras e, em especial, da expressiva presença de poetas da Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores – AVSPE.
Segundo Carlos Leite Ribeiro “impressionou-me muito o fato do Professor Celestino Sachet não se ater somente à participação em sua palestra, que deu abertura ao Evento. Surpreendente foi sua interação ao Encontro freqüentando todas as suas atividades durante todos os 3 dias”.
Foi notável também a freqüência de representantes da Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores – AVSPE que contou também com a presença de sua fundadora a poetiza Maria Efigênia Coutinho. A par disto foi de uma importância ímpar a participação de Acadêmicos da Academia Catarinense de Letras e Artes, em especial da Escritora Fátima Venutti e da poetiza florianopolitana Heralda Victor.
Destaque-se também a presença dos Escritores José Endoença Martins, Jairo Pacheco Martins e Rosane Magali Martins, hoje em destaque pelo sucesso que vem sendo sua obra literária conjunta “Martins ao Cubo”.
Marcante também foi a presença de inúmeros poetas e escritores da Academia de Letras de Blumenau.
“A qualidade foi o que mais marcou a realização deste evento”, destaca o Coordenador do mesmo, Luiz Caminha. “Blumenau achava-se órfã de uma manifestação desta ordem e espero que ela sirva de balizamento para outros eventos que possam marcar anualmente ou bi-anualmente a presença de nossa cidade no cenário literário brasileiro e, porque não, internacional, complementa Caminha.
Para Luiz Alberto Machado, personagem de destaque na literatura brasileira, “Blumenau demonstrou a capacidade em organizar eventos desta natureza e espero que outros possam, a partir deste, fazer a literatura voltar a transitar como destaque desta cidade que sempre foi um marco de referência na área”.
Para o escritor Eustáquio Braga “valeu a pena deslocar-me de Belo Horizonte para participar de um Encontro com tanta qualidade. Eu estava mesmo precisando desta pausa em minhas atividades profissionais”
A Presidente da Academia Sul-Brasileira de Letras foi outra que enalteceu o 3º. Encontro “toda a equipe organizadora do III Encontro CEN está de parabéns. Foi um verdadeiro show de literatura”.
Assim se manifesta Luiz Poeta “o encontro de Blumenau jamais teria o sucesso que teve, se vocês não o organizassem e fizessem dele um tempo de amor, respeito, carinho e admiração entre todos os presentes.
Conhecemos pessoas, tornamo-nos amigos, aprendemos muito mesmo com cada um dos presentes e sobretudo criamos uma belíssima história para ser contada por muitos e muitos anos... e isso tudo... graças a vocês !
O diferencial desse encontro, em relação aos anteriores, foi a emoção, podem ter certeza disso, a pura e espontânea emoção.
Finalmente, vale a pena registrar a manifestação do poeta Jairo Martins: “Ainda sob os efusivos eflúvios do III Encontro Luso-Brasileiro de Escritores do Portal CEN cá estou, numa Blumenau a dez graus Celsius, porém que pela umidade natural relativa dá a sensação térmica de uns três graus. Nem por isso o coração esfria, haja vista o calor que emana do terceiro encontro e que irmana na poesia um pouco de Brasil e Portugal”.

 

 

 

 

 

 

 

Vilma Matos
Carlos meu amigo querido,
Veja, ainda não escrevi minha opinião sobre o III encontro e nem tive tempo  de procurar alguém para gravar em CD todas as fotos e gravações  tiradas  durante o evento, somente amanhã é que terminam minhas provas, daí poderei  respirar e escrever uma matéria bem no capricho sobre o III Encontro do CEN.  O que você acha? Afinal os encontros do CEN é um evento importantíssimo, não  só para nós que o amamos, mas para o engrandecimento cultural e literário  dos  nossos países.
Vilma Matos

 


 

 

 


Amilton
Muito grato pela gentileza. E parabéns ao amigo Carlos Leite Ribeiro e a  todos quanto dão tudo de si para levar avante tão belo movimento em nome das  Letras, da poesia e do amor.
Obrigado.
amilton


 

 


 
Francisco Garcia

Que maravilha! A galeria de fotos é um cartão de visitas do grande encontro.  Nota-se que costumes e tradições foram mantidos a rigor. Imagino a alegria  dos participantes. Muito obrigado pela remessa de tantas fotos, olhei todas.
Desejos de muita saúde e paz para todos.
Abraços,
Prof. Garcia. - Caicó-RN - 22.06.2008.
 

 


 

 

 


Lucy Nazaro
O III Encontro de Escritores Lusófonos foi espetacular. A coordenação em  Blumenau, sob a égide do nosso querido Dr. Caminha e sua esposa, esteve  exemplar, as palestras, as mesas-redonda, as declamações de poesia, a noite  portuguesa, a mini oktoberfest, a arte na praça, tudo, tudo mesmo foi muito  lindo e, principalmente pelos participantes, que só enriqueceram meus dias  de aprendizado nesta área de conhecimentos. Agradeço pelo convívio e pelos  ensinamentos. Quero parabenizar toda a equipe que organizou e coordenou o  evento, como foram muitos os envolvidos, envio meu abraço através do Carlos,  da Iara, do Caminha e sua esposa, da Andréia, da Terezinha e do Tchello.
Vocês foram demais, espero reencontrá-los, algum dia, em algum lugar  poético-artístico.
Um forte abraçoa a todos e BJUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
Lucy Nazaro


 

 

 

 

 

 


Querido amigo, Carlos,
O III Encontro do CEN ainda está repercutindo por aqui. Fizemos uma matéria legal com a Vilma, usando as imagens que ela fez aí no Encontro de Santa  Catarina. Ficou bem legal, ela vai enviar para vocês.

Beijos,

Mônica

 

 

 


 

 

Jairo Martins
Caríssimos Carlos Leite Ribeiro e Luís Eduardo Caminha:
Ainda sob os efusivos eflúvios do III Encontro Luso-Brasileiro de  Escritores do Portal CEN cá estou, numa Blumenau a dez graus Celsius, porém  que pela umidade natural relativa dá a sensação térmica de uns três graus.
Nem porisso o coração esfria, haja vista o calor que emana do terceiro  encontro e que irmana na poesia um pouco de Brasil e Portugal.
Conhecer-te pessoalmente foi contentamento especial. És como imaginava: jovial e muito bem-humorado, sabedor de boas conversas e conservas criança tu'alma.
A dizer-te deste congraçamento tenho sim, agradecimento por existires e  jamais desistires da promoção destes encontros literários, sem dúvida  proveitosos e maravilhosos no quais Caminham a largos passos os abraços dos  ditosos presentes.
Carlos Leite Ribeiro (e) Caminha, juntos à cidade ribeirinha aninharam  mentes e corações evanescentes para espalharem literatura, paz e amizade  para muita gente.
Dizer parabéns e obrigado a Luís Eduardo Caminha e Carlos Leite Ribeiro  não basta. Anotei e guardei na minha pasta um assim dizer: "Luís Carlos Eduardo é Leite Ribeiro que Caminha na ribeirinha Blumenau.
Viva Brasil e Portugal !"
Com abraço apertado, Jairo Martins.


 

 

 

 


 
Luiz Poeta
AMADOS IRMÃOS DO CEN... O ENCONTRO DE BLUMENAU FOI MARCADO POR UMA PALAVRA MÁGICA: EMOÇÃO.
E ELA É CONTÍNUA, PORQUE O EPISÓDIO QUE MARCA A NOMEAÇÃO DO NOSSO IRMÃO LUIZ  CAMINHA COMO MUI DIGNO " Representante " DO PORTAL CEN NO BRASIL E SEU  LEGÍTIMO REPRESENTANTE  É MAIS DO QUE MERECIDA, PORQUE ELE E SUA ESPOSA  SELUTA FORAM INCANSÁVEIS EM DIVERSAS SITUAÇÕES EM QUE ATUARAM PARA QUE O  ENCONTRO FOSSE REALMENTE UM SUCESSO.
LUIZ CAMINHA É UM SER ILUMINADO QUE MERECE O CARINHO DE TODOS NÓS E TENHO  CERTEZA DE QUE TODOS SE SENTEM HONRADOS POR TÊ-LO COMO NOSSO PRINCIPAL  REPRESENTANTE.
BLUMENAU, SEU POVO, SEUS POETAS E SUA ARTE ETERNIARAM-SE NO MEU CORAÇÃO.
PARABÉNS AO CEN PELA DIGNA ESCOLHA E PARABÉNS AO DR. CAMINHA POR TUDO QUE ELE  REPRESENTA PARA NÓS COMO POETA, IRMÃO E PESSOA. FIQUEM COM DEUS, MEUS AMADOS IRMÃOS,

Quando entrei para a Internet - e eu só conhecia um pouquinho do word,  embora já fosse poeta há mais de 44 anos, contactei dois grupos: Távola  Literária (Fórum dos Mestres Aprendizes, de Efigênia Coutinho e Daniel  Cristal) e o Portal CEN, de Carlos Leite Ribeiro... Ambos me receberam - após analisar os meus poemas - de braços abertos, permitindo-me mostrar o  que melhor sei fazer: poesia. Estes dois portais inseriram-me na internet e  serei grato a ambos eternamente.
Na semana passada estive em Blumenau participando do III ENCONTRO DO PORTAL  CEN (tocando violão e declamando poesias com belíssimos poetas, em todos os  eventos onde estive: Festa Portuguesa, festa Alemã, Sarau dos Poetas de  Santa Catarina, Mini-October Fest, e, mais uma vez, fui recebido  carinhosamente pelo Carlos e por todos os abençoados poetas, formatadores,  escritores, prosadores, convidado e principalmente " pessoas " que fazem  parte do Portal e da minha vida. Deus é muito bom. Estar no Clube de Poetas e receber de vocês, seres de luz,  esta sublime  homenagem é mais que bênção. Vocês estão guardados, comovidamente,  no fundo  do meu coração.
Deus os abençoe a todos.
Luiz Poeta
 

 

 


 


Tchello d'Barros


Carlos, apenas ontem cheguei de retorno a cidade de Maceió, onde moro e ainda estou  desfazendo as malas. Na retina e na memória, as lembranças desse já  inesquecível III Encontro do Portal CEN, onde muito aprendemos, crescemos  como escritores e como cidadãos, mas mais que isso, estabelecemos novas  amizades com pessoas verdadeiramente comprometidas com a literatura, e com a  cultura de uma forma geral.
Espero que vc tenha apreciado sua estada em nossa pequena mas alegre cidade  de Blumenau, onde de certa forma há muito já és um visitante contumaz, e  peço-lhe desculpas se algum detalhe não ficou a contento. Sei bem que há  muito queríamos lhe receber e ficamos gratos por ter aceitado o convite e  também por esbanjar simpatia  eatenção para todos durante o evento. Assim que possível, estarei lhe enviando as fotos do encontro.
Sigamos com nossas parcerias. Grande abraço,
Tchello.

 

 



 

 

Marise Ribeiro
Parabéns ao CEN por mais esse Encontro e aos poetas pela confraternização.
Abraços
Marise Ribeiro
 

 

 

 

Alba Albarello, Boa noite dr. Carlos, fez boa viagem.
Na minha opinião o III Encontro do Portal CEN "Cá estamos Nós", foi muito  bem aproveitado, conhecemos ótimas pessoas, um ambiente bem agradável,  descontraído.
Gostei muito da Iara, do Carlos do dr. Caminha, vocês foram verdadeiros  amigos, embora pela primeira vez que participo de um Congresso dessa  natureza, pretendo não perder os demais daqui para diante. Espero não tê-los  decepcionado, e que eu não tenha cometido nenhuma "gafe".
Foi realmente um resgate cultural com temas interessantes, para todos os que  são apaixonados pela palavra escrita.
Portanto quero deixar registrado os PARABÉNS com todo o carinho a todos os  que lutaram com o esforço de seu trabalho para esse evento.
Desejo ao amigo Carlos que continue com o propósito de incentivar a cultura  em nosso meio, como vem fazendo há vários anos.
Abraços e muito obrigada. Alba Albarello.

 

 

 

 

 Formatação/Arte Final: Iara Melo

Livro de Visitas

Índice

 

 

 

 

Copyright © Portal CEN - Cá Estamos Nós Web Page

Todos os Direitos Reservados