Portal CEN - "Cá Estamos Nós"

 

Cultura/Literatura

 

 

 

A História e a Geografia de Portugal e do Brasil

 

Fatos e figuras históricas de Portugal e do Brasil

 

Divulgação de trabalhos literários de nossos Membros, em prosa ou em verso

 

 

 

 

 

 

 

Quem somos

 


Instituição Responsável:

Portal CEN - "Cá Estamos Nós"


 

  Orgânica:
Presidente - Fundador Carlos Leite Ribeiro
 
 
 Assessoria:
Candy Saad Asssesora de Divulgação e Apoio às Artes
Isabel Pakes Assessora de divulgação
Maria Beatriz Silva Assessora Intercâmbio Cultural
Nancy Cobo Assessora de divulgação
Varenka de Fátima Araújo Assessora de divulgação

 

 

 

 

 

 

Local da Ação:

Essencialmente, Portugal e Brasil

 

Público Alvo:

 Aproximadamente, mais de 52.000 inscritos, entre Autores, Colaboradores, Leitores, Bibliotecas e Entidades Oficiais dos países de Língua Portuguesa e por núcleos espalhados pelo Mundo.


O projecto atende leitores de vários escalões etários, sendo muito visitado por Professores e Alunos de vários níveis de ensino; escritores e intelectuais; camadas sociais com acesso a computadores.

 

O projecto atinge mensalmente a mais de 25.000 visitantes.

 

Descrição da Acção:

O Portal "Cá Estamos Nós" foi uma iniciativa do jornalista português Carlos Leite Ribeiro, que assim descreve seu projecto: "É uma organização sem fins lucrativos. Não está sob pressão de qualquer religião ou credo, de qualquer grupo ou partido político, nem de grupos financeiros.


Divulgamos trabalhos originais de nossos membros e eventos onde eles façam parte integrante e que divulguem o CEN. Procuramos ser sempre originais e criativos, nunca copiando ideias nem trabalhos de outros. Para ser membro do "Cá Estamos Nós", todos têm de ter certas características, como: amar a literatura nas suas formas, em prosa ou em poesia, gostar de trabalhar em grupo, ser entusiasta na divulgação da nossa organização, preencher os vários questionários para todos sabermos quem são e o que fazem, etc. Utilizamos as grafias usadas em Portugal e no Brasil para não desvirtuar o trabalho dos autores.

 

Objectivos:

Gerais: Incentivar a produção literária e estimular o gosto pela leitura.

 

Específicos: - Publicar o maior número possível de trabalhos de autores,  inéditos.

 

Divulgação

Temos 445 listas de envio (divulgação) com 99 endereços cada, portanto, cada circulação de qualquer trabalho vai para um universo de cerca de 44 mil envios directos, para cibernautas em: Portugal - Brasil - Cabo Verde - Angola - Moçambique - Macau e Timor. E em núcleos lusófonos em: Austrália, França, Alemanha, Suécia, Luxemburgo, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Canadá, USA e outros. As nossas listas estão assim agrupadas: -"Escritores - Poetas - Jornalistas - Editores - Livreiros - Bibliotecas" -;- "Embaixadas - Consulados - Corpo Diplomático - Políticos - Empresários" -;- "Rádios - Televisões - Jornais - Revistas" -;- "Universidades - Escolas (incluindo as Superiores) - Institutos - Professores - Outros Licenciados de várias  áreas, etc.".

 

 

 

 

 

 

 

Histórico:

 Há uma verdade inabalável: A Internet impôs modificações profundas nos hábitos e na maneira de viver nos homens modernos. É difícil ter-se a medida exacta desta interferência, tal como não é fácil atinar com a sua razão fundamental. Parece que a Internet pôs fim a uma espécie de isolamento no qual vivia muita gente. Muitos seres humanos que antes do aparecimento da Internet, se sentiam e realmente se encontravam isolados, têm agora o sentimento de fazerem parte de uma comunidade mundial. A mensagem fraternal da Internet é permanente, regular e insistente. Uma nova e poderosa forma de comunicação foi estabelecida. A reacção instintiva contra o sentimento de solidão e isolamento, encontra na Internet, muitas vezes, um apoio importante e um escape já indispensável. Autores de Línguas Portuguesa  a maioria marginalizada e com obras engavetadas ansiavam por divulgar seu trabalho, ao mesmo tempo em que havia uma necessidade de baratear e democratizar o acesso à leitura. As bibliotecas virtuais surgiram como uma resposta, permitindo aos autores divulgarem, a custos irrisórios ou nenhum custo, suas obras, permitindo que o público leitor da Internet tivesse acesso à moderna produção desses autores. A Internet, ampliando seu  alcance, permitiu esse encontro entre escritores e leitores. O público-alvo  tem acesso ao que há de mais actual em literatura, acessando obras  gratuitamente, facilitando o trabalho escolar, desenvolvendo o gosto pela  leitura, incentivando a produção literária entre jovens e adultos. Como  diferencial, o projecto é inédito e pioneiro ao privilegiar autores vivos, ao  mesmo tempo em que privilegia o resgate histórico de obras esgotadas.

 

 

 

 

 

 

 

Pequena História do Portal CEN - "Cá Estamos Nós"

pela 

Drª. Maria Nascimento Santos Carvalho

 

 "Não sou historiadora e, dadas as minhas limitações, não tenho a pretensão de contar a história de um PORTAL, cujo ideal de seu criador já estava rendendo frutos educativos e culturais, mas como tive o privilégio de participar dela pouco tempo depois da sua instalação, gostaria de dar o meu testemunho da luta travada por Carlos  Leite  Ribeiro, o seu fundador e Diretor para levá-la ao sucesso que ninguém, em sã consciência, pode negar que ela alcançou. O PORTAL, para que aqueles que chegaram depois de mim entendam o esforço despendido pelo nosso Comandante, CARLOS LEITE RIBEIRO e com ele comunguem desses momentos felizes que se aproximam, o 12º aniversário da nossa antiga DIVULGAÇÃO "Cá Estamos Nós", é hoje um Portal de invejável teor cultural e utilidade. Se realmente eu fosse contar uma história com todos os seus requisitos, por certo, começaria dizendo ... - Era uma vez ..., mas como estou apenas rememorando fatos que podem alcançar a minha memória já não tão fiel a mim como antes, registro, com muita emoção, dados que justificam o imenso orgulho pelo nosso importante veículo lítero-cultural encontrado na Internet à disposição de todos aqueles que desejem visitá-lo e se deleitar com tudo que nele existe. No início de 1998, CARLOS LEITE RIBEIRO confidenciou para alguns colegas de várias Rádios Portuguesas o que pensava sobre o sucesso que poderia fazer a Internet futuramente, já que nela navegava e via o quanto se tornava importante tudo aquilo que por ela era divulgado. Na oportunidade, um de seus colegas, conhecendo a sua capacidade laborativa e o seu talento como Jornalista, Escritor e Radialista, o incentivou a se lançar na Internet... e, quem sabe, - disse ele: com a sua veia criativa, vai encontrar um campo fértil para não só divulgar os seus trabalhos, mas, também simular a apresentação de programas radiofônicos, nos moldes daqueles que você fazia na Rádio, onde trabalhou muitos anos. No final de janeiro, CARLOS entrou para a Internet, e já em fevereiro do mesmo ano; começou a se corresponder com Gladis Lacerda e Lídia Lúcia (Lilocas) e, no término de abril, as amigas já estavam colaborando com ele, selecionando poetas e escritores, tendo a Lídia Lúcia dado bastante publicidade sobre as idéias de LEITE RIBEIRO de instalar uma Home Page, em que pudesse divulgar seus trabalhos e de muitos outros literatos. Os meses de maio e junho foram decisivos para a confecção do projeto que, apesar de muito bem alicerçado, ainda não tinha um título definido ... No dia 15 de julho de 1998, finalmente, foi inaugurada a Divulgação , com o título: MAGAZINE "CÁ ESTAMOS NÓS", em homenagem ao último Programa Radiofônico de seu fundador, que ficou no ar cerca de 6 anos, consecutivos.

  Com o MAGAZINE já em pleno funcionamento, pouco depois de sua instalação, participaram ativamente nele Márcia Leite, Lynn, a Asta Vonzoadas, Bel. José Félix, Douglas Mondo e muitos outros colaboradores que ajudaram no grande impulso que foi dado à referida Home Page.

  Adiantando um pouco no tempo ... E, nesse período de excelente convivência virtual, pude testemunhar o esforço que ele, CARLOS, tem feito para que o "CÁ ESTAMOS NÓS" seja merecedor das vitórias que tem alcançado, graças, principalmente, ao seu incessante trabalho. No inicio de Janeiro de 2000, depois de ler e apreciar muito "SOLIDÃO", um Conto de CARLOS LEITE RIBEIRO, IRENE SERRA o convidou para participar do seu Site RIO TOTAL, o que foi aceito por ele, que cerca um ano se manteve colaborando ativamente com o RIO TOTAL, juntamente com os colaboradores do "CÁ ESTAMOS NÓS".

  No término do ano de 2000, o "CÁ ESTAMOS NÓS" ficou hospedado no Site de KELLY CRISTINA, que, " a priori ", organizou o PORTAL "CÁ ESTAMOS NÓS" que, a partir dali, cresceu vertiginosamente. Em meados de 2001, o PORTAL ficou sob a responsabilidade da LYNN, uma das primeiras participantes do "CÁ ESTAMOS NÓS", que nele prestou relevante serviço, levando o Portal, até aquela data, ao maior índice de crescimento e popularidade. Infelizmente, por motivos de problemas de saúde, LYNN precisou se afastar do PORTAL, o que foi profundamente lamentado por todos que integram a Família "CÁ ESTAMOS NÓS". O ano de 2002 foi decisivo para a estabilidade do nosso "CÁ ESTAMOS NÓS", pois com a participação ativa de Lourivaldo Perez Baçan. Em Junho de 2006, deu-se a cisão entre o Carlos e o Baçan e, no mês seguinte o Henrique Lacerda tornou-se temporariamente webmaster (*) do CEN enquanto a Iara Melo se encontrava no Brasil. No dia 28 de Julho desse ano, o novo Portal CEN - "Cá Estamos Nós" ficou no ar. Quando do seu regresso, a magnífica webmaster (*) Iara Melo tomou conta do Portal, como webmaster (*)."

 

Nota:

(*) há uma confusão no emprego da palavra "webmaster"  (dono de Web), a palavra apropriada seria "webdesigner" (desenhador, formatador de web)

 

 

 

 

 



E a história vai decerto continuar...

O nosso trabalho é intenso, como devem de calcular.
 

 Divulgamos directamente, para os cerca de 52 mil e-mails autorizados, demora entre 26 a 38 minutos cada !

Carlos Leite Ribeiro

(Presidente do Portal CEN – “Cá Estamos Nós”)

 

 

 

 

Registre sua opinião no

Livro de Visitas:

 

 

 

 

 

 

 Recomende esta página: