Aniversário de Garanhuns - PE - Brasil - 04 de Fevereiro

***

Pesquisa de Carlos Leite Ribeiro

Arte Final: Iara Melo

 


Garanhuns é um município brasileiro, do Estado de Pernambuco, com uma superfície de 455,8 Quilómetros Quadrados. Tem indústrias alimentícias e de aparelhos de precisão; além de turismo.
 
Fonte:
http://www.ferias.tur.br/informacoes/5259/garanhuns-pe.html


História da Cidade:
A fundação do município de Garanhuns aconteceu em 10 de Março de 1811. No entanto, somente em 04 de Fevereiro de 1879, pela Lei Provincial nº 1.309, teve sua sede elevada à categoria de cidade.
A palavra Garanhuns origina-se do vocabulário Uraanhu que quer dizer homem do campo. Entre as várias versões existentes acerca da origem do nome da cidade, José de Almeida Maciel, em seu livro Questões de Toponímia Municipal Pernambucana, refere-se a Guirá-nhum, os Pássaros Pretos.
Por outro lado, Sebastião Galvão, em seu Dicionário Corográfico, Histórico e Estatístico de Pernambuco, diz que é uma palavra indígena significando sítio de guarás e anuns, o primeiro é uma espécie de cão selvagem e anu-anum, pássaro preto.
Anualmente, no dia 04 de Fevereiro Garanhuns comemora a sua emancipação política.

Significado do Nome
A palavra Garanhuns origina-se do vocabulário Uraanhu que quer dizer homem do campo. 

Características:
Actividades principais: A actividade predominante é o comércio, pecuária e turismo com maior potencialidade de desenvolvimento para pecuária de grande porte e produtos alimentares.

Localização:
Mesorregião do Agreste, Microrregião de Garanhuns

Limites:
Ao norte com Capoeira e Jucati, ao sul com Terezinha, Lagoa do Ouro, Brejão e Correntes, a leste com São João e Palmerina e a oeste com Caetés, Saloá, Paranatama, Brejão e Terezinha.
Acesso Rodoviário:
PE-117,BR-104, PE-126, BR-101 (via Palmares), BR-423 e BR-232 (via Caruaru).

Distâncias
228 km da Capital

Turismo:
Para quem ainda não conhece Garanhuns, fica difícil de acreditar que em meio ao Agreste pernambucano existe um lugar frio, florido e com construções e gastronomia em estilo suíço. Bastante aconchegante e com uma estrutura hoteleira forte, a cidade está pronta para receber o turista.

Principais Pontos Turísticos:

Foto Relógio de Flores adquirida na internet, Arte Final: Iara Melo


O Relógio das Flores é a principal atracção da cidade. Vale a pena também visitar os parques Euclides Dourado e Pau Pombo. A ida ao Cristo do Magano, durante a Semana Santa, e a Festa de São Sebastião, em Janeiro, fazem parte do roteiro religioso da cidade, atraindo mais de 10 mil romeiros para Garanhuns.
Os adeptos do turismo rural podem se aventurar nas fazendas próximas ao município, que servem como pousadas. Nesses locais é possível viver a rotina do campo, andar a cavalo e beber leite fresco tirado da vaca.

Eventos:

 

Palco Praça Guadalajara, Festival de Inverno de Garanhuns

 

A melhor época para chegar a Garanhuns é em Julho, quando o clima fica perfeito para o vinho e o fondue. Aproveite para tirar o cachecol e as luvas do baú e curtir o Festival de Inverno (foto), que enche todos os cantos da cidade com atracções culturais. O Festival de Inverno é a festa que atrai o maior número de pessoas à cidade. São nove dias de muita agitação com as atracções que se apresentam, diariamente, nos vários pólos de animação.
No período de Julho, a cidade, localizada entre sete colinas, apresenta uma temperatura média de 18ºC, podendo chegar a 5ºC nos pontos mais altos do município.


Fontes Diversas:
Garanhuns é um município brasileiro do estado de Pernambuco.
Localizando-se na região montanhosa do Planalto da Borborema, é também conhecido como a Suíça Pernambucana, por causa de seu clima ameno no verão e temperaturas baixas no inverno, atípico para o resto da região. Outras alcunhas são Cidade das Flores ou Cidade da Garoa.

Garanhuns surgiu simultaneamente às guerrilhas dos escravos quilombolas - as tropas que combatiam os escravos fugidos se instalaram em 1671 na Sesmaria dos Burgos N. S. do Desterro. A sede da capitania era a Fazenda do Garcia, e posteriormente o Sítio Tapera, adquirido pelo tenente-coronel Manoel Ferreira de Azevedo, marido de Simoa Gomes de Azevedo, neta de Domingos Jorge Velho.

Em 1878, o deputado provincial Silvino Guilherme de Barros, Barão de Nazaré, visitou a então Vila de Garanhuns, interessando-se pela potencialidade da mesma. Ao retornar a Recife propôs um projecto de lei que elevasse Garanhuns de Vila a Cidade. A Lei, de número 1309, foi sancionada a 4 de Fevereiro de 1879. A cidade destacou-se na agropecuária e no comércio, acelerados pela instalação da Estação Ferroviária a 28 de Setembro de 1887 (hoje a Estação é um Centro Cultural) ligando a cidade a Recife, passando por diversas cidades e vilas do Agreste e da Zona da Mata.

O município localiza-se no Planalto da Borborema a latitude 8º53'25" sul e a longitude 36º29'34" oeste, estando a uma altitude média de 900 metros. Seu ponto mais alto é o Monte Magano com 1.030 m de altitude, seu rio mais importante o rio Mundaú. Sua população é de 131.313 habitantes, segundo estimativas do IBGE para o ano de 2009.

A cidade de Garanhuns tem doze bairros: Aloísio Pinto, Boa Vista, Centro, Dom Hélder Câmara, Dom Tiago Postam, Francisco Figueira, Heliópolis, José Maria Dourado (ou Brahma), Magano, Novo Heliópolis, São José e Severiano de Morais Filho.

A temperatura média anual é de 20,4°C. No mês mais frio, a média é de 15,4°C. A ocorrência de garoa na cidade é muito comum, daí a fama de "Cidade da Garoa". Antes mesmo de começar o inverno (Junho) as temperaturas já começam a baixar. A baixa temperatura perdura até meados de Setembro. A menor temperatura registada na cidade foi de 7º.

Garanhuns tem treze linhas de ônibus operadas pelas empresas "São Cristóvão" e "Padre Cícero":

Garanhuns possui 59 escolas estaduais, várias escolas municipais e as seguintes instituições de ensino superior:
A Universidade de Pernambuco (UPE-FACETEG) (Faculdade de Ciências, Educação e Tecnologia de Garanhuns, antiga Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns) oferece os cursos de Licenciatura em Letras, Matemática, Ciências Biológicas, História, Geografia, Informática, Pedagogia, Psicologia e Medicina (2011). A Unidade Académica de Garanhuns (UAG), vinculada a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (Clínica de Bovinos) oferece os cursos de Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Pedagogia, Bacharelado em Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos e Licenciatura em Letras (Inglês). A Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) oferece cursos de Administração de Empresas, Administração com ênfase em Marketing, Administração Hospitalar, Direito, Secretariado Executivo Bilingue, e futuramente Engenharia Civil, oferecendo também, cursos superiores na modalidade à distância. O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), oferece os cursos técnicos de Informática, Meio Ambiente e a partir de 2011, o curso de Eletroeletrônica. Além disso a cidade acaba de ganhar a FAMEG (Faculdade de Medicina de Garanhuns) a primeira instituição de ensino superior de medicina do interior de Pernambuco vinculada a uma universidade de Tocantins.
Há ainda um projecto de inclusão digital utilizando os serviços de uma parceria com o Ministério das Comunicações, o Programa GESAC, que planeja uma cidade 100 por cento conectada a internet por Wi-Fi, sendo serviço gratuito.

O clima de Garanhuns atrai muitos turistas tanto no verão quanto no inverno. Durante o mês de Julho, as actividades turísticas se intensificam, devido ao "Festival de Inverno de Garanhuns", realizado desde o ano de 1991. É um dos festivais mais conhecidos no estado de Pernambuco, atraindo artistas e oferecendo shows gratuitos.

Destacam-se vários pontos turísticos, como o Relógio das Flores (Praça Tavares Correia), o Palácio Celso Galvão, o Parque Euclides Dourado (ou Parque dos Eucaliptos), o Parque Ruben Van Der Linden (ou Parque Pau-Pombo), o Castelo de João Capão, o Cristo do Magano, o Mosteiro de São Bento, o Monumento do Ipiranga, o Seminário São José e as Sete Colinas. Tem também o maior Cristo do Brasil em altitude. (Cristo do magano).
 

Hino de Garanhuns
Letra por João Marques
Melodia por Maestro Duda
     
Filhos da Terra, oh! gente,
Ergam a voz, brilhem as frontes,
cantando com a alma que sente
e que vai nas brisas dos montes.
   
Salve Garanhuns!
Os jardins, as palmeiras e alguns
pedaços do céu... mão divinas!
Salve as sete colinas!

Nos anais, "Florescente e garbosa
Garanhuns", fostes sempre assim.
A elegância, a beleza da rosa,
as paisagens, estesias sem fim.
Os teus vales bravios outrora
esconderam fugitivos de cor...
A liberdade da Terra arvora
Estes homens de novo pendor.
           
E o lema "Ad Altiora Tendere"
é o mais fervoroso ideal.
A bandeira, sagrada e serana,
e simôa da história fanal.
Tuas belezas ; cidade das flores
e os ares ; poema acolhedor...
Ai! Suspiros! Que vida, que amores
neste hino, que fulge esplendor!



Brasão Oficial de Garanhuns



Fica instituido e oficializado o brasão de armas do Município de Garanhuns que acontecerá o seguinte:

ESCUDO de prata cortada em ondulação de vermelho, no primeiro três aves pretas estendidas e alinhadas em faixa e no segundo cortado em três besantes de prata, aguados com quatro torres de prata, que indica a cidade municipal.

LEMA: "ad altiora tendere". (ter tendência às alturas). O lema foi dado pelo benedetino Dom Gerardo Wanderley.



Trabalho e pesquisa de Carlos Leite Ribeiro – Marinha Grande – Portugal

 

 

 

Registre sua opinião no

Livro de Visitas:

 

 

Recomende este site:

 

 

 

 

 

 

Créditos: Fotos Garanhuns, slides de 01 a 04

Valber Van Der Linden, Garanhuense, publicitário, gentilmente cedidas

a Iara Melo (luso-brasileira, Garanhuense)  para serem inseridas neste trabalho.

Conheça mais trabalhos deste artista:

http://picasaweb.google.com/lh/view?uname=www.valber&cuname=www.valber&psc=F&tags=GARANHUNS#

http://picasaweb.google.com/www.valber

http://picasaweb.google.com/lh/view?uname=www.valber&cuname=www.valber&tags=GARANHUNS#

http://www.youtube.com/watch?v=DRfKsvtCHv0

Demais fotos adquiridas na internet

Fundo Musical: Luiz Gonzaga * Onde o Nordeste Garoa

 

 

 

 

 

Todos os direitos reservados ao Portal CEN -
Página criada por
Iara Melo