Dia Internacional da Amizade

20 de Julho

 

Trabalho e pesquisa de Carlos Leite Ribeiro

 

Arte Final: Iara Melo

 


Amizade: É sentimento de afecto que uma pessoa sente por outra.

 

“Amigos”- (Crónica de Vinícius de Moraes):


"Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles.
A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objecto dela se divida em outros afectos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade.
E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!
Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências...
A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem.
Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida.
Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar.
Muitos deles estão lendo esta crónica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos.
Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure. E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.
Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado. Se todos eles morrerem, eu desabo!
Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles. E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem-estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.
Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles.
Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer...
Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos!
A gente não faz amigos, reconhece-os". 
          
Os Dez Mandamentos da Amizade
1. Converse com as pessoas. Nada há de tão agradável quanto uma palavra de saudação.
2. Sorria para as pessoas. O sorriso manifesta alegria. Não custa nada para quem o dá e faz nascer a esperança em quem o recebe.
3. Seja amigo, prestativo. Se você quiser ter amigos, seja amigo.
4.Seja cordial e simples. Coloque o coração em primeiro lugar, quando você conversa e dialoga com as pessoas.
5. Procure interessar-se pelos outros. Muitas vezes é muito mais importante escutar do que falar.
6. Procure elogiar, animar, incentivar. Seja muito reservado ao criticar.
7. Respeite os sentimentos dos outros. Não procure impor suas ideias. Lembre-se de que os outros também têm a sua verdade.
8. Preocupe-se com os problemas dos outros. A solidariedade nas hora difíceis e de sofrimentos faz nascer amizades eternas.
9. Seja responsável e procure ajudar. O que vale na vida é o que fazemos pelos outros. Servir é o verdadeiro sentido da vida.
10. Toda a amizade verdadeira leva ao encontro com Deus. Nenhuma amizade humana dura, se Deus não estiver presente.

 

Fonte: Maristela Tesseroli 
No decorrer da vida, nós desfrutamos da companhia de diferentes tipos de amigos. Os amigos de nossa infância, de que nós podemos lembrar vagamente. Os amigos da escola primária. O "melhor"amigo da adolescência. Colegas que encontramos no serviço. Amigos com os quais compartilhamos bons momentos. Companheiros de farra. À medida que envelhecemos, um amigo com o qual podemos tomar um chá juntos enquanto conversamos ou jogamos uma partida de xadrez. Só ele, o autêntico amigo, é capaz de discordar de nossa opinião e de nossa orientação, com absoluta sinceridade, se entendê-las equivocadas, apontando outros rumos e apresentando novos argumentos, com o objectivo exclusivo de ser útil e de nos auxiliar, verdadeira, fraternal e bondosamente. É ele, por igual, quem fica feliz quando alcançamos o bem-estar material, com trabalho, disciplina e esforço, e que será estendido à nossa família, assim como é ele quem vibra alegremente com o nosso progresso intelectual e, sobretudo, moral.
Por essas rapidíssimas observações, vê-se, assim, que poucos são os amigos verdadeiros, com os quais podemos contar nos momentos de dificuldade de variada ordem, de ansiedade, de angústia, de medo, de dor e de aflição. Não importa em que estágio da vida ou que tipo de amizade. Esta é uma pura conexão entre duas pessoas, um elo de sinceridade mútua, imune aos cálculos de perdas e lucros. O dia internacional do amigo é uma óptima oportunidade de agradecer a esta pessoa tão importante em nossas vidas.


Amizade contada pelas crianças: -
Giovanna Bozza e Maria Vistoria têm 7 anos de idade e estão hoje na primeira série, mas estudam juntas desde que ambas tinham apenas 4 anos. Apesar de serem muito amigas e de se encontrarem frequentemente também fora da escola para brincar de bonecas – a brincadeira predilecta de ambas – tanto Giovanna quanto Maria Vistoria mantêm um grande círculo de amigos.
"Acho muito importante ter amigos. Por isso, sempre que vou para algum lugar e vejo uma criança, pergunto o nome, a idade dela e a escola em que estuda. Isso sempre dá certo e eu acabo fazendo uma nova amizade", ensina Giovanna.
Já Maria Vitoria conta sua estratégia para não deixar nenhuma amiga chateada e ampliar cada vez mais seu número de amigas. "Para não deixar nenhuma de minhas amigas chateada, eu brinco um dia com cada uma", diz.
Giovanna e Maria Vistoria só não fazem questão de ficar amigas de pessoas que fazem birra ou partem para o tapa quando ficam descontentes com alguma coisa. Afora isso, qualquer criança que se aproxime é séria candidata a tornar-se mais uma amiga. Ou amigo, se for o caso.
"Antes de eu sair em férias, minha professora ficou muito impressionada comigo porque eu quis me sentar ao lado de um menino e não de uma menina", conta Giovanna. "Mas ele é muito amigo meu. Juntos, nós brincamos no recreio e no parque. Eu gosto muito dele... apesar de ser menino!".
Bruno Wiltemburg Alves Todari, 8 anos, e Luiz Felipe Schiavon Martins de Sousa, 7 anos, também têm muitos amigos. Apesar disso, afirmam que têm, sim, aquele que consideram o melhor amigo. "Meu melhor amigo é o Rafael. Gostamos de brincar juntos desde a primeira série. O Rafael é bem legal porque sempre inventa brincadeiras novas na escola", conta Bruno. "E como ele não gosta muito de fazer novos amigos, eu é que começo a conversar com outras crianças para fazer novas amizades. Daí, acabo ficando amigo delas e ele aproveita para brincar junto".
Luiz Felipe também tem dois colegas de escola que ele considera seus melhores amigos. Mas não abre mão de fazer novos amigos no clube ou na escola de futebol. "Nunca brigo com eles. Assim, mantenho sempre meus amigos. Só não gosto de ficar perto de crianças mal-educadas, que brigam comigo, me xingam ou me chamam de "lesma". Desses, eu sempre desisto de tentar fazer amizade", explica.
Na terça-feira à noite, véspera do Dia Internacional da Amizade, a partir das 18h30, a criançada poderá curtir os personagens do Nickelodeon celebrando o dia 20 de Julho.
Durante três horas seguidas, todos os Nicktoons – Arnold, Zim, Anjinhos, Ginger, Danny Phantom e Bob Esponja – demonstrarão muito amor e respeito a seus grandes amigos e farão tudo por eles. Diversão garantida para quem curte assistir desenho.
O Nickelodeon é transmitido pela TVA, Net, Sky e DirecTV.

Trabalho e pesquisa de Carlos Leite Ribeiro - Marinha Grande - Portugal

 

 

 

 
Amigo (a)...

Iara Melo


Desabafas tuas dores...
Digo-te:
Mereces ser feliz!
Não te magoes, não sofras
Vês, sentes dentro de ti
A grande centelha que existe
O teu carinho
A tua força
A tua coragem contagia
Te dás este presente
Lutas por ti
Felicidade infinita...
És beleza divina
Suave voz que acaricia
Corações sofridos
Não te deixes sucumbir
Peço a Deus
Que me ilumine
Dando-me palavras de consolo
Derramando luz
Em hora precisa
Que Ele te cubra de bênçãos
E graças divinas!
Bálsamos
Te sejam derramados,
Curando-te tamanhas feridas
Vês Deus do teu lado,
A guiar-te, a iluminar-te
Reconfortando-te
Querendo-te:
Feliz, amigo(a)!
Serei presença constante
Meu (minha) grande e fiel amigo(a).


 

http://iaramelomensagens.no.sapo.pt

 

 

 

 

 

Índice

Fundo Musical: Canção da América

Compositores: Milton Nascimento/Fernando Brant

Intérprete: Elis Regina

Formatação do site de mensagens de Iara Melo,

gentilmente cedida ao Portal CEN

 

 

 

 

Copyright © Portal CEN - Cá Estamos Nós Web Page

Todos os Direitos Reservados