GATOS -

Trabalho e pesquisa de Carlos Leite Ribeiro

Formatação: Iara Melo

 

 

                  Não são conhecidas suas origens. Sabemos que é um animal carnívoro de focinho curto e arredondado, garras retráteis, dos quais existem espécies domésticas e espécies selvagens.

A fala do gato é o miar. Soltando um grito característico.

Pertence à família dos Felídeos. Os gatos possuem uma excelente visão noturna, uma grande aptidão para fazer a atalaia, saltar, trepar, que são hábitos de um caçador.

Caracterizam-se por uma língua áspera, bigodes sensíveis (vibrissas) e garras retráteis. As variedades selvagens, como o lince, cerval, ocelote, puma, puma, pantera, tigre, onça, etc., tal como as variedade domésticas, são numerosas e diversificadas. A gata está sexualmente madura pelos nove meses, tem uma gestação de oito a dez semanas e tem dois a seis filhotes. A longevidade média do gato é de 12 a 15 anos.


                   É pelo seu pequeno porte que o gato doméstico, cuja origem é mal conhecida, se distingue do gato selvagem e dos felinos semelhantes.

Mais que suas formas, são os traços de comportamento que lhe dão originalidade. Uma vida de caçador à espreita, sobretudo à noite, favorecida pela excelente visão noturna, longos bigodes táteis e audição muito apurada, explicam as sestas frequentes do animal durante o dia.

Uma forte fixação ao homem, desde seus primeiros dias de vida, é a razão da procura assídua de afagos e de seu ronronar, enquanto a adoção de uma habitação humana, como seu “território” deve-se sobretudo à intensa necessidade de calor durante o Inverno.

A dependência com relação ao homem é ainda aumentada por sua apetência por alimentos que não quer ou não pode conseguir sozinho, como peixe, leite, etc.

O gato é o único felino que sobe às árvores por qualquer motivo sem saber muito bem descer delas. Essa tríplice inadaptação (clima, alimentação, climática, alimentar e locomotora, só deixa poucas chances de sobrevivência aos gatos selvagens, isto é, que retornaram a esse estado.

Trabalho e pesquisa de Carlos Leite Ribeiro – Marinha Grande – Portugal

 

 

Envie esta Página aos Amigos:

 

 

 

                          

 

Por favor, assine o Livro de Visitas:

 

 

 

Todos os direitos reservados a Carlos Leite Ribeiro
Página criada por Iara Melo
http://www.iaramelo.com