José Saramago - Prémio Nobel da

Língua Portuguesa

 

Morreu a 18 de Junho de 2010

 

 

 

 

Trabalho e pesquisa de Carlos Leite Ribeiro

 

Formatação: Iara Melo

 

 

 

Romancista, poeta e dramaturgo, autodidacta, português, José Saramago apenas concluiu estudos secundários, dadas as dificuldades económicas familiares.

Nasceu a 16 de Novembro de 1922, em Azinhaga, Concelho da Golegã – distrito de Santarém, e morreu a 18 de Junho, em Taís Ilha de Lanzarote (Espanha). Desenvolveu um percurso profissional do jornalismo à política, com experiências em serralharia, produção e edição literária, assim como em tradução. Em 1976, foi o desemprego que o levou a dedicar-se à literatura.

Entre outras distinções, José Saramago recebeu o Prémio "Cidade de Lisboa" em 1980; o "Prémio Camões" em 1995 (distinção máxima oferecida aos escritores de língua portuguesa); o "Nobel de Literatura" em 1998 (o primeiro concedido a um escritor de língua portuguesa).


José Saramago foi conhecido por utilizar um estilo oral, coevo dos contos de tradição oral populares em que a vivacidade da comunicação é mais importante do que a correcção de uma linguagem escrita. Todas as características de uma linguagem oral, predominantemente usada na oratória, na dialéctica, na retórica e que servem sobremaneira o seu estilo interventivo e persuasivo estão presentes. Assim, utiliza frases e períodos compridos, usando a pontuação de uma maneira não convencional; Os diálogos das personagens são inseridos nos próprios parágrafos que os antecedem, de forma que não existem travessões nos seus livros. Este tipo de marcação das falas propicia uma forte sensação de fluxo de consciência, a ponto do leitor chegar a confundir-se se um certo diálogo foi real ou apenas um pensamento. Muitas das suas frases (i.e. orações) ocupam mais de uma página, usando vírgulas onde a maioria dos escritores usaria pontos finais. Da mesma forma, muitos dos seus parágrafos ocupariam capítulos inteiros de outros autores. Por isso, se o leitor se habituar ao o seu estilo, a sua leitura é muito agradável, pois o seu ritmo está muito próximo da eloquência oral do Povo Português.

Estas características tornam o estilo de Saramago único na literatura contemporânea, sendo considerado por muitos críticos um mestre no tratamento da Língua Portuguesa. Em 2003, o crítico norte-americano Harold Bloom, no seu livro Genius: A Mosaic of One Hundred Exemplary Creative Minds ("Génio: Um Mosaico de Cem Exemplares Mentes Criativas"), considerou José Saramago "o mais talentoso romancista vivo nos dias de hoje" (tradução livre de the most gifted novelist alive in the world today), referindo-se a ele como "o Mestre". Declarou ainda que Saramago é "um dos últimos titãs de um género literário que se está a desvanecer".


Em Setembro de 1997, a agência publicitária sueca, Jerry Bergström AB, de Estocolmo, contratada pelo ICEP - (órgão estatal português para a promoção do comércio e turismo português), organizou uma visita de José Saramago a Estocolmo, incluindo:
- Um seminário na Hedengrens, a principal cadeia de livrarias suecas
- Discurso na Universidade de Estocolmo
- Várias entrevistas a jornais, revistas e rádios suecas
- Nesses mesmos dias, a televisão estatal sueca produziu um programa especial dedicado a Saramago

Em Outubro de 1997, a Feira Internacional do Livro de Frankfurt tem neste ano Portugal como país em destaque
A 10 de Dezembro de 1998, Saramago recebe o Prémio Nobel em Estocolmo
Segundo o "Diário de Notícias", o director da empresa sueca Jerry Bergström AB afirmou: "Portugal nunca tinha tido um Prémio Nobel da literatura e uma parte da nossa missão consistia em mudar essa situação". Comentando esta atribuição, Sture Allén, então secretário da Academia Sueca, negou que a decisão tenha sido afectada por "campanhas publicitárias, comentários de académicos ou escritores, ou qualquer outro tipo de pressão".
Contradizendo Allén, Knut Ahnlund e Lars Gyllensten, membros da academia afirmaram que seria ridículo afirmar que os membros da academia sejam "imunes a agências publicitárias". Segundo o Dagens Nyheter haveria provas de que uma campanha semelhante foi organizada pela Alemanha.
Knut Ahnlund, membro da academia sueca, foi crítico da atribuição do prémio Nobel a Saramago, que segundo ele foi o culminar de uma campanha profissional de relações públicas.

A Obra de José Saramago
Romances:  "Terra do Pecado", 1947 :-: "Manual de Pintura e Caligrafia", 1977 :-: "Levantado do Chão", 1980 :-: "Memorial do Convento", 1982 :-: "O Ano da Morte de Ricardo Reis", 1984 :-: "A Jangada de Pedra", 1986 :-: "História do Cerco de Lisboa", 1989 :-: "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", 1991 :-: "Ensaio Sobre a Cegueira", 1995 :-: "Todos os Nomes", 1997 :-: "A Caverna", 2000 :-: "O Homem Duplicado", 2002 :-: "Ensaio Sobre a Lucidez", 2004 :-: "As Intermitências da Morte", 2005 :-: "A Viagem do Elefante", 2008 :-: "Caim", 2009.

Peças teatrais:  "A Noite" :-: "Que Farei com Este Livro?" :-: "A Segunda Vida de Francisco de Assis" :-: "In Nomine Dei" :-: "Don Giovanni ou O Dissoluto Absolvido".
 
Contos:  "Objecto Quase", 1978 :-: "Terra de Homens", 1979 :-: "Poética dos Cinco Sentidos - O Ouvido", 1979 :-: "O Conto da Ilha Desconhecida", 1997.

Poemas: "Os Poemas Possíveis", 1966 :-: "Provavelmente Alegria", 1970 :-: "O Ano de 1993", 1975.
Crónicas: "Deste Mundo e do Outro", 1971 :-: "A Bagagem do Viajante", 1973 :-: "As Opiniões que o DL Teve", 1974 :-: "Os Apontamentos", 1977 :-: "Diário e Memórias" :-: 1977 :-:  "Cadernos de Lanzarote (I-V)", 1994 .-: "As Pequenas Memórias", 2006.

Viagens: "Viagem a Portugal", 1981 :-: "Infantil" :-: "A Maior Flor do Mundo", 2001


Trabalho e pesquisa de Carlos Leite Ribeiro – Marinha Grande – Portugal
 

 

Envie esta Página aos Amigos:

 

 

 

                                

 

 

Por favor, assine o Livro de Visitas:

 

 

 

Todos os direitos reservados ao Portal CEN
Página criada por Iara Melo
http://www.iaramelo.com