Berenice Guedes

 

Nome: Berenice Guedes

Profissão:
Professora

Quer falar um pouco da terra onde mora?

Moro atualmente em Pelotas, Rio Grande do Sul/Brasil. Nasci e me criei em Bagé, cidade próxima, mas fixei domicílio aqui em 2002. Pelotas completou 200 anos! É uma cidade de porte médio, com muitos prédios antigos e bem conservados; foi até meados do século XX uma das cidades culturalmente mais importantes do sul do Brasil.
Aqui há ênfase às Artes de modo geral, sobressaindo-se a Literatura em prosa ou verso, Teatro, vários Corais, uma Orquestra Filarmônica (completa!), “Música pela Música” e outra em formação: a Orquestra Anglicana da Catedral do Redentor. A primeira sob a Regência do Maestro Sérgio Sisto e a segunda sob a Regência do Maestro João Carlos Gottinari. Pelotas é uma cidade Histórica, com uma Universidade Federal, a UFPel, uma Universidade Católica, a Faculdade Atlântico Sul, a FATEC, Faculdade do SENAC (Serviço Social Nacional do Comércio) e vários Cursos Superiores à Distância, reconhecidos pelo Ministério de Educação e Cultura. Ainda se destaca pelo IFSul, que se originou da antiga Escola Técnica, conceituada como a “melhor do Brasil”, voltado para Cursos Médios e Superiores profissionalizantes, acompanhando as mais avançadas Tecnologias da Informação e outras; possui vários Museus e belas Igrejas, sendo ainda uma Cidade Universitária de destaque no Brasil.
A cidade originou-se das antigas Charqueadas aqui localizadas e é denominada Pelotas por causa de uma embarcação feita totalmente de couro, ímpar, que era usada somente aqui no século XIX, para travessia do Canal São Gonçalo e escoamento de carne seca (charque) sendo meio de transporte de escravos e trabalhadores braçais.
Em âmbito Cultural a cidade conta com a Academia Pelotense de Letras que se orgulha de ser guardiã dos maiores expoentes da Literatura Pelotense e está em franca atividade, promovendo várias atividades culturais, Concursos Literários, e Saraus onde é recriado o Período Áureo da Cultura da cidade: século XIX e primeira metade do século XX. Tornou-se culturalmente famosa porque, no século XIX, os filhos dos Charqueadores e os dos pertencentes às classes abastadas iam estudar na Europa, com predominância na França e Portugal e para cá trouxeram seus modos refinados, fomentando o amor às Artes, o que diferenciava esta cidade das demais do interior do Estado.
Possui belas Praças, Esculturas, Escritores famosos no Brasil e fora dele, como João Simões Lopes Neto e outros assim como vultos que se sobressaem no Brasil nas Artes em Geral.
Conta com o Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas e várias outras entidades culturais.

Quando começou a escrever?

Comecei a “fazer poesias” antes mesmo de aprender a ler; eu recitava meus versos e minha mãe, com dedicação anotava o que eu escrevia.

Teve a influência de alguém para começar a escrever?

Quando aprendi a escrever, minha mãe disse que eu “deveria escrever os meus versos!”
Minha mãe lia para mim muitas histórias, e minha tia-avó criava, de improviso, histórias maravilhosas que, como as das Mil e Uma Noites, não tinham fim, e me acompanharam até o início da adolescência. Meus pais liam muito e sempre tive contato com livros. Acredito que este clima familiar é responsável pelo meu gosto pela leitura e escrita.

Lembra-se do seu 1º trabalho literário?

Não, ficou perdido no tempo. Lembro-me que, no Ginásio, recebi o primeiro lugar em um Concurso de Poesias, com a poesia APENAS UM RAIO DE SOL que falava o que senti em minha Crisma. Mas a poesia ficou perdida...

Projectos Literários para 2012 / 2013?

Como projetos para 2013 tenho a publicação de um livro de Contos que fala de histórias de Amor, inspirados na vida de muitas mulheres que conheci ao longo da vida e docência. Também, se tiver como (recursos financeiros para tal ou uma Editora que queira analisar as Obras!), pretendo publicar minha Dissertação de Mestrado que versou sobre Relações de Gênero no fronteira do Brasil com o Uruguai no início do século XXI e minha Tese de Doutorado, sobre as ligações da Maçonaria Especulativa com a Igreja Anglicana e estas com o incentivo à Educação e criação de Escolas no Rio Grande do Sul, de 1901 a 1970. E continuar escrevendo...

- Tem livro(s) impressos, editados ou por editar, e que não estão em e.book?

Sim.
Ainda em 2012: lançado o livro de Poesias, LÁGRIMAS DE PRATA, na
Feira do Livro de Pelotas deste ano, dia 03 de novembro.

LÁGRIMAS DE PRATA

 

comercializado pela Livraria Wanguarda/Pelotas/Rio Grande do Sul/Brasil


Em 2013: os que já referi e ainda a biografia de dois homens que dedicaram sua vida à educação e à profissionalização de menores carentes no interior do Rio Grande do Sul; e um romance (que não me sai da cabeça e do coração, mas ainda não foi para o papel). Também a publicação de várias outras poesias já escritas.

- Conhece o novo projeto do Portal CEN, "SEBO LITERÁRIO"
http://www.caestamosnos.org/sebo/sebo_autores.htm
com divulgação direta Internacional, sem paralelo na Língua Portuguesa? E totalmente gratuito?

Estou tendo meu primeiro contato com este trabalho maravilhoso, tendo lido poesias belíssimas. Mas não posso dizer que o conheço todo.

Se está interessado (a) neste projeto contate Carmo Vasconcelos pelo e.mail ninita.casa@netcabo.pt

Sim, estou interessada.

Ou indique-nos a alguém (escritor (a) que, manifestamente, não tem possibilidades de mandar fazer um livro impresso ou mesmo e.book.

Eu, como Professora, não tenho recursos financeiros; e não sei como editar um e.book.

- Fale-nos um pouco de si, como pessoa humana?

Tenho 60 anos, sou professora desde os dezessete anos. Tenho duas filhas, Mauren e Ricarda e um filho, Emanuel Antonio, que são minhas joias. Todos já terminam a Faculdade e estão trabalhando. Mas início de carreira é sempre difícil.
Sou uma mulher sofrida, no coração e no corpo. Superei, com a graça de Deus, mais de um câncer. Sou ainda romântica e talvez ingênua. Acredito que as pessoas são boas e, por acreditar, tenho sofrido muito. Sou cantora lírica também. Gravei um CD de músicas sacras e toda a renda da comercialização foi doada para as pastorais da Igreja. Tenho Fé e procuro me aperfeiçoar a cada dia. Nunca questionei Deus pelo sofrimento, pelo contrário, sempre perguntei a Ele: Senhor, o que queres me ensinar com isso?!... E procurei ouvir Sua resposta. Jamais me revoltei. Sou alegre, tranquila, falo baixo, aprendi a graça de perdoar. Se meu coração chora, minhas lágrimas vão para as poesias e contos e jamais para entristecer ou preocupar os outros, nem mesmo meus filhos, genro e nora. Sou extremamente carinhosa com todas as pessoas que conheço. E, muitas vezes, mal interpretada por isso. Jamais entro em brigas e procuro jamais falar algo que vá prejudicar outrem. Tenho muitos conhecidos, mas sei que talvez poucos amigos. Sou humilde. Gosto de trabalhar e estar em casa. Canto no Coral da Igreja. Sou muito sensível e me magoam ou eu me deixo magoar com facilidade. Tenho defeitos? Tenho, certamente. E quero que, quando eu me for, meus filhos me lembrem como a mulher que não acertou sempre, mas que sempre procurou acertar. Deixo-lhes como herança um nome limpo e uma vida de trabalho honesto. E um rosto sorridente, mesmo que o coração esteja sangrando...
Obs: Não gostaria que todo o teor do que escrevi fosse publicado: é apenas um desabafo para com as pessoas sensíveis que organizam este local maravilhoso, que é oásis no caminho árido da vida.

- Como Escritor (a)?

Escrevo o que me vem do coração. Não me preocupo com regras Clássicas em poesia. Valorizo o espontâneo. Muitas vezes falo por mim; muitas outras vezes por mulheres que me contam suas histórias; eu não as exponho, mas coloco seus sentimentos e dores como coisas minhas. Meus contos sempre tem algo do real. As poesias também. Nas poesias muitas vezes sou triste. No cotidiano sempre me encontram alegre. Não busco a fama. Escrevo para eternizar momentos e/ou sentimentos. Como desabafos meus e de muitas outras. É uma forma de extravasar, abrir as comportas do coração e seguir vivendo com alegria. As dores, depois de escritas, amenizam... E podem servir a outros também como desabafos ou para que alguns percebam que dores são inerentes à vida, mas que, nem por isso, se precisa perder a Fé ou se deixar na amargura. Tudo passa.

- Tem prémios literários?

Sim. Recentemente fui agraciada com o 3º lugar no Concurso de Contos da Academia Pelotense de Letras. Há tempos tive outros, em Bagé. Mas Bagé faz parte do passado.

- Tem Home Page própria (não são consideradas outras que simplesmente tenham trabalhos seus)?

Não.

- Conhece bem o conteúdo (enorme) do Portal CEN - "Cá Estamos Nós"?

Conheço, mas não “bem”. Bem seria ler todo o conteúdo publicado. Mas ainda chego lá!

- Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ?

Que escrevesse, escrevesse, escrevesse! Que deixasse falar o coração sem medo de se expor ou de críticas maldosas. Quanto mais se escreve, mais facilidade se tem para escrever!
E que lesse muito!!!!! Mas autores bons! Bons para mim talvez sejam os mais simples. Os que não se preocuparam em colocar os lucros acima do que sentem, nem os que se preocupam em escrever o que as pessoas querem ler – para vender mais!
Que mantivessem o alto nível em tudo o que escreve. O Amor é lindo! Mas vulgaridade denigre o Amor!


2012
 

As obras expostas foram autorizadas e são de inteira responsabilidade do/a autor/a

 Índice de autores      Anexo