Biografia

 

A escritora, poetisa e compositora Daisy Maria Gonçalves Leite, filha do casal Diomedes de Góes Leite e Luiza (Lilita) Gonçalves Leite, nasceu no dia 25 de abril, no velho casarão de sótão, na Rua do Triunfo 101, hoje, Rua 15 de Novembro, no tradicional bairro da Ribeira, "palco" do desenrolar de toda a história da família natalense, no Rio Grande do Norte.
Enfermeira, formada pela Escola de Enfermagem de Santos /SP março /1963, ainda aluna, iniciou o estudo da comunicação do infante através do choro, tendo em 1964, viajado para a Suécia em busca de novos conhecimentos sobre o choro infantil uma vez que no inicio da década de 60 a análise espectrográfica do choro já fazia parte da clinica pediátrica do Departamento de Pediatria do Hospital Karoliska, dirigido pelo Professor John Lind, com quem manteve contato até seu falecimento em janeiro de 1983.
Licenciada em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ 1972, elaborou o primeiro programa da Disciplina Enfermagem Pediátrica para o reconhecimento do Curso de Enfermagem do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da UFRN, pelo MEC./1974

Ex-professora de Neonatologia da tradicional Escola Doméstica de Natal./RN

Criou em 1980, o Baby Home Ltda para pesquisas e estudos do choro infantil com o apoio administrativo do companheiro Plínio Centeno de Oliveira, sendo encerrado pelo falecimento deste em 1986. Com a equipe multiprofissional treinada na comunicação através do choro, funcionando no mesmo endereço o seu consultório de puericultura.

Coordenadora Técnica da Clinica Pedagógica Prof Heitor Carrilho, campo de extensão da UFRN, no atendimento a criança excepcional onde teve a oportunidade de ampliar seus estudos sobre choros anormais /1981/1986.

Bacharela em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Potiguar /1997
Diretora-Secretaria da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica./2002/2004 -2004/2006.
Presidenta fundadora da Academia Feminina de Letras do Rio Grande do Norte, autora de 03 livros de poesias: - "O Livro de Daisy" (1979), com prefácio do escritor Luíz da Câmara Cascudo; - "A Primavera Voltou" (1999), com prefácio do acadêmico norte-rio-grandense, Jurandir Navarro e "Fragmentos de Mim" (2002), prefaciado pelo acadêmico norte-rio-grandense e diretor do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, Enélio Lima Petrovich.
Participou de Coletâneas e revistas culturais em todo país, e no exterior, como "Poesia Brasileiras" (2001), pela Casa do Livro Editora."Antologia da AJEB Letras" (Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil) Fortaleza /Ce /2003. Antologia virtual "Livro do Passado" (2004). Antologia virtual "Dia Internacional da Mulher" (2005) Antologia virtual "Dia Mundial da Poesia" (2005) e outras, todas do Portal Português "Cá Estamos Nós".
Enfermeira Pediatra apresentou à comissão julgadora da Universidade de São Paulo, a monografia: "O Choro do Lactente - Conhecimentos das Enfermeiras no Rio Grande do Norte " (1979), recebendo a nota 10, com distinção e louvor, para obtenção do grau de Mestre, tornando-se pioneira no estudo da "comunicação através do choro infantil" no país;mereceu crônica de Dinah Silveira de Queiroz, para o Jornal do Povo/RS, na época, embaixatriz do Brasil, em Portugal, bem como destaque no programa "Fantástico , o Show da Vida" da TV Globo,1981/98, revistas " Veja"/1981 e "Isto é"/1981. Em 1965, já havia sido entrevistada na Rádio Suécia, no programa em português para Brasil, Portugal e Colônias, como enfermeira brasileira pesquisadora do choro infantil. Desde então, tem dado entrevistas para a imprensa nacional e internacional escrita, falada. virtual e televisionada.

Livros publicados: "O choro do Lactente" (1979) e "O choro do Bebê" (2003).
Referência do "Projeto Zero a Seis", da Fundação Roberto Marinho - Rede Globo; - "A vida do Bebê" do Prof. Rinaldo De Lamare, 38º edição, Editora Bloch; -Programa Ensino Pré-escolar-TVU/UFRN (1982).

Homenagens:
Plaqueta de homenagem profissional "Os melhores da década "- Noite Classe-A-1979 Natal /RN
Plaqueta "A Associação de Pediatria do Rio Grande do Norte, pelos relevantes serviços prestados" - Tarcísio Gurgel - Presidente -Jan/1983/ - Natal/RN
Da Câmara de Vereadores do Natal-Semana da Enfermagem - Pelos 20 anos de exercício de Enfermagem no Rio Grande do Norte - Saudações do Vereador Nelson Freire 18/05/83.
Plaqueta de homenagem do Departamento de Enfermagem /UFRN-1991 como uma das seis fundadoras do Curso de Enfermagem, em 1974.
Da Câmara de Vereadores - Diploma de Honra ao Mérito, pelos relevantes serviços prestados à Comunidade Natalense, por ocasião do Dia Internacional da Mulher /1986; Presidente da Câmara Municipal: Edmilson Ferreira de Lima.
Plaqueta de agradecimento da Equipe de Educação Especial do Município de Areia Branca/RN, pela instalação do Centro de Educação Especial naquele município, em 1987; Documentado no livro: "Resgate Histórico de Fatos e Vidas", lançado nas festividades comemorativas dos 15 anos de instalação do Centro /nov /2002
Agraciada com a medalha do Mérito Carlos Drummond de Andrade, no 1º Encontro Nacional de Academias de Letras, em Caxambu/ MG - 2002.
Agraciada com medalha do Mérito Ricardo Eliezer Neftali Reyes Basoalto ( Pablo Neruda) no 2º Encontro Nacional de Academias de Letras. Caxambu /MG /2004
Neta pelo lado materno de músico, poeta e compositor, lançou o CD " CANTA PRA MIM", boleros de sua autoria, interpretados pelo cantor paraense Émerson Vaughan. Produziu o livro: "Boleros de Daisy Etiel" /2002 (anagrama de Leite), com músicas, (boleros) cifrados para violão, e o livro "Song Book"/2002 composições de Daisy Etiel, com letras cifradas e partituras
Vice-presidenta fundadora da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Escritores /2003
Membro do Clube dos Amantes da Boa Música /CLABOM /RN
Biografada no livro "Mulheres Especiais" da escritora Anna Maria Cascudo Barreto. São Paulo: Global/2003.

Titular da coluna "Refluxos da Vida" do portal http://www.vaniadiniz.pro.br
Colunista do Jornal’ECOS da Literatura Lusófona
site: http://www.ferool.info/ecosindex.htm
Escreve para a revista www.informenews.
email: daisym@ufrnet.br
site: www.daisyleite.com

Índice de autores - Ebook