Genha Auga

 
- Nome: Genha Auga

- Profissão:
Jornalista/Escritora

- Quer falar um pouco da terra onde mora?

Moro na capital de São Paulo, cobiçada por ser um importante centro financeiro influente no cenário global e é a cidade com maior população no Brasil.
Conta com importantes monumentos, museus, parques e avenidas. Conhecida nacional e internacionalmente por seus eventos como Bienal Internacional de Artes, Grande Prêmio de Fórmula I, Fórmula Indy, Fashion Week.
São Paulo possui um dos principais centros de comunicação do Brasil e da América Latina. A literatura, bem como a música e arte, são marcadas pela forte influência de escritores, poetas, músicos, compositores, humoristas e atores de outros estados que aqui vieram agregar diversas culturas regionais de todo país.
Seu crescimento demográfico favorece a especulação imobiliária e o turismo de negócios e uma população de elite. São diversas as manifestações religiosas, uma gastronomia que favorece o paulistano a ter uma intensa vida noturna e com vários movimentos artísticos e culturais.
Essa é a cidade em que moro e que eu adoro.

- Quando começou a escrever (ou iniciou sua arte)?

Desde pequena gostava de ler e escrever mas, nunca fui incentivada pela família, tanto que quando o fazia, era às escondidas. Mas graças aos meus professores de português que me incentivaram e que me permitiram extravasar meus sentimentos na escola, escrevendo em concursos, peças de teatro e poemas para as datas comemorativas.

- Teve a influência de alguém para começar ?

Sim de um amigo, Alberto, que gostou do que escrevia e me abriu a primeira porta e de uma amiga, Célia - professora de português, que nas dificuldades das primeiras publicações, não me deixou desistir. Ambos acompanham e torcem pelo meu trabalho até hoje. O Beco dos Poetas também nos apoiam e incentivam, reconhecendo meu trabalho.

- Lembra-se do seu 1º trabalho literário (ou artístico)?

Como jornalista foi uma crônica que escrevi para o jornal "Movimento de Renovação Política" em 1984 Como escritora foi na antologia de poemas "Ecos da Alma" pela Ed.Andross em 2010.

- Projectos Literários (ou artísticos) para 2012 / 2013?

Minha pretensão é de escrever um livro de contos e também de histórias infantis.

- Tem livro(s) impressos, editados ou por editar, e que não estão em e.book?

Sim, Antologia de Poemas "Ecos da Alma Ed. Andross - Antologia de Contos "Contos Cotidianos" Ed. Regência - "Moedas Para o Barqueiro" Ed. Andross - Seletiva de Poemas "Declaração de Amor à Poesia" Ed. Beco dos Poetas&Escritores - Antologia de Poemas "Alma" Ed. Beco dos Poetas&Escritores - "Menias Super poéticas" Ed. Beco dos Poetas&Escritores - Nos meus tempos de Criança era Assim" Ed. Beco dos Poetas&Escritores

- Tem obras de arte que gostaria de ver expostas?
Não

- Conhece o novo projeto do Portal CEN, "SEBO LITERÁRIO"
http://www.caestamosnos.org/sebo/sebo_autores.htm
com divulgação direta Internacional, sem paralelo na Língua Portuguesa? E totalmente gratuito?

Sim conheço.

- Para os artistas Plásticos, entenda-se o SEBO como um "PORTFOLIO"
Se está interessado (a) neste projeto contate: FLOR DE ESPERANCA (MARIA BEATRIZ SILVA)
intercambioculturalcen@hotmail.com


- Fale-nos um pouco de si, como pessoa humana?

Sou uma pessoa de vida modesta mas organizada, de caráter fortalecido e que nunca pensa em alcançar o cume da montanha com o olhar e sim com os pés e, não gosto de abrir a boca até ter certeza que a minha palavra será melhor do que o silêncio...

- Como Escritor (a) (ou como Artista)?

Escrever para mim é como a oração que fortalece a alma. Gosto de registrar como vejo as pessoas, as diferenças, a bondade e as injustiças. Minha intensão é procurar deixar uma sementinha que germine no pensamento.
Tenho uma tendência também para escrever sobre a morte mas de um jeito leve e uma forma mais dura sobre o amor.
 
-Tem prémios literários, ou outros? Não

- Tem Home Page própria (não são consideradas outras que simplesmente tenham trabalhos seus)?

Tenho um blog:
www.genhaeamigos.blogspot.com

- Conhece bem o conteúdo (enorme) do Portal CEN - "Cá Estamos Nós"?

Estou conhecendo, já li bastante mas não tudo.

- Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ?

Para quem está iniciando, aconselho a ter atitudes, escrever sempre, ser exigente com seu "português" revisar o que fizer e procurar melhorar a cada obra, ler outros autores para conhecer estilos diferentes, desenvolver o senso crítico e pense que escrever é a sua continuidade.
 
07/10/2012
 
As obras expostas foram autorizadas e são de inteira responsabilidade do/a autor/a

 Índice de autores             Biografia             anexo           Publicações