JOAQUIM MARQUES

Joaquim Marques
- Profissão:
Aposentado da Administração Pública

- Quer falar um pouco da terra onde mora? Eu nasci na área metropolitana da cidade do Porto, mais própriamente na cidade de V. N. de Gaia, a dois kilómetros de distância da Ponte D. Luís I. Fiz toda a minha vida entre estas duas cidades, meus 3 filhos nasceram todos no Porto, bem no centro da cidade. Por isso eu, vezes uso nos meus escritos Porto outras vezes Cidade de Gaia. Para mim uma e outra, são a mesma coisa. Hoje, moro numa freguesia de Gaia mais a Sul.  S. Félix da Marinha, (zona da Granja) bem pertinho de Espinho, do mar e do Hotel Sol Verde que está instalado na freguesia onde moro.
 
- Quando começou a escrever?  Bom! Sempre escrevi,  escrita variada e na linha do tempo. No entanto, para público, só mesmo a partir de 2005, ano em que comecei a entrar na internet.
                                                                  
- Teve a influência de alguém para começar a escrever? De ninguém! Minha vontade de ler e escrever foi sempre irresistível. O resto, os livros me ensinaram e ensinam; eles são a minha companhia e complementam a minha "Faculdade da Vida"
 
- Lembra-se do seu 1º trabalho literário? Sim. Meu primeiro trabalho literário foi quando actuava no teatro amador. Duas ou tres pecinhas que cheguei a escrever e que, apenas serviam para o momento mediático em que, vezes actuava como actor,  vezes como realizador dos espectáculos. Depois seguiram-se outros publicados em www.sonetos.com e em outros sites literários espalhados pela internet e em livros de papel e, no ano de 2011, sou autor com alguns escritos meus num Coletivo de Poetas Contemporâneos Lusófonos (Poetar Contemporâneo vol. I.)

- Projectos Literários para 2012 / 2013? Está breve a sair para as livrarias o II volume de "Poetar Contemporâneo", onde sou mais uma vez, autor de seis poemas.
 
- Tem livro(s) impressos editados há mais de três anos e que não estão em e.book? Tenho um texto editado em um livro no Brasil. Um projeto do EJA. (Educação para Jovens e Adultos). Sou, também, colaborador do site http://www.coletaneadosaber.net/  este, ligado a projetos educacionais, além de outros.
 
- Conhece o novo projeto do Portal CEN, "SEBO LITERÁRIO"
http://www.caestamosnos.org/sebo/sebo_autores.htm
com divulgação direta Internacional, sem paralelo na Língua Portuguesa? E totalmente gratuito? Sim, tive a oportunidade de tomar conhecimento através do site e me interesso por ele.
 
 
Se está interessado (a) neste projeto contate Carmo Vasconcelos pelo e.mail ninita.casa@netcabo.pt

Ou indique-nos a alguém (escritor (a) que, manifestamente, não tem possibilidades de mandar fazer um livro impresso ou mesmo e.book.
 
- Fale-nos um pouco de si, como pessoa humana? Homem de bem, amante da Paz. Gosto de ser honesto leal e amigo de quem quer ser meu amigo(a).  Detesto a hipocrisia, o ódio, a inveja e a maledicência.
 
- Como Escritor (a)? Sou um apaixonado, pelas Artes, Letras, Música, Teatro e Poesia.
Por todas elas passei! Com um pouquinho delas, fiquei!
Na minha adolescência  gostava de escrever versos.
Hoje, sem pretensões "megalómanas..."
A poesia, faz parte da minha vida
Considero-me um autodidata.
Se sou poeta... Não sei!
Deixo isso ao critério dos meus leitores.
Eles me julgam!
 
- Tem prémios literários? Alguns, virtuais, dados por minha colaboração em alguns sites.
 
- Tem Home Page própria (não são consideradas outras que simplesmente tenham trabalhos seus)? Sim: http://jepmarques.blogspot.com   (Nas asas da Poesia)
 
- Conhece bem o conteúdo (enorme) do Portal CEN - "Cá Estamos Nós"? Conheço alguma coisa, mas pretendo me aprofundar mais, pois o Portal é muito bem estruturado e bastante interessante.
 
- Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ? Diria que Amor e doação seria a base inicial, pois se nos dedicamos à escrita, escrevemos para outrem e para isso há que ter amor pelo que se faz e entrega total ao outro que absorverá o seu conteúdo. A simplicidade e a criatividade são outros atributos obrigatórios na arte de escrever.
 
- Para terminar este trabalho, queira fazer o favor de mandar um pequeno trabalho seu (em prosa ou em verso)
 
 
PÁTRIA LUSA
 
© Joaquim Marques
 
 
Ó Pátria abençoada onde nasci!
Berço dum Povo simples, nobre e leal.
Jardim tão florido como tu, jamais vi...
O mar beija teus pés, meu lindo Portugal.
  
És pátria mãe de tantos heróis e santos;
Que levaram ao Mundo tua história.
Os feitos inauditos foram tantos...
Que cobriram teu estandarte de glória.
  
Foi daqui deste cantinho que partiram
Teus heroicos marinheiros, em caravelas
Levando a Cruz de Cristo em suas velas.
 
 
Vencendo mistérios... dos mares profundos
 Navegando sob o sol e as estrelas...
 Souberam dar novos mundos ao Mundo!...
 
 
 
PORTUGAL
2008

2012

 Índice de autores     Anexo       Grande Entrevista