JOSÉ HILTON ROSA

 

- Nome: - José Hilton Rosa


- Profissão: -
Operador de refinaria - aposentado

- Quer falar um pouco da terra onde mora?
Sim. Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. Grande metropole com seus sabores e dissabores. Rica em eventos culturais. Acolhe muito bem não só mineiros mas também pessoas de qualque parte do planeta. Onde qualquer argumento tem "UAI" e qualquer coisa chamamos de "trem".

- Quando começou a escrever?
Versos românticos e rimados começaram a aparecer em rodas de alunos nos intervalos das aulas, nos recreios. Foram criando raizes na adolescencia, tornando adulto na epoca dos vestibulares.

- Teve a influência de alguém para começar a escrever? Não. A influência maior foram as rotinas das pessoas, o cotidiano regional, os prazeres, a criatividade etc...

- Lembra-se do seu 1º trabalho literário?
Sim. Uma poesia chamada "medo de assombração. O medo de andar só pelas ruas de uma cidade pequena, pelas madrugadas frias, onde se ouvia apenas o assovio do vento, o som de folhas de jornais velhos voando pelas ruas, o uivado dos caes.

- Projectos Literários para 2012 / 2013?
Está em fase de registro e elaboração da capa do 4º livro de poesias, com o título: "Versos em alças de fogo". É proposito lançá-lo até dezembro de 2012

- Conhece o projeto do Portal CEN, "SEBO LITERÁRIO"?
Não, vou acessar o link e tomar pé.

Pode encontrar no link em baixo: -
http://www.caestamosnos.org/sebo/sebo_autores.htm
- Com divulgação internacional e direta, sem paralelo na Língua Portuguesa (sem qualquer receio de desmentido!)
- Se está interessado (a) neste projeto entre em contato comigo


- Fale-nos um pouco de si, como pessoa humana?
Sou uma pessoa alegre, leio tudo que tenho oportunidade. Adoro um bom humor. Costumo cumprimentar as pessoas. Uso o silêncio e a solidão para criar minhas poesias. Valoriso muito o sorriso das pessoas. Repugno o deboche e também a arrogância. Não tenho qualquer tipo de preconceito, seja racial ou religioso.

- Como Escritor (a)?
Não sou escritor profissional. Escrevo sobre qualquer tema, sigo meus proprios pensamentos. Uso a escrita simples como prazer de criação.

- Tem prémios literários?
Na fase escolar, no ensino fundamental e ginasial recebí uma premiação pela redação com o tema : "Ave". Recebemos o premio criatividade com o livro "INVERSOS", juntamente com um parceiro escritor Carmo Antunes.

- Tem Home Page própria (não são consideradas outras que simplesmente tenham trabalhos seus)?
Não

- Conhece bem o conteúdo (enorme) do Portal CEN - "Cá Estamos Nós"?
Não. Estou tomando pé.

- Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ?
Escreva e faça boas leituras. Escreva sempre independente de criticas positivas ou negativas. Tendo oportunidade divulgue seus trabalhos literarios. Use sua criatividade como dom de expressão.

- Para terminar este trabalho, queira fazer o favor de mandar quatro pequenos (e originais) trabalhos seus (em prosa ou em verso) ?:
(em anexo)

2012

Índice de autores      Anexo