José Luiz da Luz

 

- Nome:  José Luiz da Luz

- Profissão: Técnico Industrial

- Quer falar um pouco da terra onde mora?

Minha vida não é como a da maioria das pessoas, pois está dividida entre duas cidades do estado do Paraná. Trabalho na Petrobras da cidade de São Mateus do Sul onde permaneço apenas na jornada de trabalho por turno de revezamento, porém nas folgas, férias, etc, vou para a cidade de Ponta Grossa onde tenho outra residência. As duas cidades têm atrativos: São Mateus do Sul é uma terra bucólica, banhada pelo Rio Iguaçu, a cidade de Ponta Grossa é de médio porte, com shoppings, hipermercados, parques, universidades, festas conhecidas nacionalmente como a Munchen Fest. Ponta Grossa tem pontos turísticos importantes como o Parque Estadual de Vila Velha, Lagoa Dourada, Furnas, etc.

- Quando começou a escrever (ou iniciou sua arte)?

Meu interesse pelas letras surgiu na pré-adolescência, quando minha alma ainda tímida e despida das mazelas do mundo questionava sobre as dores da humanidade. Por volta dos sete anos eu sonhava com O Pequeno Príncipe, foi onde aprendi e sonhei muito, mas foi por volta dos quinze anos que efetivamente comecei a produzir minhas primeiras obras.

- Teve a influência de alguém para começar ?

Comecei a escrever porque minha alma se sentia sensível com o mundo, percebi que era minha missão. Desde o início minha alma se extasiava num delicioso prazer em mergulhar nas profundezas da minha alma de poeta, onde consigo manifestar nas letras. A rigor não fui influenciado por ninguém, porém as maravilhosas aulas de literatura no Colégio Estadual Regente Feijó da cidade de Ponta Grossa me ajudaram muito, chegava próximo ao êxtase nas aulas sobre Álvares de Azevedo, o spleen, as rimas, métrica... Lembro com saudade da professora Neli.

- Lembra-se do seu 1º trabalho literário (ou artístico)?

Comecei a escrever muito cedo, mas pela inexperiência muitas obras se perderam. A minha primeira obra importante foi o poema “Volúpias de uma inocente” criada aos quinze anos de idade onde recebeu o prêmio de primeiro lugar na Rádio Sant’Ana de Ponta Grossa. Apesar de não ser a primeira obra, foi a primeira que marcou.

- Projectos Literários (ou artísticos) para 2012 / 2013?

Não consigo fazer planos reais, simplesmente escrevo, porque minha alma sente necessidade de extravasar. Escrever é o alimento para minha alma, o alimento que me sacia: é minha fuga e meu destino. Possíveis premiações e reconhecimentos, são apenas consequências.

- Tem livro(s) impressos, editados ou por editar, e que não estão em e.book?

Livros editados de poesia:
Lira Romântica, À Luz da Poesia.
Livros editados e-book
Livro de poesia Lira Romântica, e o romance O Poeta e o Profeta. Editados pela EMOOBY.

- Tem obras de arte que gostaria de ver expostas?

A princípio todos os meus trabalhos eu gostaria que fossem lidos.

- Fale-nos um pouco de si, como pessoa humana?

Quem eu sou?
Eis meu real objetivo e dilema no mundo: “Quem sou eu?”
Há milênios a filosofia humana não tem outro objetivo senão decifrar o drama humano. Meu nome é José Luiz da Luz, mas, o que significa um nome, pois não somos um nome, somos uma complexa essência! Pensei muito, percorri as sendas de tantos pensadores e descobri que sou poeta, e como poeta vivo e sonho.
Sou talvez uma espécie nova de poeta: um poeta filosófico, transcendental, espiritualista, sensitivo...

- Como Escritor (a) (ou como Artista)?

Como arte eu respiro os hálitos da beleza e do mistério, da inocência e do pensamento. Sou adepto do spleen, mas não como o tédio mórbido dos ultra românticos, mas no sentido das imperfeições espirituais. Estou consciente e retrato nas minhas obras toda a busca e todo drama humanos. Afinal, o ser humano é movido pela alma. Revivo as letras de Álvares de Azevedo, Castro Alves, Victor Hugo e Shakespeare. Fui um singelo poeta na adolescência, romântico na juventude, hoje me transformei num buscador solitário das verdades ocultas da alma, que busca uma réstia de luz no meio da escuridão mundana.

Tem prémios literários, ou outros?

Classificado em mais de sessenta antologias literárias da Câmara Brasileira de Jovens Escritores, e algumas premiações.
Comendador pela Soberana Casa Real Imperial dos Godos e Sarmathia e Cithia.

- Tem Home Page própria (não são consideradas outras que simplesmente tenham trabalhos seus)?

http://joseluizdaluzescritor.blogspot.com.br/
http://joseluizdaluz.blogspot.com.br/
 Mensagens no site Pensador:
http://pensador.uol.com.br/autor/jose_luiz_da_luz/

- Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever (ou inicie a sua arte)?

Que amem, sonhem e pensem muito.

 

As obras expostas foram autorizadas e são de inteira responsabilidade do/a autor/a
 

2012

 Índice de autores            Anexo      Publicações