LAILTON ARAÚJO

 

- Nome:
LAILTON ARAÚJO

- Profissão:

Sou um artista brasileiro. Tento sobreviver financeiramente como músico, arranjador de músicas, compositor, cantor, letrista, poeta, ambientalista amador, pesquisador de ritmos regionais brasileiros, escritor e blogueiro. Trabalho há 30 anos nas áreas de produção musical, divulgação, agenciamento artístico e gravação em estúdio. Possuo selo musical, empresa de produção de eventos e um casting de artistas renomados. Continuo sem dinheiro... igual aos verdadeiros artistas que fazem da arte um sacerdócio. Aceito padrinhos e patrocinadores que sejam éticos.

- Quer falar um pouco da terra onde mora?

Nasci em 1959, na cidade de Sertânia, Estado de Pernambuco, região Nordeste de um país chamado Brasil. Migrei em 1976, para São Paulo, região Sudeste do mesmo país. É uma metrópole cosmopolita, dinâmica, multicultural, multiracial e moradia de quem ama as diversidades e adversidades. Gosto do jeito paulistano de estar pernambucano. São Paulo, ou Sampa para os íntimos, me ensinou o valor da arte e do amor ao próximo, em formas de respeito, tolerância, amizade e conhecimentos inesgotáveis. Aprendi que serei sempre um aprendiz...

- Quando começou a escrever?

Por ser filho de Luiz Pintor, compositor nordestino nascido em Princesa Isabel, Estado da Paraíba, e morador da comentada Sertânia até a sua viagem ao Universo, tive contatos com os versos aos 14 anos. Eu e meu pai realizamos a primeira criação musical, em conjunto, no ano de 1974. Chamava-se “Não Faça Isso” (Luiz Pintor / Lailton Araújo), marchinha de carnaval muito tocada em 1975 no principal clube da cidade, pela Orquestra Marajoara, do maestro Francisquinho Araújo (eu também era músico desta banda), e que foi matéria sensacionalista no famoso jornal “Diário de Pernambuco”. Saiu algo assim (não me lembro bem!): “Menino de 15 Anos Compõe Marcha de Carnaval”. Quase 100 mil exemplares de jornais foram vendidos... (risos!)

- Teve a influência de alguém para começar a escrever?

Meu modo de escrever algo segue a seguinte ordem: inspiração ou imposição do cérebro, pesquisa e correção... Escrevo e leio tudo exaustivamente, corrigindo e desfazendo partes ou tudo, até o momento que acho que ficou razoável e pronto para a crítica. Busco nos mestres das letras o aperfeiçoamento das técnicas. As influências são muitas. Nas letras musicais procuro colocar as formas poéticas dos brasileiros, Chico Buarque de Holanda, Luiz Gonzaga, Vinicius de Moraes, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Capiba e João do Vale. Na literatura, aprecio os escritos de Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Cecília Meirelles e Eça de Queirós. Estou buscando mais informações sobre o grande José Saramago. Nos textos que trazem humor, meu professor é Millôr Fernandes.

- Lembra-se do seu 1º trabalho literário?

As letras de músicas são consideradas trabalhos literários? Se forem... Duas letras minhas fizeram história: 1. “Um Urso No País das Travessuras”, crítica ao regime militar brasileiro, escrita em 1981, em parceria com o irmão e compositor, Luizinho Salvador. 2. “Nilo Brasileiro”, apologia ao projeto de transposição do Rio São Francisco (Nordeste do Brasil), escrita em 1983, premiada em vários Festivais de Música Popular Brasileira, material de estudo e exposição, em mestrados de algumas universidades, e que sairá no material escolar (170 mil exemplares - Livro de Geografia - 7ª série - Supletivo) da Fundação Vanzolini, e que ainda, será distribuído gratuitamente aos alunos carentes. Esta música tem como parceiro, outro irmão: Wanderley Araújo.
Se os escritos em sites e blogs são vistos como criações literárias, menciono quase 100 textos em formas de críticas, poemas, crônicas e outros, publicados em 10 anos nos laboratórios da Internet. Esse material foi lido por quase 200 mil internautas. Reuni os melhores textos no livro solo: “Mar, Marmelo, Marmeleiro” - Lailton Araújo - Editora Perce - 2012. A publicação ocorreu nas formas: impressa / eBook.

- Projectos Literários para 2012 / 2013?

Para 2012: divulgação do meu livro solo e lançamento. Participo também como autor em algumas antologias, até o mês de agosto, com presença na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
Em 2013, sairei para balanço e reciclagem... Escreverei bastante! E continuarei estudando literatura...

- Tem livro(s) impressos editados, ou por editar, e que não estão em e.book?
Antologia - Ano 2010
Universo Paulistano - Volume II - Contos, Crônicas e Poemas de uma Cidade que Nunca Dorme
Crônica: Lazer à Moda Paulistana em Quatro Partes
Andross Editora, São Paulo, SP - Brasil
Antologia - Ano 2012
Dimensões.BR - Volume 2 - Contos de Literatura Fantástica no Brasil
Conto: O Malasombro Sem Alça
Andross Editora, São Paulo, SP - Brasil
Livro - Ano 2012
Mar, Marmelo, Marmeleiro - 1ª Edição
Poesias, Poemas, Intuições, Crônicas, Contos, Críticas e Teatro da Vida
Perse Editora, São Paulo, SP - Brasil

- Conhece o projeto do Portal CEN, "SEBO LITERÁRIO"?

Vi o link e o nome de alguns autores.

- Com divulgação internacional e direta, sem paralelo na Língua Portuguesa (sem qualquer receio de desmentido!)

Gostaria de conhecer esse projeto e detalhes...

- Fale-nos um pouco de si, como pessoa humana?

Aprendiz da vida, ecologista, socialista, espírita, indomável, sertanejo e migrante. Sou ainda defensor da liberdade de expressão e direitos humanos. Respeito qualquer posição política. Não sou o dono da verdade. Mas... Sei brigar se for preciso! Brigo por justiça! Sou livre. Ainda acredito na democracia como a melhor forma de governo.

- Como Escritor (a)?

Um menino brincando de escrever...

- Tem prêmios literários?

Prêmio de Melhor Texto Mensal - Ano 2006
Site da Revista Cult
Tema: A Produção da Música Brasileira é Homogênea
(Lailton Araújo)
São Paulo, SP - Brasil
3º Lugar - Ano 2006
Concurso Cultural Blig 5 Anos - Site IG
Blog: Escrever é Viver - Poesia
(Lailton Araújo)
São Paulo, SP - Brasil

- Tem Home Page própria (não são consideradas outras que simplesmente tenham trabalhos seus)?

MXT - Produções Artísticas
http://mxtproducoesartisticas.blogspot.com.br/
Banda Moxotó
http://bandamoxoto.blogspot.com.br/
Terra, Planeta Terra
http://terraplanetaterra.blogspot.com.br/
Pernambuco e o Mundo
http://pernambucoeomundo.blogspot.com.br

- Conhece bem o conteúdo (enorme) do Portal CEN - "Cá Estamos Nós"?

Não. Estou pesquisando e lendo na medida do possível...

- Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ?

Escreva brincando e mostre para pessoas cultas...


As obras expostas foram autorizadas e são de inteira responsabilidade do/a autor/a

2012

 

  Índice de autores               Biográfico         Anexo1        Anexo2      Anexo3