MARIA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES MOREIRA (MARIA MOREIRA )

 
- Nome: MARIA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES MOREIRA (MARIA MOREIRA )

- Profissão:
Artista plástica, microempresária na área de comunicação.

- Quer falar um pouco da terra onde mora?

Nascida no município de Ubá, no Sitio Campo de Aviação. Cidade do interior de Minas Gerais. Brasil.
Radicalizei-me em Belo Horizonte capital do estado desde os meus dezenove anos de idade. Hoje já se faz Trinta e nove anos de residência aqui. Belo Horizonte é cercada de montanhas tem um clima agradabilíssimo, tem um povo acolhedor, e discreto. É considerada a capital dos bares e botecos.Tendo um festival anual gastronômico intitulado (Comida de Buteco) Sendo também: cidade com vocação para o turismo de negocio. Boa qualidade de vida e hospitalidade.

- Quando começou a escrever?

O primeiro quando fui para a escola aos cinco anos de idade e aprendi escrever as primeiras palavras. Vivia de caderno e lápis na mão descrevendo tudo que via e querendo platéia para eu ler o que escrevi. Sendo a primeira filha dentre nove irmãos de família camponesa ao terminar o ensino fundamental fui obrigada parar os estudos e trabalhar na casa com minha mãe que era doente. E assim tive que largar a escrita. Passando dos nove aos dezenove anos num trabalho duro e sem qualquer expectativa de retorno. A vida no campo parecia não passar, era monótona e sem alternativa. No segundo momento, já bem mais tarde, casada com dois filhos cursando o segundo gral foi que retomei os estudos e a graça de escrever. Porém lia muito. O meu lazer sempre foi ler. E consequentemente volto a escrever.

- Teve a influência de alguém para começar a escrever?

SIM E NÃO.
SIM: Da MINHA mãe, por ser uma pessoa com educação diferenciada no local onde morávamos e me elogiar por gostar de ler e escrever. Graças a ela fui alfabetizada Bem mais cedo que os meus vizinhos. Tornando assim destaque em sala de aula.
NAO: Por ser quase proibida de continuar meus estudo, e ter que trabalhar muito cedo.

- Lembra-se do seu 1º trabalho literário?

Foi quando cursava o quarto ano primário. Aos dez anos de idade. Na época fui convidada a fazer uma homenagem para o prefeito da minha cidade. Então escrevi e li uma poesia para ele, em um evento da escola.

- Projectos Literários para 2012 / 2013?

Estou escrevendo para criança, e pretendo fazer uma coletânea.

- Tem livro(s) impressos editados, ou por editar, e que não estão em e.book?

Sim, tenho um livro de poesia cujo nome OBJETIVO INDEFINIDO escrito e ilustrado por mim, lançado pela ed. All Print, na nona Bienal do Livro no Rio de Janeiro e também no mesmo ano um evento de uma antologia editada pela mesma editora.

- Conhece o projeto do Portal CEN, "SEBO LITERÁRIO" totalmente gratuito Com divulgação internacional e direta, sem paralelo na Língua Portuguesa ?

Sim e acho ótimo!

Pode encontrar o "SEBO LITERÁRIO" no link a baixo para sua apreciação:
http://www.caestamosnos.org/sebo/sebo_autores.htm
- Se estiver interessado (a) neste projeto contate Maria Beatriz Silva pelo e.mail: luz.amor09hotmail.com
Ou indique-nos a alguém (escritor (a) que, manifestamente, não tem possibilidades de mandar fazer um livro impresso ou mesmo e-book.


- Fale-nos um pouco de si, como pessoa humana?

Sou espiritualista, gosto de cuidar de pessoas, do lar, principalmente de cozinhar, receber pessoas, plantar a terra colher os frutos do meu plantio e dividir com os amigos, gosto de dançar, cantar, escrever só por escrever, ler literatura de forma geral, gosto de animais, de nadar, amo transformar lixo em arte, pintar, modelar, fazer cerâmica, gosto da chuva do vento, de família. Sou de temperamento alegre e desinibido.

- Como Escritor (a)?

Sou hiper ativa, mas, um tanto insegura quanto a qualidade do que escrevo. Por tanto escrevo mais para mim mesma. E às vezes destruo o meus rabiscos ou os abandono. Mas já tenho um livro lançado na nona bienal internacional do livro no Rio de Janeiro, nesta mesma bienal, tenho outro livro, este é uma antologia Organizada por Brenda Maris com mais trinta e poucos poetas e ambos editados pela All Print. Tenho participado da revista Varal do Brasil, Magazine CEN, projeto pela paz e poesia. Já tendo apresentado em escola, no Museu da Poesia, no Terças Poéticas, no Palácio das artes entre outros, na Radio Inconfidência no programa Sextas poéticas de Débora Rajão. Sou membro dos Poetas del Mundo, faço parte do Museu da Poesia( MUNAP) do Semente de Poesia. Tenho uma pagina no Recanto das Letras, fui selecionada Para o livro Os melhores poetas do Brasil, este está em curso. Escrevo no portal Varal das Estrelícias de Joaquim Evónio,hoje participo dos eventos do Portal CEN etc.Tenho quatro livros infantis não editado. Amo de paixão Cecília Meireles, Clarice Lispector, Gonsalves Dias, Padre, Antônio Vieira, Éça de Queirós, João Cabral de mello Neto, Carlos Drummond, Fernando Pessoa, Machado de Assis, Rubem Alves, Clevane Pessoa, Wilmar Silva e mais um tanto de bons escritores uns vivos e outros imortais.

- Tem prémios literários?

Não, mas também nunca participei de concursos

- Tem Home Page própria (não são consideradas outras que simplesmente tenham trabalhos seus)?

Ainda não.

- Conhece bem o conteúdo (enorme) do Portal CEN - "Cá Estamos Nós"?

Conheço muitas coisas, não sei se todas mas acho que sim.

- Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ?

Ler ler ler e ter vontade de brincar com as palavras.

- Para terminar este trabalho, queira fazer o favor de mandar um pequeno (e original) trabalho seu (em prosa ou em verso) ?

Para dizer das mãos que nos embalaram na infância.
 
 
MÃOS
 
Essas mãos que escrevem
São as mesmas que intrigam
Mãos que embalam o berço
Mãos que empunha o terço
Mãos brancas ou mãos pretas

Mão que amassam o pão
Mãos que agarra o cajado
Mãos que maneja o machado
Mãos amadas, calejadas ou mimadas
Essas mãos abençoadas

Mãos que embalam a rede
Mãos que faz o pardo
Mãos que beijei na infância
Mãos que tecem, fiam e borda
Mãos que bem cedo me acordam

Mãos que contam o rosário
Mãos que batem palmas
São as mãos maravilhosas
Que estreita o abraço
E une a alma

MARIA MOREIRA

 Índice de autores         Anexo