OLYMPIO DA CRUZ SIMÕES COUTINHO

 

- Nome:  OLYMPIO DA CRUZ SIMÕES COUTINHO

- Profissão: 
Jornalista

- Quer falar um pouco da terra onde mora?

Nasci em Ubá, na zona da Mata mineira, terra natal de Ary Barroso, de Antônio Olinto e, também, da famosa manga Ubá, que tem um gosto diferente das mangas de outros lugares. Ubá é chamada também de Cidade Carinho, o que traduz fielmente o carisma de seu povo, afável e afetivo com todos que ali decidem morar e trabalhar e com os que a visitam.

- Quando começou a escrever?

Comecei bem cedo, pois sempre tive tendência para as letras, tanto que, desde o início de minha adolescência, já havia escolhido o Jornalismo, tendo me formado em 1965 e, imediatamente, iniciado minha carreira profissional. Quanto às trovas, comecei a fazê-las em 1958, então com 18 anos: mantive durante anos correspondência com os trovadores que iniciaram os Jogos Florais no Brasil (Luiz Otávio e J.G. de Araújo Jorge), bem como outros pioneiros, os quais - mais veteranos - deram grande incentivo e apoio ao trovador que surgia. 
 
- Teve a influência de alguém para começar a escrever? 

Considero como meu primeiro incentivador meu professor de Português na época da adolescência, quando cursava o então Científico: Professor De Filippo. Mais tarde, recebi grande apoio também de trovadores como os já citados e, ainda, Aparício Fernandes, Eno Theodoro Wanke, Symaco da Costa, Walter Waeny, José Valeriano Rodrigues e outros.

- Lembra-se do seu 1º trabalho literário?

 Em 1966, lancei um livro, com 101 trovas, "Festival de Trovas", que teve boa receptividade entre os trovadores consagrados de então.
 
- Projectos Literários para 2012 / 2013?

Há tempos, estou com um novo livro de trovas e outros escritos pronto, mas ando buscando patrocinadores para editá-lo, devido aos poucos recursos para fazê-lo por conta própria. A hipótese de ser encaminhado a uma editora existe, mas creio ser difícil conseguir tal feito, devido ao fato de a trova não ser hoje muito valorizada pelas editoras. Mas, deveria tentar... 

- Tem livro(s) impressos editados, ou por editar, e que não estão em e.book?

Sim

- Conhece o projeto do Portal CEN, "SEBO LITERÁRIO" totalmente gratuito com divulgação internacional e direta, sem paralelo na Língua Portuguesa ?

Sim
 Pode encontrar  o "SEBO LITERÁRIO" no link a baixo para sua apreciação: 
http://www.caestamosnos.org/sebo/sebo_autores.htm
 - Se estiver interessado (a) neste projeto contate Maria Beatriz Silva pelo e.mail: luz.amor09hotmail.com 
Ou indique-nos a alguém (escritor (a) que, manifestamente, não tem possibilidades de mandar fazer um livro impresso ou mesmo e.book.

 
- Fale-nos um pouco de si, como pessoa humana?

Bem, sou de Libra, o que me confere uma tendência a lutar pela justiça e revoltar-me com qualquer tipo de injustiça. Sou ponderado, mas já foi mais ousado nos anos da infância e da adolescência e de grande parte da idade adulta: hoje, na Terceira Idade, tais atos estão sendo mais contidos. Gosto de gente e de fazer amizades, mas, com tristeza, percebo que o ser humano anda perdendo alguns valores e que está perdendo também outra importante qualidade: saber ouvir


- Como Escritor (a)?

Vou de referir apenas às trovas, que talvez sirvam como resposta: aprecio e pratico mais a trova filosófica, bem mais que as líricas e as humorísticas. Recentemente, em artigo que redigi, defendi a introdução da trova social nos concursos que se realizam pelo País, pois considero que os trovadores poderiam dar uma grande contribuição na luta contra a injustiça social. 
 
- Tem prémios literários?

Na adolescência, andei participando de alguns concursos e consegui obter alguns prêmios e classificações em concursos de trovas, inclusive em Portugal. A partir de 2008, voltei a fazer trovas e a participar com maior assiduidade dos concursos e fui premiado em diversos locais, como Ribeirão Preto, Friburgo, Bandeirantes, Caicó, Cambuci, Natal, Belo Horizonte, Caxias do Sul e outros.

- Tem Home Page própria (não são consideradas outras que simplesmente tenham trabalhos seus)?

Não.
 
- Conhece bem o conteúdo (enorme) do Portal CEN - "Cá Estamos Nós"?

Estou tomando conhecimento mais profundo agora, mas ainda conheço pouco, mas pretendo conhecer tudo.

- Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ?

Ler bons autores, dialogar com bons escritores, apresentar seus trabalhos e pedir conselhos.

- Para terminar este trabalho, queira fazer o favor de mandar quatro pequenos (e originais) trabalhos seu (em prosa ou em verso) ?

(em anexo)

2012

 Índice de autores         Anexo