Realizou-se no Rio de Janeiro de

 

09 a 11 de Junho de 2006

 

 

 

 

 

 

 

Este 2º Encontro chegou a estar marcado para Salvador BA, mas, entretanto, faleceu a grande impulsionadora deste evento, a nossa querida e recordada amiga Margarida Reimão.

Assim, o interesse foi-se esvaindo e como o tempo passava sem desenvolvimentos seguras, foi convidada a nossa querida Maria Nascimento, para realizar o Encontro no Rio de Janeiro.

Embora a sua saúde não fosse a melhor, Maria Nascimento, com grande dificuldade conseguiu organizar o 2º Encontro com todo o brilho que o CEN merece.

O nosso agradecimento à nossa querida e das mais antigas Autoras do CEN, Maria Nascimento Santos Carvalho.

Carlos Leite Ribeiro

 

O local escolhido pela Maria Nascimento, para a realização do 2º Encontro do Portal - CEN "Cá Estamos Nós", foi o auditório doo belo Forte de Copacabana (na praia do mesmo nome).

Pouco passavam das 09.30 Horas da manhã do dia 09 de Junho de 2006, já quase todos os assistente estavam na sala que antecede ao auditório. Começou aí a grande confraternização, revendo os amigos e conhecendo outros novos. Ao som de Luiz Poeta e seus amigos, começámos a entrar no auditório e a tomar os nossos lugares.

Para melhor recordar estes momentos para nós inesquecíveis, socorremo-nos do programa do evento:

 

Programação para o Dia 09 de junho de 2006
 Local – FORTE DE COPACABANA (Posto Nº 6 – Praia de Copacabana RJ)
09:00h – Música com Luiz Poeta   e   convidados
 
09:20h – Abertura: composição da mesa
                 Maria   Nascimento S. Carvalho (Coord.)
                 Hinos Nacionais de:
                                                       Portugal e do Brasil
                                                       Hino do Portal CEN
09: 30h – Saudação do Coronel Edson  Silva de  Oliveira, Comte. do Forte de  Copacabana
09:45h – Palavras de Carlos Leite Ribeiro – Diretor do Portal CEN – “Cá Estamos Nós”:

 

 

 

Discurso de Abertura de Carlos Leite Ribeiro:

 

 

 


Bom Dia !!!
Começo por saudar o Exmo. Sr. Coronel Luiz Fernando - Comandante do Forte de Copacabana.
Senhores Autores do CEN, Senhores Escritores e Amigos,
Eis que chegado é o momento do 2º Encontro um presente que a vida nos deu, pois, através do amor e amizade virtual recebemos e bênção da nossa evolução espiritual e em retorno, este é o nosso momento culminante: o 2º Encontro  de Escritores do Portal CEN- "Cá Estamos Nós", onde os laços virtuais se transformarão em realidade, de mãos unidas e sorrisos de felicidade.
Um ano de expectativa, de planeamentos de esperança... Que se transforma em realidade emocionante, a partir deste momento.
Deste Encontro há de nascer frutos, o perfume da amizade, as flores da alegria, o canto da esperança, a renovação da poesia, a festa do amor universal.
Aqui os escritores vão trazer a tona o seu mundo interior com plena liberdade. Nosso Encontro é o da valorização da palavra no contexto da temática humana universal, que é a união das países pela união das pessoas.
Isto é o que sempre fazemos e continuamos a fazer: Trabalhando inteiros por um mundo melhor, buscando a união literária aliada a união de amigos.
A nossa divisa foi e será sempre: "Actos e factos e não só palavras".
E no meio do que foi dito há uma verdade inabalável: A internet impôs modificações profundas nos hábitos e na maneira de viver nos homens modernos, independentemente da sua idade ou estatuto social.
É difícil ter-se a medida exacta desta interferência, tal como não é fácil atinar com a sua razão fundamental.
Parece que a internet pôs fim a uma espécie de isolamento no qual vivia muita gente.
Também não pode deixar de estar emocionado por vos anunciar que, o Portal CEN - "Cá Estamos Nós", que nasceu no dia 15 de Julho de 1998, está a comemorar o seu oitavo aniversário!
Com certeza que este Encontro, jamais será esquecido. Ficará guardado em nossos corações, divulgado virtualmente entre nossos amigos ausentes, lembrado pelos presentes que sempre seja pronunciada a palavra Rio de Janeiro...
Podemos falar, estivemos lá, foi lindo!
Para terminar, quero deixar bem expresso os agradecimentos do Portal CEN - "Cá Estamos Nós", a Maria Nascimento, Coordenadora deste Segundo Encontro, assim como a seus dedicados Colaboradores, pelos belos momentos que fraternalmente aqui estamos a passar.
Para terminar:
Viva o Brasil!!!
Viva Portugal!!!
Tenho dito.

 


10:00h – Vilma Matos – lançamento da  II   Antologia do Portal CEN
10:30h – Poesias: Benedita Azevedo, Zena Maciel, Gladis Lacerda, Márcia Agrau
11:20h – Palestra  do Escritor  ARTUR  DA  TÁVOLA:

ARTUR DA TÁVOLA HONROU O PORTAL CEN COM A SUA PRESENÇA ENALTECENDO O TRABALHO DO SEU DIRECTOR CARLOS LEITE RIBEIRO; CHAMANDO-O DE "REI"!

Na sua brilhante palestra, Artur da Távola dissecou o tema “Cá Estamos Nós”, comparando um pouco o seu lavor, aos dos cristãos das Catacumbas de Roma (por memória):

O Cristianismo e as Catacumbas de Roma
Desde o séc. 1º a religião cristã difundiu-se rapidamente em Roma e em todo o mundo, não só pela sua originalidade e universalidade, mas muito também pelo testemunho de fervor, de amor fraterno e de caridade demonstrada pelos cristãos para com todos. As autoridades civis e o próprio povo, antes indiferentes, demonstraram-se logo hostis à nova religião, porque os cristãos recusavam o culto ao imperador e a adoração às divindades pagãs de Roma. Os cristãos foram por isso acusados de deslealdade para com a pátria, de ateísmo, de ódio pelo gênero humano, de delitos ocultos, como incesto, infanticídio e canibalismo ritual; de serem causa das calamidades naturais, como a peste, as inundações, a carestia, etc.
A religião cristã foi declarada: strana et illicita: estranha e elícita (decreto senatorial de 35), exitialis: perniciosa (Tácito), prava e immodica: malvada e desenfreada (Plínio), nova et malefica: nova e maléfica (Suetônio), tenebrosa et lucifuga: obscura e inimiga da luz (Octavius de Minucio), detestabilis: detestável (Tácito); depois foi posta fora da lei e perseguida, porque considerada como o mais perigoso inimigo do poder de Roma, que se baseava na antiga religião nacional e no culto do imperador, instrumento e símbolo da força e unidade do Império.
Os três primeiros séculos são a época dos mártires, que terminou em 313 com o edito de Milão, com o qual os imperadores Constantino e Licínio deram liberdade à Igreja. A perseguição nem sempre foi contínua e geral, isto é, estendida a todo o império, nem sempre igualmente cruel e cruenta. A períodos de perseguições seguiam-se períodos de relativa tranqüilidade.
Os cristão, na grande maioria dos casos, enfrentaram com coragem, freqüentemente com heroísmo, a prova das perseguições, mas não a sofreram passivamente. Defenderam-se com força, confutando tanto a falta de fundamento das acusações que lhes eram dirigidas de delitos ocultos ou públicos, apresentando os conteúdos da própria fé ("Aquilo em que acreditamos") e descrevendo a própria identidade ("Quem somos").


12:00h _  Tribuna  Livre  (poesias)
13: 00h – Almoço (Adesão). Quase todos almoçámos num restaurante da esplanada do Forte de Copacabana.
TARDE  LIVRE

Demos um passeio pelo calçadão de bela Copacabana (Carlos, Iara, Lígia Leivas e outros) e preparamos para o lanche que antecedeu a noite

NOITE
Local – ABI – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA de IMPRENSA
18:00h – Musical  “Aquarela  Brasileira”

 

Aquarela Brasileira" - José Reinaldo Marques
http://www.abi.org.br
O espetáculo “Aquarela brasileira”, sexta-feira, às 18h, é a atração especial que a União Brasileira de Trovadores (UBT) programou para o II Encontro de Escritores Luso-Brasileiros do Portal CEN (Cá Estamos Nós), que acontecerá no Rio de Janeiro de 9 a 11 de junho. A apresentação será no Auditório Oscar Guanabarino, no 9º andar da sede da ABI (Rua Araújo Porto Alegre, 71, Centro), com entrada franca. Pela manhã, às 9h, o jornalista Artur da Távola fará a palestra de abertura do encontro de escritores luso-brasileiros, no Forte Copacabana.
Djalda Winter Santos, Vice-Presidente de Cultura da UBT, é a diretora e produtora do musical, em que pretende mostrar um pouco da diversidade cultural do País:
— Vamos mostrar um pouco do Brasil para os escritores portugueses que estarão nos visitando. Eles terão oportunidade de conhecer a riqueza da música, do folclore e da dança das cinco regiões do nosso País.
Na primeira parte de “Aquarela brasileira”, representando a Região Norte, a trovadora Eliza de Flores declamará o “Uirapuru”, acompanhada do pianista Colbert Hilgenberg; Maria Nascimento interpretará a canção “O que eu faço amanhã”, de José Augusto; e Ivonny Maciel Pinheiro Vanise Buarque, Edna Itaipava e Rúbia Gabriela dançarão um carimbó.
O espetáculo mostrará também danças folclóricas das Regiões Nordeste, Sudeste e Sul, além de apresentações especiais de Luiz Poeta, da cantora Márcia Brandão, que integra o elenco do Theatro Municipal, e de Paulo Torres, que foi amigo de Frank Sinatra, com quem chegou a se apresentar quando morou nos Estados Unidos.
A União Brasileira dos Trovadores — cuja Presidente é Maria Nascimento Santos Carvalho, última sócia fundadora viva — foi criada por Luiz Otávio, J.G. de Araújo Jorge e o Desembargador Anis Murad — irmão do radialista e trovador Jorge Murad — no Rio de Janeiro, em 21 de agosto 1966, com a missão de divulgar a trova nacional e estrangeira. A entidade costuma promover cerca de 80 concursos anuais e jogos florais — concurso arrojado de trova nacional com duração de três dias.


21:00h – Encerramento com jantar no bar Amarelinha (adesão). Foi um convívio difícil de esquecer. No fim, com uma chuva persistente, apanhámos um táxi até ao hotel, onde descansar foi a palavra de ordem, pois o cansaço era bem visível em todos nós.

 

A alvorada foi às 07.30 horas, pois tínhamos de estar a horas no Forte:

Dia 10 de Junho de 2006
Local – Forte de Copacabana

09:00h – Música com Luiz Poeta
                  Poesia : Marilza Albuquerque e Ilka  Vieira
09:30h – Carlos Leite Ribeiro
                 Lançamento do livro electrónico, em CD "Capricho Humano” com uso de uso de slides. Um belíssimo trabalho gráfico de Iara Melo.

 

 

 


11:10 h –  Reynaldo Sanches
11:20 h – 12: 30h – Tribuna   Livre
 
12: 30h – Almoço  (Adesão). Fomos almoçar a um barzinho de comida maravilhosa.

15:00h – Música - Luiz Poeta, Cyntia, Dorneles e  Bruno
15:10h – Francisco  da  Silva Nobre
15:20h – Ricardina  Gonçalves  Valle   
15:30h – Palestra sobre Camões – Escritor  Edir Meirelles  
                 e Sonetos de Camões: Gladis Lacerda, Ilka Jardim e José Manuel da Silva Estrela
16:00h  as 17: 30 –  Lançamento de livros e CDs

 

E entramos no 3º e último dia, dos dias maravilhosos dias que passámos na Cidade Maravilhosa de São Sebastião do Rio de Janeiro …

 

Dia 11 de Junho de 2006
Local – FORTE DE COPACABANA
10:00h – Música com Luiz Poeta (violão) e convidados da  Gladis
10:30h – Palestra Lena Ommundsen (com transparências) (tese sobre Marguerite Duras - "O Amante").
11:00h – Tribuna livre
11: 30h – Agradecimento de Carlos Leite Ribeiro, Director do Portal CEN
11:40    Visita ao Museu Histórico do Exército FORTE  DE COPACABANA
 
13:00h   -    Almoço (Adesão)
TARDE  LIVRE

17:00h – Coquetel de  Confraternização   (adesão),
                   Rua Barata Ribeiro 189 - 13º andar 
                   Cobertura – Copacabana.

                   Tribuna   Livre – durante o Coquetel

 

 Diretor do  Portal   CEN – Carlos  Leite  Ribeiro
Coordenadora do II Encontro: Maria Nascimento Santos Carvalho

Secretária: Iara Melo 
Comissão Organizadora: 
Benedita  Azevedo
Edir  Meirelles
Gladis  Lacerda
Ilka  Vieira
Luiz  Gilberto  Barros
Márcia Agrau
Marilza  Albuquerque  de Castro
Marise  Ribeiro  da  Costa
Reynaldo   Sanches

 

Um bela crónica de Luiz Caminha em que retrata bem o que foi este 2º Encontro do Portal CEN – “Cá Estamos Nós”:

 

 

 

IARA MELO, CARLOS LEITE RIBEIRO, ARTUR DA TÁVOLA,
CAMINHA E TEREZINHA MANCZAK

Luiz Eduardo Caminha
http://luizeduardocaminha.spaces.live.com
II Encontro de Autores, Escritores e Poetas do Portal CEN - "Cá Estamos Nós"
Foi no Rio de Janeiro, a eterna cidade maravilhosa, tão violenta ultimamente. Aconteceu entre 9 e 11 de Junho, no Forte de Copacabana. Foi muito legal. Um verdadeiro encontro de gente de sentimento, gente que pensa como a gente, que sonha com um mundo melhor.
A Abertura do Evento, como não poderia deixar de ser,  contou com a participação do Diretor do Portal CEN “Cá Estamos Nós”, Carlos Leite Ribeiro, que veio de Portugal para abraçar-nos e lançar seu livro eletrônico (em CD) "Capricho Humano.
O romantismo esteve a mil. Também com aquele cenário dominando toda a orla de Copacabana. Teve Artur da Távola, falando sobre a internet na literatura, Edir Meirelles dizendo tudo sobre Camões e Lena Ommundsen que deu um show sobre sua recente tese de Pós- Doutorado, na França (ela fez tudo lá - Mestrado sobre Jules Verne, Doutorado sobre Honoré de Balzac e agora esta tese sobre Marguerite Duras - "O Amante").
Tudo isto embalado com uma banda muito porreta do Luiz Poeta, Marco Aurélio, Reynaldo Sanchez e Romero Silva, que nos brindaram com muita Bossa-Nova.
A Coordenação do Evento contou com a trovadora Maria Nascimento S. Carvalho e mais um grupo de amigos que ficaram nossos amigos.
Mas o que valeu mesmo foi tornar pessoal, ao vivo, os contatos virtuais. Sabe, gente, a internet promove este milagre. Parecia que todos já se conheciam há muito tempo.

 

Profª. Lígia Leivas - (Pelotas RS - Brasil)
A Lígia integrou-se rapidamente na Família "Cá Estamos Nós" e, no Rio de Janeiro, encantou todos com a sua personalidade e categoria cultural. Suas intervenções foram muito apreciadas desta grande Senhora, do Rio Grande do Sul. 
          "Oi, Carlos, pedaço do meu coração em Portugal!
          Boa noite!
          Excelente os 'drops' sobre nosso "Encontro" do Portal na Cidade Maravilhosa!
          Foi ótimo conhecê-los pessoalmente e confirmar (e até ir muito além...) minhas expectativas a respeito do grupo todo. Quanto à tua pessoa, não me causou nenhuma estranheza a sensação de que já nos conhecíamos... Isso deve ser coisa dos nossos antepassados, pois meu avô materno veio de Estarreja, onde também tinhas (ou tens?) parentes. Vai ver que, analisando bem as árvores genealógicas de nossas famílias, ainda temos algum parentesco, hein?! A Iara também é uma graça! Educada, elegante, competente, simpática, dinâmica, enfim... linda!
          Voltei encantada com o carinho e a gentileza de todos e já começo a pensar no próximo encontro... Também deixo meu abraço pela data natalícia do PORTAL "C E N" ! Faz um ano e pouco que me correspondo com vocês e parece que tudo começou ontem. Não me estendo mais, pra não te chatear.Mas só quero saber se tu e Iara receberam o recadinho que deixei no hotel quando eu estava saindo. Como não os encontrei, fiz meu agradecimento ali. Valeu, meu caríssimo Carlos! Que Deus te proteja! Abraços muito fraternos da Lígia. 
          P.S. O "Capricho Humano" já fez aqui o sucesso merecido!"

          A Flóra Cavalcanti é das mais antigas Autoras do CEN. É uma figura extraordinária, amiga do seu amigo, nunca entrando em intrigas nem em assuntos pessoais. Dá bronca quando é preciso e sempre com fundamento. É uma Senhora de cabeça aos pés.
          "Carlitinhooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!
          Amo você de MONTÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO Carlitinho!
          Acabei de chegar de Porto Seguro, tentei ligar para a casa do meu querido Poeta João Justiniano, mas não consegui, estava complicado ligar de lá do hotel até aqui em Londrina, e no começo da semana eu achei que você não estava mais aqui no Brasil. Estou saindo agora de viagem para Santos e de lá vou levar o meu abraço pessoalmente a Marisa Cajado em seu nome e em nome dos amigos, uma vez que tenho irmãos que moram no Guarujá.
          Não ligue por aqueles que não tem sentimentos, VALEU O II ENCONTRO, brilhou nos corações dos verdadeiros amigos, isso é que vale, Deus nos brindou com muita alegrias, uma delas foi de poder abraçar e sentir o calor humano que nos une neste amor sem fim. Você é o NOSSO REI Carlito! Amamos você, Amo você, não esqueça disso nunca.
          Peço perdão por não ter tido condições de ficar os três dias, trabalhei em São Paulo no sábado, chegue em Londrina na segunda de manhã e na terça 6:25 da manhã peguei o avião para Porto Seguro. Cheguei de lá ontem e hoje as 14:00 horas estou indo para Santos, volto no domingo depois do almoço, aja fôlego... hahahahahhahahahahaaaa.
          Mas fiquei com aquele sentimento de não ter dado todo carinho que você merece, mas como vê, ando com os dias bem apertados este ano, mas na semana que vem vamos estar nos falando sobre os "Encontros", acho que as prefeituras e órgãos assim, devem saber e dar atenção especial a você, eu acho. Um trabalho como o seu não pode passar sem que meu município e a Secretaria de Cultura fiquem sem saber. Comuniquei a eles e a senhora Sandra achou por bem louvar esta sua iniciativa e seu trabalho, mas tenho pretensões maiores, na semana que vem vou estar lá falando com ela, e quero dizer com propriedade este seu lindo trabalho a frente do Portal Cen. Você é o meu rei, adoro você, me perdoe não ter estado com você mais tempo, mas não faltará oportunidade, e você vai estar sempre em nosso corações. Não ligue para as pessoas pequenas, elas morrem de vontade e de inveja de ser assim, um Carlos Leite Ribeiro.
          Beijo beijo"

"Carlos, que bom que você já está em casa e recebendo tanto carinho de seus amigos, que, agora não são mais virtuais. Foi uma grande satisfação conhecê-lo pessoalmente e também a todos os participantes do Portal CEN que estavam presentes ao II Encontro. Pareceu-me que já o conhecia há muito tempo.
     Um grande abraço
     Benedita Azevedo"

Vilma Matos:
"Sobre o II Encontro, foi de grande importância e despertou o interesse da imprensa cearense, o que para ela, o importante é que tenha acontecido o II Encontro, pois significa que o Portal CEN está fazendo a diferença através de seus grandes projetos de intercâmbios culturais. Sabemos que outros eventos similares, com apoio oficial, nem sempre conseguem o brilho que temos conseguido. Quando falei ao publicitário Tarcisio Tavares da (TT Propaganda) que tinha estado no Rio de Janeiro para o II Encontro de escritores do CEN, ele disso logo: "Venha aqui na agência para prepararmos uma matéria que será publicada no Jornal Diário do Nordeste", isso foi quarta-feira, já hoje, na reunião da ALMECE – Academia dos Municípios, Paulo Tadeu – Jornalista, Radialista e Vice Presidente da ACI – Associação Cearense de Imprensa – entrevistou-me sobre o mesmo assunto. Isso é bom, pois, na minha opinião precisamos dar conhecimento ao o público de mais este feito, realizado pelos escritores filiados à maior ponte literária e de amizade entre Brasil e Portugal. Assim, cada vez mais nós e nosso CEN ficaremos conhecidos e respeitados. Espero que comunguem da mesma opinião. A cada dia, vejo que será mais difícil recuar, pois somos diferentes – dizemos e fazemos – "Actos e factos e não só palavras", vamos em frente, pois temos muito a desbravar pelo mundo da cultura".

Luiz Eduardo Caminha:

É Médico com grande habilidade para as Letras. Figura simpática, alegre e de fino trato, encantou todos que com ele conviveram. Recitou, cantou, tocou tambor e até teve lindas prosas. Diz que, embora seja o Autor CEN mais recente, já vestiu a camisola do Portal CEN - "Cá Estamos Nós". 
"Prezado Carlos,
Folgo em sabê-lo bem, em segurança e  feliz no aconchego de seu lar. Rogo a Deus que lhe conceda Saúde, paz e Bem. Foi muito bom conhecê-lo no Rio de Janeiro.
Agradeço as palavras amáveis na apresentação de minha notícia no meu site. Deixa-me orgulhoso saber que, mesmo cansado, com a casa em desordem e o trabalho acumulado, tenhas tido tempo de visitá-lo.
O Site está à disposição de todos os autores do Portal CEN. A sessão "Das Letras Stammtisch" está ali justamente para isto, ou seja, ser mais um espaço virtual para que as letras sejam difundidas.
Se me permites, gostaria que divulgasses a sessão http://www.stmt.com.br/dasletras.htm pois que, no ítem "Publicações" existem poesias publicadas de alguns participantes do II Encontro.
Além deste espaço no endereço http://www.stmt.com.br/index.htm existe a notícia que divulgastes, além de fotos que marcaram o Evento.
Muito te agradeço por me dignares a honra de encabeçar uma lista de autores. Presumo que possa convidar escritores, não?
Para encerrar, faço minhas as palavras de Terezinha no que se refere ao III Encontro realizar-se em Blumenau. Tenhas certeza, desde já, que não pouparemos esforços para que venha a ser coroado de êxito. Nossa experiência como ex-Secretário de Saúde de Blumenau e ex-Vice-Presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, permitiu-nos a realização de alguns eventos com freqüência superior a um mil inscritos.
Blumenau dispõe do maior Centro de Eventos do Sul do País e, hoje, ostenta a honrosa posição de cidade do interior do Brasil, que mais realiza eventos turísticos, ultrapassando muitas capitais de Estado.
Portanto, será uma honra poder recebê-los e fazer algo em troca do que a cultura, a literatura e o Portal CEN - Cá Estamos Nós, merecem.

Nome: Lena Ommundsen
Morada: Fortaleza
Opinião / Comentário:
"Só pude estar presente a partir do segundo dia pois quando voltei da França não mais pude  comprar passagem para o dia 9, porém,  tive o imenso prazer de rever nosso diretor, reencontrar a Elaine e o Henrique, a Vilma,  Glaydes... conhecer a Iara e  outras pessoas  interessantes entre as quais cito Luiz Caminha com sua sensibilidade e cultura, Profa. Lígia (de Pelotas). Foram momentos agradáveis de uma boa convivialidade.  Se eu puder dar minha opinião, gostaria que houvesse mais trabalhos acadêmicos (com pesquisa séria) como análise de obras ou comentários sobre autores e obras,  debates sobre um autor , sobre uma obra, um assunto etc...".

 

Iara Melo (de Garanhus PE):


"Carlos querido estou aqui num cyber chorando emocionada ao ler este e-mail, morrendo de saudades de todos, do nosso convívio no II Encontro que foi mais do que maravilhoso!

Lígia Leivas, além de excelente escritora, competentíssima, é um ser humano FANTÁSTICO!!! Com o seu sotaque gaúcho encantou a todos, ADOREI, AMEI DE VERDADE CONHECÊ-LA. Não só a ela, mas a todos os participantes e não posso deixar de citar o meu encanto pelos autores do Portal CEN da região sul do Brasil.  Eles prestigiaram  muito o nosso Encontro, como comentei no Rio, se fôssemos fazer cálculos estatísticos certamente a região sul sairia vencedora, eles foram maioria, o que muito me causou alegria.
A TODOS O MEU GRANDE ABRAÇO, A LÍGIA QUERIDA O MEU ABRAÇO CARINHOSO E O MEU MUITO OBRIGADA PELOS ELOGIOS, UM POUCO EXAGERADOS (RSSSSSSSSSS...), MAS QUE AMEI DE PAIXÃO.
Estou fazendo o impossível para retornar as atividades do Portal, sinto muita falta desta família real que construí através destes anos e que me tem sido o oxigênio, a razão maior do meu viver.
SAUDADES DE TODOS VOCÊS".
 
Marcia Agrau
Carlos, amigo: 
    "Enfim, o que importou no Encontro do Portal, o que conta, no frigir dos ovos, é que conheci gente interessante, que enriquece a gente intelectual e espiritualmente, gente que compartilha da mesma maneira de ver e viver a vida, gente de SENSIBILIDADE, o que considero a maior qualidade de uma pessoa, o que , realmente, nos qualifica como seres humanos.  Tanto que meu livro "Sob o Signo da Lua" que distribui aos presentes, é dedicado a esse tipo de pessoa.
    Os amigos que conheci pessoalmente valeram a pena ter participado do encontro.
    Quanto aos elogios da Lygia, ela é que é um amor , mas muito obrigada!
    Quero registrar meu louvor ao Luiz Poeta. Ao ouvir seus textos é que entendi o porquê do nome dele.
    Da palestra do Arthur da Távola não há o que comentar , ele é excelente.
    Da Lena, gostaria de ter mais, gostaria de ser sua aluna, fiquei pensando em como deve ser bom ter uma professora como ela!
    Quanto à sua delicadeza, ao seu cavalheirismo, Carlos, eu já conhecia.  Não tive surpresa nenhuma, portanto.
    Gostei muito do Luiz Caminha também e agradeço ele ter me colocado com um texto meu no site deles (o que vi outro dia)  e da idéia deles de ser feito um Encontro no próximo ano em Blumenau e aplaudo de pé!  No entanto, fiquei a pensar se não seria uma idéia maravilhosa se fizéssemos um próximo encontro em Portugal, berço de nossa língua mãe, terra de nossos ancestrais! Há tanto que aprender e apreender por lá! É tão grande o carinho com que nos recebem! Acho que todo mundo iria adorar!
    Pense nisso!
    Receba o meu carinho,
                                    Xi! Esqueci de falar da super elegância da super competente Iara Melo!"


Terezinha Manczak, é das primeiras Autoras do "Cá Estamos Nós". Tivemos o enorme prazer de a conhecer no Rio de Janeiro. Linda figura humana de presença muito agradável pelo seu fino trato e muito inteligente; muito atenta a todo que a rodeia. Foi um dos encantos do 2º Encontro. Parabéns Terezinha !
Carlos Leite Ribeiro
(Director do Portal CEN - "Cá Estamos Nós") 
"Carlos
Que bom que já está em casa em segurança.
Adorei conhecer você e demais membros do CEN, todos muito amáveis e simpáticos .
Carlos, obrigada pela "missão" de encabeçar uma lista do CEN. Vou trabalhar com vontade.
Mas quero te pedir especialmente:
Estude com carinho nossa proposta de fazer o terceiro encontro. Não estou pedindo pressa, mas gostaríamos de ter uma resposta positiva em breve, para podermos trabalhar com calma, pois queremos que tudo saia muito bem feito, aprendemos no RIO o que fazer e onde podemos melhorar. Envio novamente o que já temos definido, para sua apreciação.
Abraço grande
Terezinha"

Von TRINA - (o ausente mais recordado no 2º Encontro do Portal CEN – “Cá Estamos Nós”)
"Ninguém compreende a razão, mas o facto é que este gajo (cara) foi o mais recordado dos ausentes do nosso 2º Encontro. É feio como trovões (por isso é devoto da Stª. Bárbara); mal-feito; muito gordo (pesa mais de 150 Kg); é completamente calvo (usa peruca); tem mais de 2 metros de altura; calça 48 de biqueira larga; anda quase sempre descalço; transporta sempre consigo uma garrafa de cachaça super; é poeta (diz que é…) mas não sabe declamar; e na prosa é uma desgraça; não apareceu no 2º Encontro; porque não quis ir; tem receio de viajar de avião; etc… etc … etc … (não tenho coragem para enumerar mais falhas ou defeitos do grande e querido amigo von Trina)
Não é por acaso que o von Trina, ex-estudante universitário de Coimbra (da nossa sempre lembrada e chorada Coimbra) foi considerado "estudante boémio", destroçador de corações femininos, desde o Choupal (Japão) até ao Jardim da Sereia e, por vezes até subia ao Penedo da Saudade, com seguimento para Santo António e Vale de Canas. Senhor da Cidade Baixa e Alta de Coimbra, passeante da Rua Direita, das Padeiras e circundantes. Guardião das tricanas, desde a Guarda Inglesa até ao Portugal dos Pequeninos, seguindo até à Quinta das Lágrimas (passando pelo Mosteiro de Santa-Clara-à-Velha, voltando para trás e atravessando a ponte Rainha Santa até ao parque da Avª. Brasil. Apoiante de donzelas, viúvas, divorciadas e afins, nas belas margens (esquerda e direita) do Rio Mondego ( o Basófias). No final da sua "História", com um canudo na mão, vestido como Deus o trouxe ao mundo, teve de percorrer a Parada das Faculdades, atravessar a Porta Férrea, voltar à esquerda, fazer cócegas nos pés da estátua de D. João lll, depois, descer as escadinhas D. João V e procurar "asilo político" na República dos Cágados, onde foi presenteado com um saboroso arroz de coelho, feito com uns gatinhos que os "cágados" tinham caçado na noite anterior. No final do repasto, foi até ao Sousa Bastos ( cinema que Deus tem), fez uma viragem (momentânea) à direita e entrou no Correio Velho (rua) até à Sé, onde nos seus sagrados degraus, ouviu uma guitarrada, tendo como testemunha a Matemática e o Cabido (nomes de ruas) e, arrependido da viragem que tinha feita à direita,  voltou-se para a esquerda, desceu o Quebra Costas (escadinhas) , onde cá em baixo a Almedina (arco) o esperava, voltou à  Ferreira Borges (rua) e seguiu para os braços da sua Sofia (rua) ... E conta a lenda que a "estória" para salvaguar a honra e o bem-estar de presumíveis vítimas, não possa nem deva ser mais contada do que foi ...
Carlos Leite Ribeiro (seu Biografo Oficial e seu grande Amigo do Coração)

 


 

 

 

Resolução de Ecrã: 1024/768

Webdesigner: Iara Melo

Livro de Visitas

Índice

 

 

 

 

 

Copyright © Portal CEN - Cá Estamos Nós Web Page

Todos os Direitos Reservados

 

 

 

HINO DO II ENCONTRO * MARIA NASCIMENTO E LUIZ POETA