II  ENCONTRO DE  ESCRITORES
LUSOS - BRASILEIROS
PORTAL CEN  - "Cá Estamos Nós"

 

Considerandos Sobre o II Encontro

 

 

Profª. Lígia Leivas - (Pelotas RS - Brasil)
A Lígia integrou-se rapidamente na Família "Cá Estamos Nós" e, no Rio de Janeiro, encantou todos com a sua personalidade e categoria cultural. Suas intervenções foram muito apreciadas desta grande Senhora, do Rio Grande do Sul.

          Oi, Carlos, pedaço do meu coração em Portugal!
          Boa noite!
          Excelente os 'drops' sobre nosso "Encontro" do Portal na Cidade Maravilhosa!
          Foi ótimo conhecê-los pessoalmente e confirmar ( e até ir muito além !...) minhas expectativas a respeito do grupo todo. Quanto à tua pessoa, não me causou nenhuma estranheza a sensação de que já nos conhecíamos... Isso deve ser coisa dos nossos antepassados, pois meu avô materno veio de Estarreja, onde também tinhas ( ou tens? ) parentes. Vai ver que, analisando bem as árvores genealógicas de nossas famílias, ainda temos algum parentesco, hein?! A Iara também é uma graça! Educada, elegante, competente, simpática, dinâmica, enfim... linda!
          Voltei encantada com o carinho e a gentileza de todos e já começo a pensar no próximo encontro... Também deixo meu abraço pela data natalícia do PORTAL "C E N" ! Faz um ano e pouco que me correspondo com vocês e parece que tudo começou ontem. Não me estendo mais, pra não te chatear.Mas só quero saber se tu e Iara receberam o recadinho que deixei no hotel quando eu estava saindo. Como não os encontrei, fiz meu agradecimento ali. Valeu, meu caríssimo Carlos! Que Deus te proteja! Abraços muito fraternos da Lígia.
         
P.S. O "Capricho Humano" já fez aqui o sucesso merecido!

          A Flóra Cavalcanti é das mais antigas Autoras do CEN. É uma figura extraordinária, amiga do seu amigo, nunca entrando em intrigas nem em assuntos pessoais. Dá bronca quando é preciso e sempre com fundamento. É uma Senhora de cabeça aos pés.

          Carlitinhooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!
          Amo você de MONTÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO Carlitinho!
          Acabei de chegar de Porto Seguro, tentei ligar para a casa do meu querido Poeta João Justiniano, mas não consegui, estava complicado ligar de lá do hotel até aqui em Londrina, e no começo da semana eu achei que você não estava mais aqui no Brasil. Estou saindo agora de viagem para Santos e de lá vou levar o meu abraço pessoalmente a Marisa Cajado em seu nome e em nome dos amigos, uma vez que tenho irmãos que moram no Guarujá.
          Não ligue por aqueles que não tem sentimentos, VALEU O II ENCONTRO, brilhou nos corações dos verdadeiros amigos, isso é que vale, Deus nos brindou com muita alegrias, uma delas foi de poder abraçar e sentir o calor humano que nos une neste amor sem fim. Você é o NOSSO REI Carlito! Amamos você, Amo você, não esqueça disso nunca.
          Peço perdão por não ter tido condições de ficar os três dias, trabalhei em São Paulo no sábado, chegue em Londrina na segunda de manhã e na terça 6:25 da manhã peguei o avião para Porto Seguro. Cheguei de lá ontem e hoje as 14:00 horas estou indo para Santos, volto no domingo depois do almoço, aja fôlego...hahahahahhahahahahaaaa.
          Mas fiquei com aquele sentimento de não ter dado todo carinho que você merece, mas como vê, ando com os dias bem apertados este ano, mas na semana que vem vamos estar nos falando sobre os "Encontros", acho que as prefeituras e órgãos assim, devem saber e dar atenção especial a você, eu acho. Um trabalho como o seu não pode passar sem que meu município e a Secretaria de Cultura fiquem sem saber. Comuniquei a eles e a senhora Sandra achou por bem louvar esta sua iniciativa e seu trabalho, mas tenho pretensões maiores, na semana que vem vou estar lá falando com ela, e quero dizer com propriedade este seu lindo trabalho a frente do Portal Cen. Você é o meu rei, adoro você, me perdoe não ter estado com você mais tempo, mas não faltará oportunidade, e você vai estar sempre em nosso corações. Não ligue para as pessoas pequenas, elas morrem de vontade e de inveja de ser assim, um Carlos Leite Ribeiro.
          Beijo beijo beijuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
          Flóra Cavalcanti

Comunicação de hoje:

          Carlitoooooooooooooooooooooooooooooooo
          Cheguei e daí? já arrumou tudo em casa?
          Olha acabei de ler esta mensagem e concordo com a Terezinha, seria muito bom no próximo ano novamente fazer a coisa ferver novamente, e aqui no sul, eu acho que tudo é bem mais tranqüilo, barato, de melhor qualidade, de apoio, etc.
          Pense com carinho, vai ser um evento e tanto, eu acredito na idéia depois de ter lido nos órgãos que apoiarão o evento.
          Sabe Carlito, um acontecimento como o do CEN e das qualidades que tem, não pode ser apenas encontro de amigos discutindo as diretrizes, é importante que a cidade e esteja ciente de pessoas tão ilustre como você, e que seja reconhecido seu trabalho a nível internacional, estou vibrando com a idéia de ser já no ano que vem. Faz o seguinte, escreve para ao amigos mais chegados, e compartilha esta possibilidade, e vamos em frente.
          Voc~e leu o e-mail que respondi no endereço do João Justiniano? Se não leu pede a ele para te mandar.
          Beijo Grande
          Flóra Cavalcanti
          Cel (43) 9113-7574
          ICQ 126704882
         
www.floracavalcanti.com

 

Carlos, que bom que você já está em casa e recebendo tanto carinho de seus amigos, que, agora não são mais virtuais. Foi uma grande satisfação conhecê-lo pessoalmente e também a todos os participantes do Portal CEN que estavam presentes ao II Encontro. Pareceu-me que já o conhecia há muito tempo.
     Um grande abraço
     Benedita Azevedo

Vilma Matos

Sobre o II Encontro, foi de grande importância e despertou o interesse da imprensa cearense, o que para ela, o importante é que tenha acontecido o II Encontro, pois significa que o Portal CEN está fazendo a diferença através de seus grandes projetos de intercâmbios culturais. Sabemos que outros eventos similares, com apoio oficial, nem sempre conseguem o brilho que temos conseguido. Quando falei ao publicitário Tarcisio Tavares da (TT Propaganda) que tinha estado no Rio de Janeiro para o II Encontro de escritores do CEN, ele disso logo: "Venha aqui na agência para prepararmos uma matéria que será publicada no Jornal Diário do Nordeste", isso foi quarta-feira, já hoje, na reunião da ALMECE – Academia dos Municípios, Paulo Tadeu – Jornalista, Radialista e Vice Presidente da ACI – Associação Cearense de Imprensa – entrevistou-me sobre o mesmo assunto. Isso é bom, pois, na minha opinião precisamos dar conhecimento ao o público de mais este feito, realizado pelos escritores filiados à maior ponte literária e de amizade entre Brasil e Portugal. Assim, cada vez mais nós e nosso CEN ficaremos conhecidos e respeitados. Espero que comunguem da mesma opinião. A cada dia, vejo que será mais difícil recuar, pois somos diferentes – dizemos e fazemos – "Actos e factos e não só palavras", vamos em frente, pois temos muito a desbravar pelo mundo da cultura.

Luiz Eduardo Caminha


Prezado Carlos,
 
Folgo em sabê-lo bem, em segurança e  feliz no aconchego de seu lar. Rogo a Deus que lhe conceda Saúde, paz e Bem. Foi muito bom conhecê-lo no Rio de Janeiro.
 
Agradeço as palavras amáveis na apresentação de minha notícia no meu site. Deixa-me orgulhoso saber que, mesmo cansado, com a casa em desordem e o trabalho acumulado, tenhas tido tempo de visitá-lo.
 
O Site está à disposição de todos os autores do Portal CEN. A sessão "Das Letras Stammtisch" está ali justamente para isto, ou seja, ser mais um espaço virtual para que as letras sejam difundidas.
 
Se me permites, gostaria que divulgasses a sessão http://www.stmt.com.br/dasletras.htm pois que, no ítem "Publicações" existem poesias publicadas de alguns participantes do II Encontro.
 
Além deste espaço no endereço http://www.stmt.com.br/index.htm existe a notícia que divulgastes, além de fotos que marcaram o Evento.
 
Muito te agradeço por me dignares a honra de encabeçar uma lista de autores. Presumo que possa convidar escritores, não?
 
Para encerrar, faço minhas as palavras de Terezinha no que se refere ao III Encontro realizar-se em Blumenau. Tenhas certeza, desde já, que não pouparemos esforços para que venha a ser coroado de êxito. Nossa experiência como ex-Secretário de Saúde de Blumenau e ex-Vice-Presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, permitiu-nos a realização de alguns eventos com freqüência superior a um mil inscritos.
 
Blumenau dispõe do maior Centro de Eventos do Sul do País e, hoje, ostenta a honrosa posição de cidade do interior do Brasil, que mais realiza eventos turísticos, ultrapassando muitas capitais de Estado.
 
Portanto, será uma honra poder recebê-los e fazer algo em troca do que a cultura, a literatura e o Portal CEN - Cá Estamos Nós, merecem.
 
"O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor te mostre a Sua face e conceda-te a Sua graça! O Senhor volva o Seu rosto para ti e te dê a Paz!!!" ( Números 6, 24-26)

 

 
Amor, Paz e Bem, que não custa nada a ninguém! LUIZ EDUARDO CAMINHA
É Médico com grande habilidade para as Letras. Figura simpática, alegre e de fino trato, encantou todos que com ele conviveram. Recitou, cantou, tocou tambor e até teve lindas prosas. Diz que, embora seja o Autor CEN mais recente, já vestiu a camisola do Portal CEN - "Cá Estamos Nós".

          Entre os dias 09 e 11 de Junho próximo passado Autores, Poetas e Escritores do Brasil e Portugal se encontraram no II Encontro de Escritores Luso-brasileiros do Portal CEN "Cá Estamos Nós.
          O Evento aconteceu no poético cabo que adentra ao mar entre as Praias de Copacabana e Arpoador, em Pleno Forte de Copacabana. Três dias de sol, noites estreladas e uma temperatura agradabilíssima garantiram um clima propício à inspiração poética, além de garantir a todos a máxima de Gilberto Gil, "O Rio de Janeiro continua lindo".
          Cidade maravilhosa e de encantos mil o Rio de Janeiro proporcionou, por intermédio da Comissão Organizadora reunida sob a batuta da trovadora e poetisa Márcia Nascimento, um evento de inúmeras atrações e um programa extremamente eclético.
          Para garantir o clima de todos os momentos pré-palestras e de todos os intervalos a música de Luiz Poeta, Marco Aurélio e Reynaldo Sanches correu solta relembrando sucessos da Bossa-Nova, nascida ali perto, no berço esplêndido dos apês da Copacabana dos anos 60.
          Alias, é bom que se diga, Luiz Poeta, além de músico versátil é também poeta (como se não lhe bastasse o nome artístico a comprovar) e autor da música do Hino deste II Encontro do Portal CEN "Cá Estamos Nós", que tem letra da Coordenadora do Evento Márcia Nascimento.
          E poeta que se preze e faz música não poderia deixar de lado a poesia em seu vibrante e delicioso refrão:

Salve! Salve! Portal CEN,
Nossa esplêndida estrela radiosa
Que enfeita o além-mar, o mar além
E a nossa Cidade Maravilhosa.

Programa
          A Abertura do Evento, como não poderia deixar de ser, contou com a participação do Diretor do Portal CEN "Cá Estamos Nós", Carlos Leite Ribeiro.
          Dentre os destaques do Programa os pontos altos estiveram a cargo das Palestras de Arthur da Távola sobre o papel da internet no mundo das letras, de Edir Meirelles sobre Camões e de Lena Ommundsen que abordou o tema de sua tese de mestrado na França sobre a vida e obra da escritora francesa Marguerite Duras.
          Ainda dentro do Programa, sua Agenda Cultural brindou os participantes com o Musical "Aquarela Brasileira", uma verdadeira viagem cultural pelas cinco regiões do Brasil, com músicas, danças e declamações que encheram de luzes o palco do Auditório da Associação Brasileira de Imprensa, um dos bastiões na defesa da democracia em nosso país desde os tempos do Regime de excessão militar instaurado a partir do Golpe de 1964.
Quanto à sua participação no evento e programa, Caminha, responsável por este site, destaca: "Para mim foi uma honra muito grande participar de um evento desta natureza. Ainda mais quando, por obra da bondade da Coordenadora Maria Nascimento e demais organizadores constamos do programa do Evento falando de uma singela homenagem que fizemos ao Portal CEN e a este Encontro. Sinceramente na merecíamos tanto, especialmente porque, pelo menos dentre os presentes, eu era um debutante, o mais novo integrante desta família tão amável. Concordo com Arthur da Távola quando compara os grupos de internet – em especial o Portal CEN – "Cá Estamos Nós – a pequenas igrejas virtuais ávidas por se encontrarem fisicamente. Talvez esteja aí o "milagre" da internet. Antes dela, já não escrevíamos mais cartas e só encontrávamos nossos amigos em atividades comuns a todos ou em eventos sociais. A internet está permitindo uma aproximação entre os homens de boa vontade, como queria o Senhor Deus ao desejar-nos Paz."
Caminha vai mais além em sua empolgação: "Hoje o mundo não está mais na próxima esquina – expressão que usávamos há pouco tempo atrás para aqueles que tinham posses e podiam viajar. Hoje o mundo está ali, à nossa frente, submetido apenas à nossa vontade de dedicarmos alguns minutos aos nossos dedos. Sim, aos nossos dedos, porque o mundo pode estar ao nosso alcance, com um simples toque no teclado de um computador. Estamos re-destruindo a Torre de Babel.
          E o clima que se viu neste Encontro era o mesmo que aquele de velhos conhecidos que se encontram numa ocasião festiva. Talvez, sem querer bajular, este aspecto deva-se à cordialidade e animosidade que o próprio Diretor do Portal, Carlos Leite Ribeiro, empresta a sua atuação nos trabalhos que executa e faz acontecer no Portal CEN. Um verdadeiro apóstolo é aquele que sabe, sobretudo, servir. E o Carlos faz isto com maestria. Tanto assim o é que, naqueles três dias poetamos, trovamos, cantamos, falamos de música, de literatura e, em momento algum, se ouviu uma voz que lembrando que estávamos numa cidade abalada por problemas de segurança, fruto, sem dúvida, da marginalização e degradação social de nosso País e dos desgovernos insanos de populistas empoleirados no Poder"

Lançamentos:
          Outro destaque do Evento ficou a cargo do próprio Diretor do Portal, escritor Carlos Leite Ribeiro, com o lançamento de seu livro em CD "Capricho Humano", num excelente trabalho de publicação em mídia e editoração eletrônica a cargo de "CARLOS & IARA E*BOOKS PRODUÇÕES", com Arte Final de Iara Melo. Uma sessão de autógrafos coroou o lançamento da obra eletrônica.
Mas não ficaram apenas neste os lançamentos durante o Evento. O Portal CEN "Cá Estamos Nós" lançou sua IIa. Antologia que conta, entre os autores a responsável pelo Mural Das Letras, deste site, Terezinha Manczak.
          A participação de Terezinha não se restringiu apenas à Antologia. Ela proporcionou o lançamento e sessão de autógrafos de seu livro "Céu de Sagitário" para os participantes do Evento.
Sinto-me feliz de estar aqui e gostaria que, um dia, pudéssemos proporcionar uma acolhida semelhante aos nossos irmãos poetas, escritores e autores do Portal CEN. Quem sabe, no futuro, não poderíamos fazer a edição de um destes Encontros em nossa Blumenau?, confidencia Terezinha a este site.
          Instigada a falar mais sobre o Encontro e o Portal CEN, Terezinha abre seu coração: "O 2º Encontro do Portal CEN "CÁ ESTAMOS NÓS" , veio mais uma vez confirmar o valor e a importância do envolvimento cultural que une os dois países, Brasil e Portugal. Há oito anos o grupo se comunica virtualmente e o encontro pessoal é a hora dos olhos nos olhos, do calor dos abraços, na certeza das afinidades e sonhos comuns. É o coração batendo forte, num encontro de "velhos conhecidos", como numa grande família. No Rio, foi encantador. A paisagem, a alegria dos participantes, o congraçamento através da música e da palavra. A poesia e a amizade como protagonistas de um grande espetáculo. O da união entre os povos da língua de Camões."
          Complementando a fala de Terezinha, Caminha destaca: "Foi uma pena que mais representantes de Blumenau não tivessem comparecido a um Evento desta natureza, um Evento que, sem dúvida, virá a se transformar num atrativo importante da cultura lusófona, em especial, a troca de experiências entre luso-brasileiros que se dedicam às letras".

Presenças
Os dois países, Portugal e Brasil se fizeram representar no Evento. Do Brasil destaque-se a presença de poetas dos seguintes estados:
          Maranhão,
          Ceará,
          Rio Grande do Norte,
          Pernambuco
          Bahia,
          Mato Grosso,
          São Paulo,
          Rio de Janeiro,
          Paraná,
          Santa Catarina
          Rio Grande do Sul
          De nossa região, os blumenauenses Terezinha Manczak e Luiz Eduardo Caminha lá estavam representando Blumenau, Santa Catarina e o Site
www.stmt.com.br

Mais
 
         Um colorido especial foi emprestado ao evento pelos inúmeros Escritores, Poetas e Autores do Portal que se dispuseram, nas Sessões de Tribuna Livre, a declamar suas poesias. Este tipo de inter-atividade permitiu uma convivência mais estreita entre os presentes e, ao fim do Encontro, a sensação de uma mesma família – cujos membros encontraram-se, por primeiro, de forma virtual – como se já se conhecessem há anos foi inevitável.
          Aliás, neste aspecto é oportuno destacar a fala de Artur da Távola "O Portal "Cá Estamos Nós" nos traz à lembrança a Igreja primitiva dos primeiros cristãos nos três primeiros séculos do cristianismo, quando ainda se reuniam nas catacumbas e ali faziam seus ritos, celebravam o batismo de novos membros, criavam laços que lhes deu estrutura suficiente para saírem fortalecidos e conquistarem, sem lutas, sem escaramuças, a própria Roma dos pagãos. A internet foi a ferramenta que permitiu esta Igreja, no sentido de comunidade, moderna aonde pessoas que nunca se viram, quando têm a oportunidade de fazê-lo num Encontro como estes, já parecem íntimos. Talvez porque a solidão de estar só, à frente de um computador, permite que as pessoas, os internautas, revelem certos detalhes, certos segredos de si mesmo que não teriam coragem de fazê-lo se houvesse o contato pessoal, face a face."
          Sobre este aspecto, Luiz Poeta assim se manifestou no início dos trabalhos: "Esta manhã, antes de sair de casa, eu pedi a Deus que este fosse um dia muito especial. Um dia para nos abraçarmos, nos tocarmos, de formas que todos sintam que não somos virtuais".
Deus atendeu seu pedido, sem dúvida.
 

 

Prezado Carlos,
 
Quero fazer minhas, uma coleta de tudo o que já disseram sobre a Maria do Nascimento, uma pessoa tão encantadora e dedicada que até por Mário se fez passar. E olha que assumir um heteronônimo como ela assumiu na ABI não é fácil. Só para quem tem muitos dons, conferidos por Deus, a partilhar com os amigos.
 
Parabéns por sua nomeação. É muito mais que merecida. Queremos tê-la aqui em Blumenau, quando do III Encontro, nem que seja para recompensá-la a metade do que fez no Rio - creio que já é bastante, porque 100% será difícil - nunca conseguiremos.
 
OI que afirei volto a fazê-lo: o 2o. Encontro foi do tamanho que tinha que ser. O tamanho e o contexto suficientes para deixar o gostinho de "quero mais".
 
Quero também agradecer as palavras de carinho da Lena Ommundsen (ô nomezinho danado de gravar, sô!), Márcia Agrau, Benedita Azevedo, Ligia Tomarchio, Maria Nascimento, Ligia Leivas, Elaine Santa Rosa e Henrique Lacerda Ramalho, Reynaldo Sanches e de nosso querido amigo, apóstolo das boas novas, poeta da alma e do coração Luiz Poeta. 
 
É evidente que não poderia deixar de agradecer a ti Carlos, que possibilitaste-me conhecer todos estes irmão, além de outros que a memória cisma em ratear e fazer fugir. 
 
Por fim três registros especiais:
 
O primeiro ao mimo da Só Karinhos (Elaine e Henrique) - muito obrigado, que Deus os abençoe. Eu não merecia. Publiquei em meu site http://www.stmt.com.br na Sessão "Últimas!", sob o título "Nosso site é premiado"...
 
O Segundo de agradecimento a Deus por ter tido o privilégio de conhecer Luiz Poeta e Denise. Suas poesias me tocam o coração a cada momento e me permitem perceber: NÃO SOMOS OS ÚNICOS A ACREDITAR NA LOUCURA DA CRUZ!!!.
 
Por terceiro, e prometo que último, comunicá-los que meu site assumiu desde a asemnana passada o 1o. lugar nos principais Sites de Busca da Internet mundial (Google, Yahoo, MSN Buscas, Cadê?) quando a pesquisa é feita pelo termo "stammtisch". Um barato não. Ele está sempre à disposição de vocês para publicar no "Das Letras Stammtisch".
 
"Não julgueis e não sereis julgados. Porque do mesmo modo que julgardes, sereis também julgados e com a medida que medirdes, sereis medidos" (Mateus 7, 1-2)
 
Amor, Paz e Bem, que não custa nada a ninguém!
 

 

 
 

Nome: Lena Ommundsen

 

Morada: Fortaleza

 

Opinião / Comentário:

 

Só pude estar presente a partir do segundo dia pois quando voltei da França não mais pude  comprar passagem para o dia 9, porém,  tive o imenso prazer de rever nosso diretor, reencontrar a Elaine e o Henrique, a Vilma,  Glades... conhecer a Iara e  outras pessoas  interessantes entre as quais cito Luiz Caminha com sua sensibilidade e cultura, Profa. Lígia (de Pelotas). Foram momentos agradáveis de uma boa convivialidade.  Se eu puder dar minha opinião, gostaria que houvesse mais trabalhos acadêmicos (com pesquisa séria) como análise de obras ou comentários sobre autores e obras,  debates sobre um autor, sobre uma obra, um assunto etc... 

 

 

 

 

 

Hino do "Cá Estamos Nós" - Maria Cajado
Rio 2006

Cá estamos nós,
No Rio de Janeiro.
Este povo brasileiro,
Que é rei do carnaval.
Cristo Redentor,
Está de braço aberto,
Para abraçar de perto,
Os irmãos de Portugal.
Reunidos, a vida poetisando
Na poesia proseando,
À trova dizendo amém
Somos artistas,
Musicando nosso verso
Literatos do Universo
Unidos na família CEN

Marisa Cajado

 

 

 

 

 

Iara Melo no Cristo Redentor (Rio de Janeiro)

 

Iara Melo:

 

Carlos querido estou aqui num cyber chorando emocionada ao ler este e-mail, morrendo de saudades de todos, do nosso convívio no II Encontro que foi mais do que maravilhoso. Lígia além de excelente escritora, competentíssima, sabe tudo de literatura, uma revisora excepcional é um ser humano FANTÁSTICO, com o seu sotaque gaúcho encantou a todos. ADOREI CONHECÊ-LA, não só a ela mas a todos os participantes e não posso deixar de citar o meu encanto pelos autores do Portal CEN da região sul do país, eles prestigiaram  muito o nosso Encontro. Como comentei no Rio, se fôssemos fazer cálculos estatísticos certamente a região sul sairia vencedora, eles foram maioria e o que muito me causou alegria.
A TODOS O MEU GRANDE ABRAÇO, A LÍGIA QUERIDA O MEU ABRAÇO CARINHOSO E O MEU MUITO OBRIGADA PELOS ELOGIOS, UM POUCO EXAGERADOS (RSSSSSSSSSS...), MAS QUE AMEI DE PAIXÃO.

Estou fazendo o impossível para retornar as atividades do Portal, sinto muita falta desta família real que construí através destes anos e que me tem sido o oxigênio, a razão maior do meu viver.

SAUDADES DE TODOS VOCÊS.





 

Marcia Agrau
Carlos, amigo:
 
    Enfim, o que importou no Encontro do Portal, o que conta, no frigir dos ovos, é que conheci gente interessante, que enriquece a gente intelectual e espiritualmente, gente que compartilha da mesma maneira de ver e viver a vida, gente de SENSIBILIDADE, o que considero a maior qualidade de uma pessoa, o que , realmente, nos qualifica como seres humanos.  Tanto que meu livro "Sob o Signo da Lua" que distribui aos presentes, é dedicado a esse tipo de pessoa.
    Os amigos que conheci pessoalmente valeram a pena ter participado do encontro.
    Quanto aos elogios da Lygia, ela é que é um amor , mas muito obrigada!
    Quero registrar meu louvor ao Luiz Poeta. Ao ouvir seus textos é que entendi o porquê do nome dele.
    Da palestra do Arthur da Távola não há o que comentar , ele é excelente.
    Da Lena, gostaria de ter mais, gostaria de ser sua aluna, fiquei pensando em como deve ser bom ter uma professora como ela!
    Quanto à sua delicadeza, ao seu cavalheirismo, Carlos, eu já conhecia.  Não tive surpresa nenhuma, portanto.
    Gostei muito do Luiz Caminha também e agradeço ele ter me colocado com um texto meu no site deles(o que vi outro dia)  e da idéia deles de ser feito um Encontro no próximo ano em Blumenau e aplaudo de pé!  No entanto, fiquei a pensar se não seria uma idéia maravilhosa se fizéssemos um próximo encontro em Portugal, berço de nossa língua mãe, terra de nossos ancestrais! Há tanto que aprender e apreender por lá! É tão grande o carinho com que nos recebem! Acho que todo mundo iria adorar! 
    Pense nisso!
    Receba o meu carinho,
                                    Xi! Esqueci de falar da super elegância da super competente Iara Melo!
 

 

Terezinha Manczak, é das primeiras Autoras do "Cá Estamos Nós". Tivemos o enorme prazer de a conhecer no Rio de Janeiro. Linda figura humana de presença muito agradável pelo seu fino trato e muito inteligente; muito atenta a todo que a rodeia. Foi um dos encantos do 2º Encontro. Parabéns Terezinha !
Carlos Leite Ribeiro
(Director do Portal CEN - "Cá Estamos Nós")

 

 

Carlos
Que bom que já está em casa em segurança.
Adorei conhecer você e demais membros do CEN, todos muito amáveis e simpáticos .
Carlos, obrigada pela "missão" de encabeçar uma lista do CEN. Vou trabalhar com vontade.
Mas quero te pedir especialmente:
 
Estude com carinho nossa proposta de fazer o terceiro encontro. Não estou pedindo pressa, mas gostaríamos de ter uma resposta positiva em breve, para podermos trabalhar com calma, pois queremos que tudo saia muito bem feito, aprendemos no RIO o que fazer e onde podemos melhorar. Envio novamente o que já temos definido, para sua apreciação.
Abraço grande
Terezinha
 

Prezadíssimo amigo Carlos 
 
Blumenau revela-se altamente preparada para sediar o terceiro encontro do Portal "CÁ ESTAMOS NÓS".
 
Estamos esperando apenas a sua autorização para anunciarmos e darmos inicio a preparação do 3º Encontro do Portal CEN em Blumenau- SC.
A idéia do encontro foi muito bem aceita pela Secretaria de Turismo, que faz de Blumenau um dos três maiores captadores de eventos do Brasil, junto com Fortaleza e Gramado , no Rio Grande do Sul. Para se ter uma idéia, teremos que agendar a data com um ano de antecedência para garantir espaço para nossa grande festa.Na quarta - feira próxima, serão dadas 4 datas para nossa escolha. Uma em Junho /2007 e outras 3 até Setembro. Teremos que dizer também qual o número de pessoas que desejamos trazer para Blumenau. Se 300 ou 600 pessoas. Pois no novo Parque da Vila Germânica um salão vai ser preparado e reservado para nós. Por diversos motivos, não é bom esperarmos até 2008, que será ano de eleições e não se sabe o que pode acontecer. Se esperarmos muito para começar, o entusiasmo geral esfria um pouco, a motivação se dispersa e os apoios terão que ser buscados novamente. A partir de hoje tudo está a nosso favor.
 
 Fizemos uma sondagem junto aos nossos colaboradores e  órgãos municipais e já podemos adiantar o seguinte:
  • Confirmação de uma Mini - Oktoberfest na Noite da Abertura Oficial ( jantar típico alemão para 300 pessoas, música, dança com Grupo Folclórico e muito chope; tradição, cultura e alegria.
  • Salão para 300 pessoas
  • Apoio confirmado da Prefeitura Municipal e da PROEB
  • O apoio financeiro virá do Turismo, que é mais fácil do que pela Cultura.
  • Ajuda de custo para suas passagens aéreas, até 1000 dólares .
  • Apoio da Biblioteca Municipal
  • Apoio da coordenação do PROLER ( programa de incentivo à leitura) Que com cópia do projeto, poderá trazer palestrantes de renome nacional. A sugestão é fazer sessões mais restritas aos autores do CEN para maior confraternização mescladas com encontros abertos, com convites e frande divulgação.
 
 Sabemos onde encontrar mais participação, mas precisamos de seu sinal verde para buscar.
Temos colaboradores em várias partes do Brasil e no Estado que divulgarão e trarão pessoas para o encontro.
Alguns já se manifestaram favoravelmente.
Tanto eu como Dr. Caminha temos experiência em realização de eventos, protocolo, cerimônias e atrações. Confie em nós, Carlos. Você não vai se arrepender. Já realizamos, em diferentes ocasiões e cada um na sua área, congressos, convenções , feiras de livros, e outros.
Em Blumenau e região  temos centenas de pessoas ligadas a academias e associações que poderão vir para o encontro e palestras.

Von TRINA

 

(o ausente mais recordado no 2º Encontro do Portal CEN – “Cá Estamos Nós”)

 

 

Ninguém compreende a razão, mas o facto é que este gajo (cara) foi o mais recordado dos ausentes do nosso 2º Encontro. É feio como trovões (por isso é devoto da Stª. Bárbara); mal-feito; muito gordo (pesa mais de 150 Kg); é completamente calvo (usa peruca); tem mais de 2 metros de altura; calça 48 de biqueira larga; anda quase sempre descalço; transporta sempre consigo uma garrafa de cachaça super; é poeta (diz que é…) mas não sabe declamar; e na prosa é uma desgraça; não apareceu no 2º Encontro; porque não quis ir; tem receio de viajar de avião; etc… etc … etc … (não tenho coragem para enumerar mais falhas ou defeitos do grande e querido amigo von Trina)

.

Não é por acaso que o von Trina, ex-estudante universitário de Coimbra (da nossa sempre lembrada e chorada Coimbra) foi considerado "estudante boémio", destroçador de corações femininos, desde o Choupal (Japão) até ao Jardim da Sereia e, por vezes até subia ao Penedo da Saudade, com seguimento para Santo António e Vale de Canas. Senhor da Cidade Baixa e Alta de Coimbra, passeante da Rua Direita, das Padeiras e circundantes. Guardião das tricanas, desde a Guarda Inglesa até ao Portugal dos Pequeninos, seguindo até à Quinta das Lágrimas (passando pelo Mosteiro de Santa-Clara-à-Velha, voltando para trás e atravessando a ponte Rainha Santa até ao parque da Avª. Brasil. Apoiante de donzelas, viúvas, divorciadas e afins, nas belas margens (esquerda e direita) do Rio Mondego ( o Basófias). No final da sua "História", com um canudo na mão, vestido como Deus o trouxe ao mundo, teve de percorrer a Parada das Faculdades, atravessar a Porta Férrea, voltar à esquerda, fazer cócegas nos pés da estátua de D. João lll, depois, descer as escadinhas D. Afonso V e procurar "asilo político" na República dos Cágados, onde foi presenteado com um saboroso arroz de coelho, feito com uns gatinhos que os "cágados" tinham caçado na noite anterior. No final do repasto, foi até ao Sousa Bastos ( cinema que Deus tem), fez uma viragem (momentânea) à direita e entrou no Correio Velho (rua) até à Sé, onde nos seus sagrados degraus, ouviu uma guitarrada, tendo como testemunha a Matemática e o Cabido (nomes de ruas) e, arrependido da viragem que tinha feita à direita,  voltou-se para a esquerda, desceu o Quebra Costas (escadinhas) , onde cá em baixo a Almedina (arco) o esperava, voltou à  Ferreira Borges (rua) e seguiu para os braços da sua Sofia (rua) ... E conta a lenda que a "istória" para salvaguar a honra e o bem-estar de presumíveis vítimas, não possa nem deva ser mais contada do que foi ...


Carlos Leite Ribeiro (seu Biografo Oficial e seu grande Amigo do Coração)

.

VIAGEM DESESPERADA EM FUGA AO CINZENTISMO CONFORMISTA
de Von Trina
Amigos:

Os poetas não prestam?............... Não!

Os poetas cheiram mal?.............. Cheiram!

Os poetas são execráveis?........... São!

Os poetas são mudos?................. Sim! Excepto quando declamam jornais.

Abaixo os poetas?....................... Abaixo!

Morram os poetas?...................... Morram!

Abaixo os chatos! Abaixo os esotéricos!

Morte à cabala e a quem a declamar!

Que morram os poetas................ Todos

Mas todos!

Mas amigos:

Que fique a poesia!
Que fique o amor!
Que fique a palavra
O Sonho

A tesão!

Que fique Pasolini e o "Maravilhoso Direito à Interiorridade

Que fique a "Arte subversiva e insumissa

Que pode incendiar cidades ou encher corações, do Tolentino Mendonça!

Que fiquem o Abílio Sampaio e o Ângelo Rodrigues .....Porque sim!

Que fiquem o Jafga e o Von Trina....................................Porque não!

Que fiquem os poetas tolos...............................................que já não resistem!

Que fiquem apenas os mais tolos......................................que agora atacam!

Viva a beleza!

Viva a alegria!

Viva a fantasia!

Vivam os espíritos inquietos Viva!VivaViva!

Morte à mordaça e ao Dantas!

Morte à ditadura e à ditamole!

Morte à uniformização pedófila marreca e zarolha!

A uniformização é venérea?....................................É!

A uniformização é globalmente culta?

A cultura é uniformemente global?

A globalização é uma cultura uniforme?.................Não! Três vezes não!

Morram os mortos....................................................porque não vivem!

Morram os vivos.......................................................que nunca mais morrem!

Viva a vida ... viva a coragem ... viva a fantasia

Viva o pensamento ... viva a criação ... viva a fantasia

Viva o pensamento ... viva a criação ... viva a liberdade! Viva! Viva! Viva!

Amigos:

Tenham esperança!

Sejam exigentes!