A rádio nas primeiras décadas era feita em directo com audiências, orquestras e artistas ao vivo nos estúdios, e que é muito bem retratado no grande filme português que foi “A Menina da Rádio” de 1944 e realizado por Arthur Duarte.

A radiodifusão portuguesa teve o seu primeiro fôlego a 24 Abril de 1914, altura em que Fernando Cardelho de Medeiros, efectuou o primeiro programa radiofónico português, a 24 de Abril de 1914. Outras emissões se seguiram, mas sempre no domínio da Telefonia Sem Fios e não no da radiodifusão. As primeiras tentativas de montar uma estação emissora de radiodifusão sonora em Portugal, são fruto do esforço de particulares, em especial do radioamador P1AA, Abílio Nunes dos Santos Júnior.
 

Esta "Estação de Rádio CT1AA" , fundada em 1925, funcionava nos Grandes Armazéns do Chiado, representantes em Portugal dos rádios Philips e R.C.A.

Outra estação emissora a “CT1DY” começou por ser um pequeno posto emissor. Esta estação emissora rapidamente passa por grandes transformações trazendo muitas inovações ao meio radiofónico português.
A “CT1DY” em 1930, passa a chamar-se “CT1DY – Rádio Parede”, em 1931 passa a designar-se por “CT1 GL – Rádio Clube da Costa do Sol” e ainda nesse ano “CT1 GL – Rádio Clube Português”. A 21 de Abril de 1931, a “CT1 DY” muda de indicativo e de nome para “CT1GL - Rádio Clube da Costa do Sol”, mais tarde em 22 de Novembro o nome volta a mudar para “R.C.P.- Rádio Clube Português”, fundado por Alberto Lima Bastos e Jorge Botelho Moniz, que se manteve até 1975, altura em que foi nacionalizada e converte-se na “R.D.P. - Rádio Comercial”. Em 1993, é privatizada e a designação passa a ser só de “Rádio Comercial”.

 

Emissores do Rádio Clube Português, na Parede

 

Em 1958 é arrendada uma garagem na rua Sampaio e Pina, em Lisboa, para instalar os estúdios e demais serviços do “Rádio Clube Português”.

  Estúdio 6 do Rádio Clube Português  

Central Técnica do RCP na Rua Sampaio Pina

 

Carlos Marques na Régie 2 do RCP  

Carlos Carrilho na Régie 4 do RCP

 

Rádio Clube Português - Estúdio Móvel no programa

 «Praias de Portugal», em 1972

 

Franklin Rodrigues na

central técnica do RCP 

Alfredo Alvela

aos microfones do RCP

 

Fernando Peres, Rui Castelar,

Adélia Pedrosa, Maria José Vilar e  Maria Tereza Quintas

 

   José do Nascimento

Luís Pereira de Sousa

 

Lista de canções proibidas em 1972 

CONTINUA na pág 2